O desejo de todo empresário é alcançar o sucesso. Alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento contínuo. O franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento das empresas.
Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige conhecimento e preparação. Você deve estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber antes de transformar meu negócio em uma franquia?”.
Para ajudá-lo a se preparar para este importante passo, a Central do Franqueado preparou algumas dicas sobre como realizar uma formatação de franquias.
Neste conteúdo, você irá conferir os seguintes tópicos:
- O que é franquia?
- Por que tornar meu negócio uma rede de franquias?
- Análise de franqueabilidade
- Passo a passo – tornar meu negócio uma rede de franquias
- Dicas da Central do Franqueado
Os números mostram: o franchising é um formato de gestão que funciona. De acordo com a ABF, o mercado de franquias faturou mais de R$ 186 bilhões em 2019. Isso é resultado da expansão de redes e também da criação de novas franquias. O número de unidades também cresceu. Esses indicativos são fruto da evolução do modelo de franchising, que cada vez mais moderno, prático e seguro, afirma-se como uma opção interessante para pequenos e grandes investidores.
Se você chegou nesse post por estar pensando em fazer de seu negócio uma rede, saiba que essa é certamente uma boa ideia. Porém, franquear é um caminho sem volta. A partir do momento em que novos empreendedores passam a gerir unidades da sua marca, o sucesso da empresa não estará apenas em suas mãos. Como franqueador, você deverá encontrar os meios para garantir que as lojas funcionarão de forma adequada. Para isso, é preciso pensar cuidadosamente na formatação da franquia.
Talvez você não saiba por onde começar. Por isso, preparamos este guia, cujo objetivo é apresentar as etapas necessárias para que você pare de questionar “como transformar meu negócio em uma franquia?”. Antes de tudo, para ter um conteúdo mais interativo, confira nosso vídeo abaixo e saiba como abrir uma franquia em 5 passos.
O que é franquia?
De uma uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que o operador de rede (franqueado) possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.
Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings. Percebeu que a maioria pode ser encontrada em outros centros comerciais ou até mesmo cidades? Pois então, aí estão as franquias mais uma vez.
Formatação de franquias: por que transformar meu negócio em uma rede?
O franchising é uma ótima alternativa de negócio para quem tem uma empresa consolidada perante o público, pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las.
Sendo o único proprietário da rede, toda a responsabilidade pela gestão acaba recaindo sobre você. Já no franchising, ela é compartilhada com os franqueados. Sem falar que, ao abrir espaço para que outros investidores explorem sua marca, você também estará diluindo riscos. Afinal de contas, você não terá gastos com a implantação das novas lojas.
No entanto, apesar dos benefícios, a maioria dos especialistas e consultores na área indica cautela. Antes de transformar seu negócio em uma franquia, é fundamental que você faça uma análise profunda. Afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador.
Análise de franqueabilidade: como saber quando estou pronto para tornar meu negócio uma franquia?
A chamada análise de franqueabilidade não traz muito mistério em seu nome. É nesse momento que você irá conferir o “quão franqueável” seu negócio é. Essa etapa é fundamental para que o potencial da empresa como rede seja verificado. Mas, mais do que isso, é aqui que aspectos estruturais podem ser revistos. Ao fazer a análise, problemas são diagnosticados e adequações são feitas. Essa é uma forma de prevenir problemas futuros ao franquear a marca. A avaliação pode ser feita em torno dos seguintes questionamentos:
- Os serviços e produtos da minha empresa são essenciais para os consumidores em diferentes mercados?
- Meus produtos e serviços podem ser reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença?
- Eu sei, de forma clara, qual é o formato ideal de funcionamento da minha empresa (número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos, etc)?
Dica: o trabalho de consultorias especializadas na formatação de franquias pode fazer a diferença na resolução dessas questões. Contar com o auxílio de profissionais experientes na área é uma forma de trazer uma visão crítica para a situação da empresa. Assim, como aspirante a franqueador, você irá perceber em qual estágio seu negócio se encontra: conferindo, por exemplo, sua capacidade de produção e sua situação financeira.
Feitas as adequações? É hora de estruturar a rede.
10 passos para realizar uma formatação de franquias
Aqui, serão apresentadas as fases de formatação de franquias. Os dez itens a seguir abordarão obrigatoriedades e demandas para que seu negócio tenha êxito ao ser transformado em franquia. Vamos lá?
Início – Burocracias e planos de negócio
A primeira coisa a ser feita quando o empreendedor opta por franquear seu negócio é tomar as providências burocráticas para a instauração legal da sua rede de franquias. Neste momento também é fundamental que o novo franqueador trace um planejamento financeiro para que a expansão seja viabilizada. Portanto:
1) Registre a rede:
Assegure-se de que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio.
2) Elabore a Circular de Oferta de Franquia (COF):
A Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias, é o que oficializa a oferta de seu negócio no formato de franchising. O documento é obrigatório e deve ser feito por um advogado especialista do ramo. A COF é importante pois contém todos os dados a respeito do empreendimento e sobre o modelo de franquia adotado. Lembre-se: ela é feita para a leitura de futuros investidores, então as informações devem estar claras.
3) Estruture um plano de negócio:
O plano de negócio é o que descreverá seus aspectos estruturais e os objetivos da empresa no mercado. Quais são os custos de instalação da franquia? Quais os produtos oferecidos pela marca e seus diferenciais? Qual o prazo de retorno do investimento do franqueado? O potencial de lucratividade do negócio? Quais serão os royalties sobre o faturamento da franquia? Essas e outras questões devem ser respondidas para que o franqueador tenha consciência do que é necessário para que a empresa se mantenha e cresça no mercado.
