Profissões do franchising: conheça as principais e suas funções dentro de uma rede
13 min de leitura Carlos Griebler
Profissões surgem e se vão conforme avanços tecnológicos e modos de operação, mas uma coisa não muda: a necessidade de bons profissionais para cumprirem as principais funções de uma empresa.
No caso do franchising, são diversas responsabilidades que necessitam de profissionais qualificados para cumpri-las. Confira as principais profissões do mundo das franquias e suas funções dentro de uma rede.
Neste artigo, você lerá sobre:
- O que é o franchising?
- Quais as principais profissões do franchising e suas responsabilidades?
- Conclusão
O que é o franchising?
Se você caiu de paraquedas e está tentando conhecer mais do processo de franchising, antes de conhecer os envolvidos e suas principais profissões, precisa entender o que, de fato, é o modelo de franquias. Então vamos te ajudar a conhecer a estratégia!
Você, como potencial franqueado (ou já franqueado), com toda a certeza já fez ou pensou na seguinte pergunta: “como abrir uma franquia?“. Além de diversos valores e alguns detalhes da metodologia que possa ter encontrado, como royalties e taxas, existe todo um conceito que pode responder essa pergunta: o franchising.
De forma simples, o franchising é a concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor para poder replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Para exemplificar, podemos citar grandes redes como Calzoon, Bella Gula e Maria Açaí, franquias que você com certeza já se deparou em algum shopping ou estabelecimento.
Ou seja, muitas daquelas lojas de shoppings centers que você frequenta, que se espalham e difundem pelo país inteiro, são franquias e utilizam do conceito do franchising para continuar a expandir. Em outras palavras, as franquias estão espalhadas por todo o país e a maioria das pessoas conhece pelo menos uma delas. Os postos que vendem combustíveis também são redes de franquia.
Então, sem adentrar muito a fundo em profissões mais específicas que veremos mais à frente, podemos compor o franchising com dois personagens principais: o franqueador e o franqueado. O franqueador é o responsável por uma empresa existente que vende os direitos de uso de sua marca. Já o franqueado é um indivíduo qualquer que adquire esse direito de vender os produtos do franqueador, utilizando seu nome e padrões.
É a partir da relação entre franqueador e franqueado que acontece todo o desenvolvimento de uma rede de franquias. Por exemplo, um empreendedor com pouca experiência em um administração de empresas quer entrar para o mercado de franquias mas não sabe por onde começar. Ele toma a decisão de investir em uma franquia da rede de alimentação McDonald’s. A partir daí, acontece a negociação com o franqueador e os dois assinam o contrato e fecham negócio.
O empreendedor inexperiente entra no mercado a partir de uma marca consolidada no mundo inteiro. Enquanto isso, o franqueador economiza nos custos para abrir uma nova unidade da sua rede de franquias. No franchising, existem vários pontos positivos tanto para o franqueador como para o franqueado, estes são apenas alguns deles.
Além disso, tal conjuntura gira em torno do lucro. Para o franqueador, existe uma parcela dos lucros de todas as franquias que ele recebe, os royalties. Todas essas questões burocráticas, como Taxas e a Circular de Oferta de Franquia são regidas pela Lei de Franquias.
Burocracias e responsabilidades
A Lei de Franquias, recentemente atualizada para a nova Lei de Franquias, regula as regras do franchising, desde o contrato de adesão até a instalação de novas unidades e suas necessidades para operação. Ela estabelece todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado para que ele possa tomar uma decisão consciente e embasada no momento de investir no negócio.
Por exemplo, o franqueado geralmente recebe suporte e orientação contínuos, assim como acesso aos produtos ou serviços do franqueador. Isso é estipulado pela Lei de Franquias e se torna uma obrigação para quem deseja franquear sua marca. Dessa forma, os franqueados começam seu negócio com um bom nível de conhecimento, facilitando o crescimento e mantendo o padrão de qualidade da rede.
Agora que você já começou a conhecer os dois principais envolvidos no franchising e algumas das suas responsabilidades, é hora de conhecer todas as principais profissões específicas que garantem o funcionamento de uma franquia!
Quais as principais profissões do franchising e suas responsabilidades?
Franqueador
Já vimos alguns indícios do que significa ser um franqueador. Questões como a delegação de marca, suporte ao franqueado e estruturação de um modelo de franquias para seu negócio são tarefas básicas de qualquer franqueador. Mas, além disso, temos outros pontos essenciais que precisamos ressaltar. Vamos conferir?
Como falamos anteriormente, adotar o franchising em sua empresa envolve diversos fatores complexos e muito disso diz respeito ao franqueador. É fundamental que o empreendedor tenha noções firmes a respeito de seu próprio negócio, do terreno no qual está pisando e, principalmente, seus deveres e obrigações perante aos franqueados.
