SSMA: Descubra porque é tão importante focar em tais ações dentro de franquias

Nos últimos anos muito tem se falado sobre SSMA, sigla que em português refere-se à Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Tal preocupação passou a necessária principalmente para possibilitar melhores condições de trabalho a colaboradores e clientes, além de gerar menos riscos ao meio ambiente. Buscando te explicar mais sobre como prestar atenção no SSMA de sua franquia, fizemos esse conteúdo. Boa leitura!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é SSMA?

Em inglês, SSMA refere-se à Health, Safety and Environment ou HSE, que em português significa Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Tais palavras são responsáveis por representar as políticas existentes dentro de empresas e instituições. Ou seja, o SSMA tem como finalidade organizar e garantir que as normas prescritas pela lei sejam cumpridas.

Geralmente em grandes empresas, o SSMA é caracterizado por ser um departamento, onde os colaboradores pertencentes à equipe possuem como missão:

  • Garantir uma rápida adequação de novas normas;
  • Checar equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs;
  • Digitalizar processos;
  • Atuar para evitar acidentes trabalhistas;
  • Entre demais ações.

Mas, indiferente do tamanho de uma empresa ou franquia, tais pontos ligados a SSMA são sempre necessários e importantes. Pois apenas prestando atenção em segurança, saúde e meio ambiente é possível um negócio operar de modo correto e seguro.

Por que investir em SSMA?

Não importa o momento, é sempre importante prestar atenção no SSMA de uma empresa. Caso um negócio não invista na melhoria do SSMA seguindo normas e ações recomendadas, os riscos de se deparam com problemas aumenta significamente.

Primeiramente que o dever de uma empresa é garantir a segurança de seu time. Ninguém vai querer trabalhar em um local onde não se sente seguro. Assim como, clientes não irão querem frequentar um local sem ter certeza da segurança oferecida pela instituição, ou que possuem conhecimento sobre o descaso com equipes e meio ambiente.

É grande a necessidade de focar no SMMA de uma franquia, ele além de melhorar sua equipe e imagem da marca, vai possibilitar a padronização de processos de sua rede de franquias. Vale ressaltar que, a padronização é um dos assuntos mais em altas no momento, principalmente por ser graças a ela, que muitas franquias estão conseguindo garantir a qualidade de suas redes.

Caso você ainda não tenha investido em SSMA na sua franquia, uma boa recomendação é começar a fazer isso quanto antes. Assim sua rede pode garantir que as ações em torno do SSMA gerem resultados qualitativos, como processos mais pontuais, menos riscos de falhas, aumento de produtividade, etc.

Segurança em SSMA

Um dos itens que fazem parte do SSMA é a segurança, sendo uma das funções da equipe responsável, garantir a prevenção contra acidentes e que colaboradores se sintam seguros. Por isso, a meta é sempre aplicar ações que atuem diretamente na redução de riscos de acidente e problemas de saúde. Dentre alguns pontos específicos que a equipe de SSMA precisa ficar atenta estão:

Controle de riscos

Talvez você esteja se perguntando, o que são riscos que precisam ser controlados. Então, saiba que dentro de uma empresa existem itens que são considerados riscos, principalmente por poderem apresentarem problemas com facilidade. Rede elétrica, máquinas, são alguns exemplos.

Por isso, é importante sempre fazer checagem de como tais itens estão. Sendo preciso fazer análises criteriosas para garantir a segurança em relação a esses riscos, com análise de processos e auditorias. 

Uso de EPIs

Vistoriar como está a situação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) também é uma ação muito necessária para a segurança das equipes. Para essa checagem é necessário analisar os seguintes pontos:

  • Disponibilidade de itens específicos exigidos para efetuação de tarefas;
  • Reposição de equipamentos;
  • Instruções para uso e manuseio de forma correta;
  • Higienização e descarte;
  • Tempo de vida estimado.

Prevenção de acidentes

Já falamos algumas vezes sobre a função do SSMA de auxiliar na prevenção de acidentes dentro de empresas. Apesar das outras ações auxiliarem para isso, é preciso entender que ainda sim, é necessário reforçar e também analisar os seguintes pontos:

  • Como está sendo feita a manutenção do maquinário;
  • Utilização de produtos e equipamentos;
  • Treinamentos sobre colaboradores;
  • Situação dos planos de emergência;
  • Averiguação das normas exigidas.

Saúde em SSMA

No SSMA, a segurança anda em conjunto com a saúde. Ambas as áreas são de certa formas complementares para garantir que um colaborador esteja apto e seguro para trabalhar sem preocupações.

Dentre alguns cuidados que precisam ser garantidos pelo SSMA está a saúde mental das equipes e ergonomia. Para o último, é preciso ficar atento em como está a situação de cada colaborador em relação a equipe e atividades. Além de questões como, tempo que a pessoa fica em pé ou sentada, movimentos repetitivos, etc. 

Já em relação a saúde mental dentro de uma franquia, é preciso cuidar alguns pontos básicos. Uma boa forma de manter tal fator positivo, é tendo uma equipe engajada e motivada, o que gera uma qualidade de vida no trabalho. Então, algumas boas ações que podem auxiliar para isso são: 

  • Feedbacks: oferecer feedbacks apontando pontos positivos e críticas construtivas ao seu colaborador pode ser uma ótima forma de incentivá-lo a melhorar.
  • Recompensa: Garantir recompensas para quem se dedicar é uma ótima forma de manter seus times incentivados. Uma dica para isso, é utilizar da meritocracia.
  • Preocupação: Demonstrar se importar com problemas de um colaborador contribui para sua saúde mental. Ele vai se sentir valorizado e importante para a empresa.

Meio Ambiente em SSMA

Questões ambientais ligadas ao SSMA podem apresentar variações dentro de empresas. Entretanto, ainda existem alguns pontos comuns que merecem ser levados em conta indiferente do negócio, sendo eles:

  • Utilizar água conscientemente;
  • Fazer o descarte adequado dos lixos;
  • Digitalização de processos;
  • Tratar resíduos químicos;
  • Evitar e reduzir impactos ambientais.

Para isso, todos esses cuidados precisam ser analisados e sempre feitos com maior cautela possível. Garantir a sustentabilidade é um ponto extremamente importante,  além que, é preciso estar com o SSMA bem posicionado aos ideias da marca. Caso sua franquia não cumpra com as normas exigidas em relação ao SSMA, as chances de acontecer penalizações são altas.

Alguns benefícios do SSMA

Você provavelmente já entendeu que vale a pena investir no SSMA de sua franquia. Mas, ainda sim é preciso destacar mais alguns pontos que podem gerar vantagens para sua rede. Focando no SMMA e na padronização de processos, todas os setores de uma empresa acabam recebendo ganhos significativos.

Isso porque, através da padronização, você vai conseguir estruturar processos, o que significa que tudo irá ter uma receita de como deve ser feito. Então, as chances de acontecerem erros são baixas. 

Vale ressaltar que dentre outros benefícios gerados pelo investimento em SSMA estão a transparência no registro de auditorias de uma franquia. Também é possível ter conhecimento detalhado dos processos e atividades. 

Como aprimorar o SSMA de franquias

Para melhorar o SSMA de uma franquia é primeiramente necessário fazer todo o básico necessário e previsto para o SMMA. Entretanto, para a aprimoração do processo de análise de como estão os itens que precisam ser vistoriados, é possível utilizar de uma ferramenta como o checklist.

Fazer um checklist para checagem de itens vistoriados para o SSMA pode ser uma grande forma de desenvolver a tarefa. Através do uso do checklist, item muito utilizado por franquias padronizadas, é possível listar os itens e marcar os já analisados, o que afeta positivamente dois pontos.

Primeiro que será mais fácil se organizar para a checagem. Como todas as necessidades estão listadas, você vai saber o que é necessário e o que não, gerando mais agilidade para saber especificamente o que fazer.

Assim como também, você vai ficar propenso a menos falhas e esquecimentos. As chances de esquecer itens para serem vistoriados diminuem bastante. Isso porque, com todos listados em um checklist, as chances de você não os ver e esquecê-los são mínimas.

Eai, gostou do conteúdo? O que acha de ler nosso texto sobre DAM?

Resumo

💬 O que é SSMA?

Em inglês, SSMA refere-se à Health, Safety and Environment ou HSE, que em português significa Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Tais palavras são responsáveis por representar as políticas existentes dentro de empresas e instituições. Ou seja, o SSMA tem como finalidade organizar e garantir que as normas prescritas pela lei sejam cumpridas.

✔️ Benefícios gerados pelo SSMA?

Padronização de processos;

Transparência nas auditorias;

Mais segurança dentro de empresas;

Menos riscos com acidentes e falhas;

📝Como o SSMA pode ajudar a evitar acidentes?

Através do SSMA é possível evitar diversos acidentes e problemas dentro de empresas, e para isso é preciso analisar:

  • Como está sendo feita a manutenção do maquinário;
  • Utilização de produtos e equipamentos;
  • Treinamentos sobre colaboradores;
  • Situação dos planos de emergência;
  • Averiguação das normas exigidas.
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!