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Franchising

Franquia ou filial? Conheça as diferenças e qual melhor opção para expandir

10 min de leitura Andrei Arndt


Você já teve dúvidas quanto às diferenças entre franquia e filial? Apesar de serem semelhantes à primeira vista, eles apresentam características únicas e diferenças substanciais na forma de abrir e gerir o negócio. Então, antes de entender qual é a melhor opção para expandir o seu negócio, você precisa entender o que é franquia e o que é filial, pois ambas as opções oferecem vantagens, desvantagens e desafios.

Para te ajudar, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto. Continue lendo para finalmente resolver suas dúvidas sobre qual a forma de expansão é a ideal para sua marca. Não perca!

Neste artigo você vai ver:

O que é franquia?

De uma maneira simples, a franquia é um modelo de negócio baseado na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que o operador da rede — ou franqueado — possa reproduzir um formato de negócio conhecido e prestigiado no mercado. 

Uma marca, um serviço, um produto ou mesmo um conceito. Franquias incluem vários segmentos do mercado e apresentam como principal característica a padronização dos processos e produtos.

O franqueador também é responsável por oferecer o know-how e o suporte para os franqueados. Isto é, o conhecimento das normas, métodos e procedimentos da atividade profissional da franquia. Exemplos de grandes redes de franquia são algumas das principais lojas que você encontra em um shopping, como McDonald’s, Tea Shop e Bella Gula.

Vantagens da franquia

  • Uso do investimento dos franqueados para expansão da marca: expandir no franchising é mais barato, pois quando uma nova unidade de franquia é inaugurada, o aporte financeiro é completamente feito pelo franqueado. Com isso, o franqueador não vai investir os próprios recursos para abrir novas unidades da rede de franquias.
  • Menores riscos para o franqueador: apesar de menor risco financeiro, o franqueador ainda arrisca a reputação da sua marca, mas a probabilidade de algo dar errado é menor devido a filtragem no processo de seleção de franqueados. Em outras palavras, um franqueado que não corresponde ao perfil de empreendedor da marca ou não está alinhado com os valores, não será aprovado para abrir uma unidade franqueada da rede.
  • Menores custos de manutenção e expansão para o franqueador: os custos de manutenção da unidade também são responsabilidade do franqueado. Por isso, o franqueador vai economizar.
  • Facilidade na gestão do negócio: as franquias também são empresas e necessitam de dedicação, mas a possibilidade de prestar suporte facilita a administração do negócio. Portanto, são os franqueados que vão administrar as unidades e não os franqueadores.
  • Franqueado adquire marca consolidada no mercado: as franquias são interessantes para os investidores porque permitem ingressar no mercado administrando uma marca renomada. Por exemplo, Subway e Balanceado
  • Suporte e treinamento técnico oferecido pela franqueadora: se o franqueado tem problemas, não há necessidade de arrancar os cabelos, basta entrar em contato com a franqueadora para solicitar a prestação de suporte.

Desvantagens da franquia

  • Possíveis divergências com os franqueados: divergências com os franqueados são comuns em redes que não prezam pela padronização. 
  • Abandono do sigilo dos processos internos: quando você concede o uso da sua marca para um investidor, terá que compartilhar todos os processos da rede de franquia, por exemplo, as receitas, ingredientes, a fórmula, etc.
  • Comprometimento da qualidade dos produtos e serviços: se o franqueado não seguir as recomendações da franqueadora, certamente a marca sairá com a sua imagem prejudicada. Imagine receber um lanche completamente diferente do que você está acostumado apenas porque o franqueado decidiu não seguir a receita do franqueador? 
  • Pagamento de taxas para o franqueador: as taxas de franquia, royalties e taxas de publicidade serão pagos mensalmente para o franqueador. Por isso, é muito importante considerar as taxas na hora de investir em uma franquia, o faturamento será menor depois de descontar estes tributos.

História das franquias

Muitas pessoas pensam que franquias são empreendimentos recentes, mas elas estão enganadas. Você sabia que o franchising foi criado há mais de 150 anos? Mais precisamente em 1850? É verdade. A primeira rede de franquias, Singer Corporation, foi fundada por Isaac Singer e Edward Clark, nos Estados Unidos. 

A empresa Singer Corporation é conhecida por suas máquinas de costura. Posteriormente, outras redes de franquias começaram a surgir. Exemplos são o KFC e a Pizza Hut e o Taco Bell. No Brasil, o modelo de franquias começou com as escolas de idiomas como CCAA e Yazigi

Nos últimos dois anos, o mercado de franquias, assim como todo o mercado econômico do país, enfrentou uma baixa devido à pandemia de coronavírus. Porém, ainda em 2021, o franchising recuperou o seu faturamento pré-pandemia no Brasil. Esta informação comprova que o mercado de franquias é estável e uma das melhores opções de investimento para os empreendedores que buscam segurança. 

Quais os tipos de franquias? 

OK, você entendeu a história das franquias. Mas, quais os tipos de franquias? A verdade é que são muitas e elas estão nos mais diversos segmentos dos mais diversos tipos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), são aproximadamente 3 mil redes de franquias atualmente no país. Por isso, é fácil imaginar que cada uma apresenta características únicas.

Vamos aos exemplos? As franquias podem ser de alimentação, beleza, casa e construção, turismo, educação, saúde, delivery, tecnologia, cafeteria, pet shop etc. Apesar das diversas áreas de atuação, as franquias são divididas em microfranquias, mini franquias e master franquias. 

Os nomes estão relacionados ao valor de investimento inicial para se tornar um franqueado. Isto é, as mini franquias e microfranquias vão exigir valores iniciais mais baixos dos investidores do que as franquias tradicionais e as master franquias.

