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Como abrir uma franquia? O guia completo para empreender no franchising

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Franchising

17 min de leitura Dario Ruschel

Você, como empreendedor, já se perguntou como abrir uma franquia? Com a busca pelo próprio negócio em alta, cada vez mais pessoas desejam sair do emprego formal como funcionário para começar a gerir um empreendimento. Dessa forma, o empreendedorismo tem crescido constantemente no Brasil e no mundo.

Grande parte desses interessados acabam encontrando no franchising uma opção viável de investimento. Assim, a busca por franquias também cresce e se destaca em meio às oportunidades de negócio disponíveis na economia, principalmente após o franchising ter mostrado que mesmo em tempos de crise ele é um empreendimento estável. 

Além disso, franquias são atrativas a empreendedores de primeira viagem, que mesmo não tendo um alto capital de investimento querem empreender e àqueles que não possuem experiência com gestão e administração de negócios. 

Portanto, neste passo a passo iremos detalhar como abrir uma franquia e o que você deve fazer para empreender no franchising. Confira e esteja preparado na hora de fechar o negócio com a marca que você escolher! 

1. Avalie o seu perfil empreendedor

Uma das primeiras coisas a se fazer antes de abrir uma franquia é avaliar o seu perfil. Isto significa avaliar as opções do mercado, segmentos e suas características e comparar com seus objetivos como investidor. 

É preciso analisar a disposição: você pretende trabalhar aos fins de semana? Possui experiência com gestão de negócios? Prefere um trabalho mais ativo na atividade da franquia ou apenas gerenciar? Isto tudo deve ser levado em consideração para investir em uma franquia que esteja alinhada com as suas preferências. 

Entender o seu perfil de investidor é importante porque as redes de franquia apresentam várias modalidades de investimento. Além disso, as opções de investimento estão cada vez mais diversificadas. Nos últimos anos, o mercado de franquias apresentou alguns modelos de negócio inovadores como as franquias home-office e as dark kitchens.

As tendências de comportamento dos consumidores e as inovações tecnológicas estão diretamente relacionadas ao funcionamento do mercado de franquias. Por isso, é de se esperar que cada vez mais apareçam tipos de negócio inovadores.

2. Defina suas preferências e objetivos

Na hora de abrir uma franquia, o investidor precisa ter certeza sobre as suas preferências e objetivos, pois eles são determinantes para o sucesso do negócio. 

Os interesses pessoais devem ser considerados pelo investidor. Um apaixonado por gastronomia, por exemplo, dificilmente vai ser um bom franqueado em uma rede de franquias que oferece produtos e serviços de mecânica automotiva. A conexão emocional é importante para manter a motivação. 

Também, analise o mercado de franquias para saber quais as tendências de cada segmento. O comportamento do consumidor e a demanda por produtos e serviços específicos deve ser considerada. Vale lembrar a importância de considerar os nichos na hora de fazer o seu investimento. 

Um empreendedor que quer entrar para o mercado de franquias também deve ter certeza sobre as suas metas financeiras. Você busca uma fonte de renda complementar ou quer substituir a renda atual? São perguntas simples mas que ajudam a desenvolver o plano de negócio. 

Portanto, ter clareza sobre suas preferências e objetivos facilitará a escolha da franquia ideal e aumentará suas chances de sucesso no empreendimento.

3. Pesquise franquias disponíveis

Pesquisar as franquias disponíveis é fundamental para os investidores que querem alcançar o sucesso no franchising. 

Hoje em dia, a era digital facilitou a pesquisa sobre redes de franquia. Existem várias plataformas e sites que podem ajudar o investidor. Por exemplo, o site da Associação Brasileira de Franchising conta com informações indispensáveis para quem quer entrar para o mercado de franquias.

Além disso, você pode participar de feiras de franquias e eventos que apresentem diferentes marcas. Fazer perguntas aos representantes e entender mais sobre o funcionamento de cada negócio são algumas possibilidades proporcionadas por feiras de franquias e eventos. 

Ao escolher uma franquia, você também pode conversar com os franqueados e ex-franqueados para saber sobre a prestação de suporte na rede de franquias. 

Pesquisar é importante porque vai minimizar os riscos, aumentar as chances de sucesso e ajudar na preparação financeira.

4. Analise a experiência do franqueador e o suporte 

Como você viu anteriormente, conversar com os franqueados é uma forma de descobrir se o suporte da franqueadora é adequado e atende às expectativas. É importante saber se o franqueador já testou o negócio em uma unidade-piloto. Isto é, se a padronização e a qualidade estão consolidadas na rede de franquias. 

Se você for um dos primeiros franqueados da rede de franquias, provavelmente terá mais dificuldades porque a rede ainda estará se estabelecendo no mercado de franchising. 

Apesar de franqueadores oferecerem vantagens para participar do início da rede, é difícil avaliar se o negócio, em sua fase inicial, é realmente estável como uma rede de franquias deve ser ou se é uma tendência passageira.

Vale lembrar que tomar a decisão de investir em uma franquia também deve considerar o nível de dedicação do franqueado. Por exemplo, um franqueado pode investir em uma rede desenvolvida e ter um nível de envolvimento menor, porque os procedimentos estão consolidados em razão dos anos de mercado.

Por outro lado, um franqueado que entra em uma rede de franquia pouco desenvolvida, com poucas unidades e em processo de expansão, vai precisar se dedicar mais para fazer a parceria dar certo. Então, cabe ao investidor entender quanto tempo e dinheiro ele quer investir para entrar no mercado de franquias.

5. Prepare o seu plano de negócio e estude às suas obrigações 

Todo franqueador precisa cumprir as exigências legais e as obrigações estabelecidas pela franqueadora antes de adquirir uma unidade franqueada. 

Também, é determinado pela legislação que a franqueadora entregue os balanços dos últimos exercícios juntamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, o investidor interessado poderá saber se a rede de franquias vai atender às suas expectativas de lucratividade.

Lembre-se: a Circular de Oferta de Franquia não é o único documento que deve ser analisado pelo interessado em abrir uma nova unidade de franquia. Há questões relacionadas à regularidade fiscal e tributária da empresa que devem ser conferidas. 

Problemas financeiros decorrentes da falta de pagamento de produtos e serviços contratados, por exemplo, podem ser observados por meio de contato com os principais fornecedores.

6. Pesquise o mercado da sua cidade

Uma franquia pode ser um excelente negócio em uma cidade e um péssimo negócio em outra. Isso porque as características do mercado podem mudar de região para região. 

Segundo Gustavo Garcia, fundador do portal de negócios meuBiZ, conhecido por sua atuação na venda de empresas e franquias, abrir uma franquia requer muito mais do que apenas entusiasmo. 

Gustavo conta que é comum no mundo dos negócios ouvir que no Brasil, se uma empresa “dá certo” em Minas Gerais, ela “dará certo” em qualquer lugar. Isso porque o mercado mineiro costuma ser mais conservador que no restante do país, sendo um bom teste para empresas.

Essa simples reflexão mostra como é importante pesquisar o mercado em que você pretende atuar. Quais são as características do setor na localidade? Existem concorrentes? Quem são e pelo que eles se diferenciam? Quais são as características do seu potencial consumidor? Onde eles estão? A franquia é adequada a eles?

7. Escolha um segmento

O franchising é um setor muito diverso e possui diversos segmentos de atuação com diferentes produtos e serviços. O segmento de alimentação é o mais conhecido, mas existem muitos outros que contemplam negócios que oferecem serviços muito diversos. 

Confira os principais segmentos do franchising:

Ainda, todos esses segmentos possuem subsegmentos que os tornam ainda mais nichados. Cada um deles possui suas características e se adequam a diferentes perfis de empreendedores. Se você gosta de trabalhar com atendimento ao público e gerência de equipes, os segmentos de Alimentação, Entretenimento, Moda e Hotelaria, por exemplo, poderiam ser boas opções. Já se você busca um negócio para trabalhar com tecnologia, franquias dos segmentos de Comunicação e de Serviços são as mais apropriadas. 

A escolha do segmento de atuação é essencial no processo de escolha de uma franquia. Por isso, pesquise bem cada segmento e analise suas preferências para que que seu patrimônio seja bem direcionado.

8. Avalie os modelos de negócio

Além de avaliar os segmentos, também é necessário pensar em qual modelo de franquia você irá escolher. Os modelos variam entre lojas, quiosques e ultimamente tem surgido muitos modelos home based, com franquias online sem necessidade de ponto comercial físico. 

O modelo está diretamente atrelado ao segmento. Se você deseja um negócio para operar em home office, segmentos como o de alimentação não seriam os mais ideais. Porém, se você busca ter seu ponto comercial em uma localização específica, quiosques e lojas são as opções, assim como as franquias em shoppings

9. Entre em contato com a franqueadora

Após todas as análises feitas e a decisão tomada, é preciso iniciar a ação. Ao escolher a rede, você deve entrar em contato com a franqueadora, seja por meio do seu site oficial ou em um portal de franquias

Ao iniciar a negociação, será feito o processo de seleção, avaliação do seu perfil pela franqueadora e a elaboração da Circular Oferta de Franquia (COF). Este documento irá especificar todas as responsabilidades do franqueado e deveres da franqueadora. Após isto, basta a assinatura do contrato de franquia e o negócio estará fechado. 

10. Procure a ajuda de especialistas 

Durante o processo de análise do modelo de franquia, é importante contar com um especialista para solucionar dúvidas. O franqueado vai precisar ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia, a minuta do contrato e todas as informações financeiras da franquia. 

Mas nem sempre o franqueado terá o conhecimento necessário para entender realmente o que está escrito ali. Por isso, para abrir a sua franquia, contrate um especialista para te ajudar no processo. 

Ao ingressar no mercado de franquias, é preciso estar preparado para não desperdiçar recursos e também pagar todas as taxas obrigatórias, as vezes o interessado deixa passar alguma cláusula despercebida e só percebe depois, quando não há mais volta.

11. Escolha o ponto comercial e prepare a infraestrutura

Se sua franquia for do tipo home based, esta etapa não será necessária. No entanto, tendo uma loja física, é essencial a escolha do ponto comercial. É preciso analisar o local mais adequado para o produto ou serviço que a franquia presta para avaliar o retorno que terá. 

Uma boa forma de fazer esta escolha é com uma pesquisa de geomarketing. A escolha é feita junto da franqueadora, que auxilia na escolha e orienta o novo franqueado. 

Após isto, são realizados os treinamentos e a transmissão do know-how da marca, onde o franqueado aprenderá a operação no padrão da rede. E então, a unidade estará em operação. 

12. Quanto tempo leva para abrir uma franquia?

Entrar para o mercado de franquias pode variar bastante em termos de quantidade de tempo. A verdade é que cada rede de franquia vai estipular um prazo que pode variar entre 6 a 12 meses para a inauguração de uma unidade franqueada.

Nos primeiros passos, que consistem na pesquisa e seleção da rede de franquias para investir, o empreendedor pode considerar algumas semanas. Neste período, é importante que o investidor comece a se familiarizar com o mercado de franquias, compreender o mercado e saber como cada modelo de franquia corresponde a um tipo de investidor. 

Após a escolha da rede de franquias, vem a fase de negociação com a franqueadora e assinatura do contrato, que geralmente leva entre 1 a 3 meses. Nessa etapa, é importante revisar todos os detalhes do contrato, buscar esclarecimentos sobre taxas, royalties e suporte.

A partir daí, começa o planejamento e a preparação para instalar o ponto comercial. O local adequado, a quantidade de pessoas que circula pelos arredores, a análise dos concorrentes nas áreas mais próximas, etc. 

Durante este período de planejamento e preparação, que pode durar de 1 a 3 meses, podem surgir imprevistos e para isso o franqueado precisa estar preparado para lidar com os problemas.

O período de treinamento também vai constar na agenda do franqueado. O treinamento é um dos diferenciais do mercado de franquias e determinante para alcançar o sucesso no franchising. Afinal, o treinamento vai garantir que o franqueado e a sua equipe estejam prontos para operar o negócio. O período de treinamento pode durar de 1 a 4 semanas.

O processo de abertura oficial pode levar mais algumas semanas. Obter as licenças e alvarás necessários é fundamental para evitar problemas no futuro. Em média, o prazo para abrir uma franquia vai ser o mesmo citado anteriormente: 6 a 12 meses. Mas pode variar segundo as particularidades de cada franquia.

Entrar no mundo do franchising nem sempre é tão simples quanto pode parecer. O processo envolve uma série de etapas que demandam tempo e dedicação, desde a aquisição do know-how até a implantação e treinamento de funcionários. Tudo isso pode ser longo e, muitas vezes, cansativo.

O Departamento de Pequenas Empresas dos Estados Unidos (SBA) analisou dados de empréstimos feitos por empreendedores e revelou que os franqueados estão entre os que apresentam as maiores taxas de inadimplência. Um dos principais motivos identificados é a falta de um planejamento financeiro adequado.

Muitos franqueados subestimam o investimento necessário para a operação inicial e, como resultado, acabam precisando contrair empréstimos. Isso pode se tornar um problema, especialmente se o negócio demora a gerar retorno

É fundamental, portanto, realizar uma análise minuciosa do mercado e do modelo de franquia escolhido antes de se comprometer financeiramente.

A preparação e a pesquisa cuidadosa podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso no franchising. Investir tempo no planejamento e no entendimento das expectativas financeiras é crucial para garantir que a franquia não se torne uma fonte de estresse, mas sim uma oportunidade de crescimento e sucesso.

Quais erros você não pode cometer ao abrir uma franquia?

1. Desconhecer o modelo de franchising

Para Gustavo, boa parte dos erros ao se investir em uma franquia vêm do desconhecimento sobre o franchising. No Brasil, o mercado de franquias é regulado pela Lei nº 13.966 – conhecida por Lei de Franquias.

A legislação foi inspirada no modelo norte-americano. Entre outras regras, ela obriga o franqueador a fornecer todas as informações sobre o negócio aos investidores interessados.

Os dados devem estar contidos em um documento chamado de Circular de Oferta de Franquia (COF). Ele deve ser entregue aos possíveis franqueados pelo menos dez dias antes da assinatura do eventual contrato de adesão. Caso contrário, o acordo entre as partes não tem validade.

A lei também possibilita que qualquer empresa se torne franqueadora desde a sua inauguração. A norma facilitou a entrada de muitas redes no mercado. Esse dispositivo traz impactos bons e ruins. O ponto negativo fica por conta da possibilidade de criação de franquias sem nenhuma experiência ou diferencial.

2. Desconhecer o funcionamento da franquia escolhida

Gustavo explica que algumas pessoas depositam demasiada confiança em uma marca famosa e esquecem que o trabalho duro no dia a dia também é necessário. Uma rede bem estabelecida é um passo importante, mas não é sinônimo de sucesso.

Operar uma franquia dá tanto trabalho quanto operar um negócio com marca própria. No franchising, você pula algumas etapas, mas o cotidiano do empreendedor continua sendo bastante trabalhoso. Aliás, ele é muito mais árduo do que se você fosse um empregado, com uma responsabilidade muito maior. Afinal de contas, é o seu dinheiro que está em jogo.

Por isso, tenha sempre em vista que o dono precisará entender do negócio e, para isso, é fundamental operá-lo. Não estar à frente do negócio e colocar um gerente para administrá-lo é uma possibilidade, mas não é o melhor caminho. Sem conhecer perfeitamente a operação, ninguém consegue cobrar os seus funcionários.

A verdade é que, independentemente do formato, o sucesso de um negócio depende muito do empreendedor. Por isso, se ele não tiver motivação para aquele tipo de mercado, não adianta enxergá-lo como investimento. 

Para alguns segmentos será fundamental, por exemplo, trabalhar nos finais de semana. Por isso, não olhe apenas para a marca ou para a expectativa de retorno de uma franquia. Conheça a sua operação.

3. Fazer projeções financeiras incorretas

Alguns interessados em abrir uma franquia acreditam simplesmente nas expectativas apresentadas pela marca e se dão muito mal. Esse é um erro que não deve ser cometido. Um potencial franqueado deve pesquisar os verdadeiros custos de abrir uma franquia e de operá-la durante algum tempo sem ter faturamento.

Faça um estudo específico para o seu negócio, recomenda Gustavo. Os custos para iniciar uma empresa são diferentes em cada cidade. O faturamento também pode variar dependendo da localização do negócio.

A melhor forma de estimar gastos para uma franquia, para operação e expectativa de faturamento é conversando com empreendedores que já possuem a mesma franquia. A única maneira de ser surpreendido positivamente é não ser otimista em suas projeções financeiras.

Quanto custa abrir uma franquia hoje?

Existem diversas opções de franquias no mercado brasileiro, mas é importante ressaltar que o custo pode variar de acordo com a marca e modelo de negócio. Porém, para dar uma ideia geral, as franquias mais baratas costumam ter um investimento inicial que varia de R$ 5.000 a R$ 105.000, dependendo do segmento e da marca — são as chamadas microfranquias.

Ou seja, o valor para abrir uma franquia pode variar bastante, dependendo do tipo de negócio e da franquia específica. Normalmente, as franquias têm uma taxa inicial de franquia, que é uma taxa única paga à franqueadora pelo direito de usar sua marca e seu sistema de negócios. Essa taxa pode variar de alguns milhares a centenas de milhares de reais, dependendo da franquia.

Além da taxa de franquia, também há outros custos envolvidos na abertura de uma franquia, como custos de instalação, estoque, equipamentos, treinamento, marketing e outros. Esses custos variam dependendo do setor e da franquia específica.

Também é importante considerar os custos contínuos associados à operação da franquia, como royalties, taxas de publicidade, suprimentos e outros. Esses custos podem ter um impacto significativo na rentabilidade da franquia.

Antes de decidir abrir uma franquia, é importante realizar uma pesquisa completa sobre a franquia específica em questão e considerar cuidadosamente todos os custos envolvidos. É recomendável trabalhar com um consultor de franquias ou um advogado especializado em franquias para ajudar a avaliar as opções e tomar uma decisão informada.

OK, agora você sabe como abrir uma franquia. Mas é preciso entrar neste mercado com o pé direito. Como sair na frente dos concorrentes? A Central tem um convite para você, continue lendo!

Atualmente, o mercado de franquias demanda cada vez mais atividade dos franqueadores e gerenciar o tempo é fundamental para alcançar o sucesso em uma rede de franquias.

A gente da Central sabe que uma rede de franquias pode encontrar vários problemas durante o seu crescimento. Por isso, a gente pensou em uma Central unificada para atender você que está começando no mercado de franquias.

A gente convida você a conhecer a sua mais nova Central de unificação. Solicite uma demonstração e conheça as vantagens de aliar as facilidades tecnológicas com a gestão de franquias!

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