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O guia profissional para expansão de franquias: como garantir o sucesso no crescimento do seu negócio

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Expansão de franquias é o processo de replicar unidades de uma rede concedendo o direito de uso dessa marca e todo o seu know-how a investidores.

Neste guia você irá aprender:

  • Porque o franchising é o melhor formato de expansão
  • Como funciona o processo de expansão de franquias
  • Quais melhores métodos e ferramentas para utilizar na expansão da sua rede
  • Como proceder em cada etapa de expansão: escolha de franqueados, implantação e inauguração
  • Onde buscar conhecimento para expandir seu negócio

Introdução

Convivemos todos os dias com diversas marcas ao nosso redor. Algumas mais características, chamam a atenção aonde quer que vamos. Outras, nem tanto, mas quando começamos a notar sua presença cada vez maior entre outras marcas, passamos a considerar que possa ser bom conhecer seus produtos. 

Quando se trata do franchising, as marcas são replicadas em diferentes lugares, onde se pode reconhecê-las independente do local que estiverem. Essa é a principal característica do mercado de franquias, onde vemos a padronização de redes que se expandem por diversos lugares. 

Para entender este processo de crescimento de negócios, preparamos este guia sobre expansão de franquias. Assim, você poderá analisar como funciona o processo de expansão por meio do franchising e escolher se deseja franquear sua marca, expandindo através de investidores que se tornam franqueados da sua rede. 

Com este conteúdo, você irá entender porque escolher o franchising para expandir seu negócio e também aprenderá como impulsionar a expansão da sua franquia. Confira nosso guia e entenda como expandir sua rede pode fortalecer sua marca e a consolidar no mercado do franchising. 

Veja o que você irá aprender neste conteúdo:

O que é expansão de franquias?

O processo chamado de expansão de franquias é um modelo de expansão que se baseia na concessão do direito de replicação de uma marca a investidores. Os investidores que investem em uma franquia de determinada rede se tornam franqueados da mesma, podendo utilizar a marca, know-how e todos os recursos disponibilizados pela rede. 

No processo de expansão de franquias, a franqueadora – que é quem detém os direitos da marca e está cedendo a investidores – tem obrigações de acompanhamento do franqueado. Assim, também o franqueado tem obrigações para com a franqueadora. 

Um dos principais deveres da franqueadora no processo de expansão é prestar suporte na implantação da nova unidade. Seja na escolha do ponto comercial, inauguração da loja, fiscalização e etc. Já o franqueado, que expande a marca adquirindo seus direitos, precisa pagar uma taxa para abrir sua franquia. Tudo isso é instituído pelo contrato firmado entre as duas partes e a Circular Oferta de Franquia (COF), elaborada pela franqueadora. 

Na expansão de franquias, o empreendedor que possui um negócio, realiza uma análise de franqueabilidade e avalia se é uma ideia franqueável. Assim, ele dá procedimento através de seleção de franqueados, divulgação da sua franquia, entre outros processos que abordaremos logo mais. 

Quais são as vantagens de expandir um negócio por meio de franquias?

Muitos empreendedores que veem oportunidades de crescimento para seus negócios já devem ter questionado qual o melhor formato de expansão e, então, se perguntado: por que expandir por meio de franquias? 

Isso nos leva a expor aqui as principais vantagens de optar pelo sistema de franquias ao expandir um negócio. Pois, com um mercado tão expressivo, não se pode negar que seja rentável e benéfico para os seus envolvidos. 

