Selo da ABF????: como obter excelência no franchising

O Selo de Excelência em Franchising da ABF é um reconhecimento concedido anualmente às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. Em um modelo de negócio baseado na cooperação, ser reconhecido nacionalmente pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da sua rede. A Central do Franqueado preparou este conteúdo para ajudar você, franqueador, a entender tudo sobre o Selo da ABF e ampliar cada vez mais a atuação de sua marca. Confira!

Considerado a maior distinção do setor no Brasil, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é uma chancela anual concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras.

O prêmio também é uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado brasileiro de franchising.

O Selo da ABF foi criado em 1990. Desde então, vem refletindo o quanto as redes de franquia no Brasil têm se desenvolvido em busca da excelência nas operações e na relação com os franqueados.

Neste conteúdo você irá encontrar:

O que é avaliado?

Considerado um termômetro da gestão das marcas, o Selo da ABF mede o índice de satisfação dos operadores com suas respectivas franqueadoras. A análise é feita por uma empresa especializada, por amostragem, ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede.

Em um primeiro momento, é realizada uma pesquisa detalhada envolvendo aspectos considerados relevantes nas redes de franquias. Posteriormente, os franqueados têm a oportunidade de avaliar os seus graus de satisfação em relação à rentabilidade da unidade, ao suporte fornecido pela rede e ao relacionamento com a marca.

Um dos principais parâmetros observados diz respeito à efetivação do plano de negócios traçado. Afinal de contas, ele corresponde às expectativas iniciais? Os franqueados também são estimulados a falar sobre suas predisposições para abrir outras unidades ou recomendar o negócio a terceiros.

Em 2018, o questionário de satisfação contou com 21 perguntas, cada uma com um peso diferente. As questões foram agrupadas em 5 índices de performance (global, econômica, operacional, relacionamento e sustentabilidade). Empresas que tiveram um bom resultado nos critérios de sustentabilidade e retorno financeiro receberam um bônus na avaliação.

Com base nestas e outras informações, a franqueadora recebe uma nota. Esse nível de satisfação é avaliado individualmente e comparado com os obtidos pelos demais participantes, na mesma categoria. Se o resultado atingir a pontuação mínima, a marca recebe o Selo de Excelência em Franchising.

Em 2018, a nota de corte foi reformulada. Até então, era resultante da média da categoria. Agora é fixa, estabelecida em 75 numa faixa até 100. Então, se a empresa franqueadora obtiver 75% de aprovação entre os seus franqueados, ela recebe o Selo da ABF.

Selo da ABF: por que obtê-lo?

Se você atua no mercado de franchising, deve saber que franquia é sinônimo de padronização. Isso significa que, para terem sucesso, as unidades da sua rede precisam estar alinhadas com a marca. Essa padronização se refere tanto ao âmbito operacional quanto às questões relativas à gestão e à administração.

Portanto, ao assinar um contrato para a instalação de uma nova unidade, a franqueadora assume alguns importantes compromissos.

Desta forma, ser reconhecida pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da marca. O empreendedor se sente mais seguro para investir quando descobre que a franqueadora acompanha o desempenho dos franqueados. Trata-se  de um fator decisivo, afinal de contas, o seu sucesso depende disso.

Ao receber o Selo da ABF, sua empresa será reconhecida pelo mercado como uma referência na adoção das melhores práticas de gestão. Ela irá atrair um número maior de interessados, uma vez que eles terão maior confiança para investir.

Modalidades

O Selo de Excelência em Franchising é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Master. Elas são distribuídas de acordo com o número de franqueados, unidades e tempo de atuação no mercado da rede franqueadora.

Categoria Máster  A partir de 30 franqueados  Pelo menos 60 unidades  10 anos de atuação
Categoria Sênior  A partir de 15 franqueados  Pelo menos 30 unidades  5 anos de atuação
Categoria Pleno  A partir de 5 franqueados  Pelo menos 10 unidades  2 anos de atuação

Devido à realidade atual do mercado, a ABF criou uma nova modalidade para redes iniciantes em 2017. As marcas que não estão enquadradas nos requisitos mínimos para concorrer ao Selo, participarão da pesquisa mesmo assim – elas serão pré-qualificadas de acordo com os resultados obtidos. O objetivo é utilizar a oportunidade como instrumento para auxiliar na formulação de estratégias de expansão e tomadas de decisão.

Troféu especial

Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. Em 2018, as redes homenageadas foram:

  • Ouro (20 chancelas até 2018): Habib’s e Rei do Mate;
  • Prata (15 chancelas até 2018): Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club;
  • Bronze (10 chancelas até 2018): AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

Requisitos para obter o Selo da ABF

Para participar da pesquisa e concorrer ao Selo de Excelência em Franchising, a marca precisa se enquadrar em algumas exigências. As regras são divulgadas pela ABF a cada ano. As inscrições para a premiação de 2019 já encerraram, mas os requisitos não costumam sofrer muitas alterações de um ano para o outros.

De forma geral, o franqueador precisa:

  • Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
  • Ser associado à ABF a pelo menos um ano;
  • Estar em dia com suas obrigações perante a ABF;
  • Possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios/proprietários);
  • Possuir, no mínimo, 10 unidades franqueadas em operação;

E aí, ficou interessado em receber a distinção e tornar a sua empresa ainda mais reconhecida? Então anote no seu calendário, pois o prazo para as inscrições abre no segundo semestre de 2019.

Vale Ler:  Melhores opções de negócios lucrativos

Até lá, você pode conferir as dicas que a Central do Franqueado preparou algumas dicas para ajudar a sua empresa a se adequar a todas as regras impostas para a obtenção do Selo. Confira!

1. Fortaleça relações internas

Nos últimos anos, as pesquisa do Selo vêm demonstrando uma aproximação da relação entre franqueadores e franqueados nas marcas que conquistaram a distinção. Isso faz todo o sentido, visto que essa proximidade deixa os processos mais eficientes e diminui erros de gestão.

2. Busque auxílio externo

Da mesma forma, a pesquisa revelou que as franquias que obtiveram o Selo trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, principalmente com os indicadores de performance das unidades. O auxílio externo, encontrado em consultorias de campo, por exemplo, traz profissionais experientes para junto da rede.

3. Invista em comunicação e marketing

Ter uma relação constante com o público é essencial para alimentar seu interesse e então, vender o produto. Bons planos de comunicação, principalmente envolvendo o marketing digital, fortalece os laços entre a marca e seus consumidores, além de atrair novos leads.

Interessou-se pelo Selo de Excelência em Franchising? Então coloque a mão na massa! Desafios serão encontrados no caminho. Para que você esteja preparado e tenha os auxílios necessários como empreendedor, a Central do Franqueado oferece soluções que simplificam a sua gestão. Nossa plataforma completa, dividida em módulos, torna mais prática a organização da sua rede de franquias: tanto em aspectos organizacionais, como comunicacionais e de fornecimento. Quer saber mais? Estaremos felizes em conversar com você!

Confira também os conteúdos do nosso blog.