Saiba tudo sobre como funciona a cobrança de Royalties no franchising

No mercado do franchising, Royalties é o termo utilizado para designar a cobrança mensal paga por franqueados aos franqueadores pela utilização da marca e serviços da franquia. As formas mais comuns de cobrar os Royalties em uma franquia é através de um percentual sobre o faturamento da unidade ou sobre as compras. Saiba mais sobre as funcionalidades desta taxa neste conteúdo!



 

 

O que são os Royalties?

De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties são definidos como sendo a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.

Esta taxa é cobrada do franqueado para a utilização do sistema, da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato. Não é obrigatória, mas a maioria das redes de franquia a adotam, em diversas modalidades, como sua principal fonte de remuneração.

Para que serve a cobrança de Royalties?

Esse dinheiro arrecadado pelo dono da franquia costuma ser investido em pesquisa para novos produtos e serviços. Ele também cobre despesas do franqueador com diversas ações voltadas aos franqueados, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda etc.

Quais são as principais modalidades de cobrança?

Uma das maneiras mais comuns é delimitar um percentual sobre o faturamento bruto do franqueado em cada mês. Existem também franqueadores que cobre um valor fixo ao franqueado, independente do faturamento da unidade franqueada. Outra forma encontrada pelas redes é trabalhar com um valor fixo e um percentual sobre o faturamento, devendo o franqueado pagar o maior valor entre eles no mês determinado.

 

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