Food trucks: vantagens e desvantagens para franquias de alimentação
10 min de leitura Andrei Arndt
É perceptível a presença cada vez maior dos food trucks no mercado. A praticidade do formato facilita a inserção de hamburguerias, docerias, cervejarias e de todo tipo de negócio do ramo da alimentação em espaços públicos e privados. Essa é uma ótima oportunidade para expansão de franquias.
O franchising é um formato de gestão vantajoso tanto para proprietários de negócios próprios, quanto para investidores que buscam novas oportunidades para empreender.
Para gestores, é uma maneira funcional de expandir sua empresa a novos mercados. Para aspirantes a empreendedores, é uma possibilidade de administrar um negócio já formatado, com relevância e importância no mercado, sem que haja a necessidade de criar tudo do zero.
Diversas franquias não demandam grandes investimentos ou vasta experiência para viabilizarem sua expansão. Alguns formatos de pontos de venda oferecem praticidade e têm custos de manutenção e funcionamento reduzidos – algo bastante atraente para potenciais novos franqueados. Esse é o caso dos food trucks.
Que tal aprender mais sobre este modelo de negócio? Confira a seguir!
Neste texto você lerá sobre:
- O que é food truck e quando surgiu?
- Vantagens do food truck
- Desvantagens do food truck
- Conferindo se o formato é ideal para mim
O que é food truck e quando surgiu?
Food trucks são veículos que transportam e vendem comida. Certamente você viu em um filme aquela cena em que um caminhão de sorvete passa no bairro e as crianças saem correndo atrás para garantir um picolé. Este é um exemplo tradicional de food truck, mas existem inúmeras variações do formato.
Com o passar dos anos, os caminhões de comida foram se atualizando até se tornaram opções de investimento interessantes para empreendedores, principalmente para aqueles que querem investir com poucos recursos.
Vantagens do food truck
No mundo corporativo existem vantagens e desvantagens para todos os modelos de negócio. Para food trucks, não é diferente. Leia a seguir as principais vantagens e desvantagens de apostar nesta modalidade conhecida como food truck!
Vantagens para franqueadores: expansão facilitada
Presente nas grandes e pequenas cidades do Brasil, a estrutura do food truck (no português literal, “caminhão de comida”) é a queridinha de empreendedores do ramo da alimentação.
O formato supre a busca por um modelo de negócio mais barato, prático de instalar e de grande possibilidade de acesso por parte dos consumidores. Food trucks podem ser inseridos facilmente nos mais diversos espaços e eventos. Logo, para redes de franquias que estão em processo de expansão, a proposta é certeira.
Replicar unidades de franquia através dos food trucks é uma opção rentável para franqueadores. A disposição das lojas pelo uso de caminhões (ou, na verdade, trailers e vans) se tornou bastante comum, pois atrai investidores interessados em franquias de custo baixo de investimento e manutenção.
Vantagens para franqueados: possibilidades variadas de investimento
Não há dúvidas de que um food truck é um investimento mais barato do que um ponto comercial propriamente dito. De fato, optar pelos trucks é não precisar pagar aluguel, nem investir a mais na estrutura de uma loja.
Entretanto, os valores de investimento em food trucks por parte de franqueados variam muito, pois dependem da proposta da empresa. Algumas redes de alimentação demandam um espaço maior de produção e, nesse caso, um carro ou trailer não seriam suficientes para comportar toda a estrutura da unidades.
As possibilidades de investir em food trucks podem variar entre trailers na casa dos R$20 mil, a caminhões na casa dos R$300 mil. Logo, as unidades podem ser tanto microfranquias, quanto franquias convencionais.
Em suma, como já comentamos no início do texto, a principal vantagem do formato dos food trucks para redes de franquias engloba sua possibilidade de fácil replicação e expansão. Isso, devido a três principais fatores:
1. Baixos custos de instalação
Para investidores, isso é um grande atrativo. Empreender nunca foi tão viável, principalmente com a existência de unidades de franquias formatadas em trailers e vans.
