O que é o franchising 4.0: conheça o conceito que promete um crescimento exponencial no mercado de franquias
13 min de leitura Iury Casartelli
Franquias, franqueador e franqueados são palavras habituais para aqueles que já conhecem o franchising — ou mercado de franquias, mas você já ouviu falar em Franchising 4.0? De cara, podemos afirmar que não é nenhum bixo de sete cabeças. Portanto, não se assuste caso não conheça nem o 2.0 ou 3.0, pois é bastante simples!
Desde as origens do modelo, o franchising passou por evoluções que mudaram substancialmente como as franquias operam e se expandem. Dessa forma, rótulos surgiram para marcar o crescimento do modelo até os dias de hoje — onde o mercado de franquias se aproxima de superar os R$ 200 bilhões de faturamento anual.
Quer saber mais sobre como essa evolução ocorreu e, é claro, do que se trata o franchising 4.0? Então confira este guia completo que a Central do Franqueado preparou sobre o assunto. Não perca!
Você lerá sobre:
- O que é o franchising?
- Como o franchising evoluiu até os dias atuais?
- O que é o franchising 4.0?
- Como aproveitar o franchising 4.0 em sua rede?
- A solução da Central do Franqueado
O que é o franchising?
Antes de começar a entender como se deu a evolução das redes de franquias até o franchising 4.0, é essencial entender o franchising como modelo de negócio. De forma simples, o franchising é um modelo de negócio baseado na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Isto é, uma relação onde o investidor pode replicar um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
O modelo de negócio é base para redes de franquias como McDonald’s, KFC e Burger King, se tornou um dos principais modelos de negócio na última década, principalmente em razão das suas vantagens que permitem até mesmo ao empreendedor inexperiente atingir o sucesso. Como outros grandes exemplos de sucesso, podemos citar redes de franquias brasileiras que você com certeza já se deparou em alguma cidade ou shopping center, como Maria Açaí ou Balanceado.
Com suas origens ligadas aos Estados Unidos ainda no século XIX, o franchising — mesmo com crises econômicas e sanitárias ao longo da história — continua crescendo no Brasil e em todo mundo, comprovando o sistema como um modelo de negócio seguro e flexível.
Dados de 2023 da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam que o mercado de franquias faturou R$ 240 bilhões em 2023. O número aponta um crescimento nominal de 13,8% em relação ao ano anterior. Um dos maiores desafios enfrentados pelo mercado de franquias foi a pandemia em 2020. Neste cenário de crise econômica, enquanto vários negócios de diferentes áreas de atuação fechavam as portas, o franchising continuou firme e forte. Apesar da queda no faturamento no primeiro ano, o franchising se recuperou pouco mais de um ano e meio após o início da pandemia.
Em outas palavras, o franchising no Brasil conquistou uma posição estável não só para os empreendedores, como também para os consumidores que continuam a comprar os produtos e serviços mesmo em crises mundiais como a pandemia de corona vírus.
Como o franchising evoluiu até os dias atuais?
Como vimos, o franchising não é tão recente quanto algumas pessoas podem imaginar. Desde uma simples ideia de uma fabricante de máquinas de costura, passando pelo licenciamento para fabricação de refrigerantes até a chegada das primeiras franquias a terras brasileiras, o franchising mudou o suficiente para receber nomenclaturas por gerações, como o próprio franchising 4.0.
Isto é, a melhor forma de conhecer e entender ainda mais sobre o que o modelo de franquias construiu até hoje é a própria história do franchising. Dessa forma, vamos analisar cada uma das fases até chegarmos ao franchising 4.0. Confira!
Franchising 1.0
De acordo com o empreendedor Lucien Newton, a primeira geração do franchising — ou franchising 1.0 — começa já com o que conhecemos como franquias modernas. Ou seja, franquias que surgiram já na metade do século XX, como o McDonald’s.
Essa fase tem a Segunda Guerra Mundial como um dos seus marcos, onde após centenas de soldados americanos retornarem para suas casas, a maioria sem experiência e sem emprego, eles tinham muita vontade de trabalhar. E foi no sistema de franquias, que viram uma alternativa para sobreviver e tornarem-se seus próprios patrões.
Assim, na década de 1950 começam a surgir algumas das mais famosas redes de franquias que hoje estão espalhadas por todo o mundo, como Burger King, Kentucky Fried Chicken — o KFC — e o já citado McDonald’s. Com isso, o franchising 1.0, ainda sem toda a legislação e possibilidades que existem hoje, permitiu a inserção da marca nos mais diferentes países e mercados.
Franchising 2.0
Lucien destaca a chegada do franchising 2.0 a partir do surgimento de microfranquias e das franquias escalonáveis. Microfranquias são uma subcategoria do franchising que oferecem opções para quem deseja se tornar um empreendedor, mas não possui muito dinheiro ou tampouco pretende se endividar. Dessa forma, as microfranquias são uma opção de menor porte e mais econômicas se comparadas ao formato tradicional.
