O que é transformação digital? Entenda como revolucionar sua franquia através da tecnologia

Transformação digital é o processo pelo qual a sociedade e os negócios têm passado, no qual a tecnologia é o motor da mudança e de melhores resultados. Ou seja, esta transformação é uma mudança estrutural, onde a tecnologia está no centro de toda a evolução. Saiba como este processo afeta o franchising e como promovê-lo em sua franquia. 

Desde o final da década de 90, quando o analógico passou dar lugar aos bites, o digital tem tomado conta da vida das pessoas no mundo inteiro. As evoluções tecnológicas, principalmente na internet, permitiram que os negócios fosses reestruturados e modelados para este mundo.

A era digital transformou todos os processos da sociedade. O consumo têm mudado constantemente, a produção, a propaganda, o próprio mercado de trabalho e tudo que o cerca. Ou seja, a cada ano vamos em direção a mais avanços e isto exige que os negócios estejam alinhados com a ideia.

De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado IDC, no triênio de 2018-2020, os investimentos em transformação digital devem somar US$ 6,3 trilhões. Isto mostra o quanto este movimento tem moldado todo os negócios ao redor do globo.

Portanto, iremos falar sobre como a transformação digital afeta o franchising e todos os seus processos. Além de explicarmos os impactos desta transformação nos negócios, também iremos mostrar como promover este processo em sua franquia.

Confira o que você irá aprender neste artigo:

O que é transformação digital?

Apesar de muitas empresas ainda não estarem engajadas no tema e acompanhando as mudanças que o mercado tem sofrido, a transformação digital tomou conta do mundo dos negócios. Muitos ainda pensam que a transformação digital se refere apenas a ter sua marca na internet por meio de um site, página em redes sociais ou um blog.

Mesmo que tudo isso faça parte do processo de transformação, não é apenas a isso que se refere este termo. A transformação digital é o processo pelo qual a sociedade e os negócios têm passado, no qual a tecnologia é o motor da mudança e de melhores resultados. Ou seja, esta transformação é uma mudança estrutural, onde a tecnologia está no centro de toda a evolução.

O principal objetivo da transformação digital é melhorar o desempenho das empresas e a experiência dos consumidores em suas jornadas de compra. Por meio do uso de softwares, ferramentas tecnológicas, marketing digital e todo o tipo de estratégia proporcionada pelo uso da tecnologia, a transformação digital tem alterado o funcionamento das empresas e seu modo de fazer negócios.

A era da transformação digital iniciou por volta de 2016, quando o assunto começou a mudar a mente de executivos e empresários. Mudanças como a automação de processos, criação de novos produtos, reinvenção dos modelos de negócio e etc. foram as principais consequências deste processo.

A disponibilidade de tecnologia cada vez mais avançada na mão das pessoas fez com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. A quantidade de informações disponível na rede é infinita e isso faz com que qualquer um possa ter acesso a uma marca com um clique.

Com todas estas transformações, todos tipos de negócio foram afetados. O franchising não fica de fora, e a inovação se vê presente no setor, crescentemente.

Como a transformação digital afeta o franchising?

O mercado de franquias está em constante mudança em relação aos seus formatos e modelos de negócio. Os produtos oferecidos pelas redes também estão cada vez mais inovadores. Segmentos como Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e Outros Negócios são grandes motores da inovação no setor.

Modelos de negócio em home based, por exemplo, têm sido cada vez mais populares dentro do franchising. A tecnologia tem transformado constantemente todo o mercado, levando renovação às marcas tradicionais e novas.

Os processos de consultorias de campo e auditorias se tornaram possíveis de serem realizados online, através da ferramentas inteligentes como checklists, por exemplo. A transmissão de know-how e aplicação de treinamentos e manuais foram facilitados pela possibilidade de armazenamento de arquivos na nuvem, entre outros avanços.

Além disso, a transformação digital tem causado mudanças nas formas de consumo no franchising, assim como em outros mercados. A experiência do consumidor tem sido cada vez mais definidora na evolução dos serviços oferecidos pelas redes. O marketing digital se tornou o principal meio de divulgação de franquias, onde as redes sociais, e-mail marketing e anúncios têm sido amplamente adotado pelas marcas.

A geração de leads, a utilização de CRMs são apenas exemplos de como a transformação digital tem ditado a atuação do franchising. O ambiente digital é um dos principais meios de captação de franqueados para as redes. A produção de conteúdos e atração de empreendedores que buscam na internet uma oportunidade de negócio têm mantido a expansão de franquias.

Portanto, a realidade é que a transformação digital já tem moldado o mercado de franquias em todos os aspectos. As redes que não acompanham o processo de inovação acabam sendo ultrapassadas e perdendo espaço no setor. Cada vez mais as marcas entendem que o único modo de aumentar o seu desempenho é através da evolução tecnológica e uma política voltada no cliente como centro.

Quais os benefícios da transformação digital para sua franquia?

O impacto da transformação digital no franchising é evidente e não há como escapar. Um dos principais benefícios que este processo pode trazer às redes é a capacidade de inovação e melhoria no seu desempenho geral. No entanto, há diversas vantagens geradas pela transformação a todos os que decidem promovê-la com todos os esforços.

Aumento na produtividade

O processo de avanço da tecnologia constantemente faz com que a produtividade de qualquer empresa aumente. Ferramentas desenvolvidas para proporcionar automatização desde processos operacionais até de marketing aumentam a capacidade produtiva de uma rede.

Além disso, estes facilitadores do mundo digital fornecem cada vez mais ferramentas aos colaboradores. Profissionais da área de marketing, vendas, TI e tantos outros setores obtém otimização de tempo e de recursos para a rede. Afinal, é possível executar diversas tarefas de forma automatizada por meio de ferramentas que antes teriam que ser executados manualmente por um profissional.

Um exemplo que podemos citar é o processo de automação de e-mails. O processo de e-mail marketing se torna muito mais produtivo com uma ferramenta automatizada, sendo possível alcançar diversos leads da sua rede com pouco trabalho.

Satisfação de clientes e franqueados

A transformação digital tem o cliente como o centro dos seus esforços. Oferecer uma boa experiência em sua jornada de compra é essencial e é proporcionado por meio das inovações digitais provocadas por essa transformação.

A aplicação de pesquisas como Net Promoter Score (NPS) também são frutos de ferramentas tecnológicas que possibilitam que as redes mantenham atenção na satisfação de seus franqueados e clientes. A falta de suporte é um dos principais problemas nas redes de franquias e isso diminui muito a satisfação dos colaboradores.

Portanto, através de ferramentas digitais como esta, você mede a satisfação dos seus franqueados com o seu suporte, podendo criar estratégias de melhoria e etc.

Diminuição de custos

Apesar do processo de transformação demandar um bom investimento em tecnologia, ferramentas e imersão no mundo digital, à longo prazo, os custos diminuem. Com ferramentas eficientes, automatização em diversas áreas e atração de clientes/franqueados de forma orgânica, os custos com empregados e estrutura física diminuem.

Um exemplo é o custo com divulgação. Através de técnicas de marketing digital, como o marketing de conteúdo, sua rede consegue atrair público de forma orgânica. Empreendedores em busca de negócios acessam muitos conteúdos procurando por oportunidades. Através de estratégias como essa, é possível atraí-los para seu negócio, gerar leads e até vender unidades de franquia após o processo de funil de vendas.

Mais oportunidades de negócio

Estar inserido no mundo digital é, hoje, essencial para os empreendedores que buscam negócios para investir. Se sua rede estiver promovendo o processo de transformação digital e apostar em tecnologias que auxiliem na gestão do negócio, a probabilidade é muito maior de atrair estes investidores.

Um exemplo é se sua rede tiver um sistema para gestão de franquias. Softwares desenvolvidos para gestão facilitam a administração do negócio, principalmente para empreendedores inexperientes. É um atrativo que pesa muito na hora de escolher o negócio para investir.

Portanto, se você deseja obter vantagem competitiva na sua expansão, um software que oferece suporte aos franqueados e auxílio na gestão, chama atenção de possíveis investidores.

Quais as tecnologias tendência da transformação digital para franquias?

Apesar da transformação digital não se referir somente a novas tecnologias e implantação de ferramentas digitais, diversas dessas inovações são motores desta transformação. Nos negócios, muitas evoluções tecnológicas têm impactado o modo de produzir, gerenciar e tudo o que envolve este mundo.

Portanto, há algumas inovações que propõe mudanças e melhorias nos negócios. Confira algumas destas tecnologias que se projetam como tendência na maneira de fazer negócio.

Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing que têm tomado espaço no mercado são especialmente focadas no cliente. Estes instrumentos proporcionam aos profissionais de marketing uma agilidade nos processos diários que otimizam recursos, tanto de tempo como de dinheiro.

Além disso, a personalização do marketing tem sido movida especialmente por esta automação. A jornada de compra do cliente  tem sido impactada por ferramentas automatizadas de forma positiva.  Os profissionais conseguem identificar gargalos dos seus leads, planejar a comunicação do negócio e melhorar o relacionamento com clientes.

O marketing automatizado tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Empresas que investem recursos significativos no marketing estão apostando nesta inovação e recebendo resultados expressivos.

Big data e Business Intelligence

A Big Data talvez seja a tecnologia mais utilizada em negócios que estejam passando pela transformação digital. Big Data consiste em utilizar um banco de dados para criação de estratégias e melhorias no negócio.

O número de dados disponíveis no mercado aumenta a cada dia. As pessoas disponibilizam informações suas na internet a todo momento por meio de formulários, compras online e etc. Mas o que fazer com estes dados? Do que valem dados se não forem úteis para os negócios?

Para isso que o Big Data foi desenvolvido. É uma forma de criar um banco com estes dados para ser usado de forma analítica pelas empresas. Desta maneira, é possível desenvolver uma inteligência de mercado e desenvolver estratégias que os clientes irão ficar satisfeitos.

O Business Intelligence é uma forma de analisar dados da sua própria empresa para tomada de decisões. Ou seja, o Business Intelligence é a análise de dados para um objetivo em específico. O alinhamento entre Big Data e o Business Intelligence é comumente visto nas empresas. São formas de desenvolver uma cultura analítica dentro do negócio, uma das essências da transformação digital, para que assim, as decisões sejam assertivas e eficazes no rumo do negócio.

Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma tecnologia que tem tomado espaço rapidamente no mercado. O termo se refere a conectividade de diversas interfaces e aparelhos. Podemos analisar isto através da conectividade entre smartphones e televisões smart e etc.

Mas a Internet das Coisas busca conectar muito mais do que somente o que já conhecemos através destes aparelhos. O mercado de Alimentação tem buscado proporcionar esta experiência aos clientes por meio de QR codes em embalagens, por exemplo, para ganho de descontos, avaliações do produto e etc.

Inteligência Artificial e Realidade virtual

Estas tecnologias que antes eram tão futuristas, hoje são uma realidade cada vez mais presentes nas empresas. A Inteligência artificial tem sido aplicada amplamente através de chat bots, por exemplo, onde é possível prestar atendimento ao cliente sem mão-de-obra humana. Dentro da Inteligência Artificial, instrumentos como o Machine Learning, onde estes sistemas inteligentes coletam informações e propõe soluções através da leitura de algorítimos tem tomado conta dos mercados.

Assim, também, podemos citar a realidade virtual. Ainda em processo de evolução, através da transformação digital nas empresas, será possível proporcionar experiências reais aos consumidores, através do ambiente digital. O e-commerce vem sendo amplamente afetado por esta inovação, onde os consumidores podem ter contato com o produto antes de comprá-lo.