Sendo assim, podemos destacar algumas das principais vantagens de se optar pelo franchising como modelo de expansão do seu negócio:

  • Baixo custo: Devido a franqueadora ceder o direito de gestão de uma franquia a um investidor, os custos do dono da marca diminuem. Isso acontece pois quem arca com as despesas de implantação, aluguel do PDV e etc. é o franqueado. Portanto, os gastos com expansão são dispersos e o empreendedor acaba ganhando vantagem nisto. 
  • Diminuição de riscos: Apostar em uma gestão descentralizada faz com que se diminuam os riscos.
  • Expansão acelerada: Expandir um negócio por conta própria é demorado. Cuidar de todos os processos necessários na implantação de uma nova unidade própria demanda planejamento e uma gestão de perto do andamento. Já por meio dos franqueados, você terceiriza os processos de implantação, apenas colocando uma equipe de implantação e suporte. Isso impede que concorrentes tomem o espaço no mercado que sua marca ocuparia. 
  • Garantia de boa gestão: Empresas que expandem sua marca sem optar por franquias necessitam contratar bons gestores. Isso torna o processo caro e por vezes ineficiente, pois a motivação dos gestores como apenas funcionários pode não trazer o comprometimento esperado. Já através do franchising, os gestores são os franqueados, onde as unidades são o seu negócio, o que torna a motivação um fator importante, pois ele fará o melhor para que a franquia dê bons resultados, pois isso beneficiará tanto ele quanto a rede. 

Como se preparar para expandir uma franquia?

Colocar em prática um plano de expansão de franquias é algo que precisa ter planejamento e estratégia. Apenas sair abrindo unidades e concedendo direitos de uso da sua marca a qualquer pessoa pode gerar resultados negativos. Acreditamos que não seja isso que você busca, não é mesmo? 

Por este motivo, existem alguns pontos a considerar que auxiliam na tomada de decisão e ajudam você a se preparar para expandir sua franquia.

Número de unidades

Ao elaborar um plano de expansão, é preciso planejar a quantidade de unidades que se deseja implantar. Para isso, é preciso fazer uma análise de mercado para obter informações que indiquem se a demanda é adequada ao número de unidades pretendidas. 

Não se pode apenas implantar unidades conforme for aparecendo novos franqueados. É preciso ter uma visão ampla do consumo do produto que sua marca oferece para saber se as vendas das novas unidades atingirão as metas traçadas. 

Metas e objetivos 

A expansão por meio de unidades de franquia é um caminho para o crescimento de uma marca. No entanto, não basta escolher o caminho, é preciso saber aonde você quer chegar com sua marca. 

Por isso, você precisa definir metas e objetivos de acordo com a realidade da sua rede e com o que você almeja para sua marca ao expandir. As principais formas de fazer isso é estabelecendo alguns objetivos antes de criar seu plano de expansão. 

Os principais objetivos que devem estar claros ao expandir sua franquia são: quais os locais deseja expandir a franquia, posicionamento da marca, público-alvo, característica de consumo (mais acessível ou maior qualidade e menos acessível) e quais as metas financeiras e de vendas deseja atingir. Existem outras metas que podem ser definidas, porém, essas são as principais para obter assertividade na expansão. 

Perfil de franqueado

Saber com qual perfil de gestor você deseja trabalhar é essencial para que seus franqueados sejam engajados e se mantenham alinhados com a visão da marca. Por isso, definir um perfil de franqueado é essencial durante o processo de expansão. 

Há algumas características que são indispensáveis a qualquer empreendedor que busca abrir uma franquia. Ter conhecimento básico em administração, controle financeiro e outras tarefas gerenciais é muito importante para garantir sucesso nas unidades franqueadas. 

Porém, além das características gerais que envolvem um empreendedor que deseja ser franqueado da sua rede, é necessário ter um perfil personalizado com as características da sua rede. Analise a visão da sua marca, seus objetivos e trace um perfil de franqueado que seja compatível e compartilhe com os valores da sua rede. 

Como atrair franqueados para sua franquia?

Para poder expandir um negócio por meio de franquias é preciso ter interessados em fazer parte de uma rede da sua marca. Por isso, o trabalho de atrair franqueados a franqueados é importante para franquias em expansão. 

O mercado do franchising é competitivo e todos os anos surgem diversas redes e novos modelos de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 foram registradas 2.918 redes no mercado, o que configura um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. 

Sendo assim, com uma vasta oferta de oportunidades, para atrair franqueados para sua rede é necessário ter um diferencial e investir na captação de leads. Esse diferencial pode ser um modelo de negócio diferente, valor de investimento mais baixo, não cobrar algumas taxas e etc.

