Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Expansão »8 dicas de como prospectar os franqueados ideais para sua rede de franquias
Expansão

8 dicas de como prospectar os franqueados ideais para sua rede de franquias

7 min de leituraCarlos Griebler

Prospectar franqueados significa contatar e conquistar clientes em potencial, de acordo com a persona estipulada pelo franqueador e equipe de expansão. Neste conteúdo, iremos falar especificamente sobre o processo de prospectar esses franqueados da melhor maneira. Conheça 8 dicas para um bom processo de prospecção em sua rede!

Neste artigo você lerá sobre:

O que significa prospectar franqueados?

Você, franqueador, tem a expansão como principal objetivo para sua franquia, certo? Para chegar até lá, são necessárias diversas etapas complexas, desde a procura adequada pelos candidatos ideais até o suporte durante a operação da unidade. Neste conteúdo, iremos falar especificamente sobre o processo de prospectar esses franqueados da melhor maneira.

Mas o que é prospectar? Basicamente, prospectar franqueados significa entrar em contato e conquistar clientes em potencial, de acordo com a persona estipulada pelo franqueador e equipe de expansão. 

Também, muitas vezes o processo de prospecção é chamado de pré-venda, com técnicas que impactam diretamente no fechamento de novos contratos e, consequentemente, na geração de receita.

Além disso, você deve saber vender a imagem da sua empresa como um bom investimento. O mercado do franchising é competitivo e todos os anos surgem diversas redes e novos modelos de negócio para competirem, em muitos casos, pelos mesmos franqueados ideais. 

Assim, a prospecção de qualidade se torna primordial em qualquer empresa. É através desse processo que você vai conhecer e interagir com novos leads para se conectar com eles a fim de qualificá-los e, ao final, vender mais uma unidade de sua rede.

Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, referência no setor de marketing, a prospecção acaba sendo a parte mais difícil do processo de vendas, pois é dela que todas as outras etapas dependem. Um bom processo de prospecção te garante uma segurança para filtrar, entrevistar e finalmente dar o passo decisivo na hora de vender uma franquia.

Então, temos um fato: fazer uma boa prospecção é essencial para o plano de expansão da rede e devemos pensar nesse planejamento com cuidado. Não é só ligar para uma lista de interessados e tentar convencê-los. Se fosse fácil assim, não existiriam uma série de estratégias de mercado prontas para te ajudar nesse momento.

Qual a importância de um bom processo de prospecção?

Sabemos que todas as ações que envolvam a conquista de novos clientes e a futura retenção desses, deve ser prioridade para as empresas. Se não existir venda de novas unidades, a franquia não estará entregando o seu objetivo e pode acabar esquecida em meio a tanta concorrência.

Dessa forma, realizar um bom processo de prospecção deve te auxiliar nas mais diferentes frentes da sua rede. Conheça os principais benefícios!

Leads qualificados

A qualificação de leads é essencial para que uma empresa invista seu tempo e dinheiro naqueles potenciais clientes que realmente podem concretizar a compra. Com uma boa prospecção, esse processo já dá um salto ao focar em clientes que se adequam ao perfil delimitado e que se mostram, ao menos, interessados em uma parceria.

Franqueados mais satisfeitos

Valorizados e de acordo com o perfil da franqueadora, franqueados estarão cada vez mais satisfeitos com sua escolha. Receita, expansão, tudo virá naturalmente se seus franqueados, devidamente prospectados, estiverem de acordo com o andamento de suas unidades. Felizmente, essa é a tendência com um bom processo.

Índice de retenção

Com a satisfação em dia, a retenção de seus franqueados acontecerá naturalmente e é fundamental para o crescimento de sua rede de franquias. Em tempos difíceis, você deve focar em garantir a permanência de unidades da sua empresa, mesmo que o índice em questão seja relativamente baixo no franchising.

Fortalecimento do branding

A gestão de marca de uma franquia é essencial para o futuro dela. É através desse processo que as pessoas passarão a respeitar, conhecer e desejar fazer parte da rede, seja como franqueados ou os próprios consumidores. Ainda na linha dos franqueados satisfeitos, isso deve se estender aos clientes finais e potencializar o processo de branding.

