Conheça os conceitos de transformação digital em franquias

Mantém-se no mercado a empresa que acompanha novas tecnologias. Mais do que nunca, as novidades aparecem em ferramentas online. Essas, são utilizadas principalmente em três âmbitos: nas logísticas de produção e oferta, no marketing e na comunicação interna em rede. Saiba mais sobre transformação digital em franquias e conheça alguns exemplos de modernizações.

O mundo dos negócios sempre foi regido pelas tecnologias do momento. Afinal de contas, as modernizações passam a fazer parte da vida das pessoas a partir do momento são instituídas em sociedade. Elas permitem que os consumidores criem novas expectativas sobre suas empresas preferidas. 

Os parâmetros aumentam e as marcas precisam estar a par das novidades para aprimorarem sua oferta. Aquelas que são mais ágeis se colocam à frente da concorrência. As que demoram para se atualizar podem ver seus produtos e serviços se tornarem obsoletos.

A necessidade de transformar os processos de produção, oferta e comunicação de um negócio se intensifica na era da Internet. Com o frequente surgimento de novas e mais completas ferramentas digitais, é preciso estar de olho. 

A empresa que acompanha as mudanças, trabalha com maior eficiência e fluidez. Comunicando-se assertivamente com seus consumidores, obtém sucesso no mercado. 

Mas a que tipo de modernizações estar atento? Em uma rede de franquias, algumas mudanças são essenciais para sua adaptação no mercado. Preparamos este post para que você saiba mais sobre transformação digital. Vamos lá?

1) Logísticas de produção e oferta

A qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa sempre foi e sempre será seu principal chamativo. Antes de pensar em como vender, é preciso ter o que vender a consumidores cada vez mais exigentes. Portanto, evoluir a forma como os bens são produzidos e ofertados deve ser uma prática constante.

Se hoje novas tecnologias de logística aparecem a todo momento, é fundamental acompanhá-las. É assim que a empresa oferecerá produtos feitos com a qualidade e eficiência demandadas no mercado. O negócio mais bem equipado acaba ganhando até nos mínimos detalhes; quanto mais práticas e rápidas as máquinas utilizadas, mais agilidade na entrega de pedidos – e por aí vai.

Dicas:

  • Estude a concorrência e entenda quais tecnologias de logística estão sendo utilizadas por empresas do seu segmento;
  • Separe verba para investir em equipamentos e pesquise valores antes de fazer grandes compras;
  • Revise periodicamente a logística utilizada na sua empresa e faça mudanças quando necessário;
  • Tenha flexibilidade para aceitar novidades: às vezes é hora de deixar o tradicional para trás e apostar em ferramentas com as quais você não é familiarizado.

2) Marketing

Depois da concepção de um bom produto, chega o momento de mostrá-lo ao público-alvo como uma opção a ser consumida. Saber vender o peixe é um atributo essencial para qualquer vendedor. Mas, na era da Internet, as possibilidades de compra aumentam. Atingir consumidores se torna mais difícil quando existem mais opções. Porém, ao mesmo tempo, a rede proporciona variadas ferramentas para se fazer marketing. Essas, se usadas de forma direcionada, são muito eficientes para a captação de interessados.

Estar por dentro das tendências de marketing digital é algo necessário para que a empresa fale a linguagem de seu público consumidor. Por isso, a comunicação online é primordial para que uma marca fortaleça sua presença no mercado. É a partir de estratégias eficientes de marketing que é desenvolvida a percepção do público sobre a marca.  

Dicas:

  • Busque acompanhar quais as ferramentas mais utilizadas por seu público consumidor e observe sua linguagem online para desenvolver a comunicação da empresa;
  • Em franquias, o marketing digital tem a função de unificar a comunicação da rede; campanhas servem para todas as unidades da marca;
  • Redes sociais permitem a interação com potenciais consumidores: utilize disso para descobrir o perfil de compra dos públicos e elaborar campanhas que abracem as vontades dos usuários.

3) Comunicação interna em rede

Esse item é bastante específico ao franchising. Um dos maiores desafios em gerir uma rede de franquias é encontrar sincronia entre a atividade das unidades, a fim de que a qualidade oferecida seja a mesma em todas as lojas. Nisso, entra a importância de canais de comunicação interna que possam ser utilizados pelo franqueador e por franqueados. Por eles, demandas podem ser supridas mais facilmente e a troca de informações se torna mais acessível.

As transformações digitais são extremamente benéficas para o desenvolvimento da comunicação interna em redes de franquias. O contato entre a empresa agora pode ser feito pela Internet, com plataformas online que tornam processos mais fluidos. Se a sua rede ainda não encontrou uma forma certeira de comunicação, continue buscando. Processos falhos podem comprometer a produtividade de toda a empresa.

Dica:

  • Conheça a Central do Franqueado: uma plataforma desenvolvida especialmente para a comunicação interna de franquias. Através dela, é possível pedir e oferecer suporte, bem como enviar materiais de capacitação, fazer pedidos a fornecedores e elaborar checklists de controle de qualidade. Saiba mais sobre o sistema aqui

Transformação digital: por que acompanhar modernizações?

Afirmamos com toda a certeza de que a transformação digital é responsável pelo desenvolvimento do mercado de franquias. Tecnologias de produção e comunicação possibilitam a expansão de empresas pelo formato, que permite a inserção de unidades em regiões que antes seriam inviáveis. Logo, é de suma importância estar atento às tendências. Essas, podem facilitar na administração da rede e na manutenção dos padrões de qualidade da empresa.

Modernizar a logística, o marketing e a comunicação empresarial é, então, algo primordial para o crescimento do negócio. Com isso, há melhora tanto na experiência oferecida ao público consumidor, quanto na captação de investidores interessados em serem franqueados.

Leia mais sobre esse e outros assuntos no nosso blog! Temos os mais diversos conteúdos sobre o universo do franchising e sobre tendências de mercado. Aproveite as postagens e tenha uma boa leitura.

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