Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Franchising

Feiras de franquias 2022: confira os principais eventos do franchising para participar

8 min de leitura Filipe Pacheco


 

Demonstração feira de franquias

No mundo dos negócios, feiras e eventos são muito prestigiados. Esse tipo de ação é quase que uma tradição para empreendedores, investidores e representantes de grandes marcas. 

Por isso, todos os anos, o mercado brasileiro do franchising promove grandes feiras que oferecem diversas oportunidades de negócio, atraem investidores e formam novos empreendedores. Esses eventos movimentam o mercado, atraindo mais pessoas para o segmento e aumentando sua importância na economia. 

Devido à pandemia causada pela Covid-19, a maioria destes eventos tiveram que ser cancelados ou adaptados para o ambiente digital nos últimos dois anos. Com a promoção de eventos no formato online, foram realizadas algumas feiras virtuais de franquias, de forma que os eventos não fossem totalmente paralisados e o mercado pudesse continuar sendo fomentado de alguma forma. 

No entanto, com o cenário se alterando e a pandemia sendo melhor controlada com o avanço da vacinação, o otimismo passa a tomar conta dos empreendedores novamente. E, com os eventos presenciais retornando, as feiras de franquias no Brasil já têm suas datas marcadas. 

Por isso, trazemos mais um ano este conteúdo com os principais eventos do franchising em 2022. Confira e fique por dentro das melhores oportunidades para sua franquia e para você, empreendedor, de encontrar novas oportunidades. 

Por que participar de Feiras de Franquias?

O objetivo das feiras de franquias é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em ter o seu próprio negócio, se tornarnando franqueados daquela marca. É uma ótima oportunidade para o empreendedor que busca o crescimento e a expansão seu negócio

Afinal de contas, o franchising é uma das melhores formas de fazer com que sua marca penetre em outros mercados.

Nas feiras de franquias, os eventuais interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Os investidores também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e formas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras de franquias.

A presença na feira e o contato com as marcas dão mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa. 

Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Certamente vale colocar na agenda!

Confira abaixo as principais feiras de franquias no Brasil para o ano de 2022 e se programe para marcar presença da mais próxima a você. 

Feiras de franquias da ABF

Evento Data | Local
IFA Convention 2022 22 de fevereiro a 3 de março | San Diego e Los Angeles
Multiunit Franchising Conference 27 de março a 2 de abril | Las Vegas
Prêmio ABF Destaque e Selo de Excelência em Franchising 29 de abril | World Trade Center São Paulo
Franchising Week 20 a 24 de junho | Híbrido
ABF Franchising Expo 22 a 25 de junho | Expo Center Norte
20ª Convenção ABF do Franchising 19 a 23 de outubro | Comandatuba – Bahia

A sua feira mais importante, a ABF Franchising Expo, reúne cerca de 400 marcas durante seus três dias de funcionamento. Neste evento, há premiações, palestras, entre outras atividades voltadas para o empreendedorismo em franquias. O evento atrai em suas edições cerca de 66 mil empreendedores. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a responsável pelos maiores eventos relacionados ao mercado de franquias no Brasil. Anualmente, suas feiras de franquias geram diversos negócios e ajudam a criar uma rede de networking valiosa para o mercado. 

Na edição de 2022, a Franchising Expo terá diversas atrações, sendo algumas delas:

  • Arena do Conhecimento: neste espaço acontecem diversas palestras sobre temas relacionados ao mercado de franquias com especialistas em franchising. Com 4 espaços disponíveis para apresentação simultâneas, os participantes podem aprender tudo o que é essencial para quem se interessa em ingressar no mercado;
  • Boulevard de Microfranquias: voltado para negócios com menor capital de investimento, junta mais de 40 redes com este modelo de negócio. São oportunidades para investidores com capital menor, tendo seu teto máximo de R$ 105 mil;
  • Área Montando Minha Franquia: espaço que reúne fornecedores especializados no mercado de franquias, trazendo diversos tipos de produtos e serviços para redes de franquias, como ferramentas, sistemas, serviços e etc;
  • LAB ABF by Oasis LAB: aqui ocorre o movimento de inovação do franchising. Este espaço reúne diversas startups, com objetivo de gerar ideias e projetos, de forma que surjam novas soluções e tecnologias para franqueadores e franqueados.

Além dos espaços com atrações na exposição, o evento ainda terá mais duas premiações: Prêmio Estande Sutentável e Prêmio Design de Estande. Com base em alguns critérios baseados em práticas de responsabilidade socioambiental, a ABF reconhece e premia quatro marcas expositoras e suas montadoras que aplicaram princípios de sustentabilidade em seus estandes no evento. Além disso, o Prêmio Design de Estande premia as franquias com melhores estandes para exposição na feira.

Se você deseja expor sua rede, acesse e se inscreva

Sendo assim, a ABF Franchising Week é uma semana de muita inovação, networking e geração de negócios. Um prato cheio para quem está inserido no mercado, busca atrair investidores e para aqueles que sonham em abrir seu negócio. 

