Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Expansão »Como atrair franqueados para a sua rede
Expansão

Como atrair franqueados para a sua rede

9 min de leituraCarlos Griebler

Não é segredo para ninguém que o mercado de franquias vem crescendo ano após ano. Portanto, se você decidiu transformar sua empresa em uma rede, as chances de obter resultados positivos são grandes. 

Todavia, antes você precisará aprender algumas coisas e enfrentar alguns desafios. Dentre eles, uma das tarefas mais essenciais do franchising é a de atrair franqueados.

Para te ajudar nessa missão, a Central do Franqueado trouxe algumas dicas para atrair franqueados em sua rede de franquias. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

Por que atrair franqueados? 

O franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo dono de uma empresa, conhecido como franqueador, a um investidor, que comandará um ou mais pontos de venda da referida marca, chamado de franqueado. Assim, é possível replicar um formato de sucesso em diferentes locais. 

A base do franchising é uma relação de interdependência entre as duas partes: o franqueador, juntamente com sua marca, e o franqueado. Assim, as unidades da rede são gerenciadas pelos investidores, que representam o trabalho direto em cada uma das lojas. 

Nesse contexto, atrair novos franqueados é uma das principais tarefas de um franqueado, já que o êxito do seu empreendimento depende da adesão de terceiros. Mas afinal, como vender mais franquias

Como atrair franqueados?

Planejar e executar um bom processo de expansão de uma rede é uma das principais tarefas do franqueador. Isto é, alcançar o sucesso no franchising é um objetivo que passa por atrair franqueados qualificados que, mais do que apenas aumentar o número de unidades, vão trabalhar pelo crescimento da marca como um todo.  

Visando auxiliá-lo no processo de expansão da sua rede, preparamos um guia completo sobre o tópico. Leia a seguir! 

Fortalecer a imagem da marca 

Uma das melhores formas de atrair franqueados para uma rede é oferecendo produtos e serviços de qualidade aos consumidores. Isso porque, ao proporcionar experiências inovadoras aos clientes, você estará fortalecendo a imagem da marca.

Todo investidor deseja fazer parte de uma organização forte e a melhor forma de mensurar a qualidade de uma empresa é a partir do feedback dos clientes. Além disso, quando vai bem, o negócio atrai naturalmente os olhares de investidores interessados.

Outra ocorrência muito comum no franchising é o caso dos clientes que se tornam fiéis a uma marca e, quando decidem investir em algo próprio, acabam procurando a empresa para se tornarem franqueados. Portanto, jamais deixe de investir no fortalecimento da imagem da sua rede como parte do seu plano de expansão.

Conhecer o perfil do franqueado desejado

O mercado de franchising conta com uma diversa segmentação. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) classifica-os em onze grupos distintos. No entanto, até mesmo negócios classificados na mesma categoria possuem diferenças entre si.

Existem alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que são desejáveis em todos os aspirantes a franqueadores. No entanto, cada ramo de atuação subentende uma aptidão específica.

O perfil de um empreendedor que irá operar uma franquia de serviços automotivos não é o mesmo de alguém à frente de uma rede de moda. Estabelecer uma persona é uma ótima forma de otimizar ações e evitar desperdício de tempo durante o processo de recrutamente e seleção de franqueados.

Tratando de características gerais, podemos citar:

  • Formação: o candidato precisa ter nível superior, ser pós-graduado, falar outros idiomas? Você precisa pensar no quão criterioso você será em relação ao currículo do investidor;
  • Objetivos: os objetivos do investidor estão alinhados com os seus? Ele conhece e está de acordo com o plano de negócio? A parceria só irá funcionar de maneira adequada se houver concordância;
  • Inovação: a padronização é um dos pilares do franchising. Entretanto, sempre há espaço para ideias novas. Você deve buscar investidores dispostos a elevar o nível geral da marca; 
  • Experiência: você está procurando um parceiro que já tenha gerenciado uma empresa ou está aberto a marinheiros de primeira viagem? Lembre-se de que quanto menor a experiência do franqueado maior deverá ser a atenção e o suporte fornecido a ele;
  • Afinidade: como mencionamos anteriormente, é indispensável que ele tenha afinidade com o segmento ao qual está adentrando. E isso geralmente se traduz em conhecimento técnico ou teórico. 

Definindo esses pontos, você terá o perfil de franqueado desejado. Portanto, são essas informações que você irá utilizar nas estratégias de marketing adotadas daqui em diante. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue lendo!

Marketing

O trabalho de marketing talvez seja o mais efetivo para quem quer atrair franqueados para uma rede. É por meio dele que você vai se tornar conhecido e comunicar o valor do seu negócio para potenciais parceiros.