Franquear é assumir uma grande responsabilidade. Esse compromisso não é apenas atuar como gestor, mas também, como um profissional exemplar para os franqueados de suas unidades. O bom franqueador é aquele que transpassa sua visão a todos os franqueados, convencendo-os a vestir a camisa da rede.
Por isso, podemos considerar o franqueador como uma das profissões dentro do franchising. Afinal, são diversas funções e atividades diárias que compõem o funcionamento de uma rede de franquias.
Responsabilidades do franqueador
Entre as principais atribuições de um franqueador, podemos citar:
- Formatar a franquia: formatar a franquia e deixá-la pronta para a expansão pode ser uma tarefa complicada até mesmo para empreendedores experientes. Por isso, entender a fundo todos os processos é fundamental para a excelência almejada quando se decide conceder sua marca a interessados. Vale a pena contar com consultorias especializadas em franquias para fazer a formatação da melhor forma possível. Desta maneira, o franqueador vai diminuir as chances de encontrar problemas pelo caminho e também vai economizar tempo e dinheiro. Acesse e leia nosso guia de formatação de franquias após terminar este conteúdo!
- Filtragem dos candidatos ideais: na “hora H” de uma franquia, seleção e recrutamento de franqueados para expandir, é necessário algo muito importante para garantir excelência na relação futura entre a franqueadora e seus franqueados: filtrar os candidatos para que todos estejam alinhados com a missão e os objetivos da franquia desde o início do processo de seleção. A filtragem é fundamental para manter o engajamento dos franqueados após a assinatura do contrato. Afinal, um franqueado que não se enquadra no perfil investidor da rede mas mesmo assim toma a decisão de investir, tem muitas chances de repassar ou até mesmo levar a unidade franqueada à falência.
- Oferecer treinamentos e capacitação: programas de treinamento são uma das principais responsabilidades do franqueador. São diversas as metodologias para garantir a excelência nesse processo, como o treinamento básico para franquias, manuais de operação e reuniões periódicas. O treinamento é indispensável porque a maioria dos empreendedores no franchising apresentam pouca experiência com gestão de negócios. Por isso, o franqueador deve transmitir os conhecimentos da melhor forma possível para garantir a padronização e a qualidade da rede de franquias.
- Suporte para o franqueado: outro dos papéis fundamentais da gestora da rede, o suporte é um dos principais pontos que levam investidores a uma franquia. Como você leu no item anterior, a possibilidade de ingressar no negócio mesmo não possuindo muita experiência em gestão é tentadora, portanto para que unidades tenham um bom desempenho e a marca torne-se referência no mercado, o franqueador deve fornecer um suporte de qualidade.
- Realizar o marketing da rede: uma das principais taxas que existem hoje no franchising é o fundo de propaganda. Então, se torna uma responsabilidade da franqueadora reunir e administrar o fundo de investimento que irá cobrir as despesas das melhores ações de publicidade possíveis para a rede como um todo. Uma má administração do fundo de propaganda pode diminuir a velocidade de expansão da rede e também fazer com que ela fique atrás dos seus concorrentes.
Franqueado
Também já vimos um pouco das funções do franqueado, ele é um investidor, muitas vezes inexperiente, que adquiriu os direitos para utilizar uma marca de sucesso comprovado. Da mesma forma que o franqueador, ele também possui responsabilidades, tanto perante a rede como um todo quanto ao franqueador. Confira!
- Colaborar para o relacionamento: também é papel do franqueado contribuir para um bom relacionamento na rede de franquias. É necessário clareza e objetividade em uma relação onde ruídos podem comprometer a continuidade desse relacionamento. Pense também na relação entre franqueados.
- Estruturação da unidade: a instalação da unidade é de responsabilidade do franqueado. Isso leva em conta a seleção de seu ponto comercial, por exemplo. Custos de aluguel ou compra, conveniência para o público-alvo, para a marca em relação à concorrência. Nisso, entra a visão do franqueado.
- Cumprir o contrato: quando um franqueado assina o contrato de franquia, ele se compromete a uma série de condições. Taxas, royalties, questões de comunicação, relacionamento e qualidade. Tudo precisa ser cumprido para garantir uma relação saudável dentro da rede. Geralmente, o contrato é claro e determina situações como: frequência de treinamentos, porcentagem de royalties, fundo de propaganda e, é claro, os padrões de funcionamento do negócio.
- Manter padrões: redes de franquias se formam a partir da replicação de um negócio em novas unidades. Isso só é viável a partir do princípio básico do franchising: a padronização, tanto de processos quanto de qualidade. Através dela, franqueados exercem suas funções, respeitando parâmetros de qualidade e garantem a manutenção e qualificação da marca no mercado.
