Descubra como se tornar um franqueado da rede Subway

Central do Franqueado vai falar um pouco sobre uma das maiores redes de franquias do mundo e, com certeza, a primeira que vem à sua cabeça quando o assunto é sanduíches naturais e saladas. Descubra os segredos que transformaram o Subway em um dos maiores exemplos de franquias de sucesso do Brasil.

Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:

Alimentação

O reconhecimento da importância da alimentação saudável para se ter uma boa qualidade de vida é algo cada vez mais presente. Alheio às necessidades humanas, o ritmo de vida da sociedade moderna se torna mais frenético a cada dia que passa.

Aliando a agilidade dos fast foods com uma proposta de refeições mais leves, o Subway vem crescendo cada vez mais no mercado de alimentação. Presente em quase todas as grandes e médias cidades brasileiras, a rede se tornou uma alternativa viável para quem pretende comer bem, de forma saudável mas sem gastar muito.

Franquia Subway

Atuando há mais de 40 anos neste mercado altamente promissor da alimentação saudável, o Subway se tornou a maior rede de franquias do mundo — ultrapassando até mesmo o McDonalds.

Atualmente, a marca conta com aproximadamente 44 mil lojas espalhadas por 112 países, sendo 2,3 mil delas apenas no Brasil, que é o quarto mercado com maior número de unidades da franquia – os três primeiros são Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Em 2017, o faturamento global da rede atingiu os US$ 17 bilhões. No Brasil, a receita bruta chegou a R$ 2 bilhões. O valor equivale a 1,22% de tudo o que foi movimentado pelo mercado de franchising no ano. Atualmente, a rede está presente em mais de 700 municípios brasileiros.

Vale a pena investir em uma franquia do Subway?

Como mencionamos anteriormente, o Subway é a segunda maior rede de fast foods do mundo. Trata-se de uma empresa consolidada, líder de mercado e referência em dezenas de países.

Um dos principais diferenciais da rede é o casamento entre a qualidade e os preços acessíveis. Nas lanchonetes da marca, é possível comprar um sanduíche completo por apenas R$ 7,90 – o famoso Baratíssimo. O sucesso da marca também é consequência da grande variedade de produtos oferecidos aos consumidores.

Fáceis de preparar, os lanches do Subway são feitos na hora, na frente do cliente. Um dos diferenciais da marca é o fato de que são os consumidores que montam os seus sanduíches do jeito que querem. Para isso, eles têm a disposição pães recém saídos do forno, molhos selecionados e uma grande variedade de recheios.

Plano de negócio da Franquia Subway

Ao se tornar franqueado da rede Subway, o investidor passa a fazer parte de uma equipe internacional. A transmissão de know-how começa antes mesmo da abertura da loja e se estende por toda a operação. Entre outros pontos, o suporte oferecido pela rede abrange:

  • Ajuda na escolha do ponto comercial;
  • Projeto arquitetônico com planta baixa, fachada e luminoso;
  • Diretrizes de projeto de loja e pedidos de equipamentos;
  • Orientação para recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Manuais de padronização e operações da franquia;
  • Know-how para a operação da unidade;
  • Treinamentos iniciais e de reciclagem;
  • Fundo de marketing da rede de franqueados;
  • Consultoria de campo.

Perfil do franqueado Subway

Segundo o portal da marca, os franqueados Subway devem ter espírito empreendedor e ser comprometidos com o desenvolvimento do negócio. Eles também precisam gostar de trabalhar com pessoas, de aprender novas habilidades e estarem prontos para enfrentar desafios.

Tenho o perfil e quero investir

Se você tem o perfil do franqueado Subway e quer fazer parte do negócio, terá que cumprir algumas etapas. O primeiro passo é solicitar um catálogo da franquia.

O procedimento pode ser realizado no site da empresa por meio do preenchimento de um pequeno formulário. Importante ressaltar que o registro de interesse não gera nenhum tipo de obrigação por parte do investidor. O processo serve para a  obtenção de maiores informações sobre a oportunidade de obter uma franquia.

