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Recrutamento e seleção de franqueados: 7 dicas para aplicar na sua rede

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Expansão

14 min de leitura Carlos Griebler

O recrutamento e seleção de franqueados são dois dos mais importantes processos durante a expansão da sua franquia. Se realizados da forma errada, você pode ter problemas de relacionamento com franqueados no futuro, causando desgaste e até mesmo grandes crises na rede. Preparamos esse conteúdo para te explicar melhor como garantir excelência nesses processos. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

Introdução

Sabemos que o principal objetivo de uma rede de franquias é expandir. Para isso, é necessário encontrar pessoas interessadas em adquirir uma unidade da sua rede. Ao mesmo tempo, para evitar problemas no relacionamento franqueador e franqueado no futuro, o processo de selecionar franqueados também é essencial para garantir o crescimento saudável de uma rede de franquias. 

É claro que os interessados não precisam ser exatamente iguais a você, mas um alinhamento cultural e profissional é fundamental para a relação que os dois terão por muitos anos. Dessa forma, é preciso ser criterioso e não aceitar qualquer candidato que contate a marca em busca de informações sobre a rede.

Ainda existe outro ponto que deve ser considerado: o filtro não pode assustar as leads. São mais de 3 mil franquias no Brasil e se você por ventura acabar sendo criterioso demais, pode perder ótimas chances de expansão. Assim, se faz necessário saber balancear e adotar as melhores práticas para encontrar e selecionar os franqueados certos para sua rede.

Lembre-se que o franchising é um modelo de negócio muito procurado por investidores com pouca experiência em gestão de negócios. Por isso, um processo de seleção muito rigoroso pode causar uma má impressão e afastar empreendedores interessados na sua rede de franquias.

Com um bom processo de recrutamento, atraindo personas previamente definidas e divulgando sua marca em canais onde a probabilidade de encontrar as pessoas certas é maior, você já realiza um primeiro filtro e terá seu trabalho facilitado. Para te ajudar a encontrar os métodos de filtragem e construção do franqueado ideal, preparamos esse conteúdo. Também falaremos se vale a pena investir em diferentes canais para divulgação, como redes sociais, feiras de negócios e portais especializados em franquias.

Continue lendo até o final para saber mais da importância de recrutar e selecionar franqueados para sua rede e as práticas ideais para cada etapa do processo de expansão. Confira!

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?

Novamente, todos os franqueadores querem expandir. Porém, expandir sem planejamento e com as pessoas erradas pode facilmente acabar com a reputação que você se esforçou tanto para construir. É preciso ter um minucioso processo de recrutamento e depois de seleção para garantir que a expansão da sua rede esteja acontecendo da forma correta. Mas antes disso, devemos saber os motivos para ter esse cuidado. Vamos conhecer os principais benefícios de ter o processo de recrutamento e seleção de forma bem definida em sua rede!

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Menos ruídos na comunicação

Ruídos na comunicação interna de uma rede de franquias podem fadá-la ao fracasso. Por isso, é essencial que todos os envolvidos em uma rede de franquias possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta. Isso só é possível se tanto franqueador quanto franqueado tiverem um alinhamento cultural que os permita trabalhar em equipe. Por isso, trate ao máximo de encontrar os franqueados ideais para evitar problemas que comprometem o crescimento da rede.

Em outras palavras, é necessário que a missão, visão e os valores da franquia estejam alinhadas com aquilo que o investidor interessado está buscando. Nesse sentido, o perfil do empreendedor será determinante para decidir se ele vai ou não assinar o contrato da franquia. Se você é um franqueador e quer expandir rapidamente, pode acabar negligenciando algumas caraterísticas dos investidores para fechar o contrato sem complicações. Porém, no futuro, é possível que a unidade franqueada enfrente problemas de desempenho, padronização e de engajamento do franqueado, caso ele não se identifique com a marca.