Com o modelo, não é preciso pagar aluguel e IPTU, entre outras taxas de locação. Quem se beneficia com isso também é o franqueador, que ao proporcionar uma opção prática para novos gestores vê sua rede expandir.
Além do custo reduzido, o food truck também é preparado para funcionamento em poucos dias. Diferente de uma unidade franqueada que certamente levará alguns meses para atender para ser estruturada e receber clientes.
2. Acessibilidade
Food trucks podem ser inseridos nos mais diversos locais, públicos e privados. Isso torna o negócio mais acessível a consumidores, principalmente durante eventos. Dessa forma, é possível manter a satisfação dos consumidores e mantê-los interessados na marca.
Existem também alternativas para aliar o funcionamento do food truck com o curbside pickup ou o food delivery. Dessa forma, food trucks espalhados pela cidade podem distribuir comida mais rápido para os consumidores, o que torna os produtos mais acessíveis e aumenta o interesse do público.
3. Mobilidade
Por serem literalmente veículos, os trucks são um facilitador para que a empresa alcance novos públicos consumidores.
O formato móvel permite a locomoção do negócio a qualquer localidade, o que para a exposição da marca e renovação dos clientes é algo sempre bem-vindo.
Vamos supor que uma unidade franqueada está localizada a duas quadras de um festival de música que está acontecendo na cidade. Certamente vários food trucks estarão posicionados nas proximidades do evento.
Nesse exemplo, a unidade franqueada provavelmente terá um faturamento abaixo do normal. Por isso, apostar em um food truck é uma forma de acompanhar a movimentação dos consumidores na cidade e estar sempre presente durante acontecimentos relevantes.
É importante, então, que o negócio seja atraente: tanto para potenciais clientes, quanto para eventuais contratantes, organizadores de eventos.
Desvantagens do food truck
A maneira como funcionam, seu espaço para produção e o fato de serem estruturas externas podem fazer dos food trucks opções nem sempre adequadas. Entenda:
1. Manutenção do veículo
Em determinados casos, manter um food truck pode acabar saindo mais caro do que manter uma loja convencional. Afinal, os custos de reparo desse modelo de negócio envolvem não apenas a estrutura da empresa, mas também a manutenção do veículo.
Quanto maior o veículo, maiores serão os gastos. Caminhões que carregam grandes cargas precisam ser reparados com frequência, então caso queira investir em um, esteja pronto para abrir o bolso quando necessário.
Subestimar a manutenção dos veículos pode gerar problemas. Problemas de última hora podem comprometer a presença da marca em eventos. Isso é tanto uma oportunidade perdida, quanto algo que prejudica a imagem da rede.
Também é preciso lembrar que desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, o preço dos combustíveis têm aumentado consideravelmente. Os food trucks, por serem veículos de porte grande e por circularem carregados com bastante peso, apresentam pouca autonomia e, portanto, gastos com combustível serão altos.
2. Permissões para uso
É proibido circular com um food truck livremente pela cidade. Cabe à empresa tomar cuidado com as permissões de utilização de espaços públicos, junto à legislação municipal e aos órgãos de trânsito, como o Departamento de Trânsito (DETRAN).
Seria muito simples locomover um food truck a qualquer lugar. No entanto, existem leis específicas em cada cidade que devem ser respeitadas, as quais devem ser sempre consultadas.
As permissões são concedidas quando a empresa está adequada às normas da Anvisa, que prezam pela produção de alimentos livres de contaminação, em ambientes devidamente higienizados.
Lembre-se que organizar estes documentos que autorizam o funcionamento da franquia, independente de ser food truck ou não, é uma das principais dificuldades que os franqueadores e franqueados enfrentam. Por isso, considere organizar a papelada para evitar problemas no futuro.
3. Dependência climática
Na hora de se preparar para abrir uma franquia, poucos se preocupam com este aspecto. Mas as condições climáticas são um fator determinante para o sucesso de food trucks.
