9 Dicas para montar uma vitrine de loja bonita e moderna

Segundo o SEBRAE, a vitrine é um dos principais espaços de uma loja e “é responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual”. Ela reflete a identidade da marca e tem como objetivo chamar e convencer clientes para consumirem seus produtos. Você sente que poderia utilizar melhor este espaço? Confira nosso guia e tire suas dúvidas.

Índice:

Importância de uma boa vitrine de loja

A vitrine é a janela da sua loja. Também é a ferramenta que irá chamar todos aqueles consumidores que ainda não sabem que precisam do seu produto.

Para quem passa, ela mostra a identidade da sua marca e o que a diferencia entre tantas outras. Por isso, muitas vez chega a ser mais importante que os outros setores de vendas.

“A primeira impressão é a que fica”, já ouviu esse ditado? Como muitos ditos populares, ele também possui um fundo de verdade. Sempre lembramos da primeira vez que encontramos nosso amor ou nosso cachorro e não é diferente com espaços comerciais.

Mesmo que não possamos lembrar exatamente do momento ou do que estava no mostruário, permanece uma sensação que a experiência nos traz. As lojas da Apple (iPlace) são um ótimo exemplo deste conceito de vivência que muitas empresas procuram hoje em dia.

Nós somos expostos a tantos visuais chamativos e interessantes no nosso dia a dia por meio da internet, televisão e campanhas de marketing, que nossas expectativas estão cada vez mais altas. O consumidor está mais inteligente e exigente.

Produzir o melhor design possível está se tornando uma necessidade e não apenas um diferencial.

Um ambiente que possua uma boa iluminação, uma frente chamativa e conceitual, um atendente simpático, já está um passo à frente de seus concorrentes na hora da compra. O objetivo é que o cliente entre e fique à vontade, que ele sinta que o espaço é mais do que apenas qualquer loja.

Se você está pensando “me ferrei, não sou nada criativo”, fique tranquilo. Iremos dar todas as dicas que precisa para superar qualquer expectativa. Preste atenção, pois quando usada de forma correta, a vitrine pode ser a melhor arma do seu arsenal.

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Tipos de Vitrines de Loja

Há mais de um tipo de vitrine de loja. Antes de entrarmos em outros temas é bom listarmos os três para que você já possa integrá-los nas suas idéias.

  1. Vitrine Frontal: ficam em frente ao espaço e chamam quem passa para entrar. São mais comuns e talvez mais importantes.
  2. Vitrines de Trânsito: localizadas no interior da loja, tem como objetivo guiar os consumidores e expor produtos.
  3. Vitrines Centrais: também são internas e expõem muitas vezes um grande número de produtos.

Passo a passo para criar sua Vitrine de Loja

Aqui vamos citar tudo o que você precisa saber sobre vitrines. Alguns itens podem parecer óbvios, mas não se engane. Leve todos a sério e garantimos que logo sua loja irá receber mais compradores. Vamos lá.

1) Conheça seu cliente

Estamos falando aqui de ir além do básico. Claro que saber a idade e a faixa de renda de seus consumidores é importante, mas vamos ir mais a fundo. O que eles gostam de ouvir? O que fazem no tempo livre? Como você pode melhorar a experiência com o cliente?

Em uma situação hipotética você vende móveis antigos para um público classe média de meia idade. Quem sabe você não poderia agregar outro produto, protetores de móveis, porta-copos ou braçadeiras de sofá, por exemplo.

Qualquer atitude é válida. Conhecer seu cliente vai além do funcionamento estético. É um princípio chave para os negócios.

2) Mostre sua segunda melhor carta

Esta é uma ótima estratégia para surpreender quando alguém entrar em sua loja por causa da vitrine. Guarde uma surpresa para depois dela.

Com certeza o mostruário será o seu chamariz e é importante preenchê-lo com elementos que elevem a marca e atraiam clientes. Mas também é interessante ter algo para mostrar mais além.

Não gaste todos seus melhores produtos na vitrine. Guarde aquele que considera o seu segundo melhor. Quando o consumidor entrar, você terá aquilo que irá terminar de fidelizá-lo.