Enquanto isso, o escalonamento de franquias nada mais é do que o conceito utilizado para definir esse processo de evolução contínua dos negócios sem a necessidade de grandes investimentos. Isto é, o que o próprio mercado de franquias oferece: crescer sem utilizar o próprio dinheiro. No franchising 2.0, isso foi evoluindo, com redes de franquias desenvolvendo planos de expansão atraentes e cada vez mais ousados e fundamentados.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias apresentam predominância em alguns segmentos. A maioria das microfranquias atua em Serviços e Outros Negócios (55%). Em seguida, Saúde, Beleza e Bem Estar e Casa e Construção aparecem com 10% de participação.
Os números da associação também mostram que 30% das franqueadoras têm mais de 10 anos e 20% entre 3 e 4 anos de funcionamento. A partir daí, é possível identificar que as franquias com poucos anos de mercado também são opções de investimento interessantes para os empreendedores.
Além disso, outro dado que chama a atenção é que entre as 20 maiores microfranquias, 75% das sedes das franqueadoras e 80% das operações delas não ficam em capitais. Em outras palavras, as microfranquias se destacam em cidades de diferentes tamanhos, o que demonstra uma maior flexibilidade deste modelo de franquia.
Franchising 3.0
Por fim, antes de chegarmos ao franchising 4.0, temos a chamada terceira geração do modelo de franquias, onde houve a entrada das indústrias no sistema de franchising. Ou seja, as indústrias tradicionais começaram a entender os benefícios do franchising como uma forma bastante viável de expandir seus negócios no varejo. Exemplos são Bauducco e iGUi Piscinas.
Segundo o site InfoMoney, o movimento que deu início ao franchising 3.0 tem se fortalecido nos últimos anos, refletindo os números positivos de crescimento do setor e a capacidade do sistema de proporcionar uma relação ganha-ganha entre franqueadores e franqueados.
O que é o franchising 4.0?
Finalmente, chegamos ao recém conceituado franchising 4.0. Embora seja o conceito bastante recente, o franchising 4.0 apenas sintetiza uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial em seu crescimento a partir do uso de tudo que a era digital pode oferecer, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD e, principalmente, o foco no fator humano da relação franqueador-franqueado.
Citado há pouco, Lucien Newton é um dos idealizadores de um curso de especialização em gestão de franquias da PUC Minas Gerais baseado no franchising 4.0. Lucien diz que o Franchising 4.0, também chamado de Franchising Exponencial, é marcado por uma aceleração agressiva, mas feita com responsabilidade e sustentabilidade.
Dessa forma, todas essas questões como o uso massivo de tecnologia, marketing digital e sistema de gestão tem o objetivo de fomentar e acelerar a expansão da marca. Ampliando um pouco o escopo do conceito, podemos fazer um paralelo com outra questão bastante difundida atualmente e que — por coincidência — também se encontra em sua 4ª geração: a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.
Quarta revolução industrial
Caso não conheça, o foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Isto é, uso das tecnologias vinculadas à internet para a melhoria e transformação da produção industrial. Bem similar ao franchising 4.0, não? Nesse sentido, a popularização do franchising 4.0 mostra como o mercado de franquias acompanha as tendências do mercado em geral, sempre buscando a qualificação do modelo a fim de se manter em alta.
Por fim, podemos considerar que o franchising 4.0 foi substancialmente impulsionado pela pandemia. Afinal, não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia precisou ser inserida nos negócios como ferramenta para sobreviver durante os dois últimos anos, seja no delivery, automatização de processos ou no próprio contato a distância entre os membros de uma rede de franquias.
Em suma, o grande ponto de atenção do franchising 4.0 são as possibilidades que a transformação digital trouxe para o mercado de franquias. Para detalhar isso, abaixo separamos os principais benefícios e como aproveitar o franchising 4.0 em sua rede. Confira!
Como aproveitar o franchising 4.0 em sua rede?
Como vimos, as vantagens do franchising 4.0 possuem uma ligação intrínseca com a tecnologia. Isto é, usar e abusar das possibilidades que a simples conexão com a internet e suas infinitas variações podem trazer. Nesse sentido, a Central do Franqueado trouxe algumas dicas de como aproveitar o franchising 4.0 em sua rede de franquias.
Abaixo, listamos os principais benefícios do franchising 4.0 e como essas melhorias podem agregar nos processos do dia a dia da sua franquia, seja no engajamento interno, na padronização de produtos em todas as suas unidades ou — é claro — em uma expansão acelerada da marca. Vamos lá?!
Engajamento interno
Devido aos muitos envolvidos em uma rede de franquias, a comunicação interna pode ser prejudicada. Sabe o que isso significa? Caso franqueadores, franqueados e colaboradores não estejam em sintonia, é impossível para que a rede de franquias mantenha sua padronização e qualidade. Afinal, o funcionamento de uma rede de franchising é, justamente, pautado por conexões em rede.
Problemas na comunicação da rede também podem levar até mesmo ao repasse da franquia, isto é, o franqueado toma a decisão de não participar mais da rede. Também, em último caso, a unidade franqueada pode até mesmo ir a falência.
