Visual Merchandising: o que é e qual a importância para o seu negócio?

“É função do Visual Merchandising despertar no cliente o desejo pelo produto e a criação da necessidade que vai justificar a compra.”

O que você verá neste conteúdo:

O que é Visual Merchandising?

Toda e qualquer forma de exposição de produto dentro de um ponto de venda que leva consigo a imagem da empresa trata-se de visual merchandising. 

É essa a imagem que é projetada para o consumidor quando se visualiza o produto, forma que está exposto, e a partir de então se criar a imagem da empresa, de como este cliente a percebe. 

O visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do seu ponto de venda, e cria uma identidade da loja ou da marca trabalhada, também personaliza o ambiente através do visual, layout e das exposições dos produtos. 

Visual merchandising é uma ferramenta no qual se utiliza o marketing de uma empresa. 

Como o Visual Merchandising funciona?

Precisamos ter em mente qual o conceito da sua loja ou marca, qual valor você defende ou quer transmitir? Algumas perguntas podem te ajudar a entender e definir melhor isso, qual a imagem que você quer passar? 

De um negócio mais moderno, descolado, tradicional, clássico ou alinhado às causas sociais?Qual seu público-alvo e qual é o comportamento de compra dele?  

Além disso, a localização é muito importante, lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços Delivery, trazem significados importante para o consumidor. 

A partir daí, começa o trabalho de vitrine, da exposição dos produtos pela loja, decoração e de tudo mais que possa influenciar as sensações visuais dos clientes.

O objetivo é sempre o mesmo, criar o ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e volta do cliente. 

Um exemplo bem simples, é a exposição das peças de uma loja de roupas íntimas, se tudo estiver etiquetado e precificado as clientes não se irritam e tendem a ficar mais tempo na loja.   

O contrário também é verdade, se você vai em alguma loja e tem dificuldades de encontrar o que procura, e quando acha não estão com os preços identificados a chance de compra e de retorno são mínimas. 

Por isso, todo visual do seu negócio deve ser pensado com muito cuidado, do logotipo ás cores, decoração interna, o visual merchandising deve ser encarado como um aliado, ele existe para te ajudar, adequando seus produtos e deixando tudo mais harmonioso e prático para o cliente.    

Como melhorar o visual do seu negócio

Como vimos anteriormente o visual merchandising é importantíssimo para a imagem da loja ou marca, então, vamos lhe ajudar com algumas dicas de como melhorar o visual do seu negócio.

Decoração

A arquitetura de uma loja deve ser compatível com o produto que você oferece, tanto a fachada quanto a vitrine deve seguir a mesma linha de seus produtos.

Acessibilidade

O visual merchandising serve para facilitar a vinda do seu cliente, a acessibilidade é uma das questões mais importantes para o negócio ser bem-sucedido. 

Por isso, oriento que o lojista pense em tudo, desde como o cliente vai chegar, até se há estacionamento, e se a entrada é de fácil acesso para todos.  

Layout da loja

É importante que o cliente consiga notar que sua loja está bem organizada, como o espaço estava bem distribuído, é muito importante os produtos serem divididos em subdepartamentos, para facilitar o encontro deles.  

Iluminação e Climatização

Outro fator importante em sua loja, é a iluminação e a climatização. Além dos produtos terem que estar organizados, de preferência em subdepartamentos, é importante que sejam bem iluminados para que chame a atenção dos clientes. 

Além disso pode interferir diretamente nas suas vendas e afetar a decisão de compra do cliente, a música ambiente a iluminação do provador são fatores que podem potencializar e a dúvida do cliente pode acabar no sim eu preciso desse produto.   

Gostou da leitura? Quer saber mais, acesse nosso conteúdo sobre Merchandising em franquias e fique por dentro de tudo! 

Resumo

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