UX e UI Design: descubra o que são, suas diferenças e como aproveitar de cada um em franquias 

O que você vai encontrar neste artigo: 

Se existe algo eficaz e que pode auxiliar positivamente em diversos aspectos de um negócio, é o design. Principalmente por ele ser uma das melhores armas para ajudar o marketing digital de uma empresa. Entretanto, existe uma confusão das pessoas em relação ao design, mais precisando sobre como ele deve ser utilizado.

Empresas que sabem utilizar do design de modo correto, são conhecidas por todos os públicos, principalmente pela fácil identificação visual. Entre algumas podemos citar como referência a Coca-Cola, Pepsi, Apple, Adidas, entre outras marcas. 

Mas, engana-se quem pensa que apenas grandes empresas devem ou sabem aplicar ideias do design em seu marketing digital. Isso porque, qualquer negócio possui essa capacidade, basta apenas entender as vantagens em torno do design, pensar estratégias e engajar-se para utilizá-las. 

Pensando em te ajudar nesta tarefa, criamos esse conteúdo para sanar todas as suas dúvidas! Iremos te explicar o que são os dois conceitos que estão em alta, sendo eles o UI e UX design. Veja! 

O que é UX design?

Originário do inglês, o termo UX quer dizer User Experience, que em português significa Experiência do Usuário. Atrás do UX é possível compreender como um indivíduo sente-se ao utilizar um serviço digital ou produto de uma marca ou empresa.

Então, o UX remete ao seu sentimento gerado após qualquer ação sobre uma empresa, desde o consumo de algo, até o acesso a um portal, site, blog, aplicativo, etc.

Como o UX design auxilia o marketing digital?

Quando você acessa um Portal de Franquias, por exemplo, você leva uns 3 minutos procurando a franquia perfeita para investir. Após isso, decidi entrar em contato com um representante para obter mais intimações, porém não encontra o formulário para preenchimento ou um atendimento online.

Lógico que esta experiência sua com o portal não será boa, e também não vai te fazer sentir-se realizado, pois no final, você não conseguiu concluir com seu propósito de saber mais informações sobre franquias.

Primeiro que você vai se sentir frustrado ao não encontrar o que procura,  e logo ficará com raiva por ter perdido tempo naquela ação. Então, as chances de você acessar o portal ou tentar contato novamente são mínimas. Além que, com sua insatisfação você não irá efetuar compras.

Cabe então ao UX design trabalhar para que problemas assim não ocorram, e não gerem tais sentimentos ruins em clientes. Para no final, aumentar as chances de conseguir efetuar vendas.

O que é UI design?

Assim como UX, o termo UI também vem do inglês e quer dizer User Interface, que em português significa Interface do Usuário. Continuando com o exemplo do Portal de Franquias, a proposta do UI é garantir que o interessado siga um trajeto por dentro da plataforma. 

O cliente logo ao acessar o portal vai encontrar itens que irão sugerir caminhos, como acessar uma lista de valores, pesquisar por segmento, etc. Ações essas que já são escolhidas pelo UI design, pois sua função é fazer os clientes tomarem ações dentro de uma plataforma de modo natural.

Caso o desejo da empresa seja que o visitante do site entre em contato com um vendedor, a missão do UI design é possibilitar isso. Então, logo no início do site ou blog estejam todos os itens que possam levar o visitante a sentir a necessidade de acessar. Ou seja, é preciso colocar CTA’s, imagens chamativas, menus, etc.

Os benefícios do UI design em estratégias de crescimento

O UI design possui um papel bastante relevante nas estratégias digitais de uma empresa, pois é através dele que diversos itens serão obtidos, pois sua influência sobre ações do cliente é bastante certeira quando feita de modo eficaz. Caso seja feito de modo irregular, é mais fácil o visitante abandonar o site, do que tomar uma ação.

Aliás, um site sem UI design costuma não apresentar qualidade e podem ser confusos para os clientes, o que afeta diretamente na credibilidade transmitida, principalmente por não deixar clara suas informações essenciais.