Em um segundo momento, caso o interesse evolua, o investidor irá enviar uma proposta de candidatura à rede. Este formulário é bem mais completo que o anterior e, assim como o primeiro, não cria nenhum tipo de obrigação entre as partes.

O processo até a inauguração da loja compreende outras sete etapas e tem uma duração média de sete meses. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Solicitar um catálogo da franquia;
  2. Enviar a candidatura à rede;
  3. Reunir-se com o agente de desenvolvimento local;
  4. Revisar o documento de divulgação;
  5. Realizar pesquisas de locais;
  6. Garantir o financiamento;
  7. Assinar o contrato de franquia;
  8. Participar do treinamento;
  9. Garantir um local e construir a loja;
  10. Celebrar a grande inauguração.

Quanto custa uma franquia Subway?

Divisão Geral Valor mínimo Custo Médio Valor máximo
Taxa de Franquia R$25.000 R$25.000 R$25.000
Propriedade Real R$14.600 R$34.600 R$58.560
Reformas em imóveis R$89.000 R$139.500 R$216.600
Equipamento R$124.100 R$184.700 R$221.640
Sistema de Segurança R$9.200 R$15.300 R$18.360
Taxas de Frete R$8.000 R$10.000 R$12.000
Fachada Externa R$12.000 R$16.700 R$20.040
Inventário de Abertura R$25.300 R$30.000 R$35.000
Seguro R$2.000 R$2.500 R$3.000
Suprimentos R$4.500 R$6.700 R$8.040
Despesas com Treinamento R$8.000 R$10.200 R$12.440
Jurídico e Contábil R$4.100 R$7.100 R$8.520
Publicidade de inauguração R$5.000 R$10.000 R$15.000
Despesas diversas R$12.200 R$20.400 R$24.480
Fundos adicionais (3 meses) R$25.000 R$30.000 R$35.000
Estimativa total de Investimento R$368.000 R$542.700 R$713.680

História da Rede Subway

Atualmente, o Subway é uma empresa multinacional avaliada em alguns bilhões de dólares. No entanto, quem vê esse sucesso absurdo não pode imaginar que tudo começou em uma pequena loja de poucos metros quadrados no município de Bridgeport, no estado norte-americano de Connecticut.

O ano era 1965 e o criador da marca, Fred DeLuca, não tinha sequer completado a maioridade. Recém formado no ensino-médio, o jovem se juntou a um amigo da família – o empresário Dr. Peter Buck – para fundar a primeira loja de sanduíches da cidade. 

Originalmente chamado de Pete’s Super Submarines, o estabelecimento vendeu mais de 300 lanches já no seu primeiro dia de funcionamento. O nome Subway só viria a ser utilizado três ano depois, em 1968.

Crescimento da rede

Não demorou muito tempo para a dupla de sócios perceberem no franchising uma ótima oportunidade para o crescimento da empresa. Em 1974, nove anos após o negócio ter começado, a agora rede de restaurantes Subway inaugura a sua primeira unidade franqueada na cidade de Wallingford, localizada a cerca de 50 quilômetros da loja matriz.

O principal sanduíche da marca, o clássico BMT, é apresentado cerca de um ano depois, em 1975. O produto acaba conquistando o público e obtendo muito espaço na publicidade local.

Consolidação

No final do ano de 1981, a rede atinge a marca de 200 restaurantes nos EUA. Três anos depois, ocorre a internacionalização da marca, com a abertura de uma unidade no Bahrain. Em sete anos, o número de lojas é multiplicado por dez, fazendo com que o Subway chegue a 2000 lojas em 1987. Mas o crescimento não parou por aí!

E aí, gostou do conteúdo? Então continue navegando no nosso blog e confira diversos outros materiais relacionados ao universo das franquias. Aproveite para dar uma conferida no nosso conteúdo sobre as melhores opções de franquias online.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!