O que é SGI? Saiba como utilizar um sistema para otimizar a gestão da sua rede

SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrado, ou seja, um software desenvolvidos para unificar os processos de gerenciamento de uma empresa. Este tipo de sistema permite a integração de diferentes setores e a otimização de processos. Confira e saiba como implantar um SGI em sua franquia. 

Gerenciar um negócio é um trabalho que exige muito esforço e excelência. Manter uma organização funcionando adequadamente e de modo que dê resultados é desafiador. 

Dentro de uma empresa existem diversas áreas que demandam diferentes esforços e estratégias. Portanto, existem diversos setores responsáveis administrar cada área de uma organização, garantindo que todas estejam funcionando perfeitamente. 

Com o surgimento de novas tecnologias, como armazenamento de dados em nuvem, softwares e plataformas, a gestão têm adquirido recursos transformadores. Neste cenário se encontram os Sistemas de Gestão Integrada. 

O SGI é uma ferramenta que busca oferecer uma solução para a complexidade do processo gerencial. Por este motivo, iremos mostrar quais as vantagens de implementar um SGI em sua franquia e como executar o processo. 

Confira o que você irá encontrar neste artigo:

O que é o SGI?

O SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrada, ou seja, um software desenvolvido para unificar os processos de gerenciamento de uma empresa. Este tipo de sistema permite a integração de diferentes setores e a otimização de processos.

O principal objetivo de um SGI é promover uma gestão integrada e otimizada. Por meio deste sistema, as diferentes áreas de gestão são unificadas em uma única plataforma. 

Este processo permite uma otimização operacional e unificação de informações. Desta forma, o negócio obtém todos os dados necessários para operar a organização e desenvolver estratégias.

O que deve conter em um SGI de qualidade?

Existem diferentes tipos de SGIs devido à diversas ofertas disponíveis no mercado. Há sistemas oferecidos para mercados específicos e outros que se direcionam para qualquer negócio. 

No entanto, existem algumas funcionalidades que devem existir em um SGI para que ele seja eficaz para sua franquia. Por isto iremos falar dos principais pontos a analisar antes de contratar um para sua rede. 

  • Atendimento a franqueados: um SGI adequado para franquias necessita oferecer a funcionalidade para prestação de suporte. Este canal precisa disponibilizar a rede um canal de atendimento para ajuda na gestão. 
  • Integração de arquivos e informações: como um dos principais objetivos do SGI é a unificação de informações, ter uma sessão para unificar arquivos é muito importante. 
  • Relacionamento com fornecedores: uma rede de franquias necessita de abastecimento e padronização de produtos. Portanto, um SGI para franquias precisa oferecer a gestão de fornecedores e possibilidade de homologação.
  • Controle de qualidade: um dos principais processos operacionais integrado pelo SGI são as auditorias. Ao contratar o seu, certifique-se que ele oferece ferramentas para realização avaliações e auditorias.
  • Relacionamento com clientes: um CRM é indispensável na operação de uma franquia. Ao escolher o SGI para sua rede, garanta que o sistema ofereça uma ferramenta para gestão do seu funil de vendas e expansão.
  • Gestão de projetos: uma rede precisa controlar seu processo operacional ao inaugurar novas unidades. Por isso, seu SGI precisa oferecer possibilidade de gerenciar todos os projetos da sua rede. 

Essas exigências podem ser difíceis de encontrar em um SGI genérico, provavelmente. Por isto, a Central do Franqueado tem um Sistema de Gestão Integrada especializado em franchising. 

Nosso sistema possui um módulo para cada processo operacional citado. Todos integrados dentro de um mesmo sistema online. Saiba mais aqui.

Quais são os benefícios do SGI para sua franquia?

Podemos afirmar que o principal benefício trazido por um SGI é a centralização de processos e informações. Ou seja, ao invés de ter uma gestão fragmentada, por meio de um SGI é possível realizar integração e padronização. 

Mas além da centralização, há algumas outras vantagens proporcionadas por este sistema. Confira!

