Quais os principais comprometimentos do franchising?
7 min de leitura Carlos Griebler
O franchising é um acordo composto de responsabilidades, burocracias e, principalmente, comprometimentos. A partir do momento em que o contrato de franquia é assinado, cada lado — franqueadora e franqueado — se comprometem a uma série de obrigações para garantir o sucesso dessa parceria.
Porém, muitas vezes este acordo acaba não sendo cumprido por algum dos lados. Seja por inexperiência, desinformação ou irresponsabilidade, o fato é que esse tipo de ruído pode comprometer não só a relação, mas também a qualidade da rede. Por isso, esse conteúdo vai ajudar franqueadores e franqueados a entenderem a importância e conhecerem os principais comprometimentos do franchising.
Neste conteúdo você lerá sobre:
- O que é o modelo de franchising?
- Quais os principais comprometimentos do franchising?
- Extra: a solução da Central do Franqueado
O que é o modelo de franchising?
Antes de conhecer os comprometimentos do franchising, é importante entender o funcionamento por trás do modelo de franquias. Basicamente, o franchising é uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, infraestrutura, know-how e direitos de distribuição. Ou seja, a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio (franquia).
Bom, até essa parte muitos já sabem. Porém, as questões burocráticas que fazem o modelo funcionar tão bem acabam esquecidas, gerando problemas tanto ao franqueador quanto ao franqueado. Afinal, há uma Lei de Franquias em vigor, que define os comprometimentos de cada parte e o não cumprimento dela pode acarretar até mesmo no cancelamento do acordo.
Todos os comprometimentos que veremos a seguir, devem seguir a lei e estarem presentes na COF (Circular de Oferta de Franquia), documento que deve ser entregue aos possíveis franqueados no mínimo dez dias antes da assinatura do eventual contrato de adesão, para informar sobre obrigações, riscos, fornecimento de suporte, além de questões relacionadas ao funcionamento do negócio. Caso contrário, o acordo entre as partes não tem validade.
Agora que você já começou a conhecer o franchising e seus envolvidos, é hora de conhecer todos os principais comprometimentos que garantem o funcionamento de uma franquia. Confira!
Quais os principais comprometimentos do franchising?
Antes de adentrar aos comprometimentos de fato, há uma última coisa a ser esclarecida. Nos papéis de franqueador e franqueado, cada um possui responsabilidades únicas, porém não independentes. Uma rede qualificada deve estar em dia com os comprometimentos de ambas as partes, pois se apenas uma cumprir seu lado do acordo, haverá sérios problemas.
Comprometimentos do Franqueador
Agora que você já sabe o que é um franqueador, é importante entender a fundo o que ele deve oferecer aos seus franqueados para garantir o sucesso da rede como um todo e de cada uma das unidades.
Franquear é assumir uma grande responsabilidade. Esse compromisso não é apenas atuar como gestor, mas também, como um profissional exemplar para os franqueados de suas unidades. O bom franqueador é aquele que transpassa sua visão a todos os franqueados, convencendo-os a vestir a camisa da rede.
Entre os principais comprometimentos de um franqueador, podemos citar:
Formatar a franquia
Obviamente, antes de ter franqueados, é preciso formatar a franquia. Mas, além de formatar, é preciso garantir que esse processo seja feito com qualidade. Análise de franqueabilidade, verificação e homologação de processos de produção e distribuição são apenas algumas das ações a serem tomadas nesse momento.
Antes de mais nada, é importante entender a fundo todos os processos para a excelência almejada quando se decide conceder sua marca a interessados.
Filtrar os candidatos ideais
É quase impossível encontrar franqueados iguais a você. Porém, algumas ações são possíveis na “hora H” de uma franquia, a seleção e recrutamento de franqueados. Para garantir excelência na relação futura entre a franqueadora e seus franqueados, existem filtros onde os candidatos que avançam no processo estão alinhados com a missão e os objetivos da franquia.
Oferecer treinamentos e capacitação
Como o modelo do franchising funciona através da replicação de um negócio em outra região, essa nova unidade deve entender como os processos da rede funcionam. Para isso, existem os chamados programas de treinamento.
