central-logo openMenu

MBA Gestão de Franquias: conheça o curso da ABF e se torne um especialista em franchising

content-category
Franchising

12 min de leitura Carlos Griebler

Embora o franchising seja conhecido como um porto seguro para investidores com pouca experiência, saiba que o modelo permite um vasto desenvolvimento profissional como gestor. Ou seja, mesmo aqueles que pouco entendem sobre a gestão de uma franquia podem e devem se desenvolver ao longo de sua jornada dentro do franchising a fim de facilitar o sucesso da rede como um todo.

Isso serve tanto para franqueadores quanto franqueados, cujo aprendizado está diretamente ligado ao desempenho da marca no mercado de franquias. Nesse sentido, você sabia que é possível acelerar esse conhecimento e se tornar um especialista em franchising em pouco mais de um ano? A resposta está em um dos principais programas de pós-graduação da atualidade, o MBA.

Para te ajudar a conhecer mais sobre essa possibilidade de se especializar através de um MBA específico sobre a gestão de franquias, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto. Continue lendo para descobrir mais detalhes sobre o curso e seus benefícios para sua jornada no franchising.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um MBA?

Antes de conhecer sobre sua importância no mercado de franquias, é preciso antes esclarecer do que se trata um MBA. De forma simples, um MBA (do inglês Master in Business Administration) é uma pós-graduação lato sensu que visa aprofundar conhecimentos na área de gestão e administração. Isto é, o MBA nada mais é do que uma especialização.

Para você entender melhor, é importante esclarecer que existem dois tipos de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. A pós-graduação lato sensu são aqueles com sentido amplo e com um direcionamento para o mercado de trabalho. Já a pós-graduação stricto sensu é aquela de sentido estrito. Um programa de mestrado e doutorado, por exemplo, que é voltado especificamente para a produção científica e para a docência universitária, é um exemplo de pós-graduação stricto sensu.

Todavia, embora existam semelhanças com outros programas de pós-graduação, como a duração mínima de 360 horas definida pelo Ministério da Educação (MEC), em um MBA podemos encontrar algumas especificidades. Por exemplo, o MBA geralmente possui um foco maior em atividades práticas, com espelhamento em casos reais como forma de estimular o aprendizado.

Dessa forma, o MBA sobre gestão de franquias desenvolve o profissional para assumir um papel de líder, com capacidade de tomar decisões que qualifiquem e proporcionem o sucesso da rede de franquias, seja no papel de franqueador ou franqueado. 

Por que fazer MBA em franquias?

Não é novidade para ninguém que o mundo dos negócios está cada vez mais seletivo, e erros estão cada vez mais punitivos, podendo comprometer a continuidade de um negócio. Porém, há o outro lado, onde acertos também permitem um destaque dentro desse novo mercado competitivo, aumentando as chances de sucesso da marca.

Mesmo assim, em um cenário onde inovações surgem a cada dia em meio à grande concorrência de marcas já estabelecidas, não é apenas a qualidade de um produto que vai garantir a sobrevivência de um negócio. Afinal, de nada adianta a inovação e a qualidade sem uma boa gestão estratégica, adaptada à realidade do mercado.

Então, se a falta de preparo pode levar ao fracasso até mesmo empresas que tenham bastante potencial, no franchising — modelo de negócio que tem o know-how como um de seus pilares — isso pode se tornar ainda mais preocupante. Dessa forma, principalmente no papel do empreendedor que decide franquear seu negócio, há pouca margem para o erro. Se, antes de formatar seu negócio como franquia, o dono da marca não possuir o conhecimento necessário, existe o sério risco de sofrer prejuízos devido a problemas estruturais em rede e de inserção no mercado.

Por isso, é de extrema importância a capacitação completa de gestores em franchising. Além de franqueadores, franqueados também podem usufruir do conhecimento prévio sobre gestão em franquias, bem como sobre o mercado em geral, em busca de mais segurança para administrar a empresa. 

Em outras palavras, um MBA em franquias vai contribuir muito para alcançar o sucesso no franchising. Principalmente porque os aprendizados são desenvolvidos de acordo com as demandas do mercado. Nesse sentido, toda a teoria apresentada durante a pós-graduação vai ser usada na prática pelo aluno.

Cursos de especialização 

É nesse sentido que surgem os cursos de especialização. A graduação em um MBA de Gestão de Franquias é uma maneira de garantir qualificação para que a rede de franquias obtenha sucesso. Também é uma ótima oportunidade para interessados no franchising se atualizarem e adquirirem conhecimento sobre o mercado de franquias.

