Curbside Pickup: aprenda o que é e como aplicar na sua rede de franquias
4 min de leitura Andrei Arndt
O curbside pickup é uma alternativa para continuar vendendo e uma opção segura para manter as medidas de distanciamento. Afinal, as medidas de isolamento social durante a pandemia exigiram soluções inovadoras por parte dos empreendedores.
Você vai ver:
- O que é Curbside Pickup?
- Como funciona o Curbside Pickup?
- Quais os benefícios de aplicar o Curbside Pickup na sua rede de franquias?
O que é Curbside Pickup?
Diferente de um pedido on-line tradicional, no Curbside Pickup os clientes compram pela internet e retiram o produto no local indicado pelo vendedor. O termo inglês significa coleta na calçada e é uma alternativa prática para o comprador retirar o produto sem precisar descer do carro.
A origem do Curbside Pickup remete à década de 1920, quando restaurantes drive-in entregavam o lanche ao motorista no estacionamento. Um século depois, o Curbside Pickup ressurge como uma solução logística para empreendedores.
Como funciona o Curbside Pickup?
Provavelmente ao comprar um produto pela internet você se deparou com a opção retirada no local ou takeaway. Saiba que é muito semelhante ao Curbside Pickup. No entanto, a diferença é que no Curbside Pickup o comprador não precisa descer do carro, ir para a fila da loja e, por fim, retirar o produto.
Você deve estar se perguntando como isso funciona na prática. É simples: o primeiro passo é esperar o cliente finalizar a compra pela internet para você receber as informações detalhadas sobre o pedido. O próximo passo é preparar o pedido conforme a demanda do cliente. Cabe a você fornecer informações adicionais, por exemplo, o contato para um aplicativo de mensagens para que o cliente avise quando estiver no local.
Assim que o comprador chegar no local, quanto mais rápido o pedido for entregue, melhor. Para isso, você pode escalar um colaborador para ficar de prontidão ou pedir que o cliente vá até à loja. Nesse último caso, a retirada do produto fica mais semelhante ao modelo de retirada no local ou takeaway
Quais os benefícios de aplicar o Curbside Pickup na sua rede de franquias?
Oferecer o Curbside Pickup aos clientes é garantir uma entrega segura em tempos de pandemia. Mas não só isso, confira a seguir alguns benefícios de implementar essa modalidade na sua rede de franquias.
Agilidade
O aumento dos pedidos delivery e a crescente demanda por instantaneidade no mercado tornam o Curbside Pickup atraente para os consumidores. No começo, o e-commerce proporcionou o envio e a entrega do pedido em alguns dias. Nos últimos anos, os produtos passaram a ser entregues no mesmo dia.
Atualmente, o consumidor deseja receber o pedido o mais rápido o possível. Por isso, ao oferecer a facilidade na sua rede, você aumenta a vantagem competitiva e se destaca entre os concorrentes.
Entrega garantida
É comum que alguns compradores que trabalham o dia inteiro não estejam em casa durante a tentativa de entrega. Por isso, oferecer o Curbside Pickup é se adequar a rotina dos seus clientes e expandir o público-alvo
Maior satisfação do cliente
Entre todas as mudanças causadas pela transformação digital, uma coisa é certa: ninguém gosta de perder tempo em filas. Aplicar o Curbside Pickup na sua rede de franquias significa uma jornada de compra menos estressante para o cliente.
Não é à toa que os aplicativos de banco são amplamente utilizados. Eles melhoraram consideravelmente a experiência de perder duas horas ou mais na fila da agência bancária para resolver um problema simples.
Vale lembrar também as dificuldades de determinados públicos. Por exemplo, os idosos. Receber o produto diretamente no carro, sem precisar descer, estacionar e ficar numa fila, melhora muito a experiência e com certeza vai fidelizá-los.
Para franquias de alimentação, adotar a modalidade é um diferencial que garante que o alimento chegará inteiro. Se você vende bolos por aplicativos de terceiros, por exemplo, existe a possibilidade do entregador não ter o devido cuidado com o item, resultando em uma péssima experiência para o cliente que vai receber a compra danificada.
Menores taxas de entrega
Reduzir os custos é sempre interessante para um empreendimento. Menores taxas de entrega para você e para o seu cliente são fundamentais para maximizar os lucros. Mais uma vantagem é que o cliente pode analisar o pedido antes de levar para casa. Nesse sentido, o índice de devolução é reduzido, o que diminui os gastos para retornar o pedido.
Reduz o contato do colaborador com o cliente
Cuidar dos seus colaboradores é muito importante, não é mesmo? Por isso, em tempos de pandemia, aderir ao Curbside Pickup já faz parte do novo normal e é uma maneira de reduzir o contato do colaborador com o cliente e garantir uma experiência de compra mais segura e confortável para os dois lados.
Em uma pesquisa recente da National Retail Federation, a maior associação comercial do mundo, foi revelado que 90% dos consumidores que experimentaram o Curbside Pickup acharam o serviço proveitoso, o que comprova a existência da possibilidade deles continuarem usando o serviço mesmo após a pandemia.
Modelos de negócio estão surgindo e se aperfeiçoando todos os dias. Mas, durante a pandemia as exigências de inovação são maiores. O Curbside Pickup pode ser a solução para alavancar as vendas das unidades de franquia.
Não esqueça de conferir nosso conteúdo sobre as tendências do mercado de Food Delivery para 2022.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Mercado de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à