Como atrair franqueados para a sua rede
13 min de leitura Carlos Griebler
Não é segredo para ninguém que o mercado de franquias vem crescendo ano após ano. Em 2023, o faturamento das franquias no Brasil foi de mais de R$ 240 milhões, segundo relatório anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número aponta um crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior. Portanto, se você decidiu transformar sua empresa em uma rede, as chances de obter resultados positivos são grandes. Todavia, antes você precisará aprender algumas coisas e enfrentar alguns desafios. Dentre eles, uma das tarefas mais essenciais do franchising é a de atrair franqueados.
Isto é, expandir a sua rede de franquias pode ser uma ótima maneira de aumentar o alcance e os lucros da sua empresa. No entanto, para atrair os melhores franqueados para a sua rede, é importante ter uma estratégia bem planejada e oferecer o que eles procuram em uma franquia. Para te ajudar nessa missão, a Central do Franqueado trouxe algumas dicas para atrair franqueados em sua rede de franquias. Confira!
Neste artigo você lerá sobre:
Por que atrair franqueados?
A razão pela busca incessante por franqueados pode ser justificada pelo próprio modelo de negócio. Afinal, o franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo dono de uma empresa, conhecido como franqueador, a um investidor, que comandará um ou mais pontos de venda da referida marca, chamado de franqueado. Assim, é possível replicar um formato de sucesso em diferentes locais.
A base do franchising é uma relação de interdependência entre as duas partes: o franqueador, juntamente com sua marca, e o franqueado. Assim, as unidades da rede são gerenciadas pelos investidores, que representam o trabalho direto em cada uma das lojas.
Com isso, a atração de novos franqueados é importante para qualquer franquia, pois pode aumentar o número de unidades da franquia e, consequentemente, aumentar a receita da empresa. Além disso, os novos franqueados podem trazer novas ideias e perspectivas para a franquia, o que pode levar a inovações e melhorias na operação. Adicionalmente, a inclusão de novos franqueados pode ajudar a expandir a marca para novas áreas geográficas e atingir um público mais amplo.
Nesse contexto e para atingir os objetivos acima, atrair novos franqueados é uma das principais tarefas de um franqueador, já que o êxito do seu empreendimento depende da adesão de terceiros e mais: convencê-los que sua rede é a melhor opção dentre tantas de sucesso num mercado que fatura mais de R$ 200 bilhões anualmente.
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Como atrair franqueados?
Como vimos, planejar e executar um bom processo de expansão de uma rede é uma das principais tarefas do franqueador. Isto é, alcançar o sucesso no franchising é um objetivo que passa por atrair franqueados qualificados que, mais do que apenas aumentar o número de unidades, vão trabalhar pelo crescimento da marca como um todo.
Visando auxiliá-lo no processo de expansão da sua rede, preparamos um guia completo sobre o tópico. Leia a seguir!
Fortalecer a imagem da marca
Uma das melhores formas de atrair franqueados para uma rede é oferecendo produtos e serviços de qualidade aos consumidores. Isso porque, ao proporcionar experiências inovadoras aos clientes, você estará fortalecendo a imagem da marca. Franqueadores costumam negligenciar a importância da imagem da marca. Oferecer a clientela produtos e serviços de qualidade é fundamental, mas cuidar de como os consumidores percebem a sua marca é indispensável num mercado cada vez mais competitivo como o franchising.
Todo investidor deseja fazer parte de uma organização forte e a melhor forma de mensurar a qualidade de uma empresa é a partir do feedback dos clientes. Além disso, quando vai bem, o negócio atrai naturalmente os olhares de investidores interessados. Por isso, ficar atento as redes sociais para identificar as demandas dos seus clientes e também prestar um atendimento ao público de qualidade nas unidades franqueadas são estratégias para você manter a rede de franquias funcionando adequadamente.
Já parou para pensar que aquele cliente que procura a sua rede de franquias para adquirir um produto ou serviço pode se tornar um franqueado um dia? É outra ocorrência muito comum no franchising: o caso dos clientes que se tornam fiéis a uma marca e, quando decidem investir em algo próprio, acabam procurando a empresa para se tornarem franqueados. Portanto, jamais deixe de investir no fortalecimento da imagem da sua rede e no relacionamento com os seus clientes, pois é uma parte fundamental do seu plano de expansão.
Conhecer o perfil do franqueado desejado
O mercado de franchising conta com uma diversa segmentação. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) classifica-os em onze grupos distintos. No entanto, até mesmo negócios classificados na mesma categoria possuem diferenças entre si.
Existem alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que são desejáveis em todos os aspirantes a franqueadores. No entanto, cada ramo de atuação subentende uma aptidão específica.
