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As 7 principais dificuldades de uma rede de franquias e como contorná-las

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Franchising

10 min de leitura Carlos Griebler

Está interessado em saber mais sobre como funciona o modelo de franchising? Pois saiba que, apesar de ser considerado um porto seguro para investidores, existem dificuldades na gestão de uma rede de franquias. Porém, assim como em qualquer tipo de negócio, alternativas e soluções são buscadas diariamente para qualificar os processos internos.

Neste conteúdo, separamos as 7 principais dificuldades que todo franqueador e franqueado deve se deparar em alguma hora durante sua vida como empreendedor no franchising. Além disso, contextualizamos o modelo de franquias para aqueles que estão começando a se aprofundar sobre essa oportunidade!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o modelo de franquias?

Antes de conhecer as principais dificuldades enfrentadas por redes de franquias, precisamos entender o conceito no qual esse modelo é baseado. Afinal, para problemas em comum serem notados, deve existir esse padrão de negócios que busque uma qualificação em comum. Nesse caso, o franchising.

Para simplificar, o franchising é uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e seus direitos de distribuição. Dessa forma, existe uma concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado). Com isso, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.  

Como exemplos de redes de franquias de sucesso, podemos citar o Cuattro RH, Maria Açaí, entre outras. Além de outras que sempre vem à mente quando pensamos em franchising, como o Subway ou o McDonald’s, franquias que você com certeza já se deparou em algum shopping ou estabelecimento comercial. Percebeu como funcionam da mesma maneira e qualidade independente da região ou responsável pela unidade? Esse é o modelo de franquias na prática!

Porém, para isso acontecer existe uma série de processos. Desde o processo de formatação do negócio para transformá-lo em uma franquia, passando pelo processo de entrevistas e detalhes contratuais com interessados até o suporte obrigatório que a franqueadora deve prestar. Como garantir que isso ocorra sem problemas? Entendendo as dificuldades comuns do franchising e encontrando formas de contorná-las!

Por isso, a Central do Franqueado preparou este guia. Continue lendo para conhecer as 7 principais dificuldades enfrentadas por franqueadores e franqueados e as principais soluções encontradas pelos maiores cases de sucesso do mercado. Confira!

7 principais dificuldades de uma rede de franquias

1. Organizar os arquivos da rede

Promover treinamentos, manuais e suporte é uma das principais responsabilidades da franqueadora ao ceder sua marca a um franqueado. Nesse processo, durante a disponibilização desses materiais a toda uma cadeia de unidades, existe um problema recorrente: todos os documentos precisam ser entregues de forma clara, organizada e de fácil acesso para seus franqueados.

Já imaginou a dificuldade de enviar o preparo de um novo produto da rede para todos os seus franqueados? Esse é só um exemplo de uma luta constante no dia a dia de franqueadoras que precisam auxiliar seus franqueados com documentos.

Antes da era digital, um conteúdo desenvolvido para o treinamento dos franqueados era enviado por correspondência, o que incluía custos de transporte, problemas com extravio e até mesmo o atraso na entrega. Porém, com o avanço das tecnologias digitais, qualquer tipo de arquivo pode ser disponibilizado digitalmente para os franqueados, o que contribui para economizar tempo e dinheiro.

Além disso, os arquivos precisam estar armazenados em um servidor seguro e estável para que possam ser acessados de qualquer lugar do mundo. Uma das melhore alternativas para isso é fazer o uso do armazenamento em nuvem. A partir desta tecnologia, todos os franqueados podem acessar os arquivos disponibilizados pelo franqueador.

Felizmente, hoje em dia existem softwares que visam qualificar esse processo de gestão de documentos através da tecnologia. Estas plataformas promovem a otimização de inclusões e atualizações de materiais, suporte a todos os tipos de documentos e o melhor: a qualquer hora e lugar. 