- Se qualificar: franqueados que estão sempre à procura de novos conhecimentos ampliam sua capacidade de gestão e liderança. Ao estudar a fundo sobre os processos de logística da marca, é possível melhorar sua eficiência no dia-a-dia. O mercado de franquias é muito competitivo e por isso os franqueados precisam estar sempre se atualizando para acompanhar as novas tendências. Também, a qualificação é um caminho para apresentar boas ideias para aprimorar a sua unidade franqueada. Através da boa comunicação com o franqueador, as melhorias podem ser aplicadas em toda a rede de franquias.
Gerente de Franquias
O Gerente de Franquias é o elo entre os principais setores da rede, analisando o que está funcionando e o que não está. Assim, ele pode, junto ao franqueador, criar estratégias que otimizem os processos de expansão, treinamento e comunicação interna da franquia.
Por conta do franqueador ser um profissional muito ocupado, essa profissão surge como uma espécie de “faz tudo” dentro da rede. Para isso, o profissional deve dominar todas as questões essenciais que fazem uma rede de franquias funcionar.
Encontrar um profissional que encaixe com este perfil tão qualificado é difícil. Afinal, são diversas responsabilidades primordiais e que necessitam de uma confiança que às vezes o franqueador prefere fazer por si mesmo.
Porém, com esse profissional ao lado, o franqueador pode se preocupar com a administração geral da empresa e novos projetos, enquanto o gerente terá em mãos algumas tarefas que muitas vezes podem ficar de lado ou sobrecarregadas, como:
- Transmissão de know-how;
- Comunicação direta com franqueados;
- Resolução de problemas menores;
- Contato e homologação de fornecedores;
Gerente de Expansão
Parecido com o Gerente de Franquias, mas especializado na questão de expandir a rede, temos o Gerente de Expansão. Essa é uma das profissões que auxilia na expansão da rede por meio de pesquisa, estudo de mercado e muita preparação. Afinal, inserir a marca em novos mercados e se expor a novos públicos, muitas vezes, não acontece da maneira esperada.
O franqueador sozinho pode ter uma visão muito singular do problema. Com um braço direito especializado, abrir os olhos para novas oportunidades é muito mais provável e diminui os riscos de falhas. Com um bom trabalho desse profissional, problemas como parcerias de franqueados que não possuem o perfil da rede, podem ser evitados.
Em suma, o profissional deve identificar oportunidades no mercado, acompanhando a negociação desde o início até a inauguração de uma nova unidade. Para isso, seu trabalho deve ser multifacetado e o profissional possuir um vasto conhecimento. Ele precisa trazer uma visão mais ampla para o franqueador e para a rede, a partir disso, exercendo sua função em fases distintas.
Consultor de Campo
Sabemos que questões como padronização da unidade, treinamento e reciclagem de colaboradores, ações de marketing e adequação do planejamento estratégico da unidade são essenciais no desenvolvimento de uma franquia. É nesse sentido que entra o trabalho de um consultor de campo.
Enviado pelo franqueador ou gerente de franquias, essa profissão lida diretamente com franqueados na chamada consultoria de campo. Lá, ele será responsável por identificar as principais necessidades dos franqueados, propondo ações corretivas e orientando medidas que agreguem no funcionamento da unidade.
O objetivo do Consultor de Campo é contribuir para que o franqueado se desenvolva continuamente, qualificando os processos internos de gestão da unidade. Essencial, não?
Descubra quais marcas são consideradas as Melhores Franquias do Brasil 2022. Confira e saiba qual a melhor opção de negócio para você!
Conclusão
O franchising é um trabalho em equipe. Todos esses profissionais precisam estar em sintonia para a rede funcionar de forma adequada e crescer no mercado. O franchising não existe sem essa confiança, muito diálogo e, principalmente, um trabalho de cooperação saudável entre franqueador e franqueado.
Todas essas profissões coexistem em um ambiente de redes de franquias e se forem supridas com bons profissionais que promovam um relacionamento saudável dentro da franquia, fica muito mais fácil garantir a tão sonhada expansão da rede.
Por exemplo, na hora de verificar se tudo está indo conforme o planejado em uma nova unidade, entram em ação vários dos profissionais citados acima. Por isso é essencial uma boa comunicação e uma definição clara das responsabilidades e deveres de cada um.
Felizmente, hoje existem ferramentas incríveis que auxiliam as redes nesse momento, como a desenvolvida pela Central do Franqueado. Pensando em todos esses problemas e oportunidades que o franchising apresenta, desenvolvemos um software para franquias criado especialmente para facilitar a gestão da sua rede.
Com ele, é possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, organizada e flexível, e com foco na qualidade e na agilidade do atendimento.
Entre as funcionalidades, podemos destacar especificamente o módulo ‘CAF’, que vai ajudar a pôr em prática a comunicação eficiente entre os profissionais que tanto falamos neste conteúdo, além de resolver os problemas e elevar a eficiência da sua relação com franqueados. Videoconferências, mensagens diretas, avisos e reuniões serão facilitadas e possíveis com nossa plataforma.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!
Redator em Central do Franqueado
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