Tendências do mercado de franquias para 2020: o que guiará o setor neste ano?

 A Central do Franqueado preparou este conteúdo para ajudar você a conhecer as principais tendências do mercado de franquias para 2020. Confira quais formatos estarão em alta, segmentos e também tecnologias que poderão facilitar a gestão da sua franquia nos próximos meses.

O mundo pós-coronavírus não será mais o mesmo. A pandemia trouxe diversos debates e novas maneiras de agir que irão moldar o modo como as pessoas vivem a partir de hoje. As transformações trazidas pela tecnologia foram destacadas neste período. 

No franchising pós-quarentena, também haverá tendências e transformações no modo de gerir um negócio. Novas possibilidades serão abertas e alguns aspectos terão mais relevância e um crescimento em destaque diante das transformações que o mercado sofrerá. 

A nossa proposta é fazer você se sentir motivado e seguro para investir em uma franquia onde possa realizar seus sonhos. Afinal, dados confirmam que o franchising continua sendo uma ótima escolha. 

Podemos garantir com todas as letras que o futuro do mercado de franquias no Brasil é seguro e promissor. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2019, o setor obteve um crescimento de 6,9% no faturamento. O número é seis vezes maior que o aumento do PIB brasileiro no mesmo período, que foi de 1,1%.

A previsão de crescimento do faturamento total do franchising para este ano é de 8%. No número de unidades e empregos gerados, a previsão da ABF é de um aumento de 6%. Um importante impulso para a economia do país.

Saiba o que você vai encontrar neste artigo:

Tendências do mercado de franquias: os melhores formatos para 2020

Apesar do franchising por inteiro ser um mercado lucrativo e que tende a se recuperar através de diversos meios, há formatos específicos que ganharão destaque. Os que ganharão maior destaque serão aqueles que estiverem mais conectados com inovação e tecnologia e os de baixo custo. 

Home Based

Com a situação de isolamento, muitos negócios começaram operar através de trabalho remoto. Isto levou a uma reflexão de que a probabilidade de crescer o número de pessoas trabalhando remotamente é bem grande. 

Isto não se aplica apenas a funcionários, mas a empreendedores e donos do seu próprio negócio. No mercado de franquias, há diversas redes que oferecem o modelo Home Based, em que a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia. 

Este formato tem crescido constantemente e se apresenta como uma grande probabilidade de aumento de atuação. Optar por investir em uma franquia Home Based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação. 

Microfranquias

Um fator determinante para o sucesso do franchising brasileiro é seu caráter de inovação e de renovação de tendências a cada ano. Um exemplo disso é a ascensão das microfranquias.

Também chamadas de franquias baratas, são negócios que exigem o investimento máximo de R$ 90 mil. Por serem consideradas versões enxutas de unidades de franquia, demandam menor capital de investimento por parte do franqueado e são adaptáveis a mais pontos comerciais.

Com condições favoráveis para empreendedores com pouco capital, as microfranquias vêm aparecendo com mais intensidade nos últimos anos. Segundo dados da ABF, o número de microfranquias no Brasil aumentou 45% entre 2013 e 2016. E assim como os quiosques, as microfranquias também apresentam opções variadas de negócios. No Brasil, cerca de 600 marcas já oferecem unidades de franquia nesse molde.

Os segmentos tendências do mercado de franquias em 2020

No relatório anual da ABF de 2019, três segmentos se destacaram em meio aos diversos do franchising. O crescimento destes segmentos é reflexo do aumento da inovação provocado pela evolução tecnológica do mercado. 

Segmento de Alimentação

O segmento mais destacado do franchising, continua crescendo cada vez mais e se projeta como tendência para o ano de 2020. Segundo os dados da ABF, o crescimento de 1,4% no número de redes se deu em grande parte pelo segmento de Alimentação

Apostando em inovação e auto transformação, o segmento continua sendo uma ótima opção para investidores.  Com o crescimento pela demanda de produtos veganos e vegetarianos e oferecimento de produtos sustentáveis, as áreas para exploração só aumentam. 

O mercado de alimentação ainda se destaca pela alta demanda de delivery que obteve destaque durante a quarentena e que reforça sua força. Devido ao surgimento de diversos nichos, é possível empreender no segmento em áreas ainda pouco exploradas e com baixa concorrência. 

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Com um aumento de 5,1% no número de unidades, o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos se projeta como grande tendência para o franchising em 2020. A diversificação nos formatos foi essencial para o crescimento do setor. 

Dentro das causas para este segmento se destacar como tendência para este ano está o fato de obter várias opções em formato Home Based. Grande parte das franquias do setor oferecem aos franqueados a possibilidade de atuar remotamente. 

Devido a este fator, o crescimento da atuação em home office resultará em um maior aumento no número de negócios neste formato. Portanto, investir em uma franquia da área é acompanhar as transformações do mercado e do comportamento das pessoas. 

Casa e Construção

Junto com Comunicação, Informática e Eletrônicos, o segmento de Casa e Construção foi um dos principais destaques no aumento do faturamento anual. Com uma alta de 6,9%, o setor contou com os dois segmentos para gerarem impacto no retorno dos negócios. 

Neste segmento também há opções de microfranquias e formato de Home Based, onde haverá grande procura. É possível investir em uma franquia do segmento sem ter muito capital, adquirindo uma franquia barata e rentável. 

Tendências para os negócios do mercado de franquias

O comportamento e o modo de fazer negócios está em constante evolução e a tecnologia é o grande fator ativo nesta transformação. Alguns assuntos têm surgido no debate público e no ambiente empresarial tem sido refletido, e iremos te sugerir as principais tendências para trabalhar em sua rede neste ano. 

Delivery

Os serviços de entrega cresceram ligeiramente no meio do franchising, especificamente no food service. O comportamento do consumidor tem apontado cada vez mais para o consumo através de aplicativos de entrega. 

Portanto, o segmento de Alimentação tem direcionado a alternativa de Delivery como um investimento prioritário. Optar por um sistema próprio pode ser uma opção, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede, trazendo novos clientes. 

E-commerce

O bom relacionamento da empresa com seus clientes é a melhor forma de mantê-los por perto. E isso pode ser conquistado por meio do uso de tendências como o e-commerce, loja virtual que facilita o processo de compra e venda. Um meio que também é extremamente útil para selecionar os consumidores mais fiéis e beneficiá-los com promoções exclusivas e outras vantagens.

Para redes de franquias, a tecnologia do e-commerce facilita a entrega de produtos, possibilitando a retirada de pedidos nas unidades mais próximas ao consumidor. Entre essas e outras soluções, a presença de franquias na internet torna mais prático e acessível o contato entre as duas partes. Mais do que nunca, vale a pena investir em estratégias para tornar mais agradável a experiência do cliente. 

Portanto, vendas online é essencial para manter seus produtos e serviços visíveis e alcançar o maior número de consumidores. Estar fora da internet já não é uma opção se você deseja atingir o sucesso com sua rede. 

Softwares e plataformas

A automatização de processos é um pilar para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua rede diante dos concorrentes. Utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento será um dos pilares para o avanço do mercado no geral e das redes em suas áreas. 

A internet também permite melhorias na gestão de redes de franquias. Plataformas online, como a Central do Franqueado, são ideais para a comunicação entre o franqueador e franqueados. Aperfeiçoam até mesmo o controle de qualidade e a padronização das unidades de uma mesma rede. A Central oferece diferentes funcionalidades para atender às necessidades do franqueado e também do franqueador. Para conhecer a ferramenta, clique aqui.

 

 

 

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