Características e vantagens das microfranquias

Você sabia que existe uma modalidade de negócio no franchising conhecida como “microfranquias”, na qual é possível gerar uma renda muito significativa investindo valores que vão de R$ 3,3 mil a R$ 90 mil? As microfranquias são ideais para quem quer se tornar o próprio patrão mas não possui muito dinheiro, tampouco pretende se endividar. Confira o nosso conteúdo e saiba tudo sobre o assunto. No final do texto, preparamos algumas dicas de investimento para todos os bolsos e perfis. 

Neste conteúdo sobre microfranquias você irá descobrir:

O que são Microfranquias?

O nome é autoexplicativo. De uma forma simples e resumida, trata-se de unidades de franquias cujo investimento inicial para instalação não ultrapassa os R$ 90 mil. As microfranquias são, portanto, uma opção mais enxuta e econômica se comparadas ao formato tradicional.

No entanto, engana-se quem pensa que as diferenças entre as microfranquias e as franquias convencionais vão além da questão econômicas e de oportunidades de investimento. Assim como os modelos já conhecidos, elas também são replicadas pelo sistema de franchising e seguem as mesmas regras e condições estabelecidas pela Lei de Franquias (nº 8.955/94).

Em tempos de instabilidade econômica, as microfranquias vêm ganhando cada vez mais destaque. Uma pesquisa realizada pela ABF demonstrou que o número de marcas que operam como microfranquias no Brasil aumentou 45% entre 2013 e 2016. Elas passaram de 384 para 557 marcas. A mesma pesquisa apontou que 36% das redes franqueadoras têm interesse no modelo de empreendimento.

Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que, apesar de possuir menor porte, uma microfranquia pode obter um faturamento igual ou até mesmo superior ao de uma franquia convencional.

Mas além dos aspecto econômico, por que o investidor deve optar por este modelo mais compacto de empreendimento?

Vantagens das microfranquias

O maior benefícios das microfranquias é, sem sombra de dúvida, o baixo investimento inicial que exigem. Elas são uma excelente opção para quem sonha em empreender mas tem pouco capital para investir. Muitas sequer necessitam de ponto comercial, o que barateia ainda mais o custo da operação.

As outras vantagens estão relacionadas ao próprio sistema de franchising. As microfranquias são negócios previamente estruturados e testados, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado.

O empreendedor que escolhe uma microfranquia conta com todo o suporte necessário para atingir as metas traçadas. O franqueador é responsável por transmitir todo o conhecimento sobre a operação e gestão do negócio. Treinamentos, manuais, consultorias, know-how: tudo isso fica à disposição de quem entra nesse universo. Desta forma, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

A microfranquia recebe apoio da franqueadora na divulgação da marca, produtos e serviços. Além disso, conta com a análise de dados a respeito do mercado-alvo. A atuação dentro do sistema de franchising também permite melhores negociações com fornecedores e com bancos, para obtenção de financiamentos com condições diferenciadas.

No caso das microfranquias home office, há ainda o benefício de não perderem tempo com deslocamento, não gastar dinheiro com aluguel de uma sede e ter horários mais flexíveis, o que permite um maior controle sobre o pessoal.

Sucesso entre os investidores mais jovens

Conforme a ABF, a maioria dos proprietários destas pequenas unidades de franquia são jovens entre 26 e 35 anos. O dado comprova uma impressão compartilhada por todos aqueles que acompanham o franchising: a microfranquia é a melhor opção para os investidores que estão tendo as suas primeiras aventuras no mundo dos negócios.

Vale Ler:  Gerente de Vendas

Não podemos esquecer, também, de outro aspecto importantíssimo: o investimento de risco é consideravelmente baixo quando comparado aos demais modelos.

Mas atenção: não é porque o investimento é menor que os cuidados para adquirir uma microfranquia devam ser ignorados. As recomendações são as mesmas aplicadas para a escolha de uma franquia convencional. Pesquise, visite lojas, converse com franqueadores e franqueados e esteja atento à Circular de Oferta de Franquias (COF).