As tendências e novidades do setor precisam estar na ponta da língua dos franqueadores e franqueados. Portanto, investir em cursos é fundamental para quem está inserido nesta área.

Se você chegou nesse artigo, além de estar considerando franquear ou investir em uma unidade de franquia, provavelmente você está ponderando a possibilidade de ingressar em um curso de MBA em franchising.

Por isso, explicaremos um pouco mais sobre como a especialização funciona. Como base, utilizaremos como exemplo o MBA Gestão de Franquias, realizado pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (PROVAR/FIA) em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O que o MBA Gestão de Franquias aborda?

Para debater sobre gestão de franquias, é importante estar ligado no modelo de negócio em si. Então, mesmo que você possua noções sólidas de gestão em geral e já conheça parte dos aspectos administrativos de franchising, você deve entender que o mercado de franquias é um território mais complexo e comprometido do que o de negócios convencionais.

Franquear é apostar na gestão de distintos empreendedores para uma mesma empresa, em diferentes localidades. Logo, empreender no franchising é um trabalho que exige visão e relacionamento. Assim, objetivos são determinados em rede e a relação entre franqueadores e franqueados é desenvolvida em prol do crescimento da empresa.

Assim, a especialização em gestão de franquias, além de tratar sobre os métodos e o know-how para a administração de uma rede, encontra sua utilidade ao trabalhar a percepção mercadológica do profissional e sua postura de trabalho. Dentre os pilares do MBA, questões como o desempenho do franchising brasileiro, estudo de franqueabilidade e os aspectos jurídicos da relação entre franqueador e franqueado são abordados logo no primeiro módulo do curso.

Além disso, conforme o MBA avança, há uma abordagem também generalista, embora com orientação ao mercado de franquias. Ou seja, questões sobre finanças, marketing e liderança também são estudadas e postas em prática em atividades onde o estudante é estimulado com situações do dia a dia em seu campo de atuação. 

Por fim, alguns outros pontos de destaque o MBA Gestão de Franquias estimula o aprendizado são:

  • Conceitos básicos e específicos sobre a estrutura do franchising: compreender as bases de formação do mercado de franquias é indispensável para qualquer pessoa que escolha o franchising como área de atuação. Por isso, os MBAs em franquias vão construir conhecimento acerca da padronização, prestação de suporte e expansão da rede de franquias;
  • Cenário e tendências do franchising brasileiro e mundial: o mercado de franquias está presente em todo o mundo. Mas existem particularidades de cada um dos mercados. Por exemplo, o franchising no Brasil não é o mesmo modelo de negócio que há no Japão. Assim, cada mercado apresenta distinções e similaridades. Vale lembrar também as tendências relacionadas aos consumidores. Embora algumas delas sejam globais, como a crescente demanda pelo uso das tecnologias digitais para consumir produtos e serviços, outras estão restritas a regiões específicas e precisam ser estudadas minuciosamente;
  • Estratégias: formatação, expansão, comunicação. Cada uma destas estratégias compõe um dos pilares fundamentais que sustentam o mercado de franquias. Por isso, nenhuma delas deve ser colocada em segundo plano pelo franqueador;
  • Gestão de pessoas: relação entre franqueador e franqueado. O relacionamento entre o franqueador e o franqueado é determinante para alcançar o sucesso em uma rede de franquias. Ruídos na comunicação prejudicam a padronização, a produtividade e o engajamento dos franqueados. Por isso, a gestão de pessoas é uma das preocupações de um MBA voltado para a gestão de franquias;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social: as demandas por produtos e serviços sustentáveis estão cada vez mais presentes no mercado de franquias. Atualmente, as empresas que deixam o meio ambiente em segundo plano transmitem um imagem negativa para os consumidores. Por isso, um MBA em franquias deve apresentar uma visão crítica dos processos de produção e do desenvolvimento de empresas, promovendo a sustentabilidade e a preservação da natureza.

Os tópicos acima são fundamentais para qualquer empreendedor no mercado de franquias. Principalmente a sustentabilidade e responsabilidade que são conceitos muito cobrados pelos consumidores nos dias de hoje. Além disso, as estratégias de formatação, expansão e comunicação, fazem parte da receita de uma rede de franquias de sucesso. Ainda na dúvida se vale a pena investir em um MBA? Continue lendo!

