Soft Skills: como aproveitar destas habilidades extremamente necessárias em sua franquia

Apesar da grande importância de colaboradores que consigam uma boa aplicação de técnica, às vezes é preciso de alguém com um diferencial. Muitas vezes uma pessoa com uma boa personalidade e experiências em outras coisas pode ser tão necessária quanto apenas alguém com uma boa qualificação, e é isso que chamamos de soft skills: pessoas com conhecimentos e habilidades diferenciadas.

O que você verá neste artigo:

O que são Soft Skills?

Apesar do termo ter derivação de hard skills, que significa competências técnicas que são possíveis de se aprender, o soft skills não significa a mesma coisa. Basicamente as soft skills são atributos comportamentais que são necessários se ter para ser bem-sucedido em um local de trabalho. Sendo assim, uma habilidade mais difícil de se medir.

São levadas em conta sobre elas, a capacidade de um indivíduo de se portar dentro de uma empresa. Medindo através de itens como, empatia, colaboração, relacionamento com colegas e como ela afeta positivamente um ambiente. São também categorizadas como soft skills importantes, uma boa inteligência emocional e facilidade para relações interpessoais.

As soft skills são bastante relevantes no mundo dos negócios, se mostrando um fator decisivo durante um processo seletivo. Normalmente, existem diversos candidatos com formação acadêmica, conhecimento em outros idiomas, cursos e afins. É claro que esses conhecimentos irão agregar as necessidades da vaga. Porém as soft skills irão ser um peso para a decisão.

Nem todos os indivíduos possuem tais habilidades, mas ainda sim é possível trabalhar em si mesmo para desenvolvê-las a longo prazo. Pessoas que já apresentam soft skills desde sempre, como organização e criatividade, também devem buscar melhorar. Isso irá ajudar a destacar-se dentro de uma instituição.

 Atualmente no mercado, algumas soft skills estão ganhando destaque e sendo valorizadas dentro das empresas. Sendo elas:

  • Saber adaptar-se a mudanças;
  • Facilidade para trabalhar em grupo;
  • Conseguir lidar com o estresse sem desfocar-se;
  • Contar com uma boa comunicação e atenção;
  • Atingir as metas da maneira mais eficaz;
  • Pensamento crítico, ou seja, é preciso saber analisar as situações;
  • Possui poder de liderança, para assim conseguir motivar uma equipe.

Como desenvolver Soft Skills?

Existem três pontos essenciais para quem pretende desenvolver algumas Soft Skills. Ficando atento a eles, se torna mais fácil criar Soft Skills e destacar-se como profissional.

Comece a se autorregular.

Quando alguma situação estressante acontecer, é preciso ter calma. Em momentos assim é necessário apenas deixar o sentimento negativo passar, sem se afetar. Deixar perceptível que sabe lidar com tais situações,o ajuda a passar uma boa imagem para seus superiores.

Saiba otimizar seu tempo

Evite distrações ao máximo possível. Caso desfoque e pense em fazer outra coisa, apenas reflita “Isso é relevante agora?”. Normalmente a resposta será quase sempre “não”. Entretanto, no caso de um colega ser a distração, é preciso ser gentil com suas respostas.

Cobre feedbacks

Para uma melhor forma de saber como está se saindo na tentativa de desenvolver Soft Skills, é através da visão dos demais colegas. Se sua empresa não costuma incentivar tal feito, peça a opinião de amigos ou familiares. Você pode até mesmo fazer uma avaliação 360º.

10 dicas de Soft Skills

Com o intuito de ajudar você, listamos 10 dicas de Soft Skills para serem desenvolvidas. É importante ressaltar que, esse processo é contínuo e sempre requer uma aperfeiçoamento de habilidades.

1. Boa comunicação

De todas as habilidades necessárias, uma comunicação eficaz é a mais precisa. Ela é importante tanto dentro do meio profissional, quanto fora. Em uma instituição, é preciso se portar dela para falar com clareza. Só assim para cativar um público-alvo e garantir respeito.

2. Escreva corretamente

Como a comunicação no meio empresarial acontece parcialmente via e mails e mensagens instantâneas, é preciso ter uma boa escrita. Sua imagem será muitas vezes associada ao seu modo de escrever, por isso, não cometa erros. Fique atento!

3. Tenha Empatia

Mesmo que seja atrelado a comunicação, a empatia é uma soft skills que merece destaque. É apenas com ela que é possível pensar no plural de uma equipe. A empatia afetará positivamente em como tratar seus colegas, e como colocar-se no lugar do outro. 

4. Seja organizado

Ser uma pessoa organizada é essencial para uma melhor qualidade de trabalho, pois auxilia na diminuição de tempo perdido procurando informações. Além que, uma imagem organizada agrega diretamente na credibilidade.

5. Busque ser colaborativo

Participar de uma equipe motivada, onde todos se ajudam faz o trabalho ser mais fácil. Sendo assim, foque em ser parceiro de seus colegas e sempre tente os ajudar. Trabalhar com mais pessoas ajuda no desenvolvimento tanto das suas soft skills quando na dos outros.

6. Seja versátil

Ser um profissional multitarefas, que consiga se reinventar e moldar diante de diversos segmentos é um ótimo auxílio no crescimento de carreira. Dentro das empresas é preciso estar pronto para desafios, então essa soft skill é bastante necessária.

7. Saiba lidar com problemas

Momentos de crise, problemas e estresse são comuns no dia a dia de um profissional. No entanto, saber lidar com tais dificuldades é necessário, sendo preciso analisar tudo e seguir em frente com calma. Essa é uma das soft skill mais procuradas por empresas.

8. Busque ser criativo

A capacidade apresentar ideias criativas dentro de uma empresa é sempre bem vista. Com a criatividade será possível encontrar soluções diferenciadas para problemas, por isso pessoas com tal habilidade são bastante valorizadas. Se for preciso, conte com o auxílio de um brainstorming para algumas ideias bacanas e surpreender seus gestores.

9. Liderança

Para ser um líder é preciso demonstrar ser um exemplo, possuir responsabilidade e segurança, além de, motivar sua equipe. Ao perceber que, alguém está deixando a desejar, sempre tente auxiliar e enaltecer suas competências.

10. Saiba fazer negócios.

Se existe algo essencial dentro de uma empresa é saber negociar. Conquistar objetivos que beneficiem diversos envolvidos é uma soft skill de grande valorização para um profissional.

É relevante ressaltar que, cada pessoa irá desenvolver tais habilidades de uma maneira própria. Cada um irá adicionar ou retirar algo referente a sua identidade e singularidade. Então, não é preciso se moldar a um modelo padrão.

Gostou do conteúdo sobre Soft Skills? Se sim, leia nosso conteúdo sobre como engajar profissionais em franquias.

Resumo

💬 O que são soft skills?

São capacidades além de conhecimentos técnicos, extremamente ligadas a capacidades comportamentais, atitudes, engajamento, colaboração, etc.

☑️ Quais soft skills são consideradas como essenciais?

Para um bom profissional, existem 10 soft skills que podem ser consideradas essenciais, sendo elas:

Boa comunicação;

Ter empatia;

Ser organizado;

Versatilidade;

Capacidade para lidar com problemas;

Escrever bem;

Ser colaborativo;

Saber negociar;

Ser criativo;

Liderar.

❓ Existe um número máximo de soft skills para uma pessoa?

Não existe um número máximo de soft skills para uma pessoa ter, então, quanto mais soft skills alguém desenvolver melhor.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!