Como tornar meu negócio uma franquia? Abrindo uma franqueadora

O desejo de todo empresário é alcançar o sucesso. Alguns são mais ambiciosos e buscam o crescimento contínuo. O franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por se mostrar um caminho rápido para o crescimento das empresas. Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige conhecimento e preparação. Você deve estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber antes de tornar meu negócio uma franquia?”. Para ajudá-lo a se preparar para este importante passo, a Central do Franqueado preparou algumas dicas. Confira!

Neste conteúdo, você irá conferir os seguintes tópicos:

Os números mostram: o franchising é um formato de gestão que funciona. De acordo com a ABF, o mercado de franquias faturou mais de R$40 bilhões no primeiro trimestre de 2019, superando os valores do período no ano anterior. Isso é resultado da expansão de redes e também da criação de novas franquias: o número de unidades cresceu 2,5%. Esses indicativos são fruto da evolução do modelo de franchising, que cada vez mais moderno, mais prático e mais seguro, afirma-se como uma opção interessante para pequenos e grandes investidores.

Se você chegou nesse post por estar pensando em fazer de seu negócio uma rede, saiba que essa é certamente uma boa ideia. Porém, franquear é um caminho sem volta. A partir do momento em que novos empreendedores passam a gerir unidades da sua marca, o sucesso da empresa não estará apenas em suas mãos. Como franqueador, você deverá encontrar os meios para garantir que as lojas funcionarão de forma adequada. Para isso, é preciso pensar cuidadosamente na formatação da rede.

Talvez você não saiba por onde começar. Por isso, preparamos este guia, cujo objetivo é apresentar as etapas necessárias para que você saiba como tornar seu negócio uma franquia. Antes de tudo, vamos esclarecer o principal conceito desse assunto:

O que é franquia?

De uma uma forma simples e resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso, fornecida por um franqueador, para que o operador de rede (franqueado) possa replicar, em diferentes locais, um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings. Percebeu que a maioria pode ser encontrada em outros centros comerciais ou até mesmo cidades? Pois então, aí estão as franquias mais uma vez.

Por que tornar meu negócio uma franquia?

O franchising é uma ótima alternativa de negócio para quem tem uma empresa consolidada perante o público, pretende fazer com que ela penetre em outros mercados, mas não deseja investir na instalação de novas unidades, tampouco assumir o compromisso de geri-las.

Sendo o único proprietário da rede, toda a responsabilidade pela gestão acaba recaindo sobre você. Já no franchising, ela é compartilhada com os franqueados. Sem falar que, ao abrir espaço para que outros investidores explorem sua marca, você também estará diluindo riscos. Afinal de contas, você não terá gastos com a implantação das novas lojas.

No entanto, apesar dos benefícios, a maioria dos especialistas e consultores na área indica cautela. Antes de transformar seu negócio em uma franquia, é fundamental que você faça uma análise profunda. Afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador

Análise de franqueabilidade: meu negócio está pronto?

A chamada análise de franqueabilidade não traz muito mistério em seu nome. É nesse momento que você irá conferir o “quão franqueável” seu negócio é. Essa etapa é fundamental para que o potencial da empresa como rede seja verificado. Mas, mais do que isso, é aqui que aspectos estruturais podem ser revistos. Ao fazer a análise, problemas são diagnosticados e adequações são feitas. Essa é uma forma de prevenir problemas futuros ao franquear a marca. A avaliação pode ser feita em torno dos seguintes questionamentos:

  • Os serviços e produtos da minha empresa são essenciais para os consumidores em diferentes mercados?
  • Meus produtos e serviços podem ser reproduzidos por outras pessoas independentemente da minha presença?
  • Eu sei, de forma clara, qual é o formato ideal de funcionamento da minha empresa (número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos, etc)?

Dica: o trabalho de consultorias especializadas na formatação de franquias pode fazer a diferença na resolução dessas questões. Contar com o auxílio de profissionais experientes na área é uma forma de trazer uma visão crítica para a situação da empresa. Assim, como aspirante a franqueador, você irá perceber em qual estágio seu negócio se encontra: conferindo, por exemplo, sua capacidade de produção e sua situação financeira. 

Feitas as adequações? É hora de estruturar a rede.

Franqueando seu negócio em DEZ PASSOS

Aqui, serão apresentadas as fases de formatação de uma rede. Os dez itens a seguir abordarão obrigatoriedades e demandas para que seu negócio tenha êxito ao ser transformado em franquia. Vamos lá?

Início – Burocracias e planos de negócio

A primeira coisa a ser feita quando o empreendedor opta por franquear seu negócio é tomar as providências burocráticas para a instauração legal da sua rede de franquias. Neste momento também é fundamental que o novo franqueador trace um planejamento financeiro para que a expansão seja viabilizada. Portanto:  

1) Registre a rede:

Assegure-se de que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio.

2) Elabore a Circular de Oferta de Franquia (COF):

 A Circular de Oferta de Franquia (COF), prevista na Lei de Franquias, é o que oficializa a oferta de seu negócio no formato de franchising. O documento é obrigatório e deve ser feito por um advogado especialista do ramo. A COF é importante pois contém todos os dados a respeito do empreendimento e sobre o modelo de franquia adotado. Lembre-se: ela é feita para a leitura de futuros investidores, então as informações devem estar claras.

