3 tipos de pesquisa que você pode usar em uma rede de franquias

São diversos os tipos de pesquisa que você pode aplicar em sua empresa para melhorar processos e relacionamentos. Além de serem uma ótima ferramenta para descobrir dados, sua principal utilidade é ajudar a fazer mudanças cruciais para o crescimento do negócio. Confira 3 tipos de pesquisa para transformar a sua rede de franquias!

Neste artigo você lerá sobre:

O que significa realizar uma pesquisa?

Toda e qualquer decisão no mundo dos negócios precisa ser bem planejada. No franchising, o impacto é ainda maior. Pois, uma decisão importante pode causar uma grande repercussão por toda uma rede de franquias. Por isso, é necessário se atentar em como buscar melhorias e mudanças da melhor forma possível. 

Para isso, existem pesquisas. Realizando as perguntas certas, você consegue informações únicas e vitais para o desenvolvimento do seu negócio. Seja no setor operacional, de vendas ou até mesmo de relacionamento, seu uso é extremamente flexível e com certeza vai te auxiliar no cotidiano de sua franquia.

Se fossemos listar todos os tipos de pesquisas que podem ser realizadas no mundo de franquias, ficaríamos dias fazendo isso. Dessa forma, separamos 3 metodologias incríveis, uma em cada estágio da rede de franquias, desde o processo de abertura de uma unidade até a gestão de satisfação dos clientes e franqueados. Confira!

3 tipos de pesquisa que você pode usar em uma rede de franquias

Pesquisa de Mercado

Uma pesquisa de mercado é primordial no ramo do franchising. Seu principal uso acontece antes mesmo da inauguração da unidade, no momento em que você estuda como abrir uma franquia.

Essa pesquisa vai te oferecer informações importantes sobre seu mercado, público-alvo e a concorrência. E então, o que de fato são essas vantagens que podem te colocar à frente da concorrência?

Conhecer o seu público 

Falaremos sobre personas logo mais, porém uma pesquisa de mercado também contribui para o conhecimento de seu público. Ou seja, quem vai comprar os seus produtos e como você pode agir para maximizar esse interesse.

Saber dados importantes sobre as características desse público vai te auxiliar no processo de marketing e gestão de produtos. Assim, evitando desperdícios de recursos e tempo.

Estudar a concorrência

Saber dos erros e acertos da sua concorrência te permite dar um salto à frente deles. Se você consegue se diferenciar da concorrência em seu segmento, sua franquia pode sobrepor os concorrentes, destacando o seu produto. 

Identificar oportunidades

A pesquisa de mercado também oferece a chance de identificar oportunidades com antecedência. Assim, você consegue planejar bem e garantir excelência nas ações que podem transformar o crescimento de sua franquia.

Se você quiser saber como elaborar uma pesquisa de mercado em sua franquia, acesse nosso artigo!

Pesquisa de Marketing

No mercado competitivo que vivemos, saber divulgar sua marca é tão importante quanto oferecer um bom produto. Por isso, é necessário fazer um estudo sobre como se comportar na hora dessa divulgação. A melhor maneira de fazer isso é através de uma pesquisa de marketing.

Ela tem por objetivo conseguir informações sobre um determinado mercado para desenvolver um bom plano de marketing. Pois, a única maneira de atingir êxito em um plano é embasá-lo com dados precisos e qualificados.

A pesquisa de marketing também pode ser usada para descobrir sua buyer persona, que seria seu cliente ideal. Com essa persona em mente, você vai ter um panorama geral de como conquistá-los facilmente, agilizando e otimizando todo o seu processo de vendas.

Isso acontece porque o bom uso de uma buyer persona não deve ser feito apenas pela equipe de marketing. Se todos os setores de uma franquia estiverem trabalhando com esse mesmo alvo em mente, gera-se uma grande sensação de acolhimento e direcionamento de venda. 

Isso resulta em fidelidade, criando novas oportunidades de negócios e elevando o retorno sobre o investimento (ROI) da rede. 