4) Estipule um planejamento financeiro:
Como já deu para perceber, você também precisa de uma reserva de caixa para iniciar a expansão. O investimento depende de cada negócio, mas os especialistas costumam estipular um valor em torno de 50 mil reais para que os trâmites necessários para a venda de franquias sejam efetuados.
Dica: parte do planejamento financeiro pode considerar a contratação de uma empresa de consultoria. Ela irá auxiliá-lo no processo de formatação do negócio, com cursos e treinamentos, registros e outras questões burocráticas.
Meio do caminho – Produção de manuais e treinamentos
Resolvidas as questões legais e as relativas aos planos de negócio? Então agora você deve começar a se preocupar com a forma como as unidades de franquia serão estruturadas. Prime pela padronização das lojas e pelo controle de qualidade da rede elaborando manuais a serem seguidos por gestores e funcionários. Também, organize bons programas de treinamentos: eles devem ser obrigatoriamente oferecidos aos novos franqueados para sua capacitação.
O que fazer?
5) Manual de uso de imagem
Comece elaborando um manual de uso de imagem. Nele, você irá expor o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Essa parte é primordial para que a instalação de novas unidades seja feita de forma padronizada.
6) Manual da franquia
Como o negócio funciona? Fazer um manual da franquia é deixar especificados todos os processos do negócio – sejam atividades de produção, ou de gestão. É a partir desse manual que são elaborados os programas de treinamento.
7) Programas de treinamentos
O papel dos treinamentos é primar pela padronização do funcionamento das unidades. O franqueador precisa organizar programas de capacitações, que podem ser disponibilizados em vídeo ou ser realizados presencialmente com a ajuda de consultores de campo. Transmitir know-how aos futuros franqueados, que então treinarão seus funcionários, é algo essencial para a atividade da rede.
Dica: estruturar a loja matriz para que ela sirva como exemplo de aplicação de todos os padrões que serão usados nas franquias é uma maneira prática de capacitar novos franqueados. Esses podem visitar a loja piloto para tirarem dúvidas e conhecerem melhor as práticas de gestão da marca. Já aulas em EAD são uma solução prática e barata, úteis para qualquer rede.
Quase lá – Formalização e venda de franquia
Com manuais prontos e com as questões tributárias organizadas, chega o momento de tomar as providências necessárias para que você possa vender sua franquia. Para isso:
8) Altere o contrato social da empresa:
Se preferir, você também pode abrir uma empresa para realizar esta nova atividade. Obs: essa parte de formalização da franqueadora pode ser feita no início do processo de franchising, pois não há uma ordem obrigatória entre as etapas.
9) Trace um plano de expansão:
Analisar os mercados de inserção da rede e então elaborar uma estratégia de venda da franquia é algo primordial para o sucesso da marca. Decida se irá ofertar unidades em todo o país, no estado onde já atua ou apenas no entorno da loja matriz – optando pela expansão em espiral.
Dica: nas estratégias de comercialização da franquia, vale apostar em assessoria de imprensa, marketing digital, participação em feiras e eventos da área, venda direta, entre outras táticas, a fim de atrair o interesse de investidores.
Tudo pronto – Gestão e relacionamento
Sucesso, agora você conseguiu vender sua franquia e tornar-se um franqueador! Mas acalme-se, pois o trabalho apenas começou. Para que a parceria seja produtiva, é preciso estabelecer um relacionamento correto, educado e responsável com seus franqueados. Portanto, é preciso estar presente além das reuniões periódicas. Para acompanhar a rotina dos gestores…
10) …utilize uma ferramenta de comunicação e suporte.
Um grande desafio para todo franqueador é garantir que todas as unidades de franquia estão funcionando adequadamente. Para que isso aconteça, é preciso monitorar sua atividade com canais eficientes de comunicação e suporte. As plataformas de gestão de franquias, como a Central do Franqueado, facilitam o contato entre franqueador e seus franqueados. A interação bem ajustada, rápida e eficaz proporciona diferenças significativas no controle de qualidade da empresa. Que tal conhecer o nosso sistema?
Formatação de franquias: dicas da Central do Franqueado
E-book “Como tornar sua empresa uma franquia”: material gratuito e super completo disponibilizado pelo Sebrae. Leia aqui.
Franquia RS: projeto do Sebrae RS em parceria com a ABF que visa apoiar 30 micro e pequenas empresas gaúchas que queiram expandir por meio do modelo de franquias. Saiba mais aqui.
Esperamos que você tenha se animado a optar pelo franchising! Tome seu tempo e comece a organizar o necessário para dar esse grande passo. Aproveite os conteúdos do nosso blog para enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre o mercado de franquias! Boa leitura.
Aprendendo a formatar
Se você tem um negócio e pensa em como expandir de uma forma mais segura e prática, por que não escolher o franchising? Porém, sabemos que não é uma tarefa tão fácil e exige algum conhecimento de como funciona o sistema de franquias.
Para isso, indicamos o curso “Formatação de franquia – Segredos da Franquia“, ministrado pelo especialista em franchising, Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio-fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.
Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. O curso irá detalhar todo o processo necessário para tornar o seu negócio em uma franquia.
Dividido em seis módulos, o curso oferece um aprendizado de tudo que é necessário para franquear e ingressar no mercado de franquias. Os módulos contemplam desde a definição do modelo da sua franquia, auxiliando a estruturar seu planejamento financeiro e mostrando detalhadamente como montar a estrutura da rede, como prestar suporte ao franqueado, disponibilizar manuais, até as questões jurídicas para operar como franquia.
Se interessou? Então não perca a oportunidade de aprender com quem entende o sistema de franquias e saiba como estruturar o seu negócio da maneira correta para operar como franquia. Para saber preços e mais informações do curso, clique na imagem abaixo.