Central do Franqueado na ABF Expo Franchising

Na edição de 2022 que ocorre entre os dias 22 a 25 de junho, os especialistas da Central do Franqueado estarão participando da feira de franquias da ABF com um estande para demonstração da nossa solução. Trata-se de um software para franquias desenvolvido para centralizar a gestão de uma rede e qualificar o processo de expansão de franquias.

A ferramenta foca nos três pilares do franchising: engajamento, padronização e expansão. Cada pilar possui soluções, como CRM para acompanhamento de expansão, gestão de projetos em implantações de unidades, gestão de compras, suporte ao franqueado, padronização e identidade da marca e etc.

Quer conhecer mais sobre a ferramenta durante a ABF Franchising Expo? Clique no link abaixo e se inscreva para agendar uma reunião com nossos especialistas.

>> Central do Franqueado na ABF Franchising Expo <<

Franchise 4u

A feira de franquias Franchise 4u se apresenta com uma abordagem de ser uma exposição de baixo custo para as franqueadoras e gratuita para investidores, de forma que conecte diretamente empreendedores interessados em determinadas franquias com seus respectivos franqueadores. O participante agenda previamente uma reunião as marcas que gostaria de conhecer e a feira realiza a conexão. Conheça abaixo as datas e as cidades pela qual a Franchise 4u estará passando.

Cidade Data
São Paulo 27 de janeiro
Fortaleza 17 de fevereiro
Curitiba 10 de março
Goiania 7 de abril
Belo Horizonte 5 de maio
Florianópolis 26 de maio
Salvador 9 de junho
Brasília 7 de julho
Recife 28 de julho
Campo Grande 18 de agosto
Rio de Janeiro 15 de setembro
Vitória 6 de outubro
Campinas 27 de outubro
Porto Alegre 17 de novembro
Natal 1 de dezembro

Outras feiras de franquias e negócios

Evento Data | Local
Planet Franchising 9 de fevereiro | Club Homs – São Paulo
Franchise Show Centro Oeste 22 de outubro | Centro de Convenções – Goiania
Expo Franquias Nordeste 24 a 26 de março | RioMar Shopping – Recife
Anufood Brazil  12 a 14 de abril | São Paulo Expo
Feira da Franquia 22 a 24 de julho | Porto Alegre
Feira da Franquia 11 a 13 de julho | Salvador

Além das feiras voltadas especificamente para franquias, também há aquelas que compreendem outros mercados, inclusive o franchising. Nesses eventos, além de haver o contato com o mercado de franquias, é possível ter experiências de outros setores e obter insights que podem ser trazidos para o franchising. 

Outra grande feira de franquias do Brasil é a Expo Franquias Nordeste. O evento leva o universo do franchising para a região, conectando redes e empreendedores em busca de oportunidades de negócio. Este é o único evento da região Norte e Nordeste que possui apoio da Associação Brasileira de Franchising. Além disso, o evento terá modelos de estante all inclusive para expositores, incluindo áreas + taxas + montagem. 

A Planet Franchise e Franchise Show são outras duas feiras que possuem um menor porte, com relação àquelas promovidas pela ABF, mas que têm sua importância para o mercado, principalmente a Franchise Show que é realizada no Centro-Oeste.

Um outro evento que será realizado no ano que vem e é muito valioso para franquias de alimentação é o Anufood Brazil, feira exclusiva de alimentos e bebidas, focando na promoção de negócios no setor de alimentação e geração de ideias e inovação. O evento busca impulsionar e estudar as principais tendências globais para o setor. Portanto, ter uma franquia de alimentação e participar do evento é buscar oportunidades para crescer com o negócio.

A Feira da Franquia é mais recente, sendo planejada para ser um espaço democrático, onde todas as franqueadoras independente do porte e do tempo de mercado, possam expor e apresentar seus modelos de negócio. Segundo o site da feira, o objetivo é oferecer às redes de franquias oportunidades de expandir sua marca em regiões importantes do nosso país, sem a necessidade de alto investimento como nas feiras tradicionais.

O que é franchising?

De uma forma simples e resumida, o franchising nada mais é do que a concessão fornecida por um franqueador para que o franqueado possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem-sucedido de negócio. Este modelo pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. Ele conta com diversos segmentos e tem como diferencial a padronização de processos e de produtos.

Os direitos de uso da marca e de operacionalização são fornecidos mediante o pagamento de um valor inicial, a taxa de franquia, além de outras eventuais cobranças periódicas — geralmente mensais —, como os royalties, por exemplo. Todas estas informações que dizem respeito a investimentos e cobranças devem estar dispostas em um contrato chamado COF (Circular de Oferta de Franquia).

Se você quer continuar se preparando para o mercado neste próximo ano, continue navegando em nossos conteúdos e confira as principais tendências do franchising em 2022

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Franchising