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Expansão orgânica ou expansão acelerada: qual a melhor opção para sua franquia?

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Expansão

8 min de leitura Carlos Griebler

Afirmar que toda franquia está constantemente em busca de expandir sua rede não é nenhuma surpresa. Nesse sentido, a cada dia franqueadores estudam e consideram novas alternativas para garantir um rápido crescimento no mercado. Entre elas, podemos destacar duas abordagens na hora de fazer seu negócio crescer: a expansão orgânica e a expansão acelerada.

Neste cenário, a dúvida de qual modelo de expansão escolher surge na cabeça de muitas franqueadoras. O questionamento é válido, afinal, ambos os modelos possuem suas próprias vantagens e desvantagens. Por esse motivo, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com os principais pontos a se analisar antes de escolher um deles para sua franquia. Não perca!

Você encontrará neste artigo:

O que é a expansão orgânica?

A expansão orgânica — ou crescimento orgânico — é a forma como a grande maioria das empresas se desenvolvem. Isto é, estamos falando do crescimento do dia a dia, sem ações extraordinárias que possam mudar a realidade do negócio de uma hora para outra. No franchising, isto acontece por meio de empreendedores interessados em investir na sua marca que entram em contato com você.

O franchising, como modelo, é bastante favorável a esse tipo de expansão. Afinal, mesmo sem grandes investimentos externos, as franquias sempre surgem como uma das principais opções na hora de expandir um negócio. O modelo, fundamental para marcas de sucesso como McDonald’s, Subway e O Boticário, permite um crescimento exponencial de uma marca e sua inserção nos mais diversos públicos e localidades de forma natural. 

Porém, para franqueados que buscam aumentar o número de unidades franqueadas rapidamente, há uma forma de acelerar esse crescimento — justamente com a expansão acelerada que veremos a seguir. Antes, no entanto, precisamos conhecer mais sobre a expansão orgânica a partir das suas vantagens e desvantagens. Ficou interessado? Então, continue lendo!

Vantagens e desvantagens da expansão orgânica

As principais vantagens da expansão orgânica estão no fato de ser menos custosa. Afinal, ela basicamente consiste em tocar o seu negócio da melhor forma possível e esperar um retorno positivo do mercado. Dessa forma, o franqueador possui mais poder sobre o futuro do negócio, com menos burocracia e, até certo ponto, ditando o ritmo de crescimento.

Todavia, se engana quem pensa que o sucesso de uma expansão orgânica não pode ter ações diferentes para resultados mais positivos por parte da franqueadora. Questões normais do dia a dia de uma franquia, como o suporte ao franqueado, know-how e todas as outras bases do franchisee success podem ser otimizadas dentro do crescimento orgânico a fim de agilizar o crescimento da marca.

Principalmente porque o marketing boca a boca é um dos principais responsáveis por esta expansão orgânica. Um investidor conhece um franqueador que conta como a rede presta um suporte de qualidade e, a partir daí, este investidor se interessa e também quer participar.

Entretanto, estamos falando de um crescimento mais lento, que aposta no longo prazo para obter reconhecimento e uma presença de marca maior. Nesse sentido, a menor velocidade para abrir novas unidades franqueadas é uma das desvantagens. Além disso, é comum encontrarmos orçamentos apertados pela falta de um investimento externo ou um grande líder que direcione o futuro da rede, dois fatores que podem comprometer o sucesso da franquia.

Atualmente, o mercado de franquias está cada vez mais competitivo, segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes de franquia cresceu aproximadamente 8% em 2023, totalizando 3.311 redes franqueadas no ano. Além disso, segundo o relatório, o segmento que mais cresceu foi o de alimentação.

Por isso, a expansão orgânica pode não ser a melhor alternativa para sua franquia. Isto é, se a sua franquia for do segmento de alimentação, que é mais concorrido, certamente vai precisar de uma estratégia de expansão mais agressiva e não tão orgânica. Ficou interessado na expansão acelerada? Leia a seguir!

O que é a expansão acelerada?

Quando comparada a expansão orgânica, a expansão acelerada traz um impulso maior para o crescimento do negócio. Dessa forma, a partir de ações e investimentos extraordinários, como a compra de outro grupo empresarial, fusão com outra marca ou até mesmo um plano de expansão agressivo, acaba reduzindo a curva de tempo de expansão e desenvolvimento do seu negócio.

Por exemplo, oferecer condições especiais para novos franqueados, como o abatimento de alguns custos mensais da unidade franqueada, podem ser alternativas para atrair investidores rapidamente.

Em outras palavras, a expansão acelerada é um crescimento em que a sua empresa toma ações para dar um salto tempo se comparado à expansão orgânica. Seja se unindo com sócios de outras franquias ou investindo milhões de reais em subsídios a novos franqueados, é esperado que sua empresa cresça em ritmo acelerado a partir dessas ações.