O que é filial?

A filial, diferentemente da franquia, é um modelo em que o empresário opta por abrir uma nova empresa que pertence à marca. A filial tem gestores próprios e responde à matriz. Na filial, não é cedido o direito de uso a terceiros. Em outras palavras, os gastos com expansão ficam por conta da empresa. Alguns exemplos de filiais são: PepsiCo, Chevrolet e Apple

Uma alternativa às filiais são as sucursais. Elas compartilham o CNPJ com a empresa matriz, enquanto a filial tem um CNPJ próprio. Resumindo, a filial é um estabelecimento que segue uma direção própria, mas é subordinado à empresa matriz. As filiais costumam ser instaladas em áreas com grande demanda.

Vantagens da filial

  • Empresas pertencem a uma marca já consolidada: assim como na rede de franquias, ao abrir uma filial de uma marca renomada, ela vai manter a identidade da marca.
  • Aumento no faturamento: diferente das franquias, o faturamento aumenta como um todo, pois a filial está diretamente relacionada à empresa matriz.
  • Aumento na carteira de clientes: um maior número de clientes pode ser alcançado por meio de uma filial.
  • Controle dos processos de gestão, operação e expansão do negócio: a expansão do das filiais depende apenas da empresa matriz, dispensando a entrada de novos investidores.

Desvantagens da filial

  • Investimento alto: como não há um franqueado para fazer o aporte inicial, quem precisa investir é a empresa matriz.
  • Risco potencial da filial não se estabelecer no mercado: há um risco da empresa não vingar. Afinal, a filial não contará com toda a estrutura oferecida na empresa matriz.
  • Maiores gastos na manutenção das novas unidades: é comum que ocorram problemas na manutenção das filiais, principalmente porque os procedimentos de padronização e de transmissão de know-how são menos rigorosos do que em uma rede de franquias.
  • Possíveis problemas no processo de integração entre matriz e filial: também há a possibilidade da matriz e da filial não estabelecerem uma relação harmônica. Isto acontece se a localização não for pensada, por exemplo, o que vai resultar em problemas logísticos.

Diferenças entre filial e franquia

As principais diferenças entre as duas modalidades de expansão do seu negócio é o setor financeiro. A filial recebe investimento da matriz e a franquia é, em parte, um negócio independente. Confira mais algumas diferenças entre filiais e franquias.

Escolha do ponto comercial

Na hora de escolher o local para expandir a sua empresa, há algumas diferenças entre os protocolos seguidos pelas filiais e franquias. As filiais são orientadas pela matriz na hora de escolher o local de implantação da nova unidade. Pesquisas de mercado e planejamentos logísticos são a base desse processo de abertura. A matriz também decide quem serão os responsáveis por administrar a filial.

A localização do estabelecimento não é uma escolha livre do empreendedor. Ele pode sugerir locais, mas a decisão final sobre a localização da franquia é tomada pelo franqueador.

Investimentos

Na filial, o investimento para tirar o negócio do papel cabe à matriz, bem como a manutenção financeira. Em caso de diminuição de lucros ou qualquer problema relacionado ao lucro, quem assume as consequências é a empresa acima da filial. 

A franquia, por depender do investimento de terceiros, ou seja, os franqueadores, apresenta maior independência. Além disso, os empreendedores que escolhem o modelo de franquia também investem tempo e mão de obra para que a marca cresça.

Na franquia, é o franqueado que faz o investimento inicial, além de também pagar taxas de franquia para o franqueador. Qualquer despesa ou problema financeiro da unidade será assumido pelo franqueado. 

Lucros e rentabilidade

Como as filiais são estabelecimentos diretamente ligados à empresa matriz, juridicamente e financeiramente, todos os lucros, bem como os prejuízos, são assumidos pela empresa matriz. A filial, por ser subordinada à matriz, não apresenta tanta independência como a franquia. Os lucros e prejuízos vão afetar diretamente a estabilidade financeira da matriz.

A empresa acima da filial tem o direito de fechá-la caso a rentabilidade esteja abaixo do esperado. Resumidamente, na filial, o lucro retorna à matriz, pois ela é uma sede da mesma. 

Na franquia, os lucros são do franqueado. No entanto, são cobradas taxas do franqueado, por exemplo, os royalties. Além dos royalties, existe a taxa de franquia e a taxa de publicidade. Elas variam conforme a franquia e costumam ser cobradas em forma de porcentagem sobre o faturamento bruto, mas algumas franquias também estabelecem valores fixos.

Franquia ou filial? Qual modelo escolher para o seu negócio?

Os dois modelos de negócio, filiais e franquias, podem ser boas alternativas de expansão para o seu negócio. A decisão final vai depender do planejamento estratégico adotado pela sua empresa. 

A franquia apresenta uma velocidade de crescimento maior que a filial. Nesse caso, o modelo de franquias é o mais recomendado para empreendedores que buscam a expansão do negócio em menor tempo. Principalmente devido ao uso de modelos estabelecidos pelo franqueador.

Também as políticas de marca e padrões de qualidade já estão estruturados, diferentemente da filial, em que eles precisam ser construídos do zero. Uma gestão mais centralizada pesa a escolha para o lado das filiais. Mas se você busca ceder o direito de uso da sua marca para um terceiro, o modelo de franquias é o mais recomendado. 

Achou o modelo de franquias mais vantajoso, mas não sabe por onde começar? Para te ajudar, a Central do Franqueado criou o Portal de Franquias. Lá você encontra as melhores marcas do franchising e também confere todas as informações necessárias para se tornar um franqueado. Acesse o Portal de Franquias e comece a investir!

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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