9 dicas para alcançar o sucesso em vendas e promover o crescimento da sua franquia

Quem nunca desejou aumentar as vendas para alcançar o sucesso do seu negócio, não é mesmo? O setor de vendas é um dos mais importantes para qualquer negócio e, principalmente no franchising

Os empreendedores do mercado de franquias precisam de um esforço duplo em suas vendas. Por um lado são os clientes que consomem os produtos ou serviços da marca e por outro, o esforço de atrair novos franqueados

Afinal, o franchising é uma forma de expansão de um negócio, e para realizar uma expansão de sucesso é preciso ter sucesso em vendas. Para isso, preparamos este conteúdo. 

Buscamos ajudar redes de franquias a alcançarem o seu sucesso e novos negócios a encontrarem no franchising uma solução para o seu crescimento. Por este motivo, recomendamos que confira nossas dicas e saiba o que fazer para ter sucesso em vendas na sua rede. 

Confira o que você irá encontrar neste conteúdo:

1 – Demonstre entusiasmo

O entusiasmo é algo contagiante em um ambiente de negócios. Um processo de vendas não pode ser monótono e entediante para o cliente. 

Afinal, é a sua marca que você está vendendo. Se você não demonstrar entusiasmo com o seu produto, como espera que o cliente tenha? 

Portanto, transmita ao cliente o quanto você acredita no potencial da sua marca. Mostre a ele que o que sua rede oferece te empolga e isso o contagiará.

2 – Tenha flexibilidade

Ser flexível no processo de vendas é muito importante para não oferecer um atendimento engessado ao seu cliente. Cada lead é um caso diferente, com dores diferentes e em busca de um objetivo distinto. 

É difícil alcançar o sucesso em vendas com um processo robótico, sem capacidade de adaptação. É claro que ter um script e um playbook para seguir é importante, mas ficar preso a isso é ignorar a individualidade de cada cliente. 

Sendo assim, busque capacidade de modelagem. Siga o processo padrão até o momento que é necessário uma intervenção pessoal. Isto depende do feeling e capacidade de percepção do vendedor. Algo que só vem com a experiência. 

3 – Foque em oferecer um bom atendimento

Cada vez mais os consumidores buscam empresas que as entreguem valor. O consumo hoje em dia não está mais na mão das empresas, mas dos próprios consumidores. 

Antigamente, as estratégias de publicidade eram direcionadas às massas, que eram passivas. Ou seja, apenas recebiam a mensagem, o que poderia nem surtir efeito na sua decisão de compra. 

Hoje em dia, a experiência do consumidor conta cada vez mais para o sucesso em vendas. Foque em gerar valor aos seus clientes. Atue de uma forma que busque resolver os problemas dele. 

Ouça as dores do seu cliente e busque uma brecha para o seu produto. Se você apenas focar na venda do seu produto, acabará espantando o cliente. 

No caso de um fechamento de venda com um franqueado, busque entender a sua busca. Ele está procurando que tipo de negócio? Como deseja atuar?

A partir disso, é possível desenvolver um discurso que encontre as soluções para a busca do empreendedor. Se você se dedicar a proporcionar uma boa jornada de compra com um atendimento ao cliente de qualidade, a probabilidade de alcançar sucesso em vendas é bem maior.

4 – Capacite profissionais

É quase impossível alcançar o sucesso em vendas almejado se você tiver uma equipe despreparada. A falta de conhecimento das técnicas de vendas necessárias para gerar conversão pode resultar em estagnação no crescimento da sua rede. 

Promova treinamentos de vendas com os especialistas da sua venda e até externos. Garanta que seus profissionais estejam preparados para conduzir seu público a se tornar cliente. 

Incentivar o desenvolvimento pessoal de cada vendedor também é eficiente no resultado final. Além dos treinamentos em grupo, é necessário motivar os vendedores a estarem se desenvolvendo na prática de vender. 

Vendedores despreparados acabam perdendo possíveis clientes. Afinal, quando um lead busca conhecer mais sobre seu produto, ele precisa de alguém que conheça o que está vendendo. 

É isto que motiva a próxima dica.

5 – Conheça o seu mercado

Dentro do franchising, existem diversos segmentos; cada um com suas especialidades. É necessário conhecer o mercado que você atua. Afinal, como você deseja ter sucesso em vendas se não souber contextualizar seu cliente? 

Esta dica se aplica diretamente no caso da venda de uma unidade de franquia. Um empreendedor só irá entrar em um mercado após conhecê-lo; e é aí que o vendedor deve atuar. 

Os profissionais de venda da sua rede precisam conhecer as especificidades do mercado que atuam. Quem são os concorrentes, as dificuldades e as vantagens de atuar neste mercado.

Somente desta forma é possível ter sucesso em vendas. Vender sem conhecer o seu produto e o mercado é o mesmo que dirigir cego. O papel de guia do vendedor não existirá, afinal ele está tão informado quanto o cliente. 

6 – Invista em marketing e qualifique seus leads

Não é novidade que boas estratégias de marketing impactam diretamente nas vendas. Se você busca sucesso em vendas para sua franquia é preciso liberar bons investimentos neste setor. 

O marketing é o principal meio de atração de clientes, onde através da geração de leads e sua qualificação traz o público até as vendas. Mas para isso, é preciso ter estratégias.

Mapeie a persona do seu negócio, ou seja, qual seria o cliente ideal da sua franquia. Após isso, escolha os canais nos quais o seu público mais utiliza e desenvolva estratégias para cada um. 

Existem diversas formas de criar um bom trabalho de marketing em sua rede. O primeiro passo é desenvolver um plano de marketing. Ou seja, é preciso estruturar o processo para aperfeiçoar as estratégias ao longo do tempo. 

Após ter toda estrutura bem definida, é necessário iniciar o processo de qualificação dos seus leads. O marketing, diversas vezes, captura leads que não estão qualificadas para consumir seu produto. 

Ou seja, uma pessoa ter disponibilizado informações suas por algum benefício que sua rede oferecia não significa que ela esteja pronta para comprar. Para isso serve o processo de qualificação. 

O setor de marketing atua diretamente nisto. Através do follow up dessas leads, com conteúdos educativos, envio de e-mails e etc., ele realiza a qualificação. Só então é que é válido investir recursos do setor de vendas. 

Assim, as chances de fechar negócio serão muito maiores. 

Mas para que o marketing seja efetivo e resulte no sucesso em vendas da sua rede, é necessário haver integração com o setor de vendas. Por este motivo, iremos direcionar a próxima dica.

7 – Integre o setor de marketing com o de vendas

A eficiência do marketing em sua rede só será mensurada se o time de vendas estiver integrado com este setor. Ou seja, para que haja sucesso em vendas, o marketing e as vendas precisam alinhar um processo. 

Se cada um destes setores atuar isoladamente, as chances das estratégias de marketing impactar nas vendas da sua rede são muito pequenas. Afinal, do que adianta uma lead chegar ao time de vendas se ela não estiver qualificada?

Por este motivo deve haver a conexão. A troca de informações entre os dois campos deve ser contínua e fluida. É preciso que os responsáveis por cada um destes setores mantenham um acompanhamento mútuo dos clientes. 

Assim, todo o esforço do marketing para atrair e qualificar irá surtir efeito na conversão. As duas áreas são complementares e só é possível aproveitar o máximo da eficiência das duas se houver esta integração.

8 – Mensure os seus resultados

Indicadores de desempenho já são muito conhecidos no nicho de vendas. Afinal, cada vez mais os vendedores e as empresas têm se dado conta de que não adianta desenvolver estratégias se não mensurar a sua eficiência. 

Para que você consiga alcançar sucesso em vendas não basta somente lançar novas campanhas, oferecer ofertas e planejar estratégias. É preciso realizar análise de dados para ter de forma clara o que é eficiente e o que não é. 

Portanto, busque definir quais são as principais métricas que você irá analisar. Algumas delas podem ser leads geradas/leads convertidas, número de prospecções e etc. 

Cabe a você e sua equipe de vendas definir os indicadores mais relevantes para a rede. O que não pode acontecer é não realizar esta mensuração. 

Sendo assim, a cada campanha realizada, estratégia definida, ferramenta nova, é preciso analisar os resultados. O marketing é um bom mensurador de dados, é uma das essências da área. Portanto, mais um benefício da integração com o setor.

9 – Aposte em ferramentas

Nossa nona e última dica é: aposte em ferramentas. A transformação digital tem proporcionado um surgimento cada vez maior de softwares e sistemas que auxiliam atividades nos negócios. 

Constantemente surgem tecnologias que facilitam a tomada de decisões, automatizam processos e etc. No caso de vendas, uma boa ferramenta é um CRM

A Central do Franqueado dispõe de um módulo específico para proporcionar um sucesso em vendas para sua franquia. O módulo Expansão é voltado especialmente para aumentar as vendas de unidades da sua rede. 

Dentro desta ferramenta você encontra um CRM personalizado para monitorar suas negociações. Com um funil de vendas intuitivo e um serviço de automação de e-mails, você consegue otimizar a sua captação de leads e venda de franquias. 

Entre em contato conosco e saiba mais como uma ferramenta pode alavancar sua expansão e te ajudar a atingir o sucesso em vendas que você almeja.

Sucesso em vendas no franchising

O mercado de franquias é um dos mais promissores na economia. No ano de 2019, o seu crescimento foi de quase 7%, mesmo em meio à estagnação econômica. 

Portanto, se você é um empreendedor e busca um negócio que tem sucesso em vendas, o franchising é uma ótima opção. Com cada vez mais variedade e inovação no mercado, o sistema de franquias oferece diversos negócios lucrativos

Aproveite para conferir nosso Portal de Franquias e conheça diversas redes de sucesso disponíveis para empreendedores. Encontre o negócio que mais se encaixa para você!

 

Quer aumentar as vendas da sua franquia e acelerar sua expansão? Conheça sua solução