O perfil de um empreendedor que irá operar uma franquia de serviços automotivos não é o mesmo de alguém à frente de uma rede de moda. Estabelecer uma persona é uma ótima forma de otimizar ações e evitar desperdício de tempo durante o processo de recrutamento e seleção de franqueados.
Ainda, o franchising é conhecido como uma porta de entrada para aspirantes ao empreendedorismo. Isto é, o investimento em uma franquia de sucesso se torna muito mais certeiro para um empreendedor muitas vezes jovem, inexperiente ou apenas receoso em abrir o próprio negócio.
Tratando de características gerais, podemos citar:
- Formação: o candidato precisa ter nível superior, ser pós-graduado, falar outros idiomas? Você precisa pensar no quão criterioso você será em relação ao currículo do investidor;
- Objetivos: os objetivos do investidor estão alinhados com os seus? Ele conhece e está de acordo com o plano de negócio? A parceria só irá funcionar de maneira adequada se houver concordância;
- Inovação: a padronização é um dos pilares do franchising. Entretanto, sempre há espaço para ideias novas. Você deve buscar investidores dispostos a elevar o nível geral da marca;
- Experiência: você está procurando um parceiro que já tenha gerenciado uma empresa ou está aberto a marinheiros de primeira viagem? Lembre-se de que quanto menor a experiência do franqueado maior deverá ser a atenção e o suporte fornecido a ele;
- Afinidade: como mencionamos anteriormente, é indispensável que ele tenha afinidade com o segmento ao qual está adentrando. E isso geralmente se traduz em conhecimento técnico ou teórico.
Definindo esses pontos, você terá o perfil de franqueado desejado. Portanto, são essas informações que você irá utilizar nas estratégias de marketing adotadas daqui em diante.
Dica: ao anunciar sua marca no portal de franquias da Central do Franqueado, você pode disponibilizar o perfil ideal de franqueado para sua franquia. Assim, você filtra e facilita o processo de negociação com futuros franqueados.
Marketing
O trabalho de marketing talvez seja o mais efetivo para quem quer atrair franqueados para uma rede. É por meio dele que você vai se tornar conhecido e comunicar o valor do seu negócio para potenciais parceiros.
As informações precisam estar baseadas na realidade da empresa e de forma alguma devem ser maquiadas ou inventadas. Para um marketing de sucesso, você sempre tem que entregar aquilo que promete. Caso contrário, irá afastar aqueles que gostaria de atrair.
Visando um melhor entendimento das possibilidades desta área, vamos segmentá-la em outras duas. Confira!
1) Marketing de Conteúdo
Pesquisas encomendadas pelo Google Brasil demonstram que o comportamento dos consumidores brasileiros inclui compras online e pesquisas antes de comprar – tanto compras online como físicas. O levantamento foi divulgado em 2023 durante o evento Think Commerce. Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma compra. Diante disso, é muito importante que sua divulgação seja feita com um informações e um conteúdo de qualidade.
Este tipo de estratégia tem resultado através da geração de valor para os consumidores e investidores. Sua rede pode produzir conteúdo que agregue na vida do seu público através de diversos canais. Com as oportunidades do mundo digital, o investimento de recursos financeiros é de baixo custo e com alta efetividade.
Ou seja, esse “Marketing de Conteúdo” é uma das formas mais efetivas de trabalhar o relacionamento de longo prazo com potenciais franqueados. A estratégia consiste em produzir conteúdos sobre o seu negócio com informações que sejam relevantes para o público-alvo.
Vamos usar o exemplo de uma franquia que vende chocolates. Para atrair franqueados, a rede pode organizar um blog com conteúdos que falem sobre o seu mercado de atuação. O site pode trazer informações sobre os consumidores, dicas de como gerenciar uma franquia da área, quais as vantagens de investir na venda de chocolates etc.
Se o conteúdo for de qualidade, os potenciais investidores certamente irão acompanhar o blog. A partir desta referência, a chance deles reconhecerem o valor do empreendimento e entrarem em contato com o franqueador é bem maior. No entanto, é importante que o gestor tenha paciência com esse tipo de abordagem. Afinal de contas, o processo de conquista não ocorre de forma imediata. Vale lembrar que o marketing de conteúdo proporciona aos franqueadores uma estratégia de atração de franqueados de longo prazo. Isto é, um artigo de blog sobre como o chocolate pode auxiliar no emagrecimento saudável, mesmo que com alguns meses de publicação, ainda é relevante para os seus consumidores e possíveis investidores.
