Captação de leads no franchising: qual sua importância e como otimizá-la em sua rede
8 min de leitura Carlos Griebler
O objetivo de toda rede de franquias é expandir sua marca, não é mesmo? Dessa forma, buscar estratégias que aumentem a captação de leads é uma das principais responsabilidades de um bom franqueador. Afinal, estamos falando de potenciais franqueados para sua rede de franquias e de um dos momentos mais cruciais do processo de expansão.
Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem o que são leads e, muito menos, como funciona sua captação no franchising. Para responder essa e outras perguntas fundamentais sobre o tema — e no processo ensiná-lo a como atrair bons leads para sua rede de franquias —, a Central do Franqueado preparou este artigo completo.
Então, se você deseja saber como a captação de leads afeta diretamente o lucro e produtividade de uma franquia, veja qual o passo a passo e alguns cuidados para criar ações que promovam a geração de leads de forma saudável e com qualidade em sua marca. Não perca!
Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:
- O que são leads?
- Como funciona o processo de captação de leads?
- Qual a importância de gerar leads em sua franquia?
- Como otimizar a captação de leads em sua franquia?
O que são leads?
O termo Leads refere-se a oportunidades de negócio. Isto é, desde o primeiro contato desse potencial cliente com a marca, já é o suficiente para começar o processo de torná-lo um lead. Para atrair essas pessoas, a equipe de marketing pode usar as mais variadas formas de canais que servem para redirecionar o lead a uma página com um formulário de contato.
Através desses anúncios, os potenciais clientes são guiados a interagir e, assim, se tornarem leads. Seja pelas redes sociais, por listas de e-mail ou pela publicidade, marcas podem manter contato com aqueles que demonstram interesse pelos produtos e serviços oferecidos. E em um mercado de intensa concorrência, ter proximidade com leads pode garantir a fidelidade do público a uma marca.
No franchising, estar em contato constantemente com consumidores adquire uma importância ainda maior para a experiência do usuário. Afinal, é mantendo o interesse dos consumidores que a empresa terá suas unidades visitadas. E mais: Isso é algo extremamente necessário para a expansão da rede.
Ou seja, apesar de você provavelmente já ter ouvido falar de leads ou até mesmo estar por dentro do assunto, de forma simplificada podemos tratar leads como interessados em seus serviços. No caso do franchising, são todos aqueles que consideram investir em sua marca como franqueados.
Como funciona o processo de captação de leads?
Agora que você já conhece o processo para atrair um lead, isto é, chamar sua atenção a ponto de ele disponibilizar suas informações para você. No caso do mercado de franquias, existem algumas especificidades a mais quanto aos dados que podem ser relevantes para a rede, como capital de investimento, região de interesse e qualificação prévia como empreendedor. Porém, de uma forma geral, as informações mais comuns a serem coletadas são:
- Nome: essencial para saber como se dirigir ao lead na hora de nutri-lo.
- E-mail: normalmente é solicitado o e-mail corporativo, mas dependendo do segmento da sua empresa, pode ser o pessoal.
- Empresa e cargo: saber onde o lead trabalha e o que ele faz ajuda a ter uma maior compreensão sobre ele.
- Telefone: informação que é mais utilizada pelo time de vendas, que pode utilizar para entrar em contato via ligação.
De forma geral, esses formulários são encontrados em Landing Pages — também conhecidas como página de captura de leads. Elas são páginas web utilizadas durante campanhas de captação de leads, visando a apresentação de ideias e conteúdos específicos ao assunto em questão. Para receber mais informações, o usuário normalmente é convidado a deixar seus dados de contato através de um formulário ou a continuar navegando por páginas relacionadas à campanha.
Todavia, existem alternativas, outros canais para se disponibilizar os conteúdos que podem auxiliar nesse processo de garantir novos leads — e não é preciso se limitar a apenas a um deles. Entre eles, podemos destacar: as redes sociais, por conta da popularidade e acessibilidade; blog e site, mesmo que tradicionais, ainda são muito eficazes a partir do marketing de conteúdo. Tanto no blog quanto no site, você pode colocar conteúdos e formulários capazes de gerar leads.
Qual a importância de captar leads em sua franquia?
Além da questão mais evidente, isto é, a expansão da franquia, a captação de leads acompanha uma série de benefícios para sua rede. Por exemplo, com uma captação de leads otimizada, sua franquia consegue planejar campanhas de marketing a partir dos contatos adquiridos.
Afinal, quando se tem uma noção de quem é o perfil desse empreendedor interessado em sua marca, você proporciona uma campanha mais segmentada e direcionada, o que resulta em mais efetividade para a estratégia. Após isso, com uma lista formada, a própria nutrição dessa lead se torna possível.
