workplace
Blog »Dicas »Workplace: 7 dicas para garantir que sua franquia seja um ótimo ambiente para trabalhar e lucrar mais

Workplace: 7 dicas para garantir que sua franquia seja um ótimo ambiente para trabalhar e lucrar mais

Postado em: 29 de Março de 2021

Garantir um Workplace (local de trabalho) de qualidade para seus colaboradores é uma das principais funções do empreendedor. Com ele, você contribui para um aumento na produtividade e satisfação do negócio ao mesmo tempo em que cria uma reputação respeitável para a marca, atraindo talentos e potenciais investidores. Confira a importância das práticas e 7 dicas para garantir o sucesso delas!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o Workplace?

Além de toda a capacitação técnica, orientação de tarefas e uma liderança competente, o franqueador deve prover outra estrutura fundamental para o crescimento dos profissionais da franquia e da rede como um todo: um bom workplace.

Simplificando, Workplace (ou Local de Trabalho, em tradução livre), é o ambiente da empresa em que se desenvolvem as atividades do cotidiano da franquia. O termo vem ganhando atenção à medida que os avanços das tecnologias e transformações digitais intensificam ainda mais as dinâmicas de trabalho.

Por muito tempo, esse local de trabalho era visto como algo engessado, onde o chefe mandava e o funcionário obedecia sem hesitar. Nos últimos anos, está sendo cada vez mais comum uma política de horizontalidade e versatilidade, onde cada empresa implementa novas medidas para seus funcionários se sentirem melhor e renderem mais.

Afinal, boa parte da população que trabalha acaba passando mais da metade do seu tempo acordado no local de trabalho. Por isso, estar se sentindo bem consigo mesmo e com a empresa em que trabalha, é fundamental para a continuidade qualificada do serviço.

Ou seja, não é apenas uma boa ação transformadora por parte do meio corporativo. Mas sim, mais uma das dezenas de metodologias que visam fortalecer a expansão de um negócio. Assim, ao conciliar a produtividade e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, se nota um grande aumento na produtividade geral da franquia.

Com o assunto em alta, se criou o conceito de Gestão de Workplace. A técnica é formada por um conjunto de metodologias que querem promover melhorias nesse ambiente de trabalho. 

Porém, antes de conhecermos essas práticas e benefícios que transformarão sua rede, vamos falar sobre um termo ainda mais recente que o Workplace e que se popularizou no último ano por conta da pandemia e que deve perdurar no pós-pandemia. Do que estamos falando? Do Digital Workplace

Digital Workplace 

O Digital Workplace (ou Local de Trabalho Digital, em português) é um ambiente virtual, fomentado pelas mais diversas ferramentas e tecnologias, que possibilita o trabalho remoto por parte dos colaboradores. Assim, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o conceito se popularizou pela necessidade das empresas.

Sua proposta é bem simples e seus benefícios também. Ele promove o conforto e a facilidade de trabalhar de casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet. Tudo isso, geralmente acompanha um horário flexível e possibilidades que contribuem para um aumento na satisfação dos funcionários, potencializando sua produtividade.

Mesmo fora do cenário de pandemia, a proposta agrada muitas pessoas. Porém, não são todos os casos onde é válido implementar o Digital Workplace. Cabe a você analisar as circunstâncias onde profissional e empresa se beneficiariam da prática, por exemplo, o segmento da empresa, a função exercida e também situações contextuais, como a distância entre a empresa e a residência do colaborador.

Portanto, agora que conhecemos as possibilidades, vamos conferir alguns dos benefícios de ambos os modelos. Logo depois, dicas que facilitarão a implementação e manutenção do modelo. Confira!

Qual a importância de ter um bom ambiente de trabalho em uma franquia?

Apesar de não ser unanimidade, boa parte das pessoas gostam do que trabalha. Porém, o estresse acaba sendo inevitável por conta de outras variáveis que muitas vezes estão fora do alcance dos colaboradores, mas não dos líderes da empresa. Por exemplo, quem estaria de bom humor ao trabalhar em um calor sufocante sem o auxílio de refrigeração?

Pois então, é dever do responsável pela franquia identificar esses problemas e também ouvir sugestões e reclamações para otimizar o dia a dia da empresa. Assim, todos saem ganhando com o aumento na qualidade de trabalho do Workplace.

Assim, vamos conhecer alguns dos benefícios de buscar essas práticas em sua rede!

Aumento da produtividade

Com um Workplace agradável e criado com base nas sugestões dos colaboradores, a produtividade tende a aumentar pela satisfação e bem-estar dos seus funcionários. Além disso, em franquias, apesar da singularidade de cada unidade, boas práticas podem ser compartilhadas pelo franqueador por toda rede, antecipando alguns problemas comuns.

A inovação não pode parar

Você com certeza já ouviu falar do case da Google. É um ambiente descontraído, com luxos e mordomias que de forma alguma transformam os funcionários em preguiçosos e lentos. Muito pelo contrário, a empresa não para de crescer e grande parte desse sucesso é por causa da inovação que ela trouxe ao proporcionar um ambiente tão bom aos seus colaboradores.

Dessa forma, muitas empresas estão seguindo os passos do Google — em menor escala, logicamente. Portanto, não permita que sua franquia fique para trás da concorrência!

Reputação de boa empresa

Todos querem trabalhar e comprar em uma empresa famosa pelas boas práticas no ambiente de trabalho. Portanto, ao considerar melhorias que beneficiarão a vida dos funcionários, você contribui para a imagem da franquia em meio a sociedade.

Facilita o processo de expansão

Se você tem como objetivo da sua franquia prover um Workplace qualificado, o número de interessados em adquirir uma unidade da sua rede será maior. Isso acontece em conjunto com o benefício anterior, fazendo naturalmente que sua franquia seja um grande alvo de interesse. 