Organização do MBA

O MBA Gestão de Franquias da FIA tem uma duração de 20 meses (400 horas) e é organizado com aulas presenciais e possui em sua conclusão a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Seu corpo docente, rotativo, é constituído por mestres e doutores da área de business. Ao final, é concedido ao aprovado o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela FIA. O documento confere o título de pós-graduação em nível de especialização ou MBA.

Algo muito positivo e brevemente citado anteriormente, é a forma como o MBA Gestão de Franquias é lecionado. Para transmitir o conhecimento com maestria, o curso de especialização coloca o profissional em um processo de imersão ao universo do franchising

Assim, ao lado das tradicionais aulas expositivas, temos estudos de caso, discussões conjuntas e apresentações de cases práticos são atividades que desenvolvem o aprendizado dos participantes. Saiba que boas especializações oferecem simulações empresariais, as quais colocam à prova as habilidades dos empreendedores

Portanto, está entre os diferenciais do curso o seu equilíbrio entre teoria e prática. Isto é, você não vai ficar apenas adquirindo conhecimento, mas também vai aplicá-lo na prática para entender como funciona de verdade a área da gestão de negócios em redes de franquia. Também conta com cases dos assuntos discutidos durante as aulas para facilitar o aprendizado dos alunos. .

Para quem o MBA Gestão de Franquias é indicado?

Segundo o site oficial do curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, o MBA é indicado para uma série de profissionais que atuam no setor de franchising, como franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

Ou seja, o curso não é exclusivo para proprietários de empresas. Tanto empreendedores que pretendem franquear um negócio próprio, quanto interessados em investir em unidades de franquia podem prestar o MBA.

Além disso, prestadores de serviços e consultores também podem ingressar. Agora, como estamos falando de um curso bastante concorrido, há um processo seletivo um pouco exigente. Primeiramente, existe um pré-requisito comum para qualquer MBA que é a formação superior completa, com título reconhecido pelo Ministério da Educação. 

Ademais, o processo seletivo do MBA Gestão de Franquias da FIA exige:

  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos;
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse;
  • Fluência em língua inglesa (especialmente a capacidade de leitura).

Além disso, os interessados em realizar o curso passam por entrevista individual com a coordenação do programa. A avaliação é pautada na análise curricular declarada na ficha de inscrição, e o objetivo do diálogo é conferir se as expectativas do candidato estão alinhadas com a proposta do MBA. As inscrições e a entrevista não têm custo. Então, você ao se inscrever, você só tem a ganhar. 

As aulas acontecem toda sexta-feira e sábado, a cada 15 dias, na modalidade EAD (ensino a distância) e são transmitidas ao vivo para os alunos. . Na sexta, a aula começa às 14h e termina às 20h. No sábado, o início é às 8h e o fim às 14h. São 500 horas de carga horária e a duração do curso é de 1 ano e 8 meses. 

A possibilidade de assistir o curso de qualquer lugar do Brasil é outra facilidade que o MBA em Gestão de Franquias proporciona. 

MBA Gestão de Franquias: como fazer?

O MBA Gestão de Franquias foi organizado pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a ABF no ano de 2008. Desde então, o curso aborda rico conhecimento geral sobre gestão de negócios sob o olhar do franchising, mesclando a teoria e a prática em aulas experimentais. Atualmente, as aulas são ministradas na Unidade Paulista da FIA, na cidade de São Paulo. Para saber mais sobre a especialização, você pode acompanhar as inscrições e turmas abertas no site oficial da FIA.

São muitos os aspectos a serem levados em conta antes de tomar uma decisão tão importante quanto a de franquear. Mas, uma vez dentro desse mercado — que, como você viu, é muito desafiador — você precisará de toda ajuda possível na missão de desenvolver e expandir a sua marca. E lembre-se: todo aprendizado é pouco

A Central do Franqueado também oferece a chance de aprender mais sobre o franchising com nossos cursos para franquias. Entre eles, você pode descobrir como formatar seu negócio como franquia e como se tornar um consultor de sucesso aos seus franqueados. Afinal, nos preocupamos muito com a qualificação dos franquias e colaboradores da sua franquia e queremos auxiliar você disponibilizando os melhores cursos. Ambos são ministrados pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio-fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. Não deixe de conhecer os cursos disponibilizados pela Central do Franqueado!

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do universo do franchising!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Franchising de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades