10 bons hábitos para ter em sua franquia
6 min de leitura Carlos Griebler
Sua franquia tem bons hábitos durante a gestão da rede e o relacionamento com franqueados? Muitas franquias padecem justamente por pequenos problemas ou erros que prejudicam toda a cadeia de unidades, desde fatores da relação empresarial até quebras contratuais de questões básicas do franchising.
A franqueadora é responsável por toda uma cadeia de unidades, com base na concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a investidores. Dessa forma, algumas boas práticas se tornam uma necessidade no ambiente do franchising, sempre visando a manutenção da qualidade da rede, do relacionamento e da busca por possibilidades de expansão.
Por isso, preparamos esse conteúdo com 10 bons hábitos que toda franqueadora deveria ter.
Neste artigo você lerá sobre:
O que são bons hábitos em franquias?
Bons hábitos são todas aquelas ações que realizamos periodicamente para garantir a excelência em determinado processo. No ambiente de negócios, mais especificamente no franchising, bons hábitos vão garantir a tão sonhada padronização da rede e a própria excelência no franchising, algo sempre visado na hora de atrair investidores.
São essas pequenas medidas que farão sua rede de franquias se destacar ainda mais, tanto para o olhar externo quanto para os próprios colaboradores e franqueados. Sabemos que hábitos só se constituem com o tempo, portanto é essencial um esforço extra para garantir o sucesso dessa missão.
Porém, quando os resultados começarem a aparecer, tudo ficará claro e todo o esforço terá valido a pena. Continue lendo para descobrir 10 bons hábitos para ter em sua franquia!
10 bons hábitos para ter em sua franquia
1. Realizar auditorias
Como vimos, boa parte dos bons hábitos em redes de franquias dizem respeito a padronização e o controle de qualidade, dois pontos fundamentais no franchising. Afinal, uma rede de franquias se baseia nesses princípios para garantir um produto de mesma excelência independentemente da unidade. Para garantir isso, existem auditorias internas.
2. Consultorias de campo
Assim como as auditorias, existem as consultorias de campo. Ambos são semelhantes e visam delegar uma franquia para inspeções periódicas nas unidades. Assim, se busca desenvolver e propor melhorias em processos com problemas ou até mesmo já estabelecidos, no caso das auditorias. Com elas, é possível identificar quaisquer gargalos e possíveis atualizações que podem se estender por toda a rede.
3. Fazer uma prospecção qualificada
Caso não saiba, prospectar franqueados significa contatar e conquistar clientes em potencial, de acordo com a persona estipulada pelo franqueador e equipe de expansão. Nesse processo, existem algumas boas práticas que contribuem para evitar problemas futuros.
É importante deixar claro que franqueados não precisam ser iguais a você. Afinal, nenhum ser humano é o mesmo. Porém, um alinhamento cultural e profissional é fundamental para a relação que os dois terão por muitos anos. Dessa forma, é preciso ser criterioso e não aceitar qualquer candidato que contate a marca em busca de informações sobre a rede.
4. Prestar suporte de qualidade
O suporte ao franqueado é um dos papéis fundamentais da gestora da rede. Porém, apesar de estar previsto em contrato, a falta dele representa grande parte dos problemas internos de redes de franquias. Dessa forma, a franqueadora precisa tornar um hábito se fazer presente ao franqueado, auxiliando e orientando o novo empreendedor com qualquer dúvida a respeito da gestão da unidade.
5. Oferecer treinamentos contínuos
Outro ponto essencial de responsabilidade do franqueador, são os programas de treinamento. Geralmente, esse trabalho acontece da maneira esperada, principalmente porque o franqueador deseja manter o padrão de qualidade da rede. Porém, um hábito que muitos esquecem é oferecer treinamentos de forma contínua. Além do franqueador, franqueados também precisam se manter atualizados.
6. Boa organização de arquivos
Promover e disponibilizar com facilidade manuais e documentos importantes é primordial para o sucesso de uma franquia. Um erro, no entanto, é não organizar esses materiais da melhor forma para alcançar o franqueado. Nesse contexto, surgem os softwares DAM (Digital Asset Management, ou Gestão de Ativos Digitais).
Eles visam qualificar esse processo de organização de documentos digitais através da tecnologia, promovendo a otimização de inclusões e atualizações, suporte a todo tipo de documento e o melhor: a qualquer hora e lugar!
7. Otimizar a gestão de estoque
A gestão de estoque garante a padronização dos produtos de uma franquia. Ela trata de prevenir possíveis falhas e problemas na qualidade, quantidades de compra adequadas e mais. Ainda que ocorra de forma individual nas unidades, necessita de um trabalho cooperativo de instrução e orientação do franqueador.
Por isso, e também levando em conta sua importância para a padronização, otimizações periódicas são um bom hábito para uma franquia.
8. Garantir um ótimo workplace
Novas tendências para qualificar um workplace surgem quase que diariamente. Afinal, a qualidade de vida tem se tornado algo essencial na hora até mesmo de escolher um emprego. Com um local de trabalho de qualidade, você contribui para um aumento na produtividade e cria uma boa reputação para a marca. Ou seja, garantir um ótimo workplace é um bom hábito, certo?
9. Acompanhar indicadores
Como toda ferramenta de gestão, indicadores de desempenho existem para melhorar a gestão de um negócio. Então, ter como hábito acompanhar periodicamente esses indicadores significa mensurar seus trabalhos com resultados, verificando o que deu ou não certo.
Entre os principais indicadores de desempenho do mercado, podemos citar o Retorno sobre o Investimento (ROI), Taxa de Conversão e Ticket Médio. Se quiser conhecer mais, acesse nosso conteúdo completo sobre indicadores de desempenho.
10. Utilizar um sistema para franquias
Atualmente, existe algum hábito maior do que usar a tecnologia diariamente para facilitar a vida? A tecnologia mudou o mundo, inclusive a gestão de franquias.
Por isso, a Central do Franqueado, sabendo da importância de garantir tudo aquilo falado acima, desde suporte à gestão de estoque, desenvolveu um sistema para franquias com funcionalidades que podem ajudá-lo a pôr em prática as dicas apresentadas aqui.
Com ele, você promove a inovação e gestão inteligente com as dezenas de funcionalidades que vão transformar e centralizar a operação da sua franquia para crescer ainda mais. Uma rede em expansão atrai franqueadores, mas uma rede que possui bons hábitos de gestão atrai ainda mais. Agora sim, certo? Expandir é o seu principal objetivo e você não vai querer ficar de fora dessa.
A tecnologia é uma das melhores amigas do franchising. Hoje, é muito mais fácil disponibilizar materiais de treinamentos e educativos, prestar suporte de qualidade instantâneo e realizar auditorias de forma prática e rápida para garantir a padronização e integração dos processos da rede.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.
Redator em Central do Franqueado
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