Se você já tinha a atenção dele antes, então agora tem o interesse.

3) Aproveite seu espaço vertical

Quem procura um pouco sobre o assunto na internet, logo escuta falar sobre o aproveitamento vertical. Isso porque ele realmente é importante.

Poucos terão a sua disposição um grande comprimento horizontal para expor, então é bom saber aproveitar o que se tem. Além disso, um bom uso do espaço vertical traz uma sensação de grandeza e plenitude.

4) Outros elementos visuais:

Existem ainda outros componentes que podemos pensar para compor nosso cenário ideal:

  • Luz: é um elemento chave para sua exposição. Além de simples e barata, uma iluminação bem posicionada pode ser ideal para chamar e prender a atenção de quem passa.
  • Simplicidade: menos é mais. Aposte em elementos visuais certeiros e não polua mais do que necessário.
  • Cor: cores trazem diferentes sentimentos e sensações. Existe toda uma área da psicologia que trabalha com isso. Mesmo sem sabermos, elas nos afetam.
  • Ponto focal: pense em um ponto principal de foco na sua vitrine. Aposte nele e construa um cenário.
  • Equilíbrio: procure atingir um equilíbrio entre elementos.

5) Seja autêntico

É sempre importante estar atento às tendências do mercado e o que seus concorrentes estão fazendo. Entretanto tente não esquecer de quem você é e de quais eram os seus objetivos para a empresa.

Manter uma identidade é crucial para saber quais são seus parceiros, seu público e para adquirir reconhecimento. Fique atento à forma como os clientes reagem a suas mudanças. Se adapte, mas não esqueça de onde começou.

6) Jogue com o PARC

PARC é uma sigla em inglês utilizada no design que agrupa quatro simples conceitos. Você não precisa ser fera na área para entender um pouco sobre o assunto. Vamos facilitar o máximo possível.

  • Proximidade: criar elementos coerentes que estejam próximos de semelhantes. Agrupe vestidos, por exemplo, em um lado do expositor e calções de outro.
  • Alinhamento: veja seu espaço como se estivesse na planta e imagine onde seria melhor posicionar seus produtos. Alinhamento é fazer seus produtos estarem em locais que tragam sentido a ele.
  • Repetição: se você usa uma certa cor, forma ou conteúdo, pense onde pode repetir. Repetir um elemento em locais diferentes da loja traz uma sensação de plenitude e agrega à marca.
  • Contraste: pense em unir objetos grandes e pequenos, escuros e claros ou compridos e curtos. Contrastar é uma ótima forma de prender a atenção e valorizar uma vitrine.

7) Lembre das suas necessidades

Considere qual o tipo de negócio que você possui. Se sua empresa for uma cafeteria, por exemplo, seu negócio é muito maior que vender café. É necessário vender um conceito. Talvez seja interessante não pôr nada na vitrine e deixar as pessoas de fora olharem para dentro do ambiente.

Por outro lado, se você possui uma loja de conveniências, talvez seja interessante fazer o oposto. Expor seus produtos pode ser mais proveitoso que mostrar o espaço.

8) Trabalhe com o que você tem:

O que você poderá fazer com sua vitrine sempre será limitado por seu espaço e recursos. Por isso é preciso aceitar e fazer o seu melhor. O quanto antes você entender este item, melhor para o seu negócio.

Utilize a verticalização, a iluminação e outros elementos que citamos para driblar problemas de espaço. Se não estiver encontrando nenhuma idéia, pergunte para amigos e família. Utilize o que está a disposição e não tenha vergonha nem medo de errar.

Lembretes

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Depois de tantas informações é normal que você se sinta um pouco perdido. Realmente é bastante coisa para absorver, mas continue tentando que logo tudo vai parecer bem mais natural.

Pense no que você quer para sua loja. Amadureça a ideia e ponha a mão na massa. Talvez na primeira tentativa não fique igual ao que você queria, mas logo a situação melhora.

Para ajudar, construa um cenário baseado em um tema. Se inspire nas estações e em novas modas. Planeje tudo, mas não fique com medo de errar. Antes fazer alguma coisa do que deixar para depois.

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