Eles são uma dos principais comprometimentos que o franqueador concorda ao ceder sua marca através da Lei de Franquias. Entre as diversas as metodologias para garantir a excelência nesse processo, temos o treinamento básico para franquias, manuais de operação e reuniões periódicas.
Prestar bom suporte ao franqueado
Quando um franqueado adquire a licença para operar uma franquia, ele está comprando todo o projeto e experiência de ser um franqueado. Nesse pacote, está o suporte ao franqueado. Além de ser comum o investidor ingressar no modelo de negócio com pouca experiência de empreendedorismo, prestar um suporte de qualidade ao franqueado é uma obrigação e garante sua satisfação.
Porém, esse talvez seja o ponto onde existe a maior falta de comprometimento, pois são muitas as redes que não oferecem um bom suporte às suas unidades. De cada 100 processos que põe em lados opostos franqueadores e franqueados, 30 estão relacionados à falta de suporte por parte dos gestores da marca.
Bom uso do fundo de propaganda
Uma das principais taxas que existem hoje no franchising é o fundo de propaganda. Então, se torna uma responsabilidade da franqueadora reunir e administrar o fundo de investimento que irá cobrir as despesas das melhores ações de publicidade possíveis para a rede. Por isso, não é apenas comprometimento do franqueado realizar o pagamento mensal da taxa, mas do franqueador fazer bom uso do valor.
Comprometimentos do Franqueado
Também já vimos um pouco das funções do franqueado, ele é um investidor, muitas vezes inexperiente, que adquiriu os direitos para utilizar uma marca de sucesso comprovado. Da mesma forma que o franqueador, ele também possui comprometimentos. Confira!
Colaborar para o relacionamento
Como vimos anteriormente, a sintonia entre franqueadora e franqueado é essencial para o sucesso da rede de franquias. Por isso, como retorno aos esforços do franqueador, é papel do franqueado contribuir para um bom relacionamento na rede de franquias. É necessário clareza e objetividade em uma relação onde ruídos podem comprometer a continuidade desse relacionamento.
Estruturação da unidade
Claro que você pode ter auxílio da franqueadora na hora de implantar a sua nova unidade, mas o comprometimento em manter tudo em ordem é seu. Por exemplo, a escolha do ponto comercial e sua estrutura. Tudo deve seguir os padrões visuais e de qualidade acordados com a rede, e é sua responsabilidade garantir isso.
Cumprir o contrato
A partir do momento que o franqueado assina o contrato de franquia, ele se compromete a uma série de condições de forma geral. Taxas, royalties, questões de comunicação, relacionamento e qualidade. Tudo precisa ser cumprido à risca para garantir a tão comentada relação saudável dentro da rede.
Manter padrões
Deixamos bastante claro que redes de franquias se formam a partir da replicação de um negócio em novas unidades. Isso só é viável a partir do princípio básico do franchising: a padronização, tanto de processos quanto de qualidade.
Através dela, franqueados exercem suas funções, respeitando parâmetros de qualidade e normas de gestão, garantindo assim, a manutenção e qualificação da marca no mercado.
Extra: a solução da Central do Franqueado
O franchising é um trabalho em equipe. O comprometimento de todos os envolvidos na rede é essencial para a rede funcionar de forma adequada e crescer no competitivo mercado em que vivemos. Felizmente, a tecnologia hoje proporciona ferramentas antes inimagináveis da administração de uma franquia, facilitando todas essas questões que citamos acima, desde a padronização até o suporte.
Nesse sentido, te apresentamos o sistema para franquias da Central do Franqueado. Pensando em todos esses problemas e oportunidades que o franchising apresenta, desenvolvemos um software para franquias criado especialmente para facilitar a gestão da sua rede.
Atualmente, nossos módulos estão divididos em três soluções principais:
- Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação com seus franqueados e gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
- Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
- Expansão: principal objetivo do franqueado, oferecemos a captura de leads através de um portal de franquias, controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.
Quando falamos de comprometimentos, podemos destacar especificamente o módulo ‘CAF’, que vai ajudar a pôr em prática todas as questões relacionadas a comunicação, relacionamentos e engajamento presentes no modelo de franquias.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de demonstrar gratuitamente nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!
Redator em Central do Franqueado
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