Você pode ter certeza de que em dias de chuva, as vendas serão muito menores. Por isso, o modelo não é interessante para funcionar em qualquer cidade.
Em localidades que costumam sofrer planejamento urbano ineficiente e alagamento, por exemplo, uma chuva forte de alguns minutos pode levar até mesmo a perda total do food truck, o que resultaria em um alto prejuízo para o investidor.
Algumas regiões têm chuvas mais frequentes do que outras. A empresa deve estar ciente disso e analisar se os retornos de um food truck em determinada cidade seriam válidos, tanto para a rede, quanto para os franqueados.
Em dias em que há previsão temporal, é recomendado não circular com o food truck, tampouco abrí-lo. Por funcionar em área externa, o food truck não tem uma estrutura tão segura como lojas convencionais. É fundamental dispor de um local para estacionar o veículo com segurança.
Além disso, antes de estacionar o food truck é preciso pensar nos consumidores. Em que parte da rua será feita a fila? Analisar se há risco de atrapalhar os pedestres ou de até mesmo atrapalhar o trânsito de outros veículos se a aglomeração ao redor do food truck for muito grande.
A qualidade do serviço prestado é uma das responsabilidades do franqueador e do franqueado. Desse modo, é importante pensar de que maneira o food truck contribui para oferecer a melhor experiência para os clientes.
4. Rotina
Por último, o aviso: saiba que se você está pensando em investir em um food truck como franqueado, você irá trabalhar muito.
Nesse formato, o gestor normalmente coloca a mão na massa junto com seus funcionários e trabalha em horários alternativos, como domingos e feriados. Afinal, é nesses dias que grandes eventos acontecem — e é nesses momentos que a unidade faturará mais.
Como saber se o food truck é uma boa opção de investimento?
Há quem pense que os food trucks e a “comida gourmetizada” não passam de uma moda com prazo de validade. A sazonalidade do funcionamento de lojas no formato também pode ser um fator desanimador, tanto para franqueadores, quanto para franqueados.
Em algumas localidades, os food trucks acabam funcionando só em determinadas épocas do ano, por exemplo. Portanto, o planejamento de expansão através do formato possui ainda mais importância do que um plano feito com pontos comerciais convencionais.
Não esqueça de fazer a análise de franqueabilidade de seu negócio pela estrutura de food trucks.
Da mesma forma, investidores embarcam neste mercado não considerando suas desvantagens. Por isso, seja no momento de iniciar um negócio no ramo da alimentação, ou de transformá-lo em rede de franquias, vale lembrar:
- O franqueador, ao traçar o plano de expansão da rede, determina objetivos e metas a serem alcançadas. A partir disso, é possível calcular se o retorno do formato em food trucks pelos royalties e taxas pagos pelos franqueados seria ideal para o crescimento da empresa;
- O investidor analisa qual franquia é a mais adequada para a sua expectativa de retorno de lucro. Além disso, é importante escolher uma marca que contemple as suas habilidades profissionais, tanto de gestão, quanto de produção.
Independente do seu tipo de investidor, os food trucks, em alguns casos, podem não ser o melhor caminho e podem gerar frustração para os empreendedores. E aí, infelizmente, o barato pode acabar saindo caro.
Se você ainda está indeciso sobre modalidades de investimento, saiba que as redes estão em um crescimento exponencial e, inclusive, já recuperaram os prejuízos em razão da pandemia de coronavírus.
A Central do Franqueado sabe que escolher uma rede de franquias para investir é tarefa difícil. Por isso, desenvolvemos o Portal de Franquias. Nele, você vai conhecer as franquias mais rentáveis e relevantes no franchising.
Você também terá acesso às informações de investimento e de retorno de cada uma das franquias. O que está esperando? Acesse o Portal de Franquias, conheça as melhores marcas do franchising e realize o seu sonho de ter um negócio próprio!
Redator em Central do Franqueado
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