No caso de franquias, geralmente o responsável pelo plano de marketing é o franqueador. Por isso, um grande estudo deve ser feito para garantir o melhor uso do fundo de propaganda da rede.

Pesquisa de Satisfação

Pesquisas de satisfação funcionam de forma simples: um conjunto de respostas para perguntas que buscam descobrir o que as pessoas pensam da sua marca. São diversas as possibilidades que você tem para conseguir essa métrica, mas o conceito se mantém. 

Além da grande importância de identificar eventuais problemas em seu negócio, existem outros benefícios ao se utilizar uma pesquisa de satisfação. O impacto possível de um bom estudo de contentamento pode até mesmo elevar suas vendas de forma substancial.

O cliente moderno exige uma boa jornada de compra. Por isso, a melhor forma de se destacar em um mercado tão competitivo é oferecendo uma experiência superior ao seu consumidor. Para isso, você precisa reunir esse feedback e assim evoluir seu negócio.

No cenário de franquias, é ainda mais complicado. Afinal, são duas as relações que você precisa se atentar: entre o franqueador e franqueado, e franqueado e cliente final

Esse diferencial pode acabar por ser benéfico, pois pesquisas de satisfação distintas podem ser aplicadas a cada canal, criando uma base de dados mais ampla do cenário geral da franquia.

Por fim, o número de metodologias que existem é imenso. Vamos te mostrar uma das pesquisas de satisfação do mercado. Se você quiser conhecer mais delas, conheça mais metodologias e como aplicá-las em sua franquia.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma metodologia um pouco recente e diferente, porém simples: ela visa quantificar a probabilidade de o entrevistado indicar sua empresa para algum conhecido. Assim, você consegue extrair um índice de satisfação para seu negócio. 

Para começar, faça a pergunta-chave do NPS:

 “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”

Ao responderam essa questão, você vai reunir valores de 1 a 10 que serão classificados em três categorias de clientes:

  • Detratores: Os clientes e franqueados que deram uma nota de 1 a 6. Eles não estão satisfeitos com sua marca e consequentemente acabarão influenciando de forma negativa seu índice do NPS. 
  • Passivos/Neutros: Aqueles que deram nota 7 ou 8. Eles podem não estar insatisfeitos com você, mas seria um erro considerá-los leais. Uma atenção extra deve ser necessária para fidelizar esse indivíduo.
  • Promotores: Por fim, nas notas 9 e 10 estão seus clientes ou franqueados com maior fidelidade e responsáveis diretos pelo sucesso da sua empresa. 

Agora que sabemos isso, vamos ao cálculo. O ideal aqui é ignorar parte das respostas, no caso, os clientes passivos.

NPS = % de Promotores – % de Detratores

Novamente, vamos exemplificar. Se a porcentagem de promotores dos seus resultados representa 80% do total e os detratores formarem mais 10%, você terá um NPS de 70%. Vejamos como ele se enquadra na escala de classificação:

NPS CLASSIFICAÇÃO
Entre 76 e 100 Zona de Excelência
Entre 51 e 75 Zona de Qualidade
Entre 1 e 50 Zona de Aperfeiçoamento
Entre -100 e 0 Zona Crítica

Conclusão

Agora que você já conhece diversas metodologias e tipos de pesquisas que pode fazer em sua franquia, é preciso se atentar em algo. Conhecer números é importante e bacana para gerar alguns insights, mas o que realmente pode mudar sua rede são as ações que você toma baseando-se nesses dados.

Portanto, é essencial que as pesquisas sejam feitas com as perguntas certas, da melhor maneira e em momento propício. Assim, você conseguirá extrair os dados de forma que sua eficiência máxima seja atingida. 

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de estudar como se conduz o relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema, especificamente o módulo ‘CAF’, conta com uma funcionalidade de pesquisas que você pode utilizar com alguma das metodologias apresentadas aqui. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

Leia nosso artigo sobre Tendências do Franchising em 2021 e saiba no que apostar neste novo ano.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!