3) Estruture um plano de negócio:

O plano de negócio é o que descreverá seus aspectos estruturais e os objetivos da empresa no mercado. Quais são os custos de instalação da franquia? Quais os produtos oferecidos pela marca e seus diferenciais? Qual o prazo de retorno do investimento do franqueado? O potencial de lucratividade do negócio? Quais serão os royalties sobre o faturamento da franquia? Essas e outras questões devem ser respondidas para que o franqueador tenha consciência do que é necessário para que a empresa se mantenha e cresça no mercado.

4) Estipule um planejamento financeiro:

Como já deu para perceber, você também precisa de uma reserva de caixa para iniciar a expansão. O investimento depende de cada negócio, mas os especialistas costumam estipular um valor em torno de 50 mil reais para que os trâmites necessários para a venda de franquias sejam efetuados. 

Dica: parte do planejamento financeiro pode considerar a contratação de uma empresa de consultoria. Ela irá auxiliá-lo no processo de formatação do negócio, com cursos e treinamentos, registros e outras questões burocráticas.

Meio do caminho – Produção de manuais e treinamentos

Resolvidas as questões legais e as relativas aos planos de negócio? Então agora você deve começar a se preocupar com a forma como as unidades de franquia serão estruturadas. Prime pela padronização das lojas e pelo controle de qualidade da rede elaborando manuais a serem seguidos por gestores e funcionários. Também, organize bons programas de treinamentos: eles devem ser obrigatoriamente oferecidos aos novos franqueados para sua capacitação. 

O que fazer?

5) Manual de uso de imagem

Comece elaborando um manual de uso de imagem. Nele, você irá expor o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso da marca. Essa parte é primordial para que a instalação de novas unidades seja feita de forma padronizada. 

6) Manual da franquia

Como o negócio funciona? Fazer um manual da franquia é deixar especificados todos os processos do negócio – sejam atividades de produção, ou de gestão. É a partir desse manual que são elaborados os programas de treinamento

7) Programas de treinamentos 

O papel dos treinamentos é primar pela padronização do funcionamento das unidades. O franqueador precisa organizar programas de capacitações, que podem ser disponibilizados em vídeo ou ser realizados presencialmente com a ajuda de consultores de campo. Transmitir know-how aos futuros franqueados, que então treinarão seus funcionários, é algo essencial para a atividade da rede.

Dica: estruturar a loja matriz para que ela sirva como exemplo de aplicação de todos os padrões que serão usados nas franquias é uma maneira prática de capacitar novos franqueados. Esses podem visitar a loja piloto para tirarem dúvidas e conhecerem melhor as práticas de gestão da marca. Já aulas em EAD são uma solução prática e barata, úteis para qualquer rede.

Quase lá – Formalização e venda de franquia

Com manuais prontos e com as questões tributárias organizadas, chega o momento de tomar as providências necessárias para que você possa vender sua franquia. Para isso: 

8) Altere o contrato social da empresa: 

Se preferir, você também pode abrir uma empresa para realizar esta nova atividade. Obs: essa parte de formalização da franqueadora pode ser feita no início do processo de franchising, pois não há uma ordem obrigatória entre as etapas.

9) Trace um plano de expansão:

Analisar os mercados de inserção da rede e então elaborar uma estratégia de venda da franquia é algo primordial para o sucesso da marca. Decida se irá ofertar unidades em todo o país, no estado onde já atua ou apenas no entorno da loja matriz – optando pela expansão em espiral

Dica: nas estratégias de comercialização da franquia, vale apostar em assessoria de imprensa, marketing digital, participação em feiras e eventos da área, venda direta, entre outras táticas, a fim de atrair o interesse de investidores.

Tudo pronto – Gestão e relacionamento

Sucesso, agora você conseguiu vender sua franquia e tornar-se um franqueador! Mas acalme-se, pois o trabalho apenas começou. Para que a parceria seja produtiva, é preciso estabelecer um relacionamento correto, educado e responsável com seus franqueados. Portanto, é preciso estar presente além das reuniões periódicas. Para acompanhar a rotina dos gestores… 

10) …utilize uma ferramenta de comunicação e suporte.

Um grande desafio para todo franqueador é garantir que todas as unidades de franquia estão funcionando adequadamente. Para que isso aconteça, é preciso monitorar sua atividade com canais eficientes de comunicação e suporte. As plataformas de gestão de franquias, como a Central do Franqueado, facilitam o contato entre franqueador e seus franqueados. A interação bem ajustada, rápida e eficaz proporciona diferenças significativas no controle de qualidade da empresa. Que tal conhecer o nosso sistema?

Dicas da Central:

  • E-book “Como tornar sua empresa uma franquia”: material gratuito e super completo disponibilizado pelo Sebrae. Leia aqui.
  • Franquia RS: projeto do Sebrae RS em parceria com a ABF que visa apoiar 30 micro e pequenas empresas gaúchas que queiram expandir por meio do modelo de franquias. Saiba mais aqui.

Esperamos que você tenha se animado a optar pelo franchising! Se você ficou interessado pelas nossas dicas, uma boa sugestão é conferir o nosso conteúdo sobre como elaborar um manual para franquias para a sua rede.

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