Nesse contexto, alguns adventos da era digital como softwares de gestão surgem como ferramentas que otimizam essa comunicação interna, garantindo que franqueadores e franqueados estejam em constante comunicação e resolvendo qualquer problema que venha a surgir. Além disso, todas as trocas de informação ficam registradas na plataforma e até mesmo envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso.
As tecnologias estão disponíveis para auxiliar os franqueadores. Vale lembrar também que a maioria das redes de franquia conta com soluções tecnológicas. Nesse sentido, é importante que você, como franqueador, invista em tecnologia para não ficar atrás dos concorrentes.
(quase) Tudo é possível à distância
Lembra o que foi levantado a respeito da pandemia? Com as limitações sanitárias e o distanciamento social, reuniões, trabalho presencial ou um simples aperto de mão que sela um negócio deixaram de ser uma realidade. Todavia, mesmo com a volta gradual da normalidade, algumas lições aprendidas devem se manter para esse novo normal. Quer um exemplo? Treinamentos EAD!
Sabendo que um dos principais motivos que têm levado investidores a apostarem cada vez mais no mercado de franchising é o fato de que, ao passarem a fazer parte de uma rede de franquias, eles recebem o direito de operar um modelo de negócio que comprovadamente deu certo.
Com um software para franquias — mais um dos frutos do franchising 4.0 — é possível armazenar todos os materiais, manuais e treinamentos da marca e disponibilizá-los a seus franqueados. Além disso, qualquer alteração nos documentos será feita de forma digital, economizando dinheiro e tempo com novas reimpressões ou fornecimentos. E não para por aí: reuniões EAD, contratos digitais e até mesmo tudo que envolve o marketing da rede de franquias é possível através da internet.
Franchising 4.0 é sinônimo de produtividade
Você já parou para pensar quanto tempo ou até mesmo espaço acaba gastando por conta de dezenas de materiais, documentos e toda forma de papel que poderia estar digitalizada? Ou no trabalho que dá atualizar um documento físico e ter que distribuir por toda a cadeia de unidades? Pois então, a tecnologia DEVE ser uma solução para esse problema.
Hoje, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Então, se estamos falando sobre a automatização de processos, por exemplo, a mudança na forma de realizar processos manuais de forma automática se faz presente como uma das melhores formas de reduzir custos e tempo em sua franquia. Com isso, o cotidiano de uma franquia, recheado de processos burocráticos, ganha um aliado enorme na hora de otimizar, resultando em um impacto direto na gestão.
E também de padronização!
Quem conhece o sistema de franchising sabe: a padronização é um dos principais pilares de uma rede. Essa padronização precisa acontecer nos mais diversos âmbitos, desde o controle e segurança sobre o processo de compras dos seus franqueados, passando pelas consultorias e auditorias através de checklists e até a sistematização do marketing da rede, visando fortalecer a identidade da marca.
Felizmente, com a chegada do franchising 4.0, opções de ferramentas para cada um desses momentos são vastas, cabe ao franqueador encontrar aquela ideal para sua franquia atingir a excelência no franchising.
Expansão facilitada
Por fim, o grande objetivo de uma rede de franquias — e também do franchising 4.0 — também é facilitado pela tecnologia. Primeiro, pelas ferramentas, pois o software torna possível a otimização de todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede com um CRM personalizado para franquias, por exemplo.
Mas, além disso, investidores sempre estão buscando oportunidades interessantes. Ou seja, franquias com potencial, com processos bem definidos e qualificados. Nesse sentido, podemos considerar que, além da rede possuir um sistema de expansão otimizado que atrai muitas leads, ela chama atenção de forma geral pelo uso de um software qualificado para os processos do cotidiano de uma franquia.
Se você quiser saber mais sobre esses e muitos mais benefícios de um software de gestão, acesse também nosso conteúdo de 10 benefícios incríveis de utilizar esse tipo de software em sua franquia. Não perca!
Como preparar sua franquia para o franchising 4.0?
Se você leu esse artigo e percebeu que sua franquia ainda não se aproveita dos benefícios do franchising 4.0, não se desespere. Afinal, graças à evolução tecnológica, o processo de implantação de novas ferramentas também se facilitou. Empresas já desenvolvem a solução pensando em uma integração fácil e rápida, para que os benefícios comecem a se fazer presentes o quanto antes.
Outro ponto é que atualmente as empresas buscam otimizar a entrega desses serviços. Ao entender as dores dos clientes, fornecem esses planos e soluções flexíveis e organizados conforme a necessidade da sua rede. Por exemplo, o sistema para franquias da Central do Franqueado personaliza planos de acordo com as soluções desejadas e a quantidade de franqueados da rede.
Além disso, também existe um grande suporte por parte dos softwares de gestão. Além da Central do Franqueado ser um sistema muito intuitivo, são oferecidos manuais completos para uso e suporte online constante para qualquer tipo de dúvida.
Por fim, sendo online, plataformas de gestão não possuem custos de instalação. A implementação é rápida e pode ser concluída por completo em poucas semanas. O melhor de tudo? Você pode acessar o sistema onde e quando quiser, porque tudo está disponível via internet.
Redator em Central do Franqueado
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