Saiba mais sobre as microfranquias

   As microfranquias são uma opção mais enxuta e econômica às franquias tradicionais. Assim como os modelos já conhecidos, elas também são replicadas pelo sistema de franchising e seguem as mesmas regras e condições estabelecidas pela lei n. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).

   De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 400 redes oferecem oportunidades com este formato. A maioria dessas redes são de alimentação. Em 2013, mais de 60% das microfranquias eram desse setor. Marcas de cosméticos também são representativas.

   O valor limite do custo de uma microfranquia é feito a partir de um cálculo, realizado pela ABF. A organização adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia. Em valores de 2014, esta referência é de aproximadamente R$80.000,00.

Há diversos modelos possíveis que podem ser adotados por microfranquias. Entre eles, os mais comuns são: foodtruck, quiosques, home based (atividades realizadas em casa) e corner (espaço ocupado dentro de uma outra loja física).

Confira nosso infográfico:

É importante lembrar que, para garantir a saúde financeira do negócio, é recomendado que os empresários tenham, pelo menos, o dobro do valor inicial de investimento para assegurar capital de giro da franquia.

 

 

 

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