Um exemplo são as holdings de franquias. Holding, caso não conheça, é quando uma empresa tem controle sobre as operações de outra. Uma holding de franquias, por sua vez, tem o controle sobre redes franquias — sempre com o objetivo de promover sua evolução e dar todo o suporte necessário e é baseado em uma simples palavra: aceleração

Portanto, empresas de holding são aceleradoras. Isto acontece porque essa prática implica a ideia de capacitar empresas de menor porte com o conhecimento e — mais importante — as conexões necessárias. Ou seja, colocar sua rede de franquias em contato com outras empresas e/ou potenciais investidores (que muitas vezes já fazem parte do mesmo conglomerado) e se tornando uma forma de expansão acelerada.

Com isso, podemos afirmar que andando no seu ritmo natural, sua franquia pode sim crescer sozinha, mas com o auxílio de recursos e condições de mercado externas, é possível acelerar essa expansão — o que justifica o nome do conceito.

Isto, entretanto, também traz vantagens e desafios que veremos a seguir. Não perca!

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Vantagens e desvantagens da expansão acelerada

Em contraponto às vantagens e desvantagens da expansão orgânica, a primeira coisa que podemos afirmar é, justamente, a rapidez com que sua marca pode se inserir e expandir dentro do mercado que almeja. Ainda, o franchising é um mercado muito escalável, onde a responsabilidade de novas unidades recai, principalmente, sobre a mão de terceiros, o que facilita esse crescimento acima da curva.

Isto também depende do segmento de atuação da sua franquia. A expansão acelerada é mais recomendada para áreas de atuação com maior competitividade, o que significa que, franquias de alimentação, por exemplo, têm mais vantagens em investir na expansão acelerada do que franquias que apresentam um crescimento orgânico estável e não têm o mesmo índice de competitividade.

Antes da Covid-19, o franchising continuava crescendo a todo vapor no Brasil, com números atingindo R$ 186,7 bilhões em 2019. Isso se deve, entre outras coisas, à segurança, versatilidade e estabilidade nos rendimentos fornecida pelo modelo de negócio. Apesar da crise econômica causada pelo corona vírus, foi após aproximadamente um ano e meio do início da pandemia no Brasil, que o franchising recuperou o seu faturamento completamente. A recuperação demonstra que o mercado de franquias é uma ótima alternativa para investidores que buscam um empreendimento seguro, rentável e versátil. O faturamento para 2023 ultrapassou os R$ 240 milhões.

Isto é, caso haja um interesse em se inserir de uma vez nesse mercado lucrativo, tanto a expansão orgânica como a expansão acelerada podem ser o caminho para sua marca. No entanto, no caso da expansão acelerada, saiba que todo esse sucesso em um pequeno período de tempo está acompanhado de muitos fatores externos — e principalmente recursos financeiros. Agora que você entendeu a diferença entre a expansão acelerada e expansão orgânica, que tal descobrir qual é a melhor opção para a sua rede? Veja a seguir!

Qual é a melhor opção para sua franquia?

Como vimos, estamos falando de duas abordagens com conceitos diferentes e vantagens e desvantagens que se conflitam umas às outras. Ou seja, a principal análise a se fazer é que se trata de uma escolha individual como franqueador e deve estar alinhada com as necessidades da franquia. Também, a escolha da estratégia de expansão está relacionada com o segmento da franquia, com o planejamento financeiro e com as tendências do mercado.

Tudo vai depender, principalmente, de como você está se inserindo no mercado de franquias. Com isso, uma análise muito importante para decidir qual modelo de expansão investir está no seu perfil de empreendedor. Afinal, cada um deles vê o mercado de franquias de uma forma e também demanda certas características e necessidades para obter o sucesso esperado.

Vale lembrar que é preciso ter uma análise financeira antes de pensar em expandir qualquer negócio. Sabemos que no franchising as condições de expansão são facilitadas, mas mesmo em um cenário de expansão orgânica, ninguém desenvolve uma ideia se não tiver um capital preparado para isso.

Portanto, analise o seu orçamento e tenha um planejamento financeiro se você deseja expandir de forma acelerada. Pois, como vimos, colocar rapidamente o nome da sua franquia ao lado das grandes marcas é algo que vai exigir bastante investimento da sua rede de franquias. 

Por fim, assim como para escolher entre expansão acelerada e orgânica é preciso analisar o orçamento, adequar sua ideia de negócio ao modelo também é importante. Ou seja, dependendo do que deseja empreender, será possível optar pelo modelo de expansão ideal. 

Se você é um empreendedor que desenvolveu uma ideia inovadora que ainda não obtém concorrência no mercado, uma expansão orgânica talvez seja mais adequada, pois é preciso realmente testar o sucesso dessa inovação. No entanto, se seu desejo é ter um negócio na área de fast-food ou sua própria farmácia, uma franquia com expansão acelerada pode ser que se adeque melhor como modelo, pois se inserir em um mercado ainda mais competitivo não é fácil.

 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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