A solução Arquivos da sua Central de unificação é um ótimo exemplo, onde você pode organizar e salvar todos os documentos da sua rede em um local seguro e confiável para acesso dos seus franqueados. Não deixe de conhecer!

2. Comunicação com franqueados

Um dos princípios do franchising é a possibilidade de uma mesma marca possuir lojas em diversos lugares, até mesmo em outros países. Porém, para esse processo acontecer da melhor forma, é necessário que esse franqueador consiga se comunicar de forma clara com seus franqueados, alinhando estratégias e possibilitando o sucesso da rede como um todo.

Porém, muitas vezes isso não acontece, estabelecendo a comunicação com franqueados como uma das grandes dificuldades do mercado de franquias. Saiba que o franchising não existe sem confiança, muito diálogo e, principalmente, um trabalho de cooperação saudável entre franqueador e franqueado. Por isso, é importante encontrar a melhor maneira de criar esse contato de forma contínua.

A melhor solução? Uma Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)! Criando um canal de comunicação digital com seus franqueados, você poderá se comunicar independentemente da região em que ambos se encontrem. É uma das maravilhas da era digital em jogo, trazendo uma plataforma que otimiza a relação entre franqueador e franqueado.

3. Prestar um bom suporte

Ainda nesse sentido, o suporte é outra das principais responsabilidades do franqueador. E, infelizmente, a falta dele é a causa da maior parte dos problemas internos de uma franquia — a cada 100 processos que põe em lados opostos franqueadores e franqueados, 30 estão relacionados à falta de suporte por parte dos gestores da marca.  

Isso acontece pois muitos franqueadores acabam deixando esse processo de lado e criando uma insatisfação com seus franqueados. A melhor alternativa é a mais óbvia: se fazer presente, principalmente de forma digital. O suporte online é considerado uma das melhores formas de auxiliar seus franqueados, diminuindo a necessidade de se dirigir pessoalmente até todas as unidades franqueadas.

Porém, é importante lembrar que a prestação de suporte a distância não deve ser colocada em segundo plano. Por exemplo, muitos franqueadores usam aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram, para prestar suporte aos franqueados. Mas estes aplicativos, por serem construídos para troca de mensagens casuais do dia a dia, acabam causando alguns problemas de comunicação entre franqueador e franqueado.

É comum que mensagens se percam ou que não sejam entregues. Também, documentos importantes podem ficar esquecidos em conversas ou grupos. O armazenamento também é comprometido dependendo do tamanho e do tipo de arquivo compartilhado. Por isso, o franqueador precisa ficar atento às tecnologias desenvolvidas especialmente para o franchising. Quer conhecer uma solução para destravar a comunicação na sua rede? Continue lendo!

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4. Desenvolver o marketing da rede

Aqui precisamos considerar duas questões. A primeira é o marketing propriamente dito, a partir do fundo de propaganda que todos os franqueados geralmente pagam mensalmente. Ele precisa ser bem feito, afinal, a franqueadora está recebendo para realizar uma boa divulgação. A segunda é padronização dessa publicidade, pois não queremos uma marca dividida e que não vai se fixar no imaginário do público-alvo.

O problema é: um bom marketing demanda tempo, dinheiro e as ferramentas certas. O tempo e o dinheiro podem ser facilitados com o uso de templates, artes editáveis que estarão dentro do padrão de qualidade da marca. Quanto à ferramenta certa, você pode utilizar a solução voltada especificamente para centralizar o Marketing da sua rede de franquias!

Ela é perfeita para quem deseja integrar o marketing da franquia e garantir uma identidade visual padronizada para toda a rede. Seus franqueados terão em mãos uma ferramenta para criação de materiais visuais, aprovações, envio de modelos editáveis e muito mais!

5. Promover a qualidade

Não é só o marketing que precisa ser da mesma qualidade por toda a cadeia de unidades. Os produtos, ambientes e atendimento também. Para essa difícil missão, temos os treinamentos, checklists, homologação de fornecedores e auditorias que facilitam a busca pela perfeição nos processos da rede.

