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Empreendedorismo no franchising: dados sobre a busca por franquias em 2022

Confira e obtenha insights para entrar no franchising, descobrir novos produtos ou fundar uma nova rede.

Neste guia você irá ver:

Introdução

O mercado de franquias tem se destacado como uma das principais alternativas para empreendedores que buscam ingressar no mundo dos negócios de forma estruturada e com maior segurança. Com um modelo de negócio já consolidado, suporte de uma marca conhecida e um sistema operacional bem estabelecido, as franquias oferecem uma oportunidade atrativa para quem deseja investir em um empreendimento com maiores chances de sucesso.

Nesse contexto, o acesso a informações atualizadas e confiáveis sobre o mercado de franquias torna-se fundamental tanto para os aspirantes a franqueados quanto para as franqueadoras. Esses dados proporcionam insights valiosos que podem guiar decisões estratégicas, identificar tendências, compreender a demanda dos consumidores e orientar a escolha de segmentos promissores.

A Central do Franqueado é uma solução para gestão de franquias com quase uma década de experiência no mercado de franchising. Além de um software desenvolvido para atender as principais dores de franqueadoras, também atuamos gerando conteúdo qualificado sobre o mercado de franquias e levando as principais novidades e tendências do setor para empreendedores, franqueados e franqueadores.

Neste relatório, traremos dados sobre a busca por franquias no ano de 2022. As informações expostas nesta amostra são extraídas do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano. Os dados tratarão dos segmentos mais buscados, faixas de investimento, franquias em destaque e muito mais.

Assim, convido você a explorar este relatório detalhado, repleto de insights valiosos sobre o mercado de franquias no Brasil em 2022. Este é um material imprescindível para todos aqueles que desejam se manter informados e na vanguarda desse setor dinâmico e promissor. Que as informações aqui contidas inspirem e direcionem o sucesso de novos empreendimentos, fortalecendo a trajetória de empreendedores e franquias por todo o país.


Segmentos mais buscados no franchising em 2022

Top 5 segmentos mais buscados pelos empreendedores de franquias

PosiçãoSegmento% dos empreendores
Alimentação31,3
Serviços e Outros Negócios21,1
Saúde, Beleza e Bem-estar18,4
Limpeza e Conservação8,5
Comunicação, Informática e Eletrônicos4,5

Veja a procura pelos principais segmentos do franchising

Alimentação: 31,3% dos empreendedores
Serviços e Outros Negócios: 21,1% dos empreendedores
Saúde, Beleza e Bem-estar: 18,4% dos empreendedores
Limpeza e Conservação: 8,5% dos empreendedores
Comunicação, Informática e Eletrônicos: 4,5% dos empreendedores
Entretenimento e Lazer: 3,9% dos empreendedores
Serviços Educacionais: 1,9% dos empreendedores
Roupas: 1,9% dos empreendedores
Casa e Construção: 1,9% dos empreendedores
Hotelaria e Turismo: 1,6% dos empreendedores
Cafeteria: 1,5% dos empreendedores
Serviços Automotivos: 1,2% dos empreendedores
Seguradoras: 0,9% dos empreendedores
Moda: 0,5% dos empreendedores
Pets: 0,3% dos empreendedores
Farmácias: 0,2% dos empreendedores
Sorveteria: 0,2% dos empreendedores

Faixas de investimento de franquias mais buscadas em 2022

PosiçãoInvestimento% dos empreendedores
De R$ 20 mil a R$ 40 mil 24,5
Até R$ 20 mil17,4
De R$ 40 mil a R$ 60 mil 15,1
De R$ 200 mil a R$ 300 mil 11,7
De R$ 80 mil a R$ 100 mil 8,1

Veja a procura por franquias em 2022 por todas as faixas de investimento

Investimento% dos empreendedores
De R$ 20 mil a R$ 40 mil 24,5
Até R$ 20 mil17,4
De R$ 40 mil a R$ 60 mil 15,1
De R$ 200 mil a R$ 300 mil 11,7
De R$ 80 mil a R$ 100 mil 8,1
De R$ 100 mil a R$ 200 mil 6,6
De R$ 300 mil a R$ 400 mil 6,1
De R$ 60 mil a R$ 80 mil 6
De R$ 400 mil a R$ 500 mil 2
Acima de R$ 500 mil2

Estados brasileiros mais buscados para empreender com franquias

São Paulo: 29,7%
Rio de Janeiro: 10,7%
Minas Gerais: 8,7%
Paraná: 7,9%
Rio Grande do Sul: 7,7%

Busca por franquias em cada estado brasileiro

São Paulo: 29,7%
Rio de Janeiro: 10,7%
Minas Gerais: 8,7%
Paraná: 7,9%
Rio Grande do Sul: 7,7%
Santa Catarina: 5,2%
Bahia: 3,4%
Goiás: 3,3%
Pará: 3,2%
Mato Grosso: 2,9%
Distrito Federal: 2,2%
Pernambuco: 1,9%
Mato Grosso do Sul: 1,8%
Ceará: 1,6%
Espírito Santo: 1,6%
Maranhão: 1,4%
Rondônia: 1,1%
Paraíba: 1,1%
Amazonas: 1%
Tocantins: 0,7%
Rio Grande do Norte: 0,6%
Alagoas: 0,5%
Sergipe: 0,5%
Piauí: 0,4%
Roraima: 0,3%
Acre: 0,3%
Amapá: 0,3%

Tendências para franquias em 2023

Avaliando o cenário que tem se formado no franchising e em outros setores da economia, é possível projetar algumas tendências para o mercado. No cenário pós-pandemia, algumas práticas, estratégias e modelos de negócio surgiram e se projetam como tendências para 2023. Veja algumas delas abaixo:

Crescimento fora dos polos

A Associação Brasileira de Franchising destaca a descentralização do franchising. Isto é, o movimento migratório dos grandes centros para cidades menores, em busca de um novo público e de um mercado menos competitivo.

No ano passado, uma pesquisa da ABF revelava que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior. Naturalmente, isso demonstra um movimento de interiorização do mercado de franquias em busca de menores investimentos e competitividade.

Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.

Região Norte

Ainda, dados extraídos do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano, revelam que todos os estados da região norte registraram uma alta no 3º trimestre de 2022 comparado ao trimestre anterior.

Mesmo ainda na última posição na busca por região, todos os estados do norte registraram crescimento na busca por franquias no 3º trimestre. Somados, agora a região representa quase 7% do total de buscas. Enquanto isso, a região Sul, que antes totalizava 23,5% do total, no terceiro trimestre diminuiu para 20%.

O mercado continua seguro

Antes de mais nada, o franchising sempre foi famoso por ser um porto seguro na hora de empreender, por se tratar de uma marca geralmente estabelecida. E isso não mudou para 2023. Afinal, a própria recuperação do mercado mostra que estamos falando de um mercado flexível, que resiste a crises e está sempre em ritmo de crescimento.

Ou seja, investir em uma franquia no próximo ano é uma via de mão dupla ainda maior para franqueado e franqueador. Ambos precisam se consolidar definitivamente a recuperação da crise e uma expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos.

Franchising 4.0

Embora seja o conceito bastante recente, o franchising 4.0 apenas sintetiza uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial em seu crescimento a partir do uso de tudo que a era digital pode oferecer, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD e, principalmente, o foco no fator humano da relação franqueador-franqueado.

O Franchising 4.0, também chamado de Franchising Exponencial, é marcado por uma aceleração agressiva, mas feita com responsabilidade e sustentabilidade. Dessa forma, todas essas questões como o uso massivo de tecnologia, marketing digital e sistema de gestão tem o objetivo de fomentar e acelerar a expansão da marca. Ampliando um pouco o escopo do conceito, podemos fazer um paralelo com outra questão bastante difundida atualmente e que — por coincidência — também se encontra em sua 4ª geração: a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.

Formas de pagamento

A pandemia também consolidou outra mudança importante: a forma como realizamos pagamentos. A segurança e praticidade de não precisar carregar dinheiro em espécie e apenas realizar uma transação PIX ou utilizar o consolidado cartão de crédito cada vez mais se estabelecem como o padrão quando falamos de pagamentos.

Porém, existem exceções, como no caso de uma base de clientes mais velha, desacostumada a usar eletrônicos e cartões de crédito. Em casos como esse, ainda é cabível o uso do dinheiro e de métodos mais tradicionais como boletos bancários e carnês de pagamento.

Delivery

Pode parecer repetitivo o fato de que os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, especificamente no ramo alimentício. O crescimento influenciou em uma suavização das perdas do segmento durante o ano e deve ser mantida para o futuro. Optar por um sistema próprio pode ser uma opção, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede e trazer novos clientes.

2022 também promoveu uma mudança para os próximos anos: franquias aumentam a adoção de aplicativos de delivery próprio. Em relatório da ABF, foi revelado um aumento significativo no percentual de vendas realizadas através de canais de aplicativo próprios de delivery no franchising. Em 2021, o percentual de vendas realizadas por aplicativos de delivery próprios era de apenas 0,2% do total de vendas. Hoje, os dados de 2022 trazem um aumento nesse número, que já chega aos 4,5%.

O home-based

Com o mundo ainda em isolamento social, cresceu o número de funcionários que trabalham em casa. Porém, muitos já faziam esse tipo de serviço nas chamadas franquias home based. São diversas as redes que oferecem o modelo Home Based no mercado de franquias brasileiro. Nela, toda a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia.

Agora, o formato cresce ainda mais com a pandemia e a transformação digital acontece diariamente. Assim, optar por investir em uma franquia Home Based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação.

Um novo relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou dados revelam que as operações home-based totalizaram 14,8% das operações em 2022, com um acréscimo considerável em relação aos anos de 2021 e 2020, quando o modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente.

Para 2023, o crescimento deve ser ainda maior. Afinal, o sucesso deste formato está relacionado ao fato dele exigir um valor de aporte mais baixo do que em outros modelos porque não é necessário ter um ponto físico — já que o trabalho é realizado na casa do franqueado ou onde o seu cliente estiver. Ou seja, vantagens que atraem qualquer empreendedor.

Mais números

Quando falamos em desempenho no franchising, uma das principais métricas para avaliar o cenário são a abertura e o fechamento de unidades. Mantendo a tendência do ano passado, mas em maior escala, o número de lojas abertas no terceiro trimestre de 2022 superou o número de lojas fechadas por uma margem de 3,8%, quase o dobro da registrada em 2021.

Se compararmos com os números do mesmo período de 2020, onde houve um decréscimo de -3,2%, o setor consolida ainda mais os ótimos índices de recuperação.

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