Dinâmicas de grupo: o que são e qual a sua importância em uma rede de franquias
8 min de leitura Andrei Arndt
As dinâmicas de grupo são instrumentos determinantes para o sucesso da sua rede de franquias. Aprenda neste artigo o que considerar na hora de aplicar as dinâmicas de grupo no seu empreendimento.
Neste artigo você vai ver:
- O que são dinâmicas de grupo?
- Quais as dinâmicas de grupo mais comuns?
- Quais os benefícios de aplicar dinâmicas de grupo na sua franquia?
O que são dinâmicas de grupo?
Você conhece as dinâmicas de grupo? Quem está no mercado de trabalho, provavelmente passou por uma dinâmica de grupo em algum momento da sua caminhada. Para os mais introvertidos, as dinâmicas de grupo são pesadelos que devem ser evitados. No entanto, a atividade é uma alternativa eficiente para avaliar as características do perfil profissional dos colaboradores.
Em razão da pandemia de coronavírus, no entanto, as dinâmicas de grupo migraram para o home office e o ambiente digital. Em outras palavras, as dinâmicas de grupo são atividades realizadas com colaboradores, candidatos ou equipes em momentos e contextos pré-determinados.
A principal finalidade é a de promover a interação e o engajamento para auxiliar no processo seletivo de candidatos à vagas na empresa ou à avaliação dos colaboradores. Geralmente, a área responsável por desenvolver as dinâmicas de grupo é a de Recursos Humanos.
Quais as dinâmicas de grupo mais comuns?
As dinâmicas de grupo são bastante versáteis e podem ser adaptadas conforme a sua necessidade. A seguir você vai conferir algumas das dinâmicas de grupo mais usadas nas organizações.
No entanto, não há necessidade de se prender a um modelo específico. As adaptações muitas vezes são precisas para adequar as atividades ao cotidiano da sua franquia.
Dinâmica ilha deserta
A simplicidade deste exercício é a principal razão pela qual ele é amplamente usado no ambiente corporativo. O primeiro passo é aplicar um questionário de três perguntas aos participantes:
- Em uma ilha deserta, qual colega do grupo você gostaria que estivesse com você?
- Imagine que ganhou uma viagem e terá direito a 3 acompanhantes, quem do grupo você convidaria?
- Imagine que precisa organizar um evento, qual colega você escolheria para dividir a tarefa?
As respostas serão escritas em um cartão, mas sem assinatura dos colaboradores. Nessa dinâmica, é indispensável explicar aos colaboradores que as respostas devem estar acompanhadas de uma justificativa.
Após finalizada a primeira parte, que consiste na aplicação do questionário e na coleta das respostas, o organizador das dinâmicas de grupo será o responsável por pedir que os colaboradores se sentem em círculo e justifiquem o motivo das escolhas. Porém, sem citar o nome dos escolhidos.
A partir disso, vão surgir várias palavras-chave que serão anotadas pelo organizador da dinâmica de grupo em um quadro. Cada palavra será uma característica a ser aprimorada e desenvolvida pelos colaboradores, visando sempre o trabalho em equipe.
Dinâmica das mãos dadas
A dinâmica das mãos dados apresenta como principal finalidade uma melhora do trabalho em grupo. Os colaboradores, ao participarem desta dinâmica, podem identificar as vantagens de trabalhar em equipe e de unir as suas qualidades e competências. Para começar, o organizador da dinâmica deve reunir o grupo em uma sala e solicitar que todos formem um círculo de mãos dadas.
Nesse momento, é orientado aos participantes que memorizem quem está do seu lado direito e do lado esquerdo. Depois, é pedido aos colaboradores que desfaçam o círculo e conversem. Após alguns minutos, é orientado que se posicionem em cima de uma cartolina colocada no centro da sala e voltem a formação original considerando a memorização que cada participante realizou de quem estava ao seu lado, sem pisar fora da cartolina.
Dinâmica do desafio
A finalidade desta dinâmica é se concentrar na importância dos colaboradores enfrentarem novos desafios. Essa dinâmica não é tão simples quanto a anterior e necessita um pouco mais de preparação para ser executada. Um dos requisitos é dispor de uma caixa preta para colocar os desafios que devem ser cumpridos pelos colaboradores.
Então, para aplicar essa dinâmica, divida a sua equipe em dois grupos. Vale lembrar que as equipes precisam ter o mesmo número de colaboradores. O organizador da dinâmica deve se certificar que os participantes não fiquem lado a lado.
O próximo passo é colocar uma música para tocar. Enquanto a música toca, os colaboradores passam um para o outro e quando a música para, quem estiver com a caixa deve retirar um desafio de dentro da caixa.
Neste momento, o participante pode optar entre:
- cumprir o desafio apresentado;
- pedir para que um colega cumpra o desafio;
- passar a caixa adiante.
Pontos são distribuídos conforme as escolhas do participante. Portanto, são 3 pontos para a equipe do colaborador que cumprir o desafio. Quando o colaborador decide passar a caixa e não realizar o desafio, ele é excluído do jogo e a equipe é penalizada em 4 pontos. Os grupos têm direitos de negar 3 desafios por rodada. Já na quarta rodada, são obrigados a cumprir o desafio.
Quais os benefícios de aplicar dinâmicas de grupo na sua franquia?
As dinâmicas de grupo, ao serem aplicadas da maneira adequada, resultam em benefícios que influenciam toda a administração da sua unidade de franquia. Por exemplo, os colaboradores costumam apresentar maior comprometimento, proatividade, engajamento e, consequentemente, maior produtividade ao participarem de dinâmicas de grupo.
Vale destacar que fortalecer o relacionamento dos seus colaboradores é sempre um benefício a ser considerado ao aplicar dinâmicas de grupo. Ao aliar às dinâmicas de grupo com a cultura organizacional da sua rede de franquias, os resultados podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.
Voltando ao contexto da pandemia, as dinâmicas de grupo são alternativas para manter a motivação dos seus colaboradores, apesar da distância entre eles. As plataformas mais usadas para exercício de dinâmicas de grupo durante o home-office são o Google Meet e o Zoom. No entanto, a maioria das plataformas de videoconferência podem ser uma opção.
Aumenta a integração dos seus colaboradores
Uma dinâmica de grupo não serve apenas para integrar os colaboradores atuais da empresa. Por exemplo, ao contratar um novo funcionário, uma dinâmica de grupo é uma alternativa para fazer a integração com os outros colaboradores.
As dinâmicas de grupo servem também para apresentar a cultura organizacional da sua rede, bem como criar laços entre os colaboradores.
Auxilia na promoção de colaboradores
As dinâmicas de grupo servem também para manter os administradores do negócio atualizados sobre como andam as forças e fraquezas dos seus colaboradores. Ao preencher uma vaga com os seus colaboradores atuais, a dinâmica de grupo pode identificar os melhores funcionários para receberem a promoção.
Por exemplo, uma vaga interna para um cargo que exige habilidades de comunicação avançadas, no entanto, apenas um funcionário se destacou no quesito comunicação durante a dinâmica de grupo. Embora os critérios de avaliação oscilem de avaliador para avaliador, as dinâmicas de grupo são ótimas indicadoras nesse sentido.
Mudanças culturais e colaboração
Como explicado anteriormente, promover a colaboração e o engajamento entre os funcionários da sua franquia é um resultado possível através das dinâmicas de grupo.
Mas você sabia que mudanças na sua cultura organizacional podem ser apresentadas por meio das dinâmicas de grupo? Novos valores e abordagens podem ser internalizados por meio de atividades que envolvam os seus colaboradores. Afinal, cabe ao organizador das dinâmicas fazer uma mescla entre treinamentos para educar as equipes da melhor maneira possível.
Auxilia na inovação e insights
As dinâmicas de grupo, se forem bem direcionadas, são instrumentos indispensáveis para a inovação dentro do ambiente organizacional. Uma atividade pode ser proposta tendo como sabe um problema recorrente dentro da sua rede de franquias.
Dessa maneira, cabe aos colaboradores trabalhar em equipe para encontrar a solução de maneira criativa e descontraída. Vale lembrar que as dinâmicas de grupo não devem promover hostilidades ou competições entre os colaboradores. A principal finalidade de uma atividade como essa é promover a união e a troca de experiência entre os colaboradores.
Você aprendeu que as dinâmicas de grupo são indispensáveis para manter o engajamento dos seus colaboradores. Mas você deve estar se perguntando: e quanto aos meus franqueados? Manter os seus franqueados engajados é uma necessidade para manter a produtividade e a qualidade da sua rede de franquias.
Mas muitas vezes é difícil estabelecer o contato e identificar os problemas de engajamento dentro da sua rede. Por isso, a Central do Franqueado desenvolveu para você que quer revolucionar a sua franquia uma solução de ‘Engajamento’. Com ela, se comunicar com eficiência e expandir a sua rede de franquias será muito mais fácil!
A Central do Franqueado transformou a administração de mais de 300 franquias pelo país. O que falta para você fazer parte desse time? Solicite uma demonstração! Será um prazer atendê-lo.
Acompanhe o nosso site para ficar por dentro do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Relacionamentos do franchising
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à