Convertendo interessados em leads

Para que sua atração de franqueados se torne eficaz, e possa resultar em negócios fechados, deve-se investir na geração de leads. Os leads são interessados que disponibilizam suas informações pessoais por meio de algum canal para que possam receber algo em troca, seja para saber mais sobre sua franquia ou receberem algum conteúdo e etc. 

Investir em estratégias de captação de leads aumenta suas chances de encontrar bons franqueados para sua rede. Ao otimizar canais da sua franquia para geração de leads, você atrai mais oportunidades para expansão da rede, obtendo interessados que podem se tornar futuros franqueados da sua franquia. 

Uma forma de acelerar esse processo de atração de candidatos para sua franquia por meio da geração de leads é otimizando canais com este objetivo. Existem alguns meios que são melhores para este propósito. Alguns que valem o investimento, são: 

  • Portal de franquias: Um portal de franquias é um dos canais mais propícios para a geração de leads para sua rede. Esse tipo de canal é otimizado para empreendedores que buscam oportunidades de negócio e possuem uma formatação propícia para conversão. Além disso, o tráfego desse canal costuma ser qualificado, o que facilita o processo de tornar um lead em um franqueado. 
  • Anúncios online: As ferramentas de anúncio têm sido cada vez mais utilizadas como forma de publicidade online. Os famosos Ads são um ótimo canal para converter leads, pois atingem o público-alvo que você quer atrair para sua franquia. Podem ser tanto nos mecanismos de busca como em redes sociais. Investir nessas ferramentas pode ser uma ótima opção para gerar leads e aumentar as oportunidades de negócio da sua rede. 
  • Landing pages: Utilizar canais diversos da sua marca para gerar leads pode ser uma ótima opção, mas ter um espaço específico para conversão é essencial. Landing pages são justamente páginas na web que são otimizadas para gerar conversão e captar leads, fazendo com que as chances dos visitantes dessa página se tornem leads seja muito maior. 
  • Blog: O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que, além de auxiliar na geração de leads, também auxilia no fortalecimento da marca, criando uma autoridade no mercado. Por meio de um blog, sua marca pode gerar conteúdo sobre o mercado que atua, firmando uma posição de referência. Com automatização de Calls To Action (CTA) nos conteúdos do seu blog, é possível direcionar o usuário às landing pages, aumentando as oportunidades de conversão de leads. 

Como estratégia de expansão de franquias, o Inbound Marketing continua sendo uma ótima ferramenta. Esses canais são característicos desse nicho do marketing, onde a construção de autoridade e atração do público-alvo até a marca são centrais. 

Por isso, investir na atração de candidatos para sua franquia por meio de otimização de canais para geração de leads e técnicas de marketing e divulgação pode ser uma ótima estratégia para acelerar a expansão da sua franquia. 

Como utilizar um CRM para gerenciar os potenciais franqueados na expansão da sua rede?

Além de atrair potenciais franqueados, é preciso gerenciar esses contatos. Ter um controle sobre aqueles que estão qualificados para dar continuidade à negociação e os que precisam ser descartados é fundamental. 

Por isso, ter ferramentas que auxiliem a controlar o seu funil de vendas é uma ótima estratégia para manter uma boa gestão das suas negociações. Um CRM para franquias pode ser muito eficiente no gerenciamento de negociações durante seu processo de expansão.

Com um CRM, sua rede pode controlar toda a evolução dos leads interessados em se tornarem franqueados da sua rede. O CRM permite que você identifique os principais gargalos na negociação, quais etapas do funil estão tendo falhas e etc. 

O CRM permite que você gerencie o processo de expansão com um novo franqueado desde a conversão como lead até a inauguração da franquia. Assim, é possível aumentar a eficiência no processo de expansão com uma boa gestão das negociações. 

Além de ter uma maior eficiência no seu processo de expansão, com um CRM sua rede também proporciona uma melhor experiência aos novos franqueados da rede. 

Como escolher os franqueados da sua rede na hora de expandir?

Como já falamos anteriormente, é na atração de franqueados que se inicia a filtragem de quem fará parte da sua rede. No entanto, é após o processo de qualificação dos leads e que parte para uma negociação mais consolidada que se inicia o processo de escolha. 

A partir deste momento, a franqueadora precisa estabelecer um processo de seleção de franqueados. Dentro dessa seleção deve haver consideração pelo perfil do franqueado, como já mencionamos mais cedo. 

As características do candidato precisam ser compatíveis com os valores da marca e é necessário que tenham uma certa afinidade com o produto ou serviço que sua rede oferece. Pois, assim, haverá uma maior dedicação na gestão da unidade e uma maior harmonia e engajamento da rede, unificando todos em uma única visão. 

Além do perfil, também há algumas etapas que são importantes para o processo de escolha dos franqueados. As principais etapas para escolher franqueados são as seguintes:

  • Coleta de informações: o candidato precisa ter acesso a material informativo sobre o investimento da rede. Por isso, é preciso disponibilizar por meio de um portal de franquias ou site da marca os valores e dados importantes para possíveis franqueados. 
  • Encontro entre franqueador e franqueado: a franqueadora realiza uma apresentação inicial da marca e o funcionamento da rede. Etapa importante para esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da franquia. 
  • Realização da entrevista: após o primeiro contato, é preciso ter uma entrevista mais profissional com o candidato. Nesse encontro, é aconselhável ter mais de um profissional da rede para que, assim, se possa avaliar as capacidades do candidato, tanto pessoais quanto profissionais, para ser um franqueado. 
  • Entrega da COF: se tudo correr bem na entrevista, a rede aprovar o candidato e este quiser prosseguir para abrir uma franquia da marca, a franqueadora precisa lhe entregar a Circular Oferta de Franquia (COF). Neste documento, constará todas as informações da franquia, obrigações, direitos, valores e tudo que envolve a operação de uma unidade da rede. 
  • Test Drive: esta etapa se refere ao processo em que a franqueadora leva o candidato a uma unidade da franquia por um tempo para acompanhar a rotina e entender como funciona a operação. 
  • Reunião final: após todo o processo de escolha e seleção, se o candidato for aprovado pela franqueadora, chega o momento da reunião final. Nesse encontro é assinado o contrato de franquia e oficializado o negócio. Após isso, se inicia o processo de implantação, com procura de ponto comercial, aquisição de equipamentos, colaboradores, treinamento e etc. 

Com a execução das etapas, você estrutura o processo de escolha de franqueados e melhora sua expansão, tendo uma seleção mais qualificada. 

Como criar um plano de expansão para sua franquia?

Agora que já falamos sobre atração e escolha de franqueados, podemos focar no desenvolvimento da expansão por parte da franqueadora. Por isso, trazemos algumas dicas para preparar o plano de expansão da sua franquia. 

Ao elaborar um plano de expansão, você garante que maior eficiência ao expandir sua rede, tendo menos desperdício de recursos e garantindo sucesso na abertura de novas unidades. Além disso, com uma direção estratégica, a expansão da franquia obtém maiores vantagens, encontrando novas oportunidades a explorar.

Sendo assim, vamos às principais ações que você deve ter para elaborar um plano de expansão:

1 – Elabore um planejamento financeiro

Apesar de o modelo de expansão por meio de franquias demandar menos investimentos para expandir, já que é por meio do investimento dos franqueados, há algumas adaptações que demandam gastos. Por isso, para expandir por meio de franquias, é preciso planejar os recursos que serão gastos no processo. 

Um dos gastos que podemos exemplificar é por meio da criação de um programa de treinamentos necessários para transmitir o know-how da marca a novos funcionários. Além de outros gastos, como o que a rede terá para prestar suporte às novas unidades. 

2 – Compreenda as questões jurídicas que afetam a expansão

O mercado de franquias é regulado pela Lei Nº 13.966, aprovada ano passado, que estabelece as principais regras que regulam o franchising no Brasil. Nessa legislação, é previsto que a franqueadora repasse a COF para todo novo franqueado, pois é o principal documento que definirá toda a relação entre franqueado e franqueador. 

Por isso, ao criar seu plano de expansão, elabore primeiro sua COF. Tenha um contrato padrão para os novos franqueados e esteja atento a todas as suas obrigações como franqueador. Assim como as do franqueado, para que o cobre no cumprimento de suas funções. 

3 – Estruture um plano de treinamento

Para garantir o sucesso das novas unidades é essencial manter o padrão de qualidade e o know-how da marca. No entanto, sem que haja um programa de treinamento bem estruturado é pouco provável que os franqueados mantenham o padrão. 

Sendo assim, elabore um programa eficiente, que dê ao franqueado toda base gerencial que ele necessita. Além disso, ter experiências reais é muito importante para que o treinamento seja efetivo. 

4 – Adquira bons canais de comunicação com os franqueados

É essencial manter a comunicação com as novas unidades. Acompanhar o andamento da operação e trocar informações com os novos franqueados de forma que forneça um bom suporte é uma das melhores formas de garantir uma operação saudável. 

Na hora de escolher os canais, é preciso pensar em integração. Descentralizar a comunicação em diferentes canais é perder informações e enfraquecer o poder da comunicação. Portanto, busque por sistemas que integrem toda a comunicação em uma única plataforma e garanta uma comunicação assertiva no processo de expansão. 

5 – Invista em automatização

Gerir uma rede demanda repetição de diversos processos que hoje em dia podem ser feitos por máquinas. Não desperdice o seu tempo repetindo processos repetitivos de todas as novas unidades. 

Invista em automatização por meio da tecnologia. Um sistema para franquias oferece uma gestão integrada que permite automatização de processos e otimização de tempo em diversos setores da rede. 

Para além dessas dicas, existem outras ações que podem ser tomadas para elaborar o plano de expansão da sua rede e garantir controle e manutenção da qualidade. 

Administrando seu crescimento: como um gerente de expansão pode impactar sua rede

Além de uma organização estrutural, para realizar um processo de expansão bem-sucedido é preciso ter bons profissionais. Além de franqueados alinhados à marca, ter gestores qualificados também é um grande diferencial para realizar uma expansão. 

Sendo assim, contar com um gerente de expansão é essencial para garantir assertividade e evitar riscos para a rede. Pois, é por meio desse profissional que se desenvolve uma expansão baseada em análise e inteligência. 

Um gerente de expansão é um profissional que foca em encontrar oportunidades de crescimento para uma rede por meio de pesquisas e análises de mercado, concorrência e etc. Juntamente com o franqueador, o gerente encontra as melhores oportunidades para abertura de novas unidades. 

Uma das principais funções do gerente de expansão é encontrar novos mercados por meio de pesquisas de público-alvo. Nessa análise, o profissional analisa potenciais consumidores de determinado local por meio de redes sociais, veículos de comunicação locais e etc. Com estratégia, o gerente analisa as dificuldades, vantagens, pontos fracos e fortes da marca em relação à concorrência. 

O profissional contratado para ser gerente de expansão da sua rede também auxiliará no processo de seleção de franqueados. Com as pesquisas de mercado e estudando locais, este gestor irá auxiliar a franqueadora a filtrar quais melhores candidatos para se tornarem parte da rede. 

Além disso, é o gerente de expansão que irá intermediar todo o processo de abertura de uma franquia junto ao franqueado. É este profissional que realiza todas as etapas de implantação da unidade, repassando o planejamento estratégico da rede, modelo de negócio e etc. 

Os fechamentos de negócio por meio da assinatura de contrato e etc. são guiados pelo gerente. Além de intermediar essa negociação, é o gerente de expansão que coordena os treinamentos de novos franqueados, garantindo que a transmissão do know-how da marca seja feita efetivamente. 

Sendo assim, o gerente de expansão precisa ser alguém experiente e que tenha um bom tempo de contato com a marca. Isso porque ele precisa seguir as negociações com base no padrão estabelecido pela rede e preservando seus valores.

Encontrando a melhor estratégia para seu negócio: por que expandir por meio do crescimento em espiral?

O conceito de expansão por meio do crescimento em espiral está ligado à ideia de crescer aos poucos, ou seja, de perto para longe. A ideia é justamente seguir o padrão de uma espiral, que se inicia com círculos pequenos e cada vez se distancia mais do centro. 

Esse modelo de expansão permite que o crescimento da sua franquia possa se dar de forma sustentável, que no início se contente com ir atuando próximas à matriz e conforme surgem novas oportunidades e a marca se consolida, aumenta sua abrangência. Por isso se torna uma estratégia atrativa. 

Uma das principais vantagens é a otimização de investimentos financeiros. Com uma expansão inicial perto da franqueadora, os gastos com deslocamento às unidades para treinamento, prestação de suporte, consultorias e auditorias diminuem. Isso também facilita um maior controle da operação, já que a proximidade facilita o controle de qualidade. 

Outra vantagem é o fortalecimento e identificação da marca com cerca localidade. Quanto mais concentrada em um local a marca, mais ela domina esse mercado, enfraquecendo a concorrência e aumentando a identificação do público consumidor dessa área com a rede. 

Esse aumento de identidade da marca com o público local facilita a criação de campanhas de marketing, pois a rede já conhece as características e o que agrada esse público. Além de aumentar o engajamento, também resulta em uma vantagem competitiva para a marca. 

Um último fator que vale ser citado é a melhora na relação com os franqueados. Tendo unidades próximas, você fortalece o relacionamento com os franqueados, tendo mais engajamento e, consequentemente, um maior controle das operações das franquias. 

Com relacionamentos mais fortes com franqueados a comunicação na sua rede também se torna mais efetiva. Isso refletirá quando a rede for aumentando sua abrangência, pois já terá comunicação assertiva e um bom engajamento com os franqueados. 

Se você quer entender mais sobre a expansão por meio do crescimento em espiral e como este modelo é vantajoso para franquias, confira o  link anterior sobre o tema.

Como garantir o sucesso na inauguração das novas unidades?

O processo de implantação de novas unidades demanda muita organização e gestão qualificada. Cumprir todos os processos e prestar o suporte necessário aos novos franqueados é uma tarefa que exige muito das franqueadoras. 

Por isso, a inauguração de franquias acaba sendo muitas vezes negligenciada por falhas no processo. No entanto, é uma das fases da expansão de franquias que mais necessita de atenção, para que erros não prejudiquem a imagem da marca diante dos consumidores. 

Sendo assim, há alguns pontos que você deve prestar atenção na inauguração de uma nova unidade. Os principais deles são: 

  1. Escolha do local de inauguração;
  2. Treinamento e capacitação do franqueado e colaboradores;
  3. Abastecimento da unidade;
  4. Estratégias de marketing.

O primeiro ponto, que é primordial, é a escolha do ponto comercial. Encontrar o lugar ideal para uma franquia é essencial para garantir que o volume de vendas da unidade estará dentro do esperado. 

Essa escolha é feita com auxílio do gerente de expansão, que por meio das pesquisas de mercado irá analisar o local pretendido e avaliar se o público consumidor do local está alinhado com a marca. Isso garantirá que a unidade obtenha sucesso em sua operação e consiga obter bons resultados. 

Ao ter certeza do local que estará implantando a unidade, a franqueadora proporciona segurança ao franqueado na inauguração da franquia. Pois, tendo um embasamento que indique que o local escolhido é ideal para a franquia, a franqueadora também evita inaugurar uma unidade que possa vir a falir devido a maus resultados. 

O segundo ponto importante antes da inauguração é o treinamento, que já mencionamos anteriormente. A transmissão de conhecimento da rede e sua forma de operar deve ocorrer antes de abrir a franquia, para que quando entre em operação já siga os padrões estabelecidos. 

Após esta consideração, devemos falar do terceiro ponto, que é a garantia de abastecimento da unidade. Antes de inaugurar uma franquia é preciso garantir que haverá todos os produtos ofertados aos consumidores. Não pode adiantar o processo e inaugurar uma nova unidade sem que esteja preparada para receber os clientes. 

Isso nos leva ao quarto ponto, pois dependendo do que sua campanha de marketing ofereceu, como preços baixos e variedade, é preciso garantir que isso aconteça na inauguração. O marketing é essencial também para a inauguração alcançar o público desejado e atrair consumidores. 

A estratégia de marketing deve ser pensada para antes da inauguração e após. Utilizando os recursos do marketing digital de geolocalização, você pode direcionar anúncios online e em plataformas de mídias sociais que sejam direcionados ao público da região da unidade. 

Isso garantirá que os consumidores compareçam na sua inauguração e que com uma manutenção de uma estratégia de marketing, seja possível reforçar a sua marca no local que se encontra. Assim, franqueadora e franqueado poderão obter sucesso na inauguração da nova franquia, garantindo que o público saiba onde encontrar a marca e seja atraído por meio das suas campanhas. 

O que analisar ao considerar expandir sua franquia internacionalmente?

Vemos frequentemente diversas redes internacionais atuando no Brasil, como as gigantes do fast food, por exemplo. O Brasil também tem sido um grande exportador de marcas franqueadas para o exterior. Segundo a ABF, são 163 marcas em 107 países. 

No entanto, apesar de muitas redes enfrentarem o mercado estrangeiro, não são todas que estão prontas para dar este passo. Afinal, entrar em um mercado que não conhece, enfrentar novos concorrentes, atrair consumidores e etc. não é uma tarefa fácil. 

Antes de realizar uma internacionalização da sua franquia, é preciso avaliar alguns pontos. O primeiro deles é se sua rede mantém uma boa padronização em todas unidades nacionais. É necessário que as unidades dentro do país estejam bem alinhadas e mantendo o controle de qualidade da rede. 

Outro fator que é preciso considerar para saber se sua marca está pronta para internacionalizar é uma boa estrutura de know-how. Afinal, treinar e capacitar franqueados e colaboradores é uma tarefa que exige investimento, boa gestão e acompanhamento de perto. 

Uma pesquisa ESPM revelou que 55% dos entrevistados apontou a dificuldade de encontrar e treinar pessoas como principal desafio para internacionalizar sua marca. Sendo assim, podemos destacar a importância de ter um bom programa de treinamento e um know-how bem definido, para que as unidades no exterior sigam o mesmo padrão da franqueadora. 

Ao analisar a possibilidade de expandir sua rede internacionalmente, vale considerar se o mercado doméstico está saturado. Se sua rede já possui muitas unidades no país, já domina uma boa parcela do mercado ou vê que não há mais oportunidades de explorar dentro do país, então se planejar para internacionalizar é uma boa ideia. 

Desenvolver um planejamento estratégico deve ser uma das principais ações caso você considere expandir para o exterior. Se sua rede não tiver ações definidas, um objetivo bem definido, pode haver prejuízos ao invés de um bom resultado. 

Conclusão

Após ter abordado todos os temas que envolvem expansão de franquias, ressaltamos a importância de haver planejamento e prezar pelo sucesso do franqueado. Promover a satisfação dos seus franqueados deve ser sua prioridade e, por isso, deve ter isso em mente durante todo processo de expansão, para que os novos membros da rede não fiquem desamparados. 

Expandir uma rede de franquias não é uma tarefa fácil. Exige muita dedicação da franqueadora, cuidado com os novos franqueados e com a manutenção da padronização da rede. Prezar pelo padrão de qualidade do seu serviço é essencial para que sua rede não perca espaço no mercado. 

Portanto, se você está buscando expandir sua rede, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Nós somos especialistas em franchising há mais de cinco anos e ajudamos mais de 200 redes de franquias a crescer e alcançar excelência em franchising. 

Se você estiver em processo de expansão e quiser acelerar o crescimento da sua franquia, temos uma solução para você. Possuímos ferramentas específicas para expansão em nosso sistema para franquias. Entre em contato e otimize o alcance da sua marca com a Central do Franqueado.