Então, dentre as principais vantagens do UI design, é fazer que os visitantes de um site hajam de acordo com as expectativas da empresa. Transparecendo autoridade e evitando que ele abandone a plataforma e busque o concorrente. Mas, é preciso entender que o UI afeta positivamente o UX, pois ambos podem trabalhar em sincronia para gerar uma boa experiência.

As diferenças entre UX e UI design

Muitas pessoas confundem o UX e UI design, mas, eles possuem algumas diferenças que são necessárias de se ter conhecimento. Apesar delas, ambos trabalham muito bem em conjunto. Veja abaixo três diferenças entre eles:

Razão e Emoção

Enquanto o UX é sobre a emoção gerada no cliente, o UI é sobre a razão. Ou seja, enquanto o UX trabalha para geração de uma sensação boa no usuário, o UI vai pensar em como viabilizar o site para garantir isso.

Interface Visual

Para o UI funcionar, ele precisa de uma interface visual. Já o UX, não possui essa necessidade, principalmente porque a experiência não é resumidamente ligada a uma imagem.

Guiar X Valer a pena

Talvez uma das melhores formas de compreender a diferença principal entre um e outro, é sabendo que, o UI busca colocar o visitante em um caminho ou percurso dentro de um site. Enquanto o UX pretende fazer toda essa situação seja vista com bons olhos no usuário.

Vantagens de utilizar UX e UI design na sua franquia

Provavelmente você já entendeu que os dois itens trabalham muito bem em conjunto, não é mesmo? E isso acontece por um motivo simples: ambos se completam. Para te provar isso, agora vamos te mostrar algumas vantagens de fazer o uso dos dois! 

Agregam valor ao público

Através do uso do UX e UI design você vai conseguir gerar valor para o seu público. Para isso, é preciso ter bastante conhecimento do público seu público-alvo, ver como ele se mostra diante da sua empresa, expectativas, etc.

Mesmo que o visitante não tome uma ação no seu site, as chances dele retornarem são grandes caso a experiência e interface oferecida pelo UX e UI design tenha sido agradável.

Chamar atenção

Com um UX e UI agravável as chances dos visitantes navegarem pelo seu site se tornam maiores, e vale ressaltar que isso influência beneficamente vários aspectos de um negócio. Um cliente que permanece um longo tempo dentro de um site, deixa explícito seu interesse no que está sendo oferecido.

Sendo assim, eles podem deixar o interessado encantado pelo seu negócio, e gerarem uma experiência boa para ele.

Crescimento na taxa da conversão

A taxa de leads que se tornam clientes do seu negócio tem tudo para crescer quando seus visitantes se sentem bem ao visitarem seu site. Um design bem aplicado no seu UI design é capaz de trazer essa vantagem para você, enquanto o UX vai garantir estratégias para aumentar a taxa de conversão.

Fortalecimento da marca

Quando uma empresa demonstra preocupação com a experiência que oferece a seus clientes, ela acaba gerando uma grande aproximação com o público, o que passa a ser um grande diferencial.

Quando a experiência gerada é boa, seus clientes irão passar a frente suas opiniões. Ou seja, eles irão contar para outras pessoas, o que vai fortalecer sua marca como uma boa recomendação. Para isso, o UX e UI design serão os responsáveis por criar a boa experiência.

Pronto! Agora que você já descobriu diversos itens sobre UX e UI design, o que acha de conversar com sua equipe de marketing digital para melhorar esses dois itens em sua franquia?

Eai, gostou do conteúdo? O que acha de continuar lendo? Então, leia nosso conteúdo sobre Data Driven!

Resumo

💬 O que é UX design?

UX design em inglês signfica User Experience, e busca utilizar do design para gerar boas experiências para visitantes em sites e blogs, e também produtos ou serviços.

💬 O que é UI design?

O UI design é a área do design que fica responsável por auxiliar usuários de sites a tomarem decisões de modo mais rápido, buscando que os clientes consigam tomar decisões de modo rápido e eficaz.

➡️ Quais as vantagens de utilizar UX e UI design?

São inúmeras as vantagens que o UX e UI design, mas dentre as mais relevantes podemos apontar:

  • Aumento na taxa de conversão;
  • Fortalecimento da marca;
  • Chamar atenção do público;
  • Agregar valor.

 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!