Padronização da rede

No sistema de franquias, a padronização é uma das coisas mais importantes de uma rede. O franchising é diferenciado justamente por sua padronização da marca, dos produtos e processos. 

Com um Sistema de Gestão Integrada, todos os processos são integrados em uma única plataforma. Isto permite que todos os setores da rede sigam as diretrizes e boas práticas operacionais. 

O SGI, ao proporcionar a unificação de informações em um único sistema, permite que os gestores tenham controle do padrão da rede. Afinal, é possível acompanhar os processos de cada unidade e verificar se os padrões estão sendo cumpridos. 

Aumento de produtividade

Um dos principais efeitos proporcionados por utilização de softwares e sistemas é a automatização. A tecnologia tem direcionado constantemente esforços para proporcionar processos automatizados e gerar mais produtividade às empresas.

Um Sistema de Gestão Integrada permite que haja mais agilidade no andamento de processos. A unificação de processos permite que os colaboradores tenham mais facilidade para realizar processos operacionais. 

Auditorias, consultorias de campo, entre outras operações podem ser realizadas por meio de um único sistema. Isto diminui o trabalho manual, proporcionando automatização de alguns processos, otimizando recursos. 

Economia de recursos

Como resultado direto do aumento da produtividade causado pela automatização, a economia de recursos atinge diretamente redes que contam com um SGI. Os custos diminuem com a utilização de um SGI já que ao invés de diversos sistemas, é possível executar as atividades por meio de um único. 

Assim como a redução de custos, a otimização do tempo também é resultado de um sistema integrado. Afinal, o tempo gasto para juntar informações, repassar processos é todo diminuído. Permitindo, assim, que os colaboradores direcionem esforços para análise e tomada de decisão. 

Facilidade na tomada de decisão

Com uma grande quantidade de informações é possível desenvolver uma inteligência de mercado mais eficaz. A utilização de dados na tomada de decisões permite que sua rede obtenha insights e gere novas oportunidades de negócio. 

Isto é proporcionado por meio do SGI, afinal ele unifica todas informações em uma única plataforma. Isto permite que toda rede tenha acesso às informações e desenvolva ideias para explorar dentro do mercado. 

Vantagem competitiva

Todos os benefícios gerados pela implementação de um SGI acabam gerando uma vantagem competitiva da sua rede. Isto se dá devido a todos os processos da sua rede terem resultados positivos e otimização, o que diferencia sua marca da concorrência. 

No franchising, onde as franquias buscam expandir por meio de novos investidores, ter um SGI é um grande diferencial. Afinal, com tantas opções de investimento disponíveis no mercado, como diferenciar a sua? 

Um Sistema de Gestão Integrada diferencia sua rede oferecendo a investidores um diferencial entre outras redes. Além disso, empreendedores que se deparam com um negócio que oferece facilitação na operação e gestão da rede tendem a sentir atraídos a investir neste negócio.

Como implantar um SGI em sua franquia?

Para que o SGI seja eficaz e realmente gere resultados em sua rede é necessário que haja sucesso no processo de implantação. Afinal, os colaboradores de toda a rede precisam estar familiarizados e saber para o que este sistema serve. 

Por isso é preciso ter atenção em alguns passos para obter sucesso com a adoção de uma ferramenta como essa. Preparamos algumas dicas para facilitar o processo para sua franquia. 

1 – Identifique suas necessidades

Para que o seu negócio tenha certeza de onde será mais eficaz um SGI é preciso analisar antes. Com isso, é necessário identificar as principais demandas e gargalos da rede. 

Uma boa análise identifica quais os principais processos que estão com falhas e quais setores necessitam de melhoras. Isto faz com que a implantação do sistema seja mais eficaz e direcionada. Assim, é possível direcionar corretamente os recursos. 

2 – Promova o treinamento de colaboradores

Todo processo novo precisa de aderência por parte dos colaboradores. Isto envolve desde um novo processo operacional até a mudança da identidade visual da rede. 

Para que a aderência tenha sucesso é preciso que haja treinamento. Os colaboradores precisam entender o sistema e reconhecer quais os recursos estão disponíveis. 