O Marketing Digital é outro aliado na busca por franqueados. E as possibilidades que ele oferece são inúmeras. Você pode trabalhar com as redes sociais da sua franquia, tais como:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube;
- Twitter.
Outra possibilidade é a disponibilização de e-books sobre assuntos relacionados ao seu negócio — o material pode ser fornecido em seu site mediante cadastro em um formulário. Também é possível produzir uma newsletter semanal ou mensal com notícias e dicas sobre o mundo do franchising para enviar para sua lista de contatos e clientes que sejam cadastrados em seu site.
Posicionamento no Google
De nada adianta ter bons conteúdos se eles não são encontrados pelo Google. Hoje, a ferramenta de busca é a porta de entrada para quem procura por qualquer produto ou serviço. E o mesmo vale para quem está procurando por uma franquia para investir. Existem três ótimas formas de fazer sua franquia aparecer no Google:
1) Google Ads
Anunciando pelo Google Ads, uma ferramenta paga, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome da marca, concorrentes, produtos/serviços etc.) Essa técnica se refere ao que chamamos de tráfego pago, ou seja, todos os acessos que ocorrem a partir de um investimento.
Além de vitrine, a ferramenta fornece um espaço destinado a links de publicidade. Assim, os anúncios direcionam o usuário para páginas específicas de campanhas, ofertas e promoções. Uma das grandes vantagens da plataforma é que os ads podem ser direcionados de acordo com a região e o perfil desejado do usuário, sendo muito úteis para a segmentação da comunicação.
Nesse sentido, o ads proporciona para a sua rede de franquias uma qualificação de leads diferenciada. Também, para redes de franquia que estão começando, investir no tráfego pago é uma alternativa para acelerar a divulgação dos seus produtos e serviços, facilitando a exposição. Porém, é importante lembrar que uma estratégia de tráfego pago é mais custosa para o seu empreendimento, porque os investimentos precisam ser regulares. Por exemplo, se você decidir interromper a divulgação por ads, certamente vai identificar que menos clientes estão chegando até você.
2) Tráfego orgânico
Para além do Google Ads e demais plataformas de tráfego pago, temos o chamado tráfego orgânico. Essa modalidade de tráfego se refere aos resultados que são exibidos sem a necessidade de qualquer tipo de pagamento. Para isso, existem técnicas de otimização que devem ser adotadas, visando o melhor posicionamento do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google — o que passa pelo SEO (Search Engine Optimization).
Nesse sentido, o custo por lead no tráfego orgânico é muito menor se comparado ao tráfego pago. Também, a principal desvantagem do tráfego pago – que é a necessidade de investir os recursos financeiros da sua rede de franquias com regularidade para obter resultados – não existe no tráfego orgânico, visto que a estratégia continua a ser funcional mesmo que você pare de investir.
3) Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google. Desse modo, é a opção mais simples para divulgar a sua empresa, já que não exige investimento como o Google Ads ou de um grande conhecimento técnico como o SEO.
Essa funcionalidade é como um perfil de rede social, só que no contexto do site de buscas. Dados úteis para o usuário, como endereço, telefone e e-mail devem ser expostos para facilitar o contato entre as partes. Lembre-se de manter estas informações sempre atualizadas, você não vai querer perder uma oportunidade de negócio por causa de um telefone para contato antigo ou e-mail incorreto.
A empresa também terá uma página no Google Maps, com direito a avaliações de consumidores. Isto é: o Meu Negócio funciona como uma vitrine na tela de computadores e celulares e é fundamental para você atrair novos investidores para a sua rede. Por isso, você, franqueador, deve ficar atento à imagem que o seu empreendimento está transmitindo. Afinal, a primeira impressão do cliente possivelmente virá de uma busca Google e do perfil da sua empresa no Meu Negócio.
Atrair franqueados em feiras e eventos
As feiras de franquias são eventos que reúnem franqueadores e franqueados para promover e divulgar as franquias disponíveis no mercado. Esses eventos são uma ótima oportunidade para os potenciais franqueados conhecerem mais sobre as opções de franquias disponíveis e para as franqueadoras atraírem novos franqueados. Isto é, muitos investidores frequentam estes eventos em busca das melhores oportunidades de negócio.
O objetivo das feiras de franquia é abrir um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a potenciais investidores. Nos eventos, os interessados podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seu planejamento operacional.
Algumas redes, inclusive, permitem que os interessados desfrutem de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Eles também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras.
A presença na feira e o contato com as marcas dá mais confiança à tomada de decisão. Entendendo exatamente qual será seu papel à frente da franquia, o potencial lead passa a dar mais credibilidade à empresa. Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno.
Redator em Central do Franqueado
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Expansão de franquias
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