O motivo da padronização ser um pilar essencial para o triunfo e expansão da rede e uma batalha diária é o fato do modelo de franquias se basear em replicar metodologias e processos de sucesso comprovados. Por isso, constantemente surgem soluções como as citadas acima. 

Manter a padronização e a qualidade é fundamental para alcançar o sucesso em uma rede de franquias. Se um consumidor entra em uma unidade franqueada e encontra um produto ou serviço que fica abaixo das suas expectativas, as chances dele compartilhar comentários negativos sobre a rede de franquias são altas.

Por isso, uma das maiores dificuldades dos franqueadores é manter o monitoramento da padronização e da qualidade em todas as unidades franqueadas.

Nós sabemos muito bem que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, surgem ferramentas como os checklists online, que podem ser usados desde a fase de implantação até consultorias de campo para garantir a manutenção e padronização de sua franquia.

6. Atrair interessados para expandir

Quando falamos em dificuldades em franquias, geralmente a primeira coisa que nos vem à mente é a busca pela expansão, mais especificamente o processo de atrair e encantar potenciais franqueados

O mercado de franquias continua em um bom ritmo de crescimento. Ou seja, interessados não faltam, mas existe a árdua missão de encontrar a melhor maneira de atingir e atrair esse público. Marketing de conteúdo, site próprio, assessoria de imprensa e anúncios pagos são exemplos de estratégias utilizadas nesse momento.

Vale lembrar que muitos franqueadores encontram dificuldades em atrair novos franqueados porque não definiram um o perfil de investidor da rede de franquias. É importante que a rede saiba que tipo de investidor está procurando. A partir desta informação, fica mais fácil desenvolver estratégias para expandir a rede.

Se o franqueador está buscando um tipo de investidor com pouca experiência em gestão de negócios, por exemplo, é importante que a prestação de suporte e os treinamentos sejam apresentados para todos aqueles que entrarem em contato com a rede para saberem mais informações sobre como investir. Neste caso, o investidor vai se sentir mais à vontade para tomar a decisão de fechar negócio porque sabe que o franqueador vai ser um companheiro para enfrentar as dificuldades e desafios do mercado de franquias.

7. Gestão de projetos

Em redes de franquias, todo e qualquer projeto tem um grau de complexidade maior do que o normal. Devido à quantidade de envolvidos e eventuais repercussões das novidades por toda a rede, se faz necessário um planejamento ainda mais detalhado e complexo de todos os passos durante a execução de um projeto. 

Para isso ocorrer da melhor forma, é aconselhado o uso de um gerenciador de projetos. Um gerenciador de projetos busca fomentar digitalmente o planejamento, organização e gestão de um conjunto de recursos para atingir o objetivo desejado para um projeto. 

Além disso, um gerenciador de projetos vai contribuir para a solução de problemas em uma rede de franquias. Por exemplo, podem aparecer alguns problemas durante a construção de uma unidade franqueada. Por meio de uma boa gestão de projetos, uma estratégia de mitigação de riscos vai estar sempre à disposição para ser usada caso necessário. Em outras palavras, a mitigação de riscos na gestão de projetos é uma alternativa para reduzir ou aliviar o impacto negativo de potenciais ameaças.

Conclusão

Viu como até mesmo dificuldades importantes podem ter uma solução com o devido planejamento? É por essas e outras que o franchising se estabelece cada vez mais como uma ótima opção de investimento para quem procura um modelo confiável.

A gente da Central conhece as dificuldades enfrentadas pelos franqueadores. Por isso, desenvolvemos a Central de unificação. Que tal usar a tecnologia para simplificar a gestão da sua rede? A Central conecta, aproxima e descomplica a gestão do seu negócio.  Solicite uma demonstração e conheça a sua mais nova Central de unificação!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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