Entenda a importância de uma vida organizada para sua franquia

“Ninguém é 100% organizado, então pare de buscar a perfeição, pois ela é a maior inimiga de quem quer se organizar. Quando tentamos ser perfeitas(os), tendemos ao desânimo e mal conseguimos fazer o básico. Faça o melhor que puder, mas não pire porque você não é 100% organizada.”

Saiba o que você verá nesse conteúdo:

O que é ter uma vida organizada?

A palavra organização muitas vezes pode até assustar. Muitas pessoas acham que para se organizar precisam ter diversos aplicativos, planners e agendas, mas a verdade é que para ter uma vida organizada, mais do que isso, é necessário atitude. Isso mesmo, é preciso uma mudança de atitude e pensamento e, principalmente, começar. 

O processo de organização é muito pessoal, mas quando você inicia e testa diversas formas, as mudanças realmente começam a aparecer. Você nota que tem mais tempo para fazer coisas que gosta, o ato de procrastinar diminui e com isso seu rendimento aumenta e daí em diante as consequências positivas só crescem. Mas se você se sente perdida, está sempre apagando incêndios e não tem tempo disponível para fazer o que realmente gosta.

Uma vida organizada é uma vida realizada. Feliz. Coerente com o que somos, o que queremos, o que sentimos. Cada pessoa tem a sua organização pessoal. Organizar, como já disse algumas vezes aqui, não é colocar coisas dentro de caixas. 

Não adianta nada a gente guardar o que não deveria estar na nossa vida. Quando a gente guarda algo que não serve ou que não sabe qual a finalidade, está na verdade apenas adiando ou escondendo. E isso vale tanto para sentimentos e sonhos quanto para meias furadas.

Ter uma vida organizada, enfim, é viver de forma plena, promover mudanças (quando necessárias), se planejar para conquistar sonhos. É o desejo de querer mais aliado à satisfação com o presente.

5 passos para ter uma vida organizada

1. Mapeie suas principais dificuldades 

Isso mesmo, para começar a se organizar você precisa de autoconhecimento. Comece mapeando o que precisa ser melhorado na sua vida, quais são seus principais desafios e seus pontos fracos e fortes. 

Quais são as suas metas de vida? Ou metas de médio e curto prazo que quer realizar em um determinado tempo? Quais são os objetivos e sonhos que você quer realizar? 

Qual área da sua vida precisa ser melhorada? Você quer se dedicar mais a sua saúde? Ou está numa fase que precisa dar mais atenção aos estudos? Se questione sobre isso e anote tudo o que vier na sua mente, libere sua cabeça e seja sincera com você, com sua realidade e com os seus desejos.

2. Defina quais áreas precisam de mais atenção 

Depois de liberar sua mente com o que você precisa melhorar e suas dificuldades, é hora de começar a organizar as áreas da sua vida. Como anda sua vida pessoal, financeira, estudos, trabalho, saúde e familiar? 

Com tantas áreas para lidar às vezes deixamos algumas de lado, por mais importante que sejam, com uma rotina corrida e sem organização realmente fica difícil administrar todas elas. 

Aqui é a hora de você definir quais áreas são prioridades e precisam de mais atenção no momento, por ordem comece anotando a área e o porque ela é tão importante agora. Definido isso, desenvolva um plano de ação para cada uma dela. 

O plano de ação consiste em criar pequenas metas que vão te ajudar a chegar no objetivo final. Anote o que você quer melhorar e realizar em cada área, depois planeje metas mensuráveis e consistentes que você consiga realizar. É realmente o passo a passo, específico e simplificado de como chegar lá. 

Se você quer melhorar sua saúde, emagrecer até o final do ano planeje isso. Quantos kg quer perder até lá? Quantos por mês? Qual alimentação precisa manter? Quantas vezes precisa ir na academia para isso acontecer? 

O plano de ação vai te ajudar a ver e, principalmente, chegar nos seus objetivos. 

3. Torne a sua rotina mais fácil 

Ter uma rotina é essencial para manter a vida organizada e assim, conquistar seus objetivos. Construa hábitos que estejam alinhados com as suas metas e seus sonhos, planeje seu dia e o que precisa resolver pela manhã e pela tarde, o que pode antecipar, delegue tarefas se estiver sobrecarregado ou transfira para outro dia se não for urgente. 

Os hábitos são essenciais para uma rotina organizada e produtiva, comece pelo hábito de planejar o seu dia, limpe sua mente e coloque no papel o que precisa fazer e organize de acordo com seus horários. 

Estabeleça prazos/horários para cumprir algumas tarefas, se precisar coloque o celular para despertar. Trabalhe e estude em blocos de tempo definidos previamente, e tenha momentos de pausa e descanso, afinal ninguém consegue ficar 4h concentrado direto. Crie sua rotina de acordo com as suas necessidades e demandas, comece aos poucos, com pequenos hábitos e atitudes, isso pode transformar sua vida.

4. Foque em fazer pouco, mas bem feito 

O objetivo da organização é que sua vida seja mais leve, que você consiga resolver tarefas e obrigações e ao mesmo tempo possa escolher o que fazer e ter momentos de lazer, até mesmo em dia de semana. 

Uma pessoa que consegue seguir uma vida organizada não é aquela que faz mil coisas em um dia e sim aquela que faz poucas, mas faz bem feito. Foque em poucas tarefas e metas durante o dia, por mais pequenas que sejam, já é algo. Priorize aquelas que são urgentes e alinhe de acordo com seus objetivos. De nada adianta ter diversos planners, cadernos e aplicativos se você não consegue colocar em prática suas metas e objetivos diários.  

A organização não é para ser um fardo ela serve para te ajudar, dentro da sua realidade com o que você possui e com um método que realmente funcione, a ser uma pessoa mais feliz, realizada, produtiva e, principalmente, que você possa atingir todos os seus sonhos. 

E se você não conseguiu realizar tudo o que planejou não fique frustrado, lembre-se que se você conseguiu fazer uma coisa já subiu um degrau! O importante é fazer, começar, se adaptar e sempre evoluir na sua organização.

5. Resolva suas principais pendências antes de iniciar qualquer coisa 

Sabe aquela lista de tarefas que foi só acumulando e você não resolveu? Aquelas tarefas que deixou para depois, aquele destralhe que precisava ter sido feito, mas está lá ainda? Chegou a hora de tudo isso. 

Esse momento é importante para resolver as pendências e deixar toda a bagunça para trás e iniciar sua vida organizada. Comece com aqueles afazeres que não ocupam muito tempo, seja limpar a mesa de estudos ou do trabalho, ou responder aquele e-mail que está adiando a alguns dias. 

Depois passe para a próxima, se é resolver pendências fora de casa, seja pagar uma conta, resolver coisas de banco ou organizar aquele armário que está lá pedindo socorro. Esse é o momento do detox. Resolva tudo antes de iniciar suas outras tarefas e objetivos.

Gostou da leitura? Saiba mais sobre como fazer um Mapa Mental, acessando nosso conteúdo. Boa leitura!

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!