Não assine nenhum contrato por impulso e lembre-se: não é porque é uma microfranquia que o risco vai ser menor.

Aspectos mercadológicos, territoriais e demais fatores que podem fazer a diferença

Alguns segmentos de mercados são mais vantajosos para implantação de microfranquias. Boa parte deles estão relacionados a saúde e beleza. No entanto, há diversos outros modelos que podem ser adotados.

Entre os formatos de loja mais comuns estão os foodtrucks, quiosques, corners (espaço dentro de outra loja) e os home based (atividades feitas em casa). Tudo vai depender da espécie de serviço oferecido e dos benefícios de se ter uma sede.

Outro desafio importante envolvendo o mercado de franchising é o controle de qualidade, muitas vezes prejudicado devido ao tamanho da rede. O franqueador que está interessado em manter o padrão pode considerar a microfranquia como uma ótima saída.

Com conhecimento acumulado, uma estrutura mais enxuta, parcerias estabelecidas, comprometimento dos profissionais, custos reduzidos e auxílio de especialistas, é possível ter ótimos resultados.

Outras dicas

Lembre-se de que muitas empresas acabam encerrando suas atividades no Brasil por falta de planejamento. Então, não tenha pressa na hora de investir. Procure conhecer bem a microfranquia que pretende adquirir.

Navegue pelo site, leia todos os detalhes possíveis, anote suas dúvidas e entre em contato com o franqueador. Visite feiras de franquias e converse com franqueados. Procure escolher um ramo no qual sentirá prazer trabalhando.

Leve o capital de giro em consideração, pois ele é importante em todos os momentos da vida de uma empresa. No começo, é ele que irá “segurar as pontas” até que um número satisfatório de clientes seja alcançado. Ao longo dos anos, irá servir para minimizar os impactos de eventuais imprevistos e sazonalidades possam aparecer.

Lembre-se que uma das vantagens da microfranquia é seu baixo investimento. Por ser um modelo enxuto, com uma despesa mensal baixa, proporciona um retorno do investimento mais rápido e uma lucratividade proporcional mais elevada do que em operações maiores.

Entretanto, não acredite em milagres. Pode chegar o momento em que o operador de uma microfranquia tenha que se tornar gestor de ao menos duas caso queira obter um lucro maior.

Opções de investimento em microfranquias

Vale Ler:  Capital de Giro

Menos de R$ 10 mil

CI

Com 30 anos atuando no mercado – 27 deles como franqueadora – a CI é uma das maiores empresas de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Atualmente, conta com mais de 90 unidades espalhadas pelo país e já foi recebeu o  Selo de Excelência em Franchising da ABF por sete oportunidades.

  • Investimento: R$ 3,3 mil;
  • Retorno: de 1 a 36 meses.

Amaze

A Amaze é a empresa de viagens de formatura que mais cresce no Brasil. Em 2016, ela foi responsável por mais de 3 mil viagens, número este que representou um crescimento de 100% em relação aos resultados obtidos no ano anterior.

  • Investimento: R$ 4,5 mil;
  • Retorno: de 3 a 24 meses.

Meu Dever de Casa

Empresa carioca de apoio escolar fundada em 2013. A Meu Dever de Casa oferece o ambiente adequado para que crianças e adolescentes possam cumprir seus tarefas escolares diárias utilizando as mais modernas técnicas de estudos da neuroeducação.

  • Investimento: a partir de R$ 5 mil
  • Retorno: de 2 a 24 meses.

CeoFood

Ceofood é uma empresa brasileira de aplicativos para entregas gastronômicas. Apesar de nova no mercado — foi criada em 2017 —, a empresa já está presente em 10 estados e conta com mais de 81 franqueados.

  • Investimento: R$ 6mil
  • Retorno: de 6 a 12 meses.

RHF Talentos

Empresa paranaense com mais de uma década de experiência no mercado, a RHF Talentos é, atualmente, o maior portal de recursos humanos do Brasil. Atualmente, a empresa conta com 71 unidades espalhadas pelas grandes cidades do país.

