Como desenvolver o relacionamento entre franqueados em uma rede?

O relacionamento entre franqueados é uma questão fundamental para o crescimento de uma redes de franquias. Entenda de que forma um plano de comunicação integrada entre os operadores de rede pode fazer a diferença para a empresa.

Nunca é demais repetir que a comunicação interna de uma rede de franquias é um fator determinante para o seu sucesso. Afinal de contas, é a comunicação integrada que a transforma efetivamente em uma rede. É ela que interliga todas as partes, que padroniza processos e que permite o controle de qualidade de unidades de uma empresa que funciona em diversos territórios.

É fundamental pensar em comunicação integrada no franchising para que a expansão da marca realmente aconteça. Todavia, falar de comunicação integrada em franquias é ir além dos canais de contato entre franqueadores e franqueados.

Por mais que sejam essenciais para a entrega de suporte e para a avaliação do andamento das unidades, não são apenas os canais que determinam o que é se comunicar dentro de uma rede.

Para o efetivo controle das lojas, a proximidade entre os franqueados é tão importante quanto a utilização de plataformas acessíveis. Ou seja, o bom relacionamento entre franqueados responsáveis por gerenciar as unidades da rede é fundamental.

Como uma relação próxima entre franqueados pode ser benéfica para a empresa e de que forma ela acontece? Isso é mais simples do que parece. Neste post, iremos destaca a importância de tal proximidade. Usaremos alguns exemplos que podem ser implementados em toda e qualquer rede.

Relacionamento entre franqueados: tornando franquias mais humanas

Se você é um empreendedor, deve saber o quão estressante pode ser a rotina dentro de uma empresa. Em uma rede de franquias, as tarefas são ainda mais específicas. Isso por elas envolvem a padronização de processos. Além do mais, existe a necessidade de seguir regras, cumprir prazos e de manter a qualidade em todas as lojas.

Com o avanço da tecnologia, muitas dessas tarefas foram facilitadas. Por meio de sistemas online, é possível monitorar as unidades de forma muito mais acessível. No entanto, nada supera o contato pessoal.

Apesar de a tecnologia ser a melhor amiga das franquias, ela não é uma chave universal. Infelizmente, nem tudo pode ser resolvido por meio do computador, apesar de ele possibilitar o suporte e o contato instantâneo.

Muitas vezes, o que falta é lembrar do fator humano, da comunicação olho no olho e da real aproximação entre os funcionários de uma empresa. Essas iniciativas deixam o relacionamento transparente. Desta forma, é possível que todas as satisfações e insatisfações se tornem conhecidas pela gestão.

É assim que as coisas se resolvem. Uma vez que são os gerentes das unidades é importante que os franqueados também conversem entre si, além de seu contato com os funcionários e com os franqueadores.

Mas, por quê? Por que aproximar franqueados, sendo que eles não têm controle direto sobre a atividade da rede e devem seguir o que lhes foi imposto no treinamento?

O principal benefício dessa conversa humanizada é encontrar consensos sobre o que está funcionando bem e o que não está dentro da empresa. A sinceridade de encontros entre franqueados pode solucionar crises que se descobrem comuns entre as unidades da rede, talvez por falta de visão dos franqueadores, ou também por passarem despercebidas.

Do online para o off-line: a prática das reuniões de conselho

Pensando na importância do contato real entre franqueados e da potencialidade que esse encontro tem para resolver problemas, algumas estratégias podem ser abordadas em absolutamente todo o tipo de rede de franquias. A principal delas é a realização de reuniões de conselho de franqueados.

O objetivo é de que os franqueados discutam sobre o dia-a-dia da empresa, livremente. O que está funcionando em suas unidades, o que não está. As medidas tomadas pela rede que vingaram, e as que falharam.

O olhar do franqueado observa mais a fundo a parte prática da venda nas unidades de uma rede e como anda a recepção do consumidor perante à marca. Todas essas observações podem ser levantadas nas reuniões de conselho e então, repassadas para os franqueadores.

Dessa forma, o encontro de franqueados possibilita uma representatividade maior dentro da empresa. Isso está relacionado tanto a seus direitos contratuais quanto ao puro levantamento de ideias. Sendo assim, é um diferencial que essas reuniões façam parte de um plano de comunicação visando tal integração. E, mais do que isso, eles devem acontecer periodicamente.

O relacionamento entre franqueados tem sua importância na força que ele proporciona para esse time de profissionais em  uma rede. Muitos conflitos podem ser evitados com tal proximidade. Entre eles, aqueles que envolvem questões contratuais. Além disso, o contato faz bem para o bem-estar da empresa e sua segurança. Crises podem ser evitadas, bem como o aparecimento de consumidores insatisfeitos.

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