As informações precisam estar baseadas na realidade da empresa e de forma alguma devem ser maquiadas ou inventadas. Para um marketing de sucesso, você sempre tem que entregar aquilo que promete. Caso contrário, irá afastar aqueles que gostaria de atrair.

Visando um melhor entendimento das possibilidades desta área, vamos segmentá-la em outras duas. Confira!

1) Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais efetivas de trabalhar o relacionamento de longo prazo com potenciais franqueados. A estratégia consiste em produzir conteúdos sobre o seu negócio com informações que sejam relevantes para o público-alvo.

Vamos usar o exemplo de uma franquia que vende chocolates. Para atrair franqueados, a rede pode organizar um blog com conteúdos que falem sobre o seu mercado de atuação. O site pode trazer informações sobre os consumidores, dicas de como gerenciar uma franquia da área etc.

Se o conteúdo for de qualidade, os potenciais investidores certamente irão acompanhar o blog. A partir desta referência, a chance deles reconhecerem o valor do empreendimento e entrarem em contato com o franqueador é bem maior.

No entanto, é importante que o gestor tenha paciência com esse tipo de abordagem. Afinal de contas, o processo de conquista não ocorre de forma imediata.

2) Marketing Digital

O Marketing Digital é outro aliado na busca por franqueados. E as possibilidades que ele oferece são inúmeras. Você pode trabalhar com as redes sociais da sua franquia, tais como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Twitter.

Outra possibilidade é a disponibilização de e-books sobre assuntos relacionados ao seu negócio. O material pode ser fornecido em seu site mediante cadastro em um formulário. Também é possível produzir uma newsletter semanal ou mensal com notícias e dicas sobre o mundo do franchising para enviar para sua lista de contatos e clientes que sejam cadastrados em seu site.

Posicionamento no Google

De nada adianta ter bons conteúdos se eles não são encontrados pelo Google. Hoje, a ferramenta de busca é a porta de entrada para quem procura por qualquer produto ou serviço. E o mesmo vale para quem está procurando por uma franquia para investir. Existem três ótimas formas de fazer sua franquia aparecer no Google:

1) Google Ads

Anunciando pelo Google Ads, uma ferramenta paga, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome da marca, concorrentes, produtos/serviços etc.) Essa técnica se refere ao que chamamos de tráfego pago, ou seja, todos os acessos que ocorrem a partir de um investimento. 

Além de vitrine, a ferramenta fornece um espaço destinado a links de publicidade. Assim, os anúncios direcionam o usuário para páginas específicas de campanhas, ofertas e promoções. Uma das grandes vantagens da plataforma é que os ads podem ser direcionados de acordo com a região e o perfil desejado do usuário, sendo muito úteis para a segmentação da comunicação.

2) Tráfego orgânico

Para além do Google Ads e demais plataformas de tráfego pago, temos o chamado tráfego orgânico. Essa modalidade de tráfego se refere aos resultados que são exibidos sem a necessidade de qualquer tipo de pagamento. Para isso, existem técnicas de otimização que devem ser adotadas, visando o melhor posicionamento do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google — o que passa pelo SEO (Search Engine Optimization). 

3) Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google. Desse modo, é a opção mais simples, já que não exige investimento como o Google Ads ou de um grande conhecimento técnico como o SEO

Essa funcionalidade é como um perfil de rede social, só que no contexto do site de buscas. Dados úteis para o usuário, como endereço, telefone e e-mail devem ser expostos para facilitar o contato entre as partes. A empresa também terá uma página no Google Maps, com direito a avaliações de consumidores e tudo. Isto é: o Meu Negócio funciona como uma vitrine na tela de computadores e celulares.

Atrair franqueados em feiras e eventos

O objetivo das feiras de franquia é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a potenciais investidores. Nos eventos, os interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seu planejamento operacional.

Algumas redes, inclusive, permitem que os interessados desfrutem de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Eles também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras.

A presença na feira e o contato com as marcas dá mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o potencial lead passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno.

A solução da Central do Franqueado

Como você viu, a tarefa de atrair franqueados pode ser complexa e desgastante. Com isso, qualquer chance de otimizar esse processo deve ser analisada com atenção por franqueadores que pensam em expandir sua marca.

A Central do Franqueado é especialista em franchising pode te ajudar! Pensando em aproximar empreendedores e franqueadores, desenvolvemos um Portal de Franquias. Nele, você divulga a sua empresa junto das melhores redes de franquias do Brasil!

Valor mínimo de investimento, faturamento mensal e número de unidades espalhadas pelo Brasil são exemplos de informações disponibilizadas em nosso Portal de Franquias, o que garante a otimização do primeiro contato entre você e franqueados em potencial. 

O portal é acessado diariamente por milhares de investidores, trazendo diversas oportunidades de investimento para a sua rede. O que está esperando? Garanta até 25 leads gratuitos anunciando ao divulgar sua marca conosco

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado