Selo da ABF: como obter excelência no franchising

O Selo de Excel√™ncia em Franchising da ABF √© um reconhecimento concedido anualmente √†s principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. Em um modelo de neg√≥cio baseado na coopera√ß√£o, ser reconhecido nacionalmente pela qualidade na presta√ß√£o de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expans√£o da sua rede. A Central do Franqueado preparou este conte√ļdo para ajudar voc√™, franqueador, a entender tudo sobre o Selo da ABF e ampliar cada vez mais a atua√ß√£o de sua marca. Confira!

Considerado a maior distinção do mercado de franquias no Brasil, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) é uma chancela anual concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras.

O prêmio também é uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado brasileiro de franchising.

O Selo da ABF foi criado em 1990. Desde ent√£o, vem refletindo o quanto as redes de franquia t√™m se desenvolvido em busca da excel√™ncia nas opera√ß√Ķes e na rela√ß√£o com os franqueados.

Neste conte√ļdo voc√™ ir√° encontrar:

O que é avaliado para concessão do Selo da ABF?

Considerado um term√īmetro da gest√£o das marcas, o Selo da ABF mede o √≠ndice de satisfa√ß√£o dos operadores com suas respectivas franqueadoras. A an√°lise √© feita por uma empresa especializada, por meio de amostragem, ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede.

Em um primeiro momento, é realizada uma pesquisa detalhada envolvendo aspectos considerados relevantes nas redes de franquias. Posteriormente, os franqueados têm a oportunidade de avaliar o seu grau de satisfação em relação à rentabilidade da unidade, ao suporte fornecido pela rede e ao relacionamento com a marca.

 

Um dos principais par√Ęmetros observados diz respeito √† efetiva√ß√£o do plano de neg√≥cios tra√ßado. Afinal de contas, ele corresponde √†s expectativas iniciais? Os franqueados tamb√©m s√£o estimulados a falar sobre poss√≠veis interesses em abrir outras unidades ou recomendar o neg√≥cio a terceiros.

Em 2018, o question√°rio de satisfa√ß√£o contou com 21 perguntas, cada uma com um peso diferente. As quest√Ķes foram agrupadas em 5 √≠ndices de performance (global, econ√īmica, operacional, relacionamento e sustentabilidade). Empresas que tiveram um bom resultado nos crit√©rios de sustentabilidade e retorno financeiro receberam um b√īnus na avalia√ß√£o.

Com base nestas e outras informa√ß√Ķes, a franqueadora recebe uma pontua√ß√£o. At√© 2017, o n√≠vel de satisfa√ß√£o era avaliado individualmente e comparado com os obtidos pelos demais participantes da respectiva categoria.¬†Em 2018, no entanto, a nota de corte foi reformulada, tornando-se fixa e individualizada. Desde ent√£o, se a empresa franqueadora obtiver 75% de aprova√ß√£o entre os seus franqueados, ela recebe o Selo da ABF.

Selo da ABF: por que obtê-lo?

Se voc√™ atua no mercado de franchising, deve saber que franquia √© sin√īnimo de padroniza√ß√£o. Isso significa que, para terem sucesso, as unidades da sua rede precisam estar alinhadas com as propostas da marca. Essa padroniza√ß√£o se refere tanto ao √Ęmbito operacional quanto √†s quest√Ķes relativas √† gest√£o e √† administra√ß√£o.

Portanto, ao assinar um contrato para a instalação de uma nova unidade, a franqueadora assume alguns importantes compromissos.

Desta forma, ser reconhecida pela qualidade na prestação de suporte aos franqueados pode facilitar o processo de expansão da marca. O empreendedor se sente mais seguro para investir quando descobre que a franqueadora acompanha o desempenho dos franqueados. Trata-se  de um fator decisivo, afinal de contas, o seu sucesso depende disso.

Ao receber o Selo da ABF, sua empresa ser√° reconhecida pelo mercado como uma refer√™ncia na ado√ß√£o das melhores pr√°ticas de gest√£o. Ela ir√° atrair um n√ļmero maior de interessados, uma vez que eles ter√£o maior confian√ßa para investir.¬†

Quais s√£o as modalidades do Selo da ABF?

O Selo de Excel√™ncia em Franchising √© dividido nas categorias Pleno, S√™nior e Master. Elas s√£o distribu√≠das de acordo com o n√ļmero de franqueados, unidades e tempo de atua√ß√£o no mercado da rede franqueadora.

Categoria Máster  A partir de 30 franqueados  Pelo menos 60 unidades  10 anos de atuação
Categoria Sênior  A partir de 15 franqueados  Pelo menos 30 unidades  5 anos de atuação
Categoria Pleno  A partir de 5 franqueados  Pelo menos 10 unidades  2 anos de atuação

Devido √† realidade atual do mercado, a ABF criou uma nova modalidade para redes iniciantes em 2017. As marcas que n√£o est√£o enquadradas nos requisitos m√≠nimos para concorrer ao Selo, participar√£o da pesquisa mesmo assim ‚Äď elas ser√£o pr√©-qualificadas de acordo com os resultados obtidos. O objetivo √© utilizar a oportunidade como instrumento para auxiliar na formula√ß√£o de estrat√©gias de expans√£o e tomadas de decis√£o.

Troféu Especial

Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. Em 2018, as redes homenageadas foram:

Ouro (20 SEFs até 2018) Habib’s e Rei do Mate;
Prata (15 CEFs até 2018) Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club;
Bronze (5 CEFs até 2018) AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

Requisitos para obter o Selo da ABF

Para participar da pesquisa e concorrer ao Selo de Excel√™ncia em Franchising, a marca precisa se enquadrar em algumas exig√™ncias. As regras s√£o divulgadas pela ABF a cada ano. As inscri√ß√Ķes para a premia√ß√£o de 2019 j√° encerraram, mas os requisitos n√£o costumam sofrer muitas altera√ß√Ķes de um ano para o outros.

De forma geral, o franqueador precisa:

  • Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
  • Ser associado √† ABF a pelo menos um ano;
  • Estar em dia com suas obriga√ß√Ķes perante a ABF;
  • Possuir, no m√≠nimo, 5 franqueados (s√≥cios/propriet√°rios);
  • Possuir, no m√≠nimo, 10 unidades franqueadas em opera√ß√£o;

Dicas para sua franquia obter o Selo da ABF

A Central do Franqueado preparou algumas dicas para ajudar a sua empresa a se adequar a todas as regras impostas para a obtenção do Selo. Confira!

1. Fortale√ßa rela√ß√Ķes internas

Nos √ļltimos anos, as pesquisa do Selo v√™m demonstrando uma aproxima√ß√£o da rela√ß√£o entre franqueadores e franqueados nas marcas que conquistaram a distin√ß√£o. Isso faz todo o sentido, visto que essa proximidade deixa os processos mais eficientes e diminui erros de gest√£o.

2. Busque auxílio externo

Da mesma forma, a pesquisa revelou que as franquias que obtiveram o Selo trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, principalmente com os indicadores de performance das unidades. O auxílio externo, encontrado em consultorias de campo, por exemplo, traz profissionais experientes para junto da rede.

3. Invista em comunicação e marketing

Ter uma rela√ß√£o constante com o p√ļblico √© essencial para alimentar seu interesse e ent√£o, vender o produto. Bons planos de comunica√ß√£o, principalmente envolvendo o marketing digital, fortalece os la√ßos entre a marca e seus consumidores, al√©m de atrair novos leads.

Interessou-se pelo Selo de Excel√™ncia em Franchising? Ent√£o coloque a m√£o na massa! Desafios ser√£o encontrados no caminho. Para que voc√™ esteja preparado e tenha os aux√≠lios necess√°rios como empreendedor, a Central do Franqueado oferece solu√ß√Ķes que simplificam a sua gest√£o.

Nossa plataforma completa, dividida em módulos, torna mais prática a organização da sua rede de franquias: tanto em aspectos organizacionais, como comunicacionais e de fornecimento. Quer saber mais? Estaremos felizes em conversar com você!

Confira tamb√©m os conte√ļdos do nosso blog.

Software para Franquias - Peça sua Demonstração agora!