5 dicas para aumentar a retenção de franqueados

A retenção de seus franqueados é fundamental para o crescimento de sua rede de franquias. Em tempos difíceis, você deve seguir algumas dicas para garantir a permanência de unidades da sua empresa. Conheça mais da importância de reter franqueados e 5 dicas para aumentar ao máximo essa métrica. 

Você lerá neste artigo:

O que significa buscar a retenção de franqueados?

Em tempos de pandemia, empreender está ainda mais difícil. Muitos negócios estão fechando e poucos estão investindo em novos empreendimentos. Por isso, para você franqueador, é necessário tentar aumentar ao máximo sua taxa de retenção.

Mas o que é isso? A retenção de franqueados é uma métrica que visa a permanência de unidades franqueadas em funcionamento. Como o mercado está passando por problemas, muitas unidades não estão conseguindo se manter e acabam fechando.

Antes de saber como garantir essa retenção, vamos saber um pouco mais da sua importância para uma rede de franquias.

Qual a importância de reter franqueados?

Franqueados se assemelham a clientes comuns no que diz a respeito a importância de mantê-los. Por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), investimento necessário para atrair e converter um novo cliente (ou franqueado) para a marca, pode ser até 5 vezes maior do que manter os já existentes.

Essa manutenção também é uma chance de expansão facilitada. Vender mais uma franquia a clientes com quem você já possui um vínculo é muito mais simples. Pois, dessa forma, não existe tanta necessidade educar e treinar o responsável por essa nova unidade.

Abaixo, confira alguns dos benefícios da retenção de franqueados em comparação a aquisição de novos.

1. É mais barato

Empresas, especialmente franquia estão sempre de olho no fator financeiro quando realizam qualquer ação. Você pode acreditar que adquirir um novo cliente irá trazer maiores resultados para seu negócio. E você está parcialmente correto.

Sim, em valores brutos provavelmente a aquisição de um novo cliente trará mais retornos. Porém, o custo de adquirir um novo cliente é maior que o custo de manter um cliente atual por perto.

Ou seja, ao calcular o retorno líquido, se vê as vantagens de reter um cliente.

2. Você o conhece

Vamos detalhar essa questão mais lá na frente, mas conhecer seu franqueado é fundamental. Ao conhecer seus desejos e necessidades, você saberá como tratá-lo de forma agradável e mantê-lo satisfeito com sua rede.

3. Seu franqueado será seu promotor

Expandir pode ser complicado. Mas, se as pessoas souberem da qualidade da sua rede de franquias, o processo pode ser facilitado. Para isso, você deve ter ajuda de franqueados já existentes.

Se satisfeitos, eles não hesitarão em contar a seus conhecidos sobre a franquia suas qualidades. Assim, você terá um marketing gratuito e positivo para auxiliar na expansão de sua rede.

Dicas para reter seus franqueados?

Agora que você já sabe o que é a retenção de franqueados e sua importância, vamos conferir algumas dicas para garantir a permanência de seus franqueados.

1. Atendimento personalizado

No cenário competitivo de mercado que vivemos hoje em dia, cada vez mais ações estão sendo tomadas para garantir a satisfação de seus franqueados. Entre elas, está o atendimento personalizado

Como a própria nomenclatura sugere, o atendimento personalizado busca moldar o processo de comunicação com o franqueado. Quando adequamos nossa comunicação com o cliente, baseando-se em suas preferências e desejos, ele se sentirá especial. 

Por isso, ao manter uma relação de proximidade com seus consumidores, o método além de ajudar a empresa a ganhar confiança e fidelização, também auxilia na conquista de cada vez mais público.

Em suma, o conjunto de técnicas têm como objetivo fazer com que o franqueado se sinta único e especial.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, companhia global de consultoria de gestão, 66% dos clientes não hesitam em desistir de um estabelecimento devido a problemas no atendimento. Por isso, se deseja reter seus franqueados, mostre sua importância para sua rede.

2. Customer Centric

Customer Centric é uma estratégia de negócio que pode ser essencial na hora de manter seus franqueados. Ela busca colocar o cliente (franqueado) sempre em primeiro lugar e no centro de seu negócio. 

Assim, a satisfação ocasionada acarreta uma experiência positiva que auxilia na construção de uma fidelização por parte de sua clientela. A ideia deve estar presente desde a procura pelo serviço/produto até a conclusão da negociação e cuidados pós-venda. Cada parte do negócio deve ser baseado na satisfação do cliente e buscar oferecer a melhor experiência possível.

A partir do momento em que a estratégia Customer Centric é implementada, o processo de satisfação do cliente se potencializa. Providenciando uma boa experiência, seu produto ganhará valor e respeito, assim terá a preferência dos compradores, independentemente do preço.

Além disso, o Customer Centric afeta diretamente a empresa no ponto de visto econômico. Uma pesquisa da Dimension Data relatou que 84% dos negócios que colocam o cliente no centro de todos os processos tiveram um aumento na sua receita.

3. Pesquisas de satisfação

O cliente moderno exige excelência durante a jornada de compra. Por isso, a melhor forma de se destacar em um mercado tão competitivo é oferecendo uma experiência superior ao seu consumidor. Para isso, você precisa reunir esse feedback e assim evoluir seu negócio.

No cenário de franquias, existe um porém a mais. São duas as relações que você precisa se atentar: entre o franqueador e franqueado, e franqueado e cliente final

Como estamos falando da primeira, você pode encontrar em nosso sistema, especificamente o módulo ‘CAF’, funcionalidades que podem transformar o contato entre você e seus franqueados. Entre elas, a possibilidade de realizar pesquisas.

Atualmente, a queridinha do mercado é o NPS. A metodologia possui uma pergunta que sintetiza tudo que você deseja saber:

 “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”

Se você deseja saber mais sobre o NPS e suas aplicações, leia nosso ótimo artigo dedicado a métrica.

4. Monitore métricas importantes

Robert Kaplan e David Nortan, referências na área administrativa, dizem: “o que não é medido não é gerenciado”. Ou seja, analisar métricas é essencial para a manutenção e evolução da sua franquia.

Entre as métricas mais importantes no cenário de retenção de franqueados, além, é claro, as de satisfação, estão as financeiras. O principal motivo para um franqueado (e qualquer empreendedor) desistir de um negócio é o dinheiro.

Portanto, avaliar o andamento financeiro de toda sua rede é fundamental. Para isso, você pode analisar o ROI (Retorno sobre investimento) de sua franquia. Ele mostra a quantia investida e o valor que foi retornado, possibilitando o cálculo da margem de lucros.

Dessa forma, o ROI permite analisar se os investimentos realizados estão sendo bem aplicados. No franchising, ele costuma ser calculado pela divisão dos custos da operação pelo lucro líquido mensal.

5. Mudanças periódicas

Agora que você tem esse feedback em mãos e sabe como seus franqueados se sentem a respeito da sua rede, estude essa informação. É essencial que, durante o processo de crescimento da franquia, ajustes sejam realizados de acordo com dados reunidos.

Essa atitude é muito bem vista por franqueados, pois demonstra a importância que eles têm para seu negócio. Com eles se satisfeitos com o investimento que fizeram, a probabilidade de se manterem franqueados se potencializa imensamente.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de reter franqueados através de um bom relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema, especificamente o módulo ‘CAF’, conta funcionalidades que podem transformar o contato em sua franquia. 

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

Leia nosso artigo sobre Persuasão e convença clientes e franqueados a aderirem a sua franquia.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!