recrutamento e seleção de franqueados
Blog »Gestão »PessoasRecrutamento e seleção de franqueados: como garantir excelência nesses processos

Recrutamento e seleção de franqueados: como garantir excelência nesses processos

Postado em: 5 de Abril de 2021

O recrutamento e seleção de franqueados são dois dos mais importantes processos durante a expansão da sua franquia. Se realizados da forma errada, você pode ter problemas de relacionamento com franqueados no futuro, causando desgaste e até mesmo grandes crises na rede. Preparamos esse conteúdo para te explicar melhor como garantir excelência nesses processos. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

Introdução

Sabemos que o principal objetivo de uma rede de franquias é expandir. Para isso, é necessário encontrar pessoas interessadas em adquirir uma unidade da sua rede. Ao mesmo tempo, para evitar problemas futuros, o processo de selecionar franqueados também é essencial para garantir o crescimento saudável de uma rede de franquias. 

É claro que interessados não precisam ser exatamente iguais a você, mas um alinhamento cultural e profissional é fundamental para a relação que os dois terão por muitos anos. Dessa forma, é preciso ser criterioso e não aceitar qualquer candidato que contate a marca em busca de informações sobre a rede.

Ainda existe outro ponto que deve ser considerado: o filtro não pode assustar as leads. São mais de 3 mil franquias no Brasil e se você por ventura acabar sendo criterioso demais, pode perder ótimas chances de expansão. Assim, se faz necessário saber balancear e adotar as melhores práticas para encontrar e selecionar os franqueados certos para sua rede.

Com um bom processo de recrutamento, atraindo personas previamente definidas e divulgando sua marca em canais onde a probabilidade de encontrar as pessoas certas é maior, você já realiza um primeiro filtro e terá seu trabalho facilitado.

Para te ajudar a encontrar os métodos de filtragem e construção do franqueado ideal, preparamos esse conteúdo. Também falaremos se vale a pena investir em diferentes canais para divulgação, como redes sociais, feiras de negócios e portais especializados em franquias.

Continue lendo até o final para saber mais da importância de recrutar e selecionar franqueados para sua rede e as práticas ideais para cada etapa do processo de expansão. Confira!

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção??

Novamente, todos os franqueadores querem expandir. Porém, expandir sem planejamento e com as pessoas erradas pode facilmente acabar com a reputação que você se esforçou tanto para construir. É preciso ter um minucioso processo de recrutamento e depois de seleção para garantir que a expansão da sua rede esteja acontecendo da forma correta.

Mas antes disso, devemos saber os motivos para ter esse cuidado. Vamos conhecer os principais benefícios de ter o processo de recrutamento e seleção de forma bem definida em sua rede!

Menos ruídos na comunicação

Ruídos na comunicação interna de uma rede de franquias podem fadá-la ao fracasso. Por isso, é essencial que os elementos de uma rede possuam um bom relacionamento, com uma comunicação clara e honesta.

Isso só é possível se tanto franqueador quanto franqueado tiverem um alinhamento cultural que os permita trabalhar em equipe. Por isso, trate ao máximo de encontrar os franqueados ideais para evitar problemas que comprometem o crescimento da rede.

Diminui a taxa de mortalidade 

Além disso, também aumenta a taxa de retenção. Franqueados se assemelham a clientes comuns no que diz respeito à importância de mantê-los. Por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), investimento necessário para atrair e converter um novo cliente (ou franqueado) para a marca, pode ser até 5 vezes maior do que manter os já existentes.

Então, mesmo que a taxa de mortalidade no mundo de franquias seja relativamente baixa, não custa nada evitá-la ainda mais. 

Ajuda os potenciais franqueados

Quando decidem investir em uma franquia, as pessoas começam a buscar por oportunidades. Nesse momento, é necessário que elas encontrem algum tipo de filtro que as faça não perder tempo.

Sabendo que ela não é o perfil ideal para aquela rede de franquias, seja por experiência ou perfil empreendedor, ela poderá continuar sua busca sem perder seu tempo em algo que não deve dar certo. 

Contribui para a reputação

Uma franquia que possui uma maior burocracia no mercado de franchising, geralmente tem uma boa reputação. Afinal, esse filtro existe para filtrar a grande quantidade de interessados em trabalhar com a marca. 

Assim, se você tem um processo onde consegue recrutar e selecionar bons franqueados para sua rede, mais pessoas se interessarão na boa administração de rede que sua franquia parece ter. Criando assim, uma reputação interessante e saudável.

Expansão favorável

Se você conseguiu reunir bons franqueados que estejam alinhados com seu processo de trabalho e culturalmente, é mais fácil realizar a expansão da rede. Com a comunicação e relação em dia, é mais provável que estejam tendo sucesso e busquem adquirir mais unidades. Afinal, no franchising, quanto mais unidades, melhor.

Maiores resultados

Em paralelo com o benefício anterior, esse maior sucesso é diretamente resultante num maior lucro. Ou seja, recrutando e selecionando bons franqueados que vão contribuir para o crescimento da sua rede, o aumento na produtividade e faturamento é geral.

Como fazer o recrutamento e a seleção?

Como falamos anteriormente, realmente podemos separar esses dois conceitos. O recrutamento trata de oportunidades e ações para divulgar sua franquia para o público-alvo. Já a seleção, é buscar filtrar os candidatos ideais para o crescimento saudável da sua rede. 

Por isso, vamos conhecer as melhores práticas de cada um desses momentos!

1. Recrutamento

Aqui a principal questão é divulgar sua marca, seja onde for, para maximizar o alcance da sua rede. Antes de mais nada, é preciso definir quem você quer como franqueado. Crie essa persona, suas preferências, os seus canais mais usados.

O perfil de um franqueado do segmento automotivos pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing  e evitar desperdício de recursos.

Assim, você poderá começar a pensar onde investir em divulgação. Agora, vamos conhecer os principais meios de divulgação para atrair franqueados.

Feiras de franquias

As feiras de franquias são um ótimo lugar para atrair potenciais franqueados. A Feira da ABF, por exemplo, costuma ocorrer anualmente, mas em razão da pandemia da Covid-19 e do respeito às medidas de distanciamento social, teve que ser adiada.

São milhares de empreendedores e empresários nesse tipo de evento, buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Prepare sua equipe de marketing, melhores vendedores e parta já para feiras de franquias! Confira neste link os detalhes da ABF Expo em 2021.

Site para franquia

Este é o canal mais básico para toda rede que busca ter autoridade no mercado do franchising. Um site oficial é a apresentação da marca para o público. Por isso, é indispensável desenvolver um site que exponha a identidade da marca.

Para isso, é necessário que haja planejamento da identidade visual, disponibilização de informações e uma sessão para geração de leads. Dessa forma, além de apresentar ao público a sua rede, estará gerando oportunidades e atraindo possíveis franqueados para sua franquia.

Se você quiser, ainda é possível realizar anúncios pagos com o Google ADS, por exemplo. Porém, de acordo com a pesquisa do site Demand Metric, 70% das pessoas preferem conhecer uma empresa através de conteúdos customizados do que anúncios pagos. Então, veja a próxima dica!

Marketing de Conteúdo

Já a longo prazo, uma das principais estratégias tem sido o marketing de conteúdo. Ele consiste em produzir conteúdos sobre o seu negócio com informações que sejam relevantes para o público-alvo, seja em blogs ou redes sociais.

Então, se o seu conteúdo for de qualidade (com bons textos e imagens, em um site otimizado para dispositivos móveis), potenciais investidores certamente irão acompanhar o blog. A partir desta referência, a chance deles entrarem em contato com o franqueador, