Workshop: ferramentas de capacitação para empreendedores e gestores em franquias

Cada vez mais popular no mundo do empreendedorismo (e em muitas outras áreas), o workshop vem proporcionando momentos de troca de aprendizados. O formato é bastante útil para que empreendedores agreguem conhecimentos teóricos e práticos ao seu know-how. Saiba como os cursos podem auxiliar profissionais que trabalham em franquias!

Saiba o que você vai aprender com este post:

O que é um workshop?

Se você chegou aqui no nosso blog, certamente já deve ter ouvido falar na palavra workshop. Dentre as diversas possibilidades de capacitação técnica que surgiram nos últimos tempos, os workshops têm se destacado por serem um formato dinâmico de ensino. Diferentemente dos cursos de ensino à distância (EAD), as oficinas (tradução literal do termo para o português) ainda apostam no potencial dos encontros presenciais. Essas, entretanto, não são expositivas. O workshop está mais para uma reunião dialogada, coordenada por um instrutor ou palestrante. O objetivo é trocar experiências e incentivar o aprendizado através da discussão e de atividades práticas. 

Eventos de workshops são promovidos pelas mais diversas áreas. As oficinas não se restringem a práticas manuais e profissões que trabalham diretamente com a mão na massa. Estão cada vez mais em evidência atividades voltadas para a gestão de negócios, administração financeira, marketing, entre outros. O empreendedorismo, afinal, é um campo que se desenvolve a partir da transmissão de know-how. Inovações surgem a todo momento; tendências mudam, ferramentas se tornam obsoletas e são trocadas por novidades. Os workshops são extremamente úteis para que empreendedores se mantenham a par do que há de mais atual no mercado. Mas, além disso, são uma janela para novas ideias e visões.

Normalmente, as atividades acontecem em um único dia. Ao contrário de um curso convencional, o workshop tem a característica de ser feito em algumas horas. Isso faz a modalidade ser viável para profissionais que não dispõem de muito tempo livre. 

 

Sou empreendedor. Posso me beneficiar fazendo quais tipos de workshop?

Se você já empreende, está começando a empreender, ou está considerando investir em um negócio, aproveite: esse é um dos melhores momentos para prestar um workshop. Oficinas sobre formatação de negócios podem abordar os mais diversos assuntos e trazer um norte para gestores iniciantes. Busque também por eventos de estratégias de mercado, liderança e tecnologia. Tudo isso pode ser incorporado no seu empreendimento. 

Seu negócio já está estabelecido e está pensando em franquear? Ótimo: dê uma olhada em cursos de formatação de franquias. A ABF organiza alguns workshops durante o ano. Alguns deles também são voltados para interessados em investir em uma franquia, ou para franqueados. Se você se enquadra em um desses perfis, aproveite e confira os eventos aqui.

Sou franqueador. Posso me beneficiar fazendo quais tipos de workshop?

Se você já possui uma rede de franquias, certamente você reconhece a importância de estar constantemente estudando. Atuar no franchising é estar em um campo de concorrência acirrada. Ser franqueador é um desafio de visão de mercado, de organização e de atenção. Muitas vezes é necessário rever aspectos estruturais da empresa, a partir de novas ideias. Portanto, workshops de liderança, inovação e análise do comportamento do consumidor podem trazer novos ares para a rede. 

Além disso, é importante que você perceba em quais aspectos você pode melhorar como gestor. Como líder de uma franqueadora, você tem a função de coordenar setores das mais diferentes áreas, como finanças e marketing. Procure buscar por cursos que possam lhe ajudar nas funções que mais são desafiadoras para você.

Aplicação de workshops em franquias

Ainda para os franqueadores. Que tal fazer das oficinas uma maneira de capacitar franqueados e funcionários da sua rede? Os workshops podem ser atividades à parte do programa de treinamento fixo da franqueadora. Seu objetivo pode visar que novas ferramentas sejam implantadas com mais eficiência e novas políticas de trabalho sejam incorporadas pelos profissionais. Alterações na logística de operação das unidades, por exemplo, requerem novos aprendizados. As oficinas são uma maneira prática para atualizar os saberes. Elas podem ser aplicadas por um grupo de consultoria de campo. Esse grupo pode visitar as lojas em um dia determinado para cada uma.

Não tenha receio de buscar o auxílio de profissionais especializados na criação de workshops para começar a organizar os da sua franquia. Afinal, a didática é importante. As oficinas devem ter sucesso na transmissão de know-how. Nelas, os participantes devem se sentir confortáveis para suprir dúvidas e também para dar sugestões, as quais são sempre bem-vindas.

Não subestime o poder de uma boa leitura! Ter autonomia no estudo é o primeiro passo para agregar novos conhecimentos. Aproveite o nosso blog e leia mais sobre gestão em franquias

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!