Como criar um site de vendas para sua franquia em 5 passos

Com um número de usuários na internet cada vez maior e as dificuldades de manter um negócio físico, o comércio online tem aumentado significantemente. Todas as considerações relacionadas a precaução do empreendedor ao montar um negócio físico têm os levado a optar pela internet como meio de negociar. 

A resposta mais óbvia diante deste problema é possuir um site de vendas para sua rede. Ter um sistema para realizar vendas online é essencial para qualquer negócio que deseja ter sucesso atualmente. 

De acordo com a pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit Nielsen, o faturamento do comércio online aumentou em 16% em 2019. No ano anterior, os e-commerces brasileiros registraram 123 milhões de pedidos

Diante disso, fica claro a necessidade de ter um site de vendas para anunciar seus produtos online. O comércio pela internet tende a continuar crescendo e obrigando empreendedores a acompanharem o fluxo consumidor. 

Neste artigo, iremos te mostrar o passo a passo para criar o site de vendas da sua franquia e alcançar o sucesso no franchising. 

Confira os passos que você irá aprender para criar seu site de vendas:

1 – Estude seu público-alvo

Antes de anunciar seus produtos, é necessário ter em mente quem você busca atingir. Qual o comprador ideal para o seu produto? Você pode definir isto através da criação de uma persona, que seria o comprador ideal do seu negócio, com características específicas que você definirá. 

Ter um público-alvo definido é o fundamento mais básico para quem pretende vender pela internet. Afinal, com um comprador ideal definido, você poderá partir para todos os outros passos, direcionando suas estratégias pensando neste cliente. 

Portanto, estude os perfis de consumidores existentes no mercado. Após ter um conhecimento, você poderá definir sua persona e direcionar suas estratégias desde a montagem da loja até sua estratégia de divulgação. 

2 – Escolha a plataforma do seu site de vendas

Para anunciar seus produtos, você precisa ter um meio pelo qual irá os expôr, certo? É neste momento que é preciso escolher como você irá montar o seu site de vendas. 

Sua rede pode optar por contratar um desenvolvedor, que irá programar um site próprio para sua franquia. Com isso, você precisará registrar um domínio para ter o famoso “.com.br”. O custo para este registro é anual e não é um valor alto. 

No entanto, ao escolher esta opção, você precisará de um profissional disponível que preste serviços a sua rede quando for necessário manutenção do site. Isto pode ser um empecilho para uma rede iniciante, porém, permite maior autonomia da rede para desenvolver o site próprio. 

Uma outra opção viável é escolher uma plataforma com modelos pré-prontos e suporte para criação do seu site de vendas. Essa opção é mais viável para redes iniciantes que não têm condições de manter um profissional desenvolvedor. 

Há diversas plataformas que prestam este serviço disponíveis no mercado. Algumas delas são serviços de marketplace, que também é uma opção para sua rede. Confira algumas delas abaixo.

Melhores sites para vendas 

  • Wix: plataforma de criação de sites que permite que você integre meios de pagamento e entrega e personalize de forma simples. 
  • WordPress: outro sistema de criação de sites que permite personalização robusta para seu site. O WordPress é uma das maiores plataformas de criação de sites no mundo e permite integração de diversos plugins que facilitam no objetivo de criar sites. 
  • Nuvemshop: a Nuvemshop é especialmente desenvolvida para e-commerce e oferece serviços de consultoria na criação do seu site de vendas. Esta opção é muito mais estruturada e otimizada para vender na internet. Portanto, se você busca algo mais profissional, a Nuvemshop é uma boa opção. 

Outras plataformas como Mercado Livre e Amazon são opções caso você deseje anunciar em um site de vendas como marketplace. Assim, você somente anuncia seus produtos em uma marca bem estabelecida. Entretanto, a opção de personalização e identidade da marca da sua franquia acabam sendo descartadas com essa opção. 

3 – Estruture sua loja virtual

Este passo é onde você irá montar uma loja virtual. Após ter uma plataforma, é hora de estruturar todo o site, expondo seus produtos e serviços. 

Isto pode ser um passo trabalhoso, pois será a estrutura do seu site de vendas. Todos os seus produtos devem ter os preços e descrições específicos. O cliente não pode ter dúvidas quanto às especificações do seu produto. 

A identidade visual do seu site de vendas também é estruturada neste momento. Portanto, ter um profissional que crie o design da sua loja é muito importante. Lembre de manter a identidade da sua rede de um modo que a padronização seja priorizada. 

4 – Defina os serviços de pagamento e entrega

Agora que sua rede já tem toda a estrutura do site de vendas pronto, você precisa fornecer um meio de pagamento para que possa vender. Este processo pode ser feito por meio de dois sistemas: o gateway e o intermediário. 

Gateway é um sistema desenvolvido para garantir segurança na troca de informações entre organizações através da rede. Sendo assim, sua rede consegue integrar o sistema de pagamento diretamente com os bancos e instituições financeiras. 

Os intermediários são sistemas prontos que oferecem diversas bandeiras de cartões e bancos como opção de pagamento. Exemplos deste sistema são Paypal, Pagseguro e etc. É o meio mais prático para oferecer em seu site de vendas. 

O sistema de entregas também precisa ser definido. Normalmente, os Correios são o sistema mais básico e padrão oferecido aos empreendedores. No entanto, é válido conferir outras transportadoras como oferta de fretes mais rápidos e etc. 

5 – Invista na divulgação do seu site de vendas

Não adianta investir na venda através da internet se as pessoas não conhecerem sua marca, não é mesmo? Por isso, investir em divulgação é essencial para atrair clientes e gerar autoridade para a marca da sua franquia. 

O melhor meio para divulgar um site de vendas é investindo em marketing digital. Ter um blog e produzir conteúdos sobre o seu segmento e mercado atrai tráfego orgânico, o que resulta em um gasto a menos para seu negócio. 

Entretanto, é muito importante investir em anúncios pagos se você busca aumentar o alcance do seu site. Ferramentas como Google Ads aumentam a visibilidade da sua marca no mercado, gerando mais chances de venda. 

Divulgar o site de vendas da sua franquia através das redes sociais é uma estratégia muito eficaz também. As mídias sociais têm sido uma das principais ferramentas de marketing digital para empresas. O alcance é enorme e você pode gerar engajamento da sua marca com clientes através dela. 

Por que ter um site de vendas para sua franquia?

Além do alto faturamento que o comércio eletrônico tem atingido todos os anos, também há fatores que influenciam a escolha de ter um site de vendas. Afinal, a internet é presente na vida da maioria das pessoas e todos os dias elas consomem através da internet. 

Confira alguns benefícios de ter um site de vendas para sua franquias:

Maior alcance

Contar com apenas um espaço físico também é um fator que limita o alcance da sua marca a seu público-alvo. Apesar de uma rede de franquias ter unidades espalhadas por diversas regiões, não são todas que têm acesso a elas. 

Portanto, através da internet, o alcance dos seus produtos se dá através de um clique. Seus produtos podem ser vistos por todas as regiões do país e até fora dele. Isto aumenta as chances de venda do seu negócio e permite ao seu público que tenha acesso aos seus produtos de dentro dos seus lares. 

Baixo custo

Apesar dos gastos necessários para desenvolver um site de vendas, ainda assim, são bem menores do que um ponto de venda físico. Os pontos de venda da sua rede demandam pagamento de aluguel, eletricidade, serviço de segurança e etc. 

É por este motivo que os pequenos negócios têm cada vez mais se desenvolvido no ambiente virtual. Os custos são menores e as chances de lucrar são maiores.

Mais seguro

Além dos custos, não manter um ponto de venda físico também diminui os riscos à segurança do negócio. Possibilidades de assaltos e outros tipos de furtos são evitados. 

O fato dos pagamentos serem feitos online por um sistema seguro, diminui os problemas de lidar com dinheiro físico. Portanto, um site de vendas se torna uma opção muito mais segura do que lojas físicas.  

Ainda com dúvidas da efetividade de um site de vendas? Acho que foi o bastante. Basta colocar a mão na massa e seguir os passos para criar um bom site de vendas para sua franquia. 

Siga investindo na presença da sua marca internet e conheça nosso Portal de Franquias. As vendas da sua rede continuarão a crescer na medida que você investir em inovação e transformação digital. 

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!