Transformar meu negócio em uma rede de franquias: o que fazer

O desejo de todo empresário é alcançar o sucesso. Alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento a curto prazo. O franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por se mostrar um caminho rápido para a expansão das empresas. Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige conhecimento e preparação. Você de estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber para transformar meu negócio em uma rede de franquias?”. Para ajudá-lo a se preparar para este importante passo, a Central do Franqueado preparou algumas dicas. Confira!

Neste conteúdo, você irá conferir os seguintes tópicos:

O que é franquia?

De uma uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que o operador de rede (franqueado) possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings. Percebeu que a maioria pode ser encontrada em outros centros comerciais ou até mesmo cidades? Pois então, aí estão as franquias mais uma vez.

Por que transformar meu negócio em uma rede de franquias?

O franchising é uma ótima alternativa de negócio para quem tem uma empresa consolidada perante o público, pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las.

Sendo o único proprietário da rede, toda a responsabilidade pela gestão acaba recaindo sobre você. Já no franchising, ela é compartilhada com os franqueados. Sem falar que, ao abrir espaço para que outros investidores explorem sua marca, você também estará diluindo riscos. Afinal de contas, você não terá gastos com a implantação das novas lojas.

No entanto, apesar dos benefícios, a maioria dos especialistas e consultores na área indica cautela. Antes de transformar seu negócio em uma franquia, é fundamental que você faça uma análise profunda. Afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador.

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Portanto, para evitar dores de cabeça no futuro, faça uma análise da franqueabilidade do seu negócio. Em um primeiro momento, efetue os seguintes questionamentos:

  • Os serviços e produtos da minha empresa são essenciais para os consumidores em diferentes mercados?
  • Meus produtos e serviços podem ser reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença?
  • Eu sei,  de forma clara, qual é o formato ideal de funcionamento da minha empresa (número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos, etc)?

Essas são algumas perguntas que devem ser levadas em consideração pelos aspirantes a franqueadores. Tendo isso claro e sabendo exatamente em qual estágio sua empresa se encontra, qual sua capacidade de produção e sua situação financeira, você precisará percorrer algumas etapas que detalharemos abaixo. Vale lembrar que esse modelo é uma sugestão e pode ser realizado de diferentes maneiras e em momentos diversos.

Passo a passo para transformar meu negócio em uma rede franquia

Início – Burocracias e planos de negócio

Realizou a análise da franqueabilidade e concluiu que seu negócio tem todas as características necessárias? Então o  próximo passo é assegurar que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio.

A etapa seguinte é a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias. O documento é obrigatório e deve ser feito por um advogado especialista do ramo. A COF é importante pois contém todos os dados a respeito do negócio e sobre o modelo de franquia adotado.

Como já deu para perceber, você também precisa de uma reserva de caixa para iniciar a expansão. O investimento depende de cada negócio, mas os especialistas costumam estipular um valor em torno de 50 mil reais. Esse dinheiro poderá ser gasto com a contratação de uma empresa de consultoria. Ela irá auxiliá-lo no processo de formatação do negócio, com cursos e treinamentos, registros e outras questões burocráticas.

Além disso, nessa primeira fase, você precisa elaborar um plano de negócio. É preciso que você deixe bem claro quais são as estruturas de custos da franquia, quais os atrativos do negócio, qual o prazo de retorno do franqueado, a lucratividade, quais serão os royalties sobre o faturamento da franquia etc.

Meio do caminho – Produção de manuais e treinamentos

Resolvidas as questões legais e as relativas aos planos de negócio? Então agora você deve começar a se preocupar com os treinamentos. Comece elaborando um manual de uso de imagem. Nele, você irá expor o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Em seguida, faça um manual da franquia, deixando especificados todos os processos do negócio.

Para que o padrão de atendimento entre as unidades seja o mesmo, o franqueador também precisa organizar treinamentos e capacitações, que podem ser disponibilizados em vídeo ou ser realizados presencialmente com a ajuda do consultor de campo. Outra questão importante é estruturar a loja matriz para que ela sirva como exemplo de aplicação de todos os padrões que serão usados nas franquias. Franqueados e interessados no negócio podem visitar a loja piloto para tirarem dúvidas e conhecerem melhor as práticas de gestão da marca.

Quase lá – Formalização e venda de franquia

Para que possa vender sua franquia, você precisará fazer uma alteração no contrato social. Se preferir, você também pode abrir uma empresa para realizar esta nova atividade. Essa parte de formalização da franqueadora pode ser feita no início do processo de franchising, pois não há uma ordem obrigatória entre as etapas.

Com manuais prontos e com as  questões tributárias organizadas, você precisa elaborar uma estratégia de venda da franquia e decidir se irá ofertar unidades em todo o país, no estado onde já atua ou apenas no entorno da loja matriz. Nas estratégias de comercialização da franquia, vale apostar em assessoria de imprensa, marketing digital, participação em feiras e eventos da área, venda direta, entre outras táticas.

Tudo pronto – Gestão e relacionamento

Sucesso, agora você conseguiu vender sua franquia e tornar-se um franqueador! Mas acalme-se, pois o trabalho apenas começou. Para que a parceria seja produtiva, é preciso estabelecer um relacionamento correto, educado e responsável com seus franqueados. Isso se dá por meio de reuniões, consultorias de campo, por meio da internet, com um call center para atender franqueados, por ações de marketing, entre outras ideias. Um instrumento muito valioso, utilizado pelos franqueados são as plataformas de gestão, como a Central do Franqueado. Esse tipo de sistema permite desenvolver uma interação bem ajustada, rápida e eficaz entre franqueado e franqueador.

Dicas da CENTRAL DO FRANQUEADO

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Franquia RS: projeto do Sebrae RS em parceria com a ABF que visa apoiar 30 micro e pequenas empresas gaúchas que queiram expandir por meio do modelo de franquias. Saiba mais aqui.

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