Lembre-se que a comunicação é importante em todos os procedimentos do franchising. Antes de conceder o direito de uso da sua marca para um franqueado, é indispensável que você comunique todas as informações necessárias sobre a sua franquia. Também, é importante apresentar ao franqueado quais são os seus comprometimentos e o qual o comportamento esperado na hora de gerir a unidade franqueada.

Diminui a taxa de mortalidade 

Além disso, também aumenta a taxa de retenção. Franqueados se assemelham a clientes comuns no que diz respeito à importância de mantê-los. Por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), investimento necessário para atrair e converter um novo cliente (ou franqueado) para a marca, pode ser até 5 vezes maior do que manter os já existentes. Então, mesmo que a taxa de mortalidade no mundo de franquias seja relativamente baixa, não custa nada evitá-la ainda mais. 

A taxa de mortalidade aumenta se os franqueados se sentem abandonados pelo franqueador. O modelo de negócio conhecido como franchising parte da ideia de uma parceria entre o franqueador e o franqueado. O franqueador, nesse caso, deve se colocar à disposição do franqueado para auxiliar no gerenciamento da unidade. A prestação de suporte para garantir a padronização e a qualidade de produtos e serviços é um dos exemplos de comprometimentos do franqueador.

No entanto, se há uma falha que compromete esta relação, o franqueado pode solicitar o repasse da franquia ou a unidade franqueada pode até mesmo ir à falência. Por isso, desenvolver estratégias para manter os franqueados satisfeitos é essencial se você quer economizar tempo, dinheiro e ainda aumentar a produtividade da sua rede.

Ajuda os potenciais franqueados

Quando decidem investir em uma franquia, as pessoas começam a buscar por oportunidades. Nesse momento, é necessário que elas encontrem algum tipo de filtro que as faça não perder tempo. Sabendo que ela não é o perfil ideal para aquela rede de franquias, seja por experiência ou perfil empreendedor, ela poderá continuar sua busca sem perder seu tempo em algo que não deve dar certo.

Por exemplo, o franqueador pode apresentar para o franqueado um case de sucesso da rede de franquia, detalhando seu faturamento mensal, o quanto ele paga de taxa de franquia e royalties, quanto tempo demorou para retornar o investimento inicial, etc. Depois, o franqueador pode perguntar ao investidor interessado se ele se identifica com a situação do case de sucesso e se vê vivendo a mesma rotina de trabalho que foi apresentada. A partir daí, fica mais fácil saber se o investidor realmente tem interesse em se tornar um franqueado da marca. 

O case de sucesso é uma alternativa que traz vários pontos positivos na hora de apresentar a sua franquia para um investidor interessado. A primeira impressão é de que a franquia se preocupa com os franqueados. Afinal, se problemas na prestação de suporte e ruídos na comunicação fossem comuns, certamente o case de sucesso não existiria.

Também é possível identificar o perfil empreendedor mais adequado a partir de uma conversa sobre as expectativas do interessado. Como o modelo de franquias costuma proporcionar oportunidades de negócio para pessoas que não têm muita experiência em gestão, as expectativas de quem procura uma franquia para investir podem estar desalinhadas com a realidade da sua rede.

Contribui para a reputação

Uma franquia que possui uma maior burocracia no mercado de franchising, geralmente tem uma boa reputação. Afinal, esse filtro existe para filtrar a grande quantidade de interessados em trabalhar com a marca. Assim, se você tem um processo onde consegue recrutar e selecionar bons franqueados para sua rede, mais pessoas se interessaram na boa administração de rede que sua franquia parece ter. Criando assim, uma reputação interessante e saudável.

A reputação também facilita o processo de tomada de decisão do franqueado. Afinal, é comum que os investidores interessados procurem outros franqueados da rede para pedir a opinião sobre a franqueadora: a prestação de suporte é uma das dúvidas principais daqueles que querem se aventurar no franchising. Embora seja um dos comprometimentos do mercado de franquias, muitas marcas trabalham com uma prestação de suporte ineficiente, o que prejudica os franqueados e toda a rede de franquias. 