Facilita campanhas de marketing

Conhecendo aqueles potenciais clientes que você vai tentar prospectar para se tornarem franqueados da sua rede, é muito mais fácil criar campanhas de marketing que atinjam o público desejado. Perfil, preferências, canais, tudo será mapeado e fomentará a criação do plano de marketing de expansão da franquia.

8 dicas de como prospectar franqueados para sua rede de franquias

1. Defina sua persona

Como falamos anteriormente, prospectar clientes trata de oportunidades e ações para expandir sua franquia conquistando um público-alvo. Para começar a buscar e filtrar os candidatos ideais para o crescimento saudável da sua rede, é necessário definir o perfil ideal de franqueado que você deseja.

Antes de divulgar sua marca, seja onde for, para maximizar o alcance da sua rede, é preciso definir quem você quer como franqueado. Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados.

O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing e evitar desperdício de recursos.

2. Atendimento personalizado

O atendimento personalizado molda o processo de comunicação e venda com o cliente com base em seu perfil de compra e preferências, fazendo assim, ele se sentir especial. Mantendo uma relação de proximidade com seus consumidores, o método ajuda a empresa a ganhar confiança e fidelização, e auxilia na conquista de cada vez mais público.

3. Indicar para conquistar

Uma forma muitas vezes deixada de lado na hora de conquistar novos clientes, é a indicação. Seus franqueados podem conduzir sua empresa a potenciais clientes, afinal estarão satisfeitos com o investimento e ansiosos para ver a rede crescer ainda mais. 

4. Conheça as estratégias

São incontáveis as estratégias de prospecção que já existem no mercado. Cabe a você, franqueador, identificar e escolher a que melhor se adequa a sua franquia durante esse processo. Mas saiba, todas são ótimas escolhas e o ideal é usar o máximo possível delas para extrair mais resultados.

Outbound

É o modelo mais tradicional e consiste em prospectar clientes ativamente. Em geral, na prospecção Outbound, o Lead não está esperando seu contato e, muitas vezes, não conhece sua empresa. Essa prospecção de clientes pode ser feita tanto por telefone, quanto de maneira presencial. 

Ações como flyers, prospecção ativa via telemarketing, patrocínio e prospecção ativa em eventos, prospecção ativa presencial em empresas, propagandas de TV, rádio, outdoors e anúncios em geral são comuns nesse modelo.

Inbound

É o chamado marketing de atração. Em vez de procurar por potenciais interessados, o modelo produz ofertas que os atraiam, como conteúdos de blog, materiais educativos e email marketing. 

Os Leads se inscrevem em Landing Pages, seja para solicitar um contato, consumir o material ou mesmo acessar informações. Dali em diante, passam por um processo de nutrição da lead e educação sobre a empresa até chegar no ponto ideal para iniciarem processo de venda.

5. Use a tecnologia

A transformação digital mudou a forma de operação em qualquer segmento. E, na prospecção, não é diferente. Todos estão no meio digital e Oportunidades como redes sociais, buscadores, anúncios pagos como Google Ads, já se tornaram uma necessidade e, quem não se adaptar, pode ficar para trás. Ter essa presença online é crucial!

6. Prepare um ótimo pitch

O pitch é uma ferramenta desenvolvida para apresentar um negócio a possíveis investidores. Com um objetivo direto e claro, um franqueador utiliza desta ferramenta para atrair franqueados a investirem em sua marca e, consequentemente, expandir sua rede. 

Para isso, a elaboração do pitch deve ser direta e atrativa aos investidores. 

7. Feiras de Franquias

As feiras de franquias são um ótimo lugar para atrair potenciais franqueados. A Feira da ABF, por exemplo, costuma ocorrer anualmente, mas em razão da pandemia da Covid-19 e do respeito às medidas de distanciamento social, teve que ser adiada.

São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Prepare sua equipe de marketing, melhores vendedores e parta já para feiras de franquias! Confira detalhes da ABF Expo em 2021.

8. Portal de Franquias

Além dessas dicas, você pode recorrer aos serviços da Central do Franqueado para facilitar sua vida. Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Assim, ao contratar nosso Portal de Franquias, você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua marca. Agora que você já sabe da importância de ter e nutrir bons leads, não vai querer ficar de fora dessa, certo? Clique aqui para conhecer mais sobre o Portal!

Se tiver qualquer dúvida, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado