Trabalho remoto: como usar esta alternativa em sua rede

Em tempos onde a tecnologia se faz presente cada vez mais na vida das pessoas e nos negócios, novas possibilidades de trabalho são oferecidas. Utilizar o trabalho remoto em sua rede pode ser uma ótima alternativa de distribuir as diferentes atividades que abrangem uma rotina. Confira o conteúdo e saiba mais como implementar esta alternativa em seu negócio!

Confira o que você vai conferir neste artigo: 

O que é Trabalho Remoto?

A definição de trabalho remoto é basicamente trabalho à distância; trabalhar fora da sede da empresa para qual você presta serviços. Este modelo é utilizado normalmente por freelancers, embora esteja sendo adotado por empresários, empregados e autônomos de diferentes áreas. . 

Hoje em dia, graças à evolução tecnológica que vivemos, o trabalho remoto tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Muitas empresas têm adotado medidas para estabelecer Home Office para alguns profissionais, por exemplo. 

No entanto, o trabalho remoto não se limita somente a trabalhar em casa. Esta alternativa de também é adota para pessoas que necessitam realizar viagens frequentemente, por exemplo. 

Com a demanda por inovação no mercado de trabalho, a possibilidade de poder prestar serviços a uma empresa sem estar fisicamente presente é algo que tem se tornado cada vez mais comum. Redes de coworking, que reunem diversos profissionais autônomos, são exemplos deste modelo de atividade. 

No entanto, assim como todo modelo de trabalho tem seus prós e contras, trabalhar remotamente também tem pontos positivos e negativos. Afinal, apesar de o mundo digital ser cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, há todo um processo de adaptação e aceitação. 

Quais são as vantagens do Trabalho Remoto?

Existem muitos benefícios para empresa e colaboradores ao adotarem práticas de trabalho à distância. Se a empresa proporciona condições de equipamentos necessários para exercer o trabalho, ambos os lados podem ter vantagens ao adotarem esta alternativa. 

Vantagens para a empresa

A diminuição de custos e do estresse na gestão de pessoas são uns dos principais pontos positivos para adotar este modelo. Empresas que decidem oferecer essa alternativa a seus colaboradores tendem a otimizar seus ganhos e proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Confira alguns pontos:

  • Custos operacionais:

Ao oferecer oportunidades de um colaborador exercer sua função à distância, a empresa está automaticamente cortando gastos. Estes gastos podem ser com encargos que devem ser pagos aos funcionários, como vale-transporte e vale-alimentação ou mesmo com o espaço utilizado para acomodar pessoas. Precisar de um local fixo demanda despesas com aluguel, manutenção, contar de água, luz, internet e etc. 

  • Melhoria na gestão: 

Proporcionar um ambiente virtual eficiente aos colaboradores pode impactar diretamente na gestão de atividades desempenhadas por cada um. Com as ferramentas de registro de atividades – como as que aplicam Kanban – aplicativos de armazenamento em nuvem, todas as atividades desempenhadas por colaboradores podem ser registradas. Dessa forma, os gestores mantêm um controle do que cada um está fazendo e obtém registros disso. 

  • Diminuição de estresse:

O convívio diário com outras pessoas pode causar desentendimentos e gasto de energia para gestores. Os responsáveis pela empresa podem muitas vezes ter que se preocupar com proporcionar um ambiente adequado, intermediar conflitos entre colaboradores e etc. Isto pode afetar a saúde física e psicológica de quem dirige esses processos. No ambiente em que o local de trabalho é onde o colaborador desejar, estes conflitos são normalmente evitados, causando menos transtornos nas relações interpessoais da empresa

Benefícios dos colaboradores  

Provavelmente, o principal benefício gerado aos trabalhadores ao poderem trabalhar a distância é o aumento da qualidade de vida no trabalho. Estar em um ambiente que se sente confortável para trabalhar é essencial para um bom desempenho. Além disso, também há outras vantagens para quem opta por esse formato de emprego: 

  • Menos interferência de fatores externos

Quando se tem uma rotina em um local de trabalho fixo, normalmente os colaboradores necessitam passar por situações de estresse e risco. O deslocamento acaba sendo um dos principais pontos nesta consideração. Afinal, dependendo da distância entre trabalho e casa, muito tempo é perdido, a tensão contribui para o mau desempenho, cansaço e descontentamento. 

  • Autonomia de rotina

Com este modelo de atuação, o colaborador pode desempenhar maior autonomia nos seus horários e atividades. Planejar qual será sua rotina, os horários de intervalo, o espaço que irá trabalhar, tudo isso contribui para o conforto do colaborador, o que impacta na produtividade e desempenho do mesmo. Assim, é possível que o colaborador adapte seu horário de trabalho ao melhor para ele, o horário de maior foco, em que está concentrado, tem ambiente propício, etc. Isto também pode englobar a possibilidade de o colaborador desejar fazer um curso em outra localidade, em horários que normalmente estaria na empresa, e portanto, tem autonomia para encaixar os horários conforme seus compromissos. 

  • Possibilidade de multitarefas

Muitas vezes, estar em uma empresa com local fixo resulta em estar apenas realizando uma tarefa. Podendo exercer um trabalho remoto, o colaborador pode prestar seus serviços para a empresa e ao mesmo tempo cumprir outras tarefas, sejam elas domiciliares, outro emprego ou até mesmo estudar. Portanto, esta é uma alternativa viável para quem presta serviços a mais de uma empresa. Por isso esta categoria normalmente se refere a freelancers e profissionais autônomos. 

Existem desvantagens para o modelo de Trabalho Remoto?

Apesar de estarmos falando de uma realidade conectada e digital, para que uma empresa consiga implementar este tipo de trabalho, é preciso disponibilizar as condições. Neste contexto, podemos citar que o colaborador não tem acesso a uma conexão de internet de qualidade, não tem equipamentos, como computadores e smartphones à disposição e etc.

Além disso, para estruturar este modelo de trabalho pode ter um grande gasto de tempo e recursos financeiros com treinamento. Devido ao fato de este modelo de trabalho ainda ser algo relativamente novo, é preciso haver instruções e treinamentos eficientes que adequem os colaboradores neste novo ambiente. 

Um dos problemas que podem se agravar em situação de trabalho remoto é a falta de engajamento da equipe. Apesar das ferramentas de comunicação digital serem muito eficazes, a troca de conhecimento do dia a dia ainda é mais eficiente presencialmente. Portanto, a distância pode afetar a relação interpessoal da empresa, diminuindo fluxo comunicacional. 

Como implementar Trabalho Remoto em uma empresa?

Se você busca realmente por disponibilizar este modelo de trabalho em seu negócio, é preciso que haja algumas preparações. Para que os colaboradores obtenham uma boa estrutura e acompanhamento, você precisa se preparar. Confira algumas coisas que são necessárias para ter um bom resultado com esta alternativa. 

1. Equipamento técnico de qualidade

Para que haja resultados positivos nessa experiência é preciso que os colaboradores tenham todo aparato técnico necessário para exercer suas tarefas. Se o profissional for freelancer ou autônomo, deve adquirir para si os instrumentos recomendados. 

Se a empresa está promovendo esta alternativa, é preciso considerar se os colaboradores dispõem de uma boa conexão com internet, primeiramente. Através da internet é que a comunicação será realizada, registro de atividades, reuniões, acompanhamento de tarefas e etc. 

Para isso, também é preciso um bom computador, smartphone ou outro aparelho que disponibilize as ferramentas corretas para as atividades. Somente contando com um bom aparato técnico é que a empresa conseguirá manter sua rotina de acompanhamento de funcionários. 

2. Acompanhamento constante

De ambos os lados envolvidos na relação de trabalho deverá haver um bom engajamento. Se a empresa não estabelecer reuniões periódicas, diárias ou semanais, a comunicação se perderá. 

É importante utilizar de ferramentas de acompanhamento e registro de atividades. Desse modo, será possível realizar análise de dados, futuros planejamentos e etc. Além disso, o feedback deve ser constante dos dois lados. O fluxo comunicacional deve proporcionar ao colaborador retorno do seu desempenho e do lado da empresa, o cumprimento de metas e atividades delegadas. 

Para isto, é necessário utilizar das ferramentas disponíveis no meio online. Isto inclui agendas compartilhadas, plataformas de acompanhamento de atividades, aplicativos de comunicação virtual para reuniões e etc. 

3. Estabelecimento de metas

Ter um bom planejamento será o segredo do sucesso na aplicação do trabalho remoto de uma empresa. A definição de objetivos e metas irão proporcionar o acompanhamento do fluxo de trabalho da organização. 

O colaborador, ao ter metas em sua visão, não terá um sentimento de não saber por onde começar suas atividades. Pois, assim saberá que deve cumprir as obrigações para com a empresa. Do lado da empresa, os gestores terão controle do seu planejamento, sabendo que os colaboradores estão desempenhando sua função corretamente. 

4. Regras de convivência bem estabelecidas

Um princípio básico para convivência em um ambiente de trabalho é a boa convivência. Portanto, para que haja sucesso na comunicação e no fluxo de informações da empresa, é preciso que tenham determinações. 

Estimular a troca de informações entre setores, o feedback constante, prestação de satisfações quanto a horários, tudo contribuirá para um bom clima organizacional. Portanto, defina bem quais devem ser as regras a serem seguidas quanto a horários, linguagem adequada, canais de comunicação e etc. Assim, você estará promovendo um ambiente profissional e sustentável, de interação e cooperação mútua. 

Entendeu os requisitos básicos para esta alternativa? Confira nosso conteúdo sobre procrastinação e saiba como evitar este mal em sua rotina de trabalho. 

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!