Somente desta forma é possível implantar em toda a rede o SGI. Se não houver treinamento por parte da franqueadora, a possibilidade do sistema não surtir efeito é grande. 

Além do treinamento inicial, é preciso manter os colaboradores atualizados com o sistema. Conforme surgirem modificações é preciso repassar tutoriais e materiais que instruam a utilização do sistema. 

3 – Monitore os resultados

De nada adianta dispor de um Sistema de Gestão Integrada e não monitorar se o mesmo resultou em melhorias. É preciso analisar os indicadores de desempenho da rede antes e depois da adoção do sistema para ter uma visão da sua efetividade. 

Isto pode ser feito por meio de métricas que calculem o Retorno sobre o investimento feito ou resultados diretos na operação da rede. Ou seja, se após a adoção do SGI a rede teve um aumento significativo na produtividade, melhoria na padronização, tomada de decisões e etc. 

4 – Mantenha o sistema funcional

É preciso desenvolver ações com as informações obtidas no monitoramento de resultados. Portanto, é importante ver o que pode ser otimizado e melhorado com a utilização do sistema. 

Isto porque para que o SGI continue dando resultados positivos a sua rede ele precisa continuar funcional. É importante analisar quais problemas os colaboradores estão tendo com o sistema e desenvolver ações para melhorar sua eficácia.

5 – Escolha um sistema de qualidade

É preciso analisar quais sistemas estão disponíveis no mercado e quais se adequam com suas demandas. Existem cada vez mais ofertas de softwares e sistemas com este tipo de serviço.

No entanto, você precisa analisar os cases de cada empresa e qual sua experiência no mercado. É importante que o SGI que você planeja contratar seja especialista no que sua rede oferece. 

Existem muitos SGIs que oferecem serviços genéricos para diferentes setores. Porém, o que é melhor: ter um sistema que lida razoavelmente com qualquer setor ou um especialista no seu mercado?

Por isso, se você busca um Sistema de Gestão Integrada que é especialista no mercado de franquias, a Central do Franqueado pode oferecer. Nosso sistema para franquias é desenvolvido com o propósito de um SGI e centralizar toda a operação da sua rede em uma única plataforma. 

Além de ter os recursos necessários para a operação da sua franquia em um único sistema, nossa plataforma é 100% online. Oferecendo mobilidade e eficiência para a integração da gestão da sua rede. 

Gostou do conteúdo? Se você deseja entender mais sobre como utilizar tecnologia em sua rede, confira nosso conteúdo sobre transformação digital no franchising. Saiba como inovar em sua rede proporcionando melhores resultados.

Resumo

💬 O que é o SGI?

O SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrada, ou seja, um software desenvolvido para unificar os processos de gerenciamento de uma empresa. Este tipo de sistema permite a integração de diferentes setores e a otimização de processos.

O principal objetivo de um SGI é promover uma gestão integrada e otimizada. Por meio deste sistema, as diferentes áreas de gestão são unificadas em uma única plataforma. 

Este processo permite uma otimização operacional e unificação de informações. Desta forma, o negócio obtém todos os dados necessários para operar a organização e desenvolver estratégias.

🥇 O que deve conter em um SGI de qualidade?

  • Atendimento a franqueados;
  • Integração de arquivos e informações;
  • Relacionamento com fornecedores;
  • Controle de qualidade;
  • Relacionamento com clientes;
  • Gestão de projetos.

🏆 Quais são os benefícios do SGI para sua franquia?

  • Padronização da rede;
  • Aumento de produtividade;
  • Economia de recursos;
  • Facilidade na tomada de decisão;
  • Vantagem competitiva.

✅ Como implantar um SGI em sua franquia?

  1. Identifique suas necessidades;
  2. Promova o treinamento de colaboradores;
  3. Monitore os resultados;
  4. Mantenha o sistema funcional;
  5. Escolha um sistema de qualidade.
Tenha o melhor sistema de gestão integrada para sua franquia!