  • Investimento: a partir de R$ 9,9 mil
  • Retorno: de 3 a 6 meses.

Entre R$ 10 e R$ 30 mil

Barela

Fundada há mais de 20 anos, a Barela é, atualmente, a maior companhia do varejo no segmento seguro saúde PME. A empresa é especialista em consultoria e corretagem de seguros individuais, familiares, por adesão e para micro, pequenas e médias empresas.

  • Investimento: a partir R$ 10 mil
  • Retorno: 6 a 12 meses.

Acquazero

A empresa que oferece soluções para limpeza, conservação e restauração de veículos com baixo impacto ambiental, utilizando apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um carro. Fundada em 2009, a Acquazero rede conta com 67 unidades franqueadas.

  • Investimento: a partir de R$ 13 mil;
  • Retorno: de 3 a 24 meses.
Vale Ler:  Franchising: opção de investimento mesmo em épocas de crise

Só Multas

Criada em 2014, a Só Multas oferece soluções para habilitados e proprietários de veículos em problemas relacionados a multas de trânsito e suas sanções: defesas administrativas por excesso de pontos na cnh, defesas e recursos de multas.

  • Investimento: R$ 15 mil;
  • Retorno: 6 a 12 meses.

The Kids Club

Escola de idioma com método voltado para o ensino de crianças a partir de dois anos. Criada na Inglaterra, em 1986, atualmente a The Kids Club conta com mais de 600 unidades de franquias espalhadas por diversos países, como França, Portugal, Espanha, Nova Zelândia e Hungria.

  • Investimento: a partir de R$ 23,5 mil;
  • Retorno: de 12 a 36 meses.

Cacau Show

Fundada em 1988, a Cacau Show é, atualmente, a maior rede de chocolates finos do mundo. A rede conta com mais de 2300 unidades espalhadas pelo Brasil e, somente em 2017, movimentou mais de R$ 3,3 bilhões.

  • Investimento: a partir de R$ 30 mil (chocolateria e gelateria);
  • Retorno: Não informado.

A partir de R$ 30 mil

WeAudit

Primeira empresa brasileira a oferecer serviços de gestão em telefonia, a WeAudit trabalha fazendo auditorias para reduzir o valor das tarifas telefônicas de organizações. Além de diminuir seus gastos, os clientes (empresários) podem voltar a atenção às áreas mais importantes do negócio.

  • Investimento Inicial: Cerca de R$ 60 mil;

A Suav foi fundada em 2010 com um novo conceito para o segmento de beleza, que une a rapidez dos serviços expresso com o carinho de um atendimento personalizado e cuidadoso. Atualmente, a rede conta com 13 unidades, mas a meta é aumentar esse número.

  • Investimento: a partir de R$ 50 mil;
  • Retorno: 16 a 19 meses.

Água de Cheiro

Pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, a Água de Cheiro surgiu em 1976 como uma pequena loja na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, a empresa possui 135 unidades espalhadas por diversos estados do Brasil.

  • Investimento: a partir de R$ 81 mil;
  • Retorno: 24 a 36 meses.

Snack Saudável

Com cardápio variado, a Snack Saudável é a maior rede de franquias de alimentação saudável infantil do Brasil. Prepara lanches e realiza entregas diretamente nas escolas. Um prato cheio para pais que desejam cuidar melhor da educação alimentar dos filhos.

  • Investimento: a partir de R$ 83 mil;
  • Retorno: 15 a 18 meses.

Cheirin Bão

Cheirin Bão é uma franquia de café artesanal que teve origem em Minas Gerais. Funciona em quiosques com fogão a lenha, lamparina, sacas de café, chaleiras e moedor de grãos. Tudo para tornar a experiência do cliente mais próxima à cultura mineira.

  • Investimento: R$ 89 mil;
  • Retorno: 12 a 16 meses.

E aí, gostou do conteúdo? Então fique por dentro de todas as informações sobre o franchising no nosso blog.

Sistema para Franquias - Peça agora uma Demonstração!