Pois, mesmo que um lead não se torne cliente no primeiro interesse, com o follow up e acompanhamento destes leads através de conteúdos, e-mails e etc. as chances deste lead se tornar cliente futuramente se tornam maiores. Afinal, após alimentá-los com conteúdo e outros métodos, sua rede os torna qualificados, aumentando suas taxas de conversão no futuro.
Como otimizar a captação de leads em sua franquia?
Sabemos que, no franchising, adquirir e manter contato com potenciais franqueados tem uma importância enorme no processo de expansão. Isto é, é mantendo o interesse das leads que a empresa terá suas unidades visitadas e eventuais negociações possam dar o próximo passo.
Com isso, a captação de leads depende de estratégias que garantam ao franqueado uma imagem de segurança e oportunidade. Dessa forma, você facilita com que os leads confiem suas informações como e-mail, telefone e contatos à sua rede. Para auxiliar franqueadores nessa tarefa, separamos uma lista com as principais maneiras de coletar dados e captar leads.
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1. Trabalhe com personas
Antes mesmo de captar os primeiros leads do seu negócio, é importante entender para quem você quer vender. Atualmente, o cliente moderno tem o desejo de se sentir especial, de receber um atendimento personalizado e ser valorizado pelo negócio de interesse.
Para isso, a melhor forma de potencializar a captação está na personalização que possibilita direcionar esforços que realmente tragam resultados e também contribui para a qualificação desse lead. Ou seja, para começar a buscar mais candidatos para um crescimento saudável da sua rede, é necessário definir o perfil ideal de franqueado que você deseja.
Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados. Você pode até receber leads em maior quantidade com um escopo mais aberto, mas você venderá mais e para as pessoas certas apenas anunciando sua marca para quem realmente tem interesse em sua marca.
2. Otimize seu alcance com SEO
Vimos que seu conteúdo precisa atingir o público certo, mas para isso é preciso se fazer presente nos principais mecanismos de busca. Nesse caso, buscadores como o Google e YouTube.
Dentre as principais formas de otimizar o alcance dos canais e, consequentemente da marca, está o SEO. Search Engine Optimization é uma estratégia utilizada para qualificar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa de forma geral.
Com essa estratégia, você consegue aumentar o seu alcance por meio de tráfego orgânico, ou seja, sem precisar pagar por alcance. Assim, o seu público consulta pelas palavras-chave que são valiosas para o seu negócio e chega até seus canais para se tornarem leads.
3. Tráfego pago
Como em todo negócio, o dinheiro pode ser um facilitador — mas não faz milagres. Com isso, o tráfego pago também se tornou uma realidade para muitas franquias. Porém, não basta injetar dinheiro para receber leads de forma instantânea, é necessário muito planejamento e escolhas que potencializam a visualização e clique do público.
As ferramentas do Google AdWords surgem como aliada para facilitar a inclusão da marca como destaque na página de pesquisa. Mas, para isso, é necessário trabalhar com algum profissional da área de gestão de tráfego pago para saber quais palavras-chave investir. Assim, os resultados da pesquisa serão mais precisos e a marca será realmente colocada em primeiro plano.
4. Feiras de Franquias
As feiras de franquias são um ótimo lugar para captar muitos leads. Em 2022, as primeiras feiras de franquias presenciais voltaram — e com elas os benefícios de expor nesse tipo de evento. Marcas estão concentrando suas estratégias de expansão para feiras de franquias de todo o Brasil — e até mesmo pelo mundo — tendo em vista as oportunidades que ambos franqueadores e franqueados podem encontrar lá.
As feiras relacionadas ao franchising surgem como porta de entrada para o público conhecer mais detalhes do modelo de negócio e também como um canal para franqueadores atraírem interessados em suas redes. Por isso, conhecer o funcionamento desses eventos é essencial para franqueadores que desejam expor sua marca e encontrar novos franqueados.
Isto é, feiras de franquias permitem um espaço para que as empresas possam apresentar possibilidades de negócios a investidores que tenham interesse em se tornar franqueados. Os potenciais leads têm a possibilidade de conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais pessoalmente, além de entender exatamente os custos das franquias e dialogar com os franqueadores.
5. Portal de Franquias
Se você deseja gerar mais leads, vimos que é preciso anunciar sua marca, certo? Com a Central do Franqueado, você pode começar a fazer isso de graça com um Portal de Franquias! Estar em um ambiente repleto de marcas de sucesso do franchising vai agregar valor a sua franquia e fazer a rede expandir cada vez mais!
Continue navegando pelo nosso blog para conhecer mais sobre o franchising e todas as novidades do mundo das franquias!
Redator em Central do Franqueado
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