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Geração Y: dicas para atrair para a sua franquia

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Franchising

8 min de leitura Cristiano Ritzel

Você conhece a geração Y? Certamente você já ouviu a frase: “na minha geração nós não éramos assim”, normalmente, achamos declarações como essas engraçadas, mas elas costumam ser verdadeiras. 

Afinal, toda geração tem um comportamento diferente da anterior, e isso é responsável por diversos aspectos de sua personalidade, e isso, afeta diretamente as mudanças da nossa sociedade e também os hábitos de consumo. Então, hoje o assunto vai ser a geração Y e como ela pode ser um fator positivo dentro de uma empresa.

O que você verá neste artigo:

Você sabe a qual geração pertence e como funciona essa classificação? Caso não saiba, é realmente proveitoso saber sobre isso. Com esse conhecimento fica mais fácil ter respostas sobre o por que cada vez mais as gerações apresentam comportamentos extremamente divergentes.

Numa breve explicação, as gerações são baseadas em pessoas que nasceram em diferentes períodos. Por exemplo, a primeira geração a ganhar um nome é constituída por nascidos entre 1940 e 1960. A segunda é formada por nascidos de 1960 a 1980. Já a terceira é pelos nascidos entre 1980 a 2000.

Porém a questão é, porque existem tais classificações? Simples, com elas é possível analisar o comportamento de um grupo baseado no contexto em que vieram ao mundo. Por exemplo, cada geração viveu um momento de evolução, e desde 1940 passaram a ganhar nomes. A primeira viveu a pós-guerra e foram as primeiras pessoas a terem aposentadoria, a segunda foi muito influenciada pela televisão. Enquanto a terceira pegou o início da internet, avanços tecnológicos e as redes sociais, assim como a quarta está em ascensão.

Quem são a geração Y?

Conhecida como a terceira geração, a Y também é chamada millennials, por representarem o período que pegou a chegada para os anos 2000. Ela é caracterizada por indivíduos nascidos entre os anos de 1980 e 2000. Essa foi de fato a última geração a nascer sem internet, já que o surgimento e popularidade aconteceu entre ela. Pelo fato de terem acompanhado esse nascimento marcante da tecnologia, ocasionaram em ser uma geração um tanto à frente do tempo.

Assim como as gerações anteriores, a Y também desenvolveu comportamentos ligados ao contexto que surgiu. No Brasil, essas pessoas pegaram a época pós-ditadura, viveram a crise econômica e política que o país sofria, a qual melhorou apenas com o Plano Real. Diversas mudanças aconteceram durante o período de nascimento desses indivíduos, por isso são vistas como pessoas que aceitam facilmente as mudanças.

Pertencentes da geração Y podem ser apresentar tais modos de ser: facilidade para lidar com novidades, gostam de questionar, querem experiências, são apaixonados e ousados. Como obtiveram durante seu crescimento o fácil acesso à informação, também são pessoas com diversos conhecimentos globais. 

Pensam muito em questões como sustentabilidade, e gostam de se envolver em causas sociais. Além de serem impacientes, pois querem tudo muito rápido, indiferente do que for. Por isso é uma das gerações com mais problemas de medo, ansiedade e problemas psicológicos. Confira a seguir as principais dificuldades em atrair a geração Y!

Quais as dificuldades em atrair a geração Y?

A principal dificuldade encontrada na hora de negociar com a geração Y é que, por estarem acostumados a usar a tecnologia, redes sociais e buscadores como o Google, por exemplo, eles pesquisam e comparam preços, características, vantagens e desvantagens e outras informações relacionadas ao produto procurado.

Também, esta geração está acostumada a fazer tudo pelo celular. Então, se o site da sua franquia não está adaptado para o mobile, pode ter certeza que você perderá alguns pontos com estes consumidores.

Lembre-se: o uso da tecnologia também influencia negativamente em alguns aspectos. É comum que a geração Y se distraia facilmente. Por isso, a comunicação com este perfil de consumidor precisa ser direta, simplificada e significativa. Assim, a rejeição é menor e você também contribui para causar uma boa impressão.

Por que contar com colaboradores da geração Y?

Antes de conferir como atrair a geração Y para a sua franquia, que tal aprender como eles podem ser úteis como colaboradores na sua rede de franquias? Leia a seguir! Os valores que as pessoas da geração Y carregam como questionadores, apaixonados e buscadores de experiências são intensos. Seu perfil profissional também apresenta algumas vantagens, por isso, é interessante ter esses colaboradores na sua franquia.

Outro item interessante é contar com eles como seus colaboradores, principalmente por serem bastante esforçados com suas funções. Além que, a eles são apontadas diversas qualidades como profissionais, como:

  • São multitarefas, conseguindo administrar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • Normalmente são flexíveis, então não possuem problemas em cumprir horários;
  • Gostam de receber feedback sobre seu trabalho, sendo assim, não possuem problemas com críticas;
  • São sociáveis e buscam sempre prezar pelo bem estar de todos, o que os torna influentes dentro de uma empresa;
  • Possuem curiosidade, então irão questionar bastante algumas coisas. Entretanto, isso pode ser visto com um ponto positivo para seu negócio;
  • Contam com uma grande criatividade e sempre que possível será possível colher boas ideias de sua mente. Podendo ser um grande auxílio para ajudar a chamar clientes dessa geração.

Como visto, é relevante contar com esses colaboradores, principalmente por serem pessoas que possuem diversas qualidades. Podendo auxiliar diretamente no sucesso de sua franquia.

Como atrair a geração Y para sua franquia?

Diferente das gerações anteriores, chamar a atenção dessa geração é mais complicado. É preciso ficar atento a eles para conseguir obtê-los como compradores. Entretanto, separamos algumas dicas que podem tornar esse processo de conquista mais fácil, veja elas a seguir:

Busque compreendê-los

Primeiramente, será preciso entender as pessoas da geração Y, e caso eles sejam seu público-alvo, algumas ideias precisaram ser repensadas. Por isso é importante ter conhecimento sobre eles e seus interesses. Saber quais as as aflições que essas pessoas possuem ajudam a criar algo que possa atender a tal necessidade.

Por exemplo, consumidores que pertencem a esta geração estão atentos a assuntos como sustentabilidade, causas animais e sociais. Por isso, é importante que a sua marca se preocupe com isso para manter a satisfação.

Conquiste sua confiança

Após saber que possui conhecimento sobre eles, é preciso criar algo que transmita confiança. Deixe claro os ideais da sua franquia, ressaltando a importância de aspectos que eles apreciam. 

Por exemplo, ambientes de trabalho agradáveis e que contribuam para o desenvolvimento de seus colaboradores costumam chamar a atenção desta geração. Talvez você até contrate um deles, não é mesmo? 

Outro fator importante, é que eles antes poderão ir atrás de recomendações na internet sobre o seu negócio. Então, fique atento a como sua reputação online está. Aqui a dica do ambiente de trabalho é reforçada novamente. 

Afinal, um colaborador que não faz mais parte da sua franquia falando mal da empresa na internet é algo que você quer evitar, certo? Por isso, fique atento a como está a sua reputação, interna e externamente.

Utilize o marketing a seu favor

Como são bastante ligados à internet e buscam sempre algo a mais em tudo, eles vão buscar entender melhor sobre o seu negócio. Uma boa saída é investir no marketing e criar estratégias que chamem sua atenção. 

É interessante que a forma de divulgação do seu produto atraia a geração Y. Já que estão extremamente acostumados com mudanças, podem perder o interesse por algo que não apresenta evolução. Uma boa opção é contar com um marketing digital e produção de conteúdo de forma regular, buscando trazer novidades sempre que possível.

Mantenha contato

Se existe algo que pode auxiliar beneficamente para conseguir e manter clientes da geração Y, é manter um vínculo. Os consumidores que pertencem a esta geração gostam de se sentir importantes para uma empresa. 

Por isso, permita a ele dar seu feedback. Isto pode ser feito pelas redes sociais, ou até mesmo por envio de promoções. Assim, eles acabaram se tornando clientes fiéis e vão saber que a empresa se importa com a qualidade do serviço prestado.

Solicitar feedback após a compra de um produto ou um atendimento online, por exemplo, são alternativas para manter um vínculo e também descobrir a que passo anda a sua franquia. É melhor prestar atenção no que os consumidores dizem diretamente para a sua franquia, através destas pesquisas de satisfação, do que esperar que reclamem na internet onde milhares de pessoas terão acesso às críticas. 

Trabalhe com experiências 

Você já ouviu alguém dizer que prefere gastar o dinheiro com experiências em vez de produtos tradicionais? Por exemplo, um jovem que vende o carro para viajar e estudar em um continente distante. 

Histórias como estas são indícios de que a geração Y mudou os seus hábitos de consumo e reduziu o interesse em acumular eletrônicos e similares. Por isso, se você quer atraí-los para a sua rede de franquias, é interessante trabalhar estratégias de venda que fortaleçam a valorização das experiências.

Por exemplo, se você trabalha com a venda de hambúrgueres, a ideia não é abandonar o segmento de alimentação e partir para o turismo. A alternativa é pensar em como o lanche que você está vendendo pode ser uma experiência inesquecível para o consumidor. Boa parte da sensação de prazer ao comer em um restaurante está relacionada ao ambiente preparado para a clientela. 

A iluminação, o som, a decoração e o cheiro devem ser considerados. Vale lembrar a importância do atendimento para que o cliente tenha uma experiência  boa. Assim, é possível que a sua marca seja procurada não só pelo produto que oferece, mas também pela maneira que ele é oferecido.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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