Assim, o número de leads (potenciais franqueados) interessados em adquirir uma unidade de sua rede vai naturalmente aumentar.

O aumento é geral

Novamente, se a franqueadora testou e aprovou medidas que transformam para melhor o ambiente de trabalho de uma unidade, é fundamental que os franqueados sejam orientados dessas práticas. Assim, as franquias usufruem de um case de sucesso que contribui para o aumento na produtividade e consequentemente no lucro de toda a rede.

Melhora na comunicação

Aqui é onde o Digital Workplace tem brilhado. Com certeza as práticas também contribuem para uma melhora na comunicação no ambiente tradicional de trabalho, mas com o digital, isso é levado a outro patamar

Com o uso de softwares de comunicação, tudo é registrado e a comunicação se torna instantânea e agilizada mesmo estando a quilômetros de distância. Pequenos e grandes projetos podem ficar parados por pequenos detalhes, esperando um e-mail de confirmação, por exemplo. Com ferramentas digitais e um bom sistema de gestão, essa comunicação ocorre de forma muito mais clara e fácil.

7 dicas para garantir excelência na gestão do Workplace

Tenha foco nos funcionários

Se você está pensando em estratégias que visam o aumento do engajamento e da produtividade dos colaboradores, é essencial que você trabalhe do ponto de vista desse público-alvo. Adentraremos mais na voz que eles devem ter nessas decisões mais para frente. Porém, antes tem algo que você precisa saber!

Muitas pessoas do ramo empresarial compartilham do pensamento de que o capital humano é mais valioso que o financeiro. São eles que irão “tocar” o negócio no dia a dia. Por isso, é importante valorizar os mesmos, possibilitando um ambiente de trabalho tranquilo e com oportunidades, já que isso afetará diretamente a sua produtividade.

Seu papel como líder

A imagem do chefe já está há muito tempo arranhada nos ambientes de trabalho. Por isso, atualmente existe uma onda de formar líderes da empresa, e não chefes que contribuem para essa imagem de soberba e verticalidade.

O líder é essa pessoa íntegra, motivadora e que, ao mesmo tempo, consegue demonstrar firmeza quando necessário. Assim, desempenhar esse papel no Workplace do seu negócio influencia positivamente na qualidade geral do ambiente, possibilitando todos aqueles benefícios que citamos anteriormente.

A opinião dos franqueados e colaboradores é fundamental

Como líder de uma rede de franquias, pequenas e grandes decisões que mudam o funcionamento da rede fazem parte do seu cotidiano. Porém, tomá-las sem consultar seus colaboradores pode gerar uma insatisfação em todo o ambiente de trabalho.  

Com isso, podemos afirmar que não existe ninguém melhor que os próprios colaboradores para dar seu ponto de vista de como seria o ambiente ideal de trabalho. Assim, para também para ver a situação com outros olhos, dê voz a todos e trabalhe em equipe nessas importantes tomadas de decisão. 

Comece com o básico

Você se lembra do case da Google? Com aparatos tecnológicos e ambiente informal? Então, antes de partir para o “paraíso”, é necessário garantir o básico que todo o negócio precisa prover. Equipamentos funcionais, questões sanitárias e processuais, tudo é mais que necessário para o bom funcionamento do ambiente de trabalho.

A mescla pode funcionar

Falamos bastante do Workplace e do Digital Workplace como coisas separadas. Porém, você sabia que é possível mesclá-las? Essa é uma ótima oportunidade para testar alternativas e otimizar os gastos da sua rede. 

Sua área de TI, por exemplo, não necessariamente precisa estar in loco todo o tempo e pode ser a pioneira para testar a metodologia em sua franquia.

Conheça as ferramentas do mercado

Como falamos anteriormente, a tecnologia se tornou algo obrigatório para quem busca eficiência máxima em seu Workplace. Cada vez mais surgem ferramentas que auxiliam de forma prática e acessível à produtividade de sua franquia. Por isso, você precisa conhecer as principais ferramentas que são tendências na sua área!

Por exemplo, o sistema para franquias da Central do Franqueado existe para facilitar a gestão da sua rede de franquias. Com ele, é possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, organizada e flexível. E mais, com foco na qualidade e na agilidade do atendimento! 

Essa é apenas uma das diversas alternativas que sua rede pode usar para melhorar o ambiente de trabalho. Cabe a você e sua equipe analisarem as que podem ter papel em seus processos de negócios diários e adotá-las!

Capacite seu time

De nada adiantam ferramentas eficientes se seu time não está pronto para recebê-las. Mesmo que lidar com esses ambientes digitais seja uma menor preocupação do que antigamente, a capacitação ainda tem sido fundamental para manter seus profissionais atualizados.

Assim, eles se sentirão importantes e especiais para a empresa, os mantendo satisfeitos e engajados no Workplace.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

Viu como é bacana garantir que seus funcionários e franqueados vivenciem um bom local de trabalho? Como pudemos ver, os benefícios se estendem desde a satisfação do franqueado até o aumento na produtividade geral da empresa. Além, é claro, de conhecer uma variante que possibilita um trabalho remoto durante a crise sanitária em que vivemos.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um bom ambiente e comunicação de qualidade para garantir um bom relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. 

Pensando nisso, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘CAF’, conta com funcionalidades de comunicação que podem ajudá-lo a pôr em prática as dicas apresentadas aqui, como um espaço de conversas 100% registradas na nuvem e videoconferências para reuniões. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Não se esqueça de também ler nosso artigo sobre o Franchisee Success e descobrir outra metodologia sensacional que pode influenciar sua rede positivamente. Esperamos você!