Entenda o que é e saiba como usar treinamentos EAD para sua franquia

Descubra como criar um bom treinamento EAD para implementar na sua rede de franquias.

O treinamento contínuo dos franqueados é uma das essências do franchising. É por meio dele que ocorre a transferência de know-how e a padronização dos processos operacionais e administrativos do negócio. São esses processos que, além da qualificação dos colaboradores, possibilitam a capacitação do empresário, fator que permite ao empreendedor não ser um especialista na área para investir em uma determinada franquia.

Com treinamentos bem alinhadas, o negócio fica afinado e as chances de sucesso são muito maiores. A parte boa é que, atualmente, a transmissão de conhecimento não precisa ocorrer apenas de forma presencial. Com o auxílio da tecnologia, é possível realizar boas capacitações com economia de tempo e de recursos. Trata-se da modalidade de ensino à distância, o famoso EAD, que está revolucionando a transferência de know-how no mercado de franquias.

O método permite a realização de capacitações de forma escalável. Ou seja, com a produção de apenas uma aula em vídeo, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. Isso se reflete na economia de investimento e de tempo.

Treinamento EAD: mais prático e barato

A capacitação de um profissional por meio do treinamento EAD é até 70% mais barato que mediante os métodos tradicionais. A modalidade à distância evita os gastos com deslocamento de equipes, além de facilitar a comunicação entre unidades distantes.

Levando em consideração que o Brasil é um país de dimensões continentais e que nos últimos anos o franchising vem se expandindo para diversas cidades pequenas, investir em ferramentas que facilitem a comunicação em rede é um grande diferencial para a expansão do negócio.

De acordo com o relatório “Panorama do Treinamento do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, o método presencial representa 62% das ações de transmissão de conhecimento. Por outro lado, estudo mostra que as metodologias de ensino à distância têm crescido. Atualmente, elas representam 21% de todas as entregas.

Entre os tipos de treinamento EAD adotados pelas empresas, o mais utilizado é o e-learning assíncrono, que representa 43% dos projetos. O formato permite que professores e alunos participem das aulas em momentos distintos.

Benefícios do treinamento EAD para franquias

Uma facilidade do método EAD é a possibilidade de colocar os ensinamentos em prática imediatamente após assistir ao treinamento. A seção de ensino à distância pode ser acompanhada também de uma rodada de discussão sobre o tema. A dinâmica pode incluir insights para pensar como aquela capacitação pode ser aplicada da maneira mais eficiente no franchising.

Outra vantagem da modalidade é o fato de que os treinamentos virtuais ficam sempre à disposição dos franqueados. Dessa forma, a qualquer momento, em caso de dúvida, os funcionários podem acessar os conteúdos.

Plataformas completas, como a Central do Franqueado, permitem ao franqueador fazer upload de arquivos para treinamento dos funcionários e também inserir vídeos do Youtube dentro da ferramenta. Todo esse conteúdo pode ser dividido em pastas, facilitando o acesso.

É interessante também que o treinamento venha acompanhado de manuais da marca. Isso permite uma capacitação completa, já que esses dois componentes são indispensáveis para a correta transferência de know-how na rede.

Uma questão que o franqueador também deve estar atento diz respeito à atualização dos materiais. Além de corrigir processos ultrapassados, a franqueadora deve responder às novas demandas. Esses insights podem surgir a partir de auditorias, conversas com consultores de campo e também de pedidos dos franqueados.

A robustez e a presença constante de treinamentos na franquia garante que os franqueados irão absorver mais rapidamente as especificidades técnicas e a filosofia da franquia. É também essencial para garantir a motivação da equipe e aumentar o sucesso da rede.

Uma maneira de, tanto oferecer materiais de capacitação, quanto disponibilizar um espaço de avaliação dos franqueadores e franqueados, é contar com uma plataforma online de gestão e comunicação em rede. A Central do Franqueado é um sistema completo, que abrange as mais diversas necessidades operacionais de franquias. Conheça mais sobre a Central aqui!

Sistema para Franquias - Peça agora uma Demonstração!