Lembre-se que a reputação da sua rede de franquias se constrói um dia de cada vez. Um empreendedor interessado na sua rede, mesmo que no fim das contas tenha escolhido outra oportunidade de negócio, pode facilmente comentar com outros investidores que, apesar de não ter fechado o negócio, viu que a sua rede de franquias tem um atendimento de qualidade.

Expansão favorável

Se você conseguir reunir bons franqueados que estejam alinhados com seu processo de trabalho e com a cultura empresarial, fica mais fácil realizar a  expansão da rede. Com a comunicação e relação em dia, é mais provável que estejam tendo sucesso e busquem adquirir mais unidades. Afinal, no franchising, quanto mais unidades, melhor.

Nada impede que um investidores tenha duas ou três unidades franqueadas da mesma rede de franquias. Mas, para isso, é importante conquistar a confiança dos franqueados e mostrar que a sua rede é uma ótima opção de investimento. 

Maiores resultados

Em paralelo com o benefício anterior, este maior sucesso é diretamente resultante num maior lucro. Ou seja, recrutando e selecionando bons franqueados que vão contribuir para o crescimento da sua rede, o aumento na produtividade e faturamento é geral. Além disso, a marca vai aos poucos aumentando a sua autoridade no mercado e se transformando em uma referência no segmento de atuação.

Lembre-se: resultados em uma rede de franquias são alcançados quando todos trabalham de acordo com as orientações da franqueadora. Mas a responsabilidade não é só dos franqueados, o franqueador precisa estar atento às necessidades e problemas dos franqueados.

Além disso, nem sempre a franqueadora vai dar as melhores opções para os franqueados. Por isso, é indispensável investir no relacionamento com os investidores e pensar em estratégias de comunicação que permitam a manifestação dos franqueados acerca dos problemas. FAQs, atendimento por e-mail e também por telefone são alternativas um tanto quanto tradicionais, mas que funcionam. Assim, por mais que o franqueador tenha deixado passar despercebido algum detalhe importante, os franqueados podem solicitar atendimentos e resoluções de dúvidas com facilidade.

7 dicas para fazer o recrutamento e seleção de franqueados na sua rede

Como falamos anteriormente, realmente podemos separar esses dois conceitos. O recrutamento trata de oportunidades e ações para divulgar sua franquia para o público-alvo. Já a seleção, é buscar filtrar os candidatos ideais para o crescimento saudável da sua rede. 

Por isso, vamos conhecer as melhores práticas de cada um desses momentos!

1. Recrutamento

Aqui a principal questão é divulgar sua marca, seja onde for, para maximizar o alcance da sua rede. Antes de mais nada, é preciso definir quem você quer como franqueado. Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados.

O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing  e evitar desperdício de recursos. Assim, você poderá começar a pensar onde investir em divulgação. Agora, vamos conhecer os principais meios de divulgação para atrair franqueados.

Vale lembrar também que a mesma rede de franquias pode ter perfis de empreendedores ligeiramente distintos. Por exemplo, se você conta com opções de unidades franqueadas com quiosques e lojas, a persona para cada uma destas alternativas pode ser diferente. Algumas redes de franquia também contam com formatos inusitados, como os containers. É o caso das lojas sustentáveis da rede Boticário, que são containers adaptados para funcionarem como lojas.

2. Feiras de franquias

As feiras de franquias são um ótimo lugar para atrair potenciais franqueados. A Feira da ABF acontece todos os anos. São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Para franqueadores, a feira de franquias é uma alternativa para se aproximar e interagir com os empreendedores. Prepare sua equipe de marketing, melhores vendedores e parta já para feiras de franquias! Confira os detalhes da Expo Franchising ABF Rio 2023.

3. Site para franquia

Este é o canal mais básico para toda rede que busca ter autoridade no mercado do franchising. Um site oficial é a apresentação da marca para o público. Por isso, é indispensável desenvolver um site que exponha a identidade da marca.

Para isso, é necessário que haja planejamento da identidade visual, disponibilização de informações e uma sessão para geração de leads. Dessa forma, além de apresentar ao público a sua rede, estará gerando oportunidades e atraindo possíveis franqueados para sua franquia. Se você quiser, ainda é possível realizar anúncios pagos com o Google Ads, por exemplo. Porém, de acordo com a pesquisa do site Demand Metric, 70% das pessoas preferem conhecer uma empresa através de conteúdos customizados do que anúncios pagos. Então, veja a próxima dica!

4. Marketing de Conteúdo

Já a longo prazo, uma das principais estratégias tem sido o marketing de conteúdo. Ele consiste em produzir conteúdos sobre o seu negócio com informações que sejam relevantes para o público-alvo, seja em blogs ou redes sociais. Uma das vantagens do marketing de conteúdo é a possibilidade de aumentar a autoridade da sua marca. 

Ao se posicionar como um especialista sobre um assunto, você certamente vai atrair a atenção da clientela e também de possíveis franqueados. Porém, é importante que a produção de materiais tenha informações valiosas para o público.

Então, se o seu conteúdo for de qualidade (com bons textos e imagens, em um site otimizado para dispositivos móveis), potenciais investidores certamente irão acompanhar as publicações para ficar por dentro das novidades. A partir deste acompanhamento, a chance deles entrarem em contato com o franqueador é bem maior. Mas lembre-se, estamos falando de uma estratégia a longo prazo. Por isso, não espere resultados imediatos, mas tenha certeza que eles virão com o tempo.

5. Seleção

Agora que você já tem uma boa base de dados de interessados, é hora de selecionar aqueles que serão os franqueados certos para sua rede. Esse processo consiste num conjunto de ações que vão eliminando candidatos e afunilando cada vez mais o processo.

São várias as metodologias que podem ser utilizadas pelos franqueadores para escolher franqueados, como entrevistas e reuniões. O mais indicado é seguir um protocolo que consiste em alguns passos.

  • Já garanta o primeiro contato qualificado, anunciando no lugar certo para as pessoas certas.
  • Faça uma reunião entre franqueador e potencial franqueado para apresentação inicial do negócio e metodologias de trabalho e operacionais. Assim, ele já saberá como a rede funciona e pode reconsiderar o investimento caso não se encaixe.
  • Depois, realize uma entrevista pessoal para comprovação de determinadas informações, como ideais, métodos de trabalho e questões financeiras e logísticas. Também é possível a realização de alguns testes.
  • Entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) ao candidato;
  • “Test Drive” na franquia e a reunião final para aprovação do contrato.

No geral, todo esse processo demora em torno de três a cinco meses. Para que o candidato chegue ao final com sucesso, é preciso que desenvolva afinidade com a marca, também tendo preparo financeiro e vontade de empreender. 

Se você quiser saber mais sobre essa parte, acesse nosso conteúdo sobre o que fazer na hora de escolher franqueados para uma rede.

6. Aposte na tecnologia

Quer acelerar a expansão da sua rede de franquias? A Central do Franqueado é especialista em franchising e vai te auxiliar a escolher o melhor software para você usar na sua rede de franquias. Nós desenvolvemos para franqueadores o pacote de Expansão. Ele inclui dois módulos: o CRM, Projetos e também o Portal de Franquias. O Módulo CRM é responsável por gerenciar o funil de vendas, acompanhando todas as fases da jornada do franqueado. O Módulo Projetos facilita a inauguração de novas unidades e a organização de lançamento de novos produtos. 

O Portal de Franquias, por sua vez, é a melhor opção para franqueadores que buscam encontrar investidores qualificados. São milhares de acessos diários e mais de 200 marcas renomadas no franchising que divulgam no Portal de Franquias da Central. Venha fazer parte deste time! Contrate o pacote de Expansão e destrave o crescimento da sua rede de franquias. Solicite uma demonstração gratuita e aproveite todos os benefícios de aliar tecnologia ao franchising!

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do franchising.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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