É muita inovação, não é mesmo? Iremos mostrar como promover a transformação digital em sua franquia de forma gradual.

Como promover a transformação digital em sua franquia?

Não há uma fórmula mágica estipulada para as empresas instituirem a transformação digital. O processo é contínuo e cíclico. É preciso que sua rede esteja disposta a ser flexível e aberta a mudanças. No entanto, temos algumas dicas que podem ajudar sua rede durante este processo.

1 – Renove a cultura da rede

A transformação digital não é apenas um processo tecnológico, mas também estrutural. É preciso que sua franquia tenha um mindset voltado à mudança e inovação.

O funcionamento da sua rede não continuará o mesmo durante o processo. As pessoas precisarão se capacitar e reinventar. Cargos serão extintos, outros serão criados. A forma de operar sua rede também sofrerá alteração.

Portanto, se você deseja que a transformação digital seja eficaz em sua rede, é necessário promover uma cultura de inovação. Construa uma mentalidade de adaptação e reinvenção. Assim, com toda a rede em um mesmo pensamento, as mudanças terão a flexibilidade e estrutura necessária para acontecerem.

2 – Capacite seus colaboradores

Além da tecnologia, as pessoas são o principal motor que irá garantir que a transformação digital ocorra. Para isso, elas devem ter conhecimento do mercado que atuam e das tecnologias que irão transformar sua rotina.

Muitos podem pensar que é mais fácil trocar os colaboradores por pessoas já adaptadas a essa realidade. Porém, elas não conhecerão a realidade do seu negócio. Sendo assim, a capacitação através de treinamentos, cursos, palestras se faz essencial para o sucesso do processo.

Invista no capital humano da sua rede e você terá os resultados da transformação digital.

3 – Coloque seus franqueados e clientes no centro

Um dos principais objetivos da transformação digital é proporcionar a melhor experiência do usuário possível. Garanta que os seus processos estão tendo o cliente ou franqueado como agente de mudança. De nada adianta renovar toda a operação da rede se isto não for melhorar a vida dos seus franqueados e clientes.

O principal objetivo da sua rede precisa ser o sucesso do franqueado e de seus clientes. Para que este sucesso seja alcançado é necessário desenvolver todas as ações conforme as demandas dos franqueados e clientes.

É preciso sempre pensar antes de promover uma mudança: como esta alteração irá afetar a vida do meu franqueado/cliente? A busca contínua da sua rede deve ser utilizar a transformação digital como promotor da satisfação dos seus franqueados e clientes.

4 – Institua a transformação do topo

As mudanças não serão eficientes se as lideranças da sua rede não forem os promotores da transformação. É preciso instituir as mudanças do topo para baixo. Os colaboradores precisam ser motivados e instruídos sobre os processos de transformação.

Portanto, procure manter os líderes da sua rede engajados no percusso. Faça com que eles estejam alinhados com a mentalidade inovadora. Assim será possível proporcionar a toda rede modelos a serem seguidos. Os colaboradores, além de motivados, terão figuras para os inspirar como inovadores.

5 – Estabeleça parcerias com quem respira a transformação digital

Reestruturar todo o processo operacional por conta própria é muito improvável de obter sucesso. Se você busca remodelar sua franquia por meio da tecnologia, invista em um software de gestão.

A Central do Franqueado é um sistema desenvolvido para auxiliar a gestão de franquias por meio da transformação digital. Nossos módulos oferecem processos automatizados e desenvolvimento de toda operação por meio da tecnologia.

Além disso, nossa cultura é toda desenvolvida em torno do Franchisee Success. Ou seja, buscamos proporcionar às redes parceiras a capacidade de promover o sucesso do franqueado.

Toda esta cultura é desenvolvida com a tecnologia e inovação no centro da mudança.

Se você deseja mudar definitivamente a cultura da sua rede e promover uma verdadeira transformação digital na sua gestão, entre em contato conosco, clicando aqui.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo sobre como ter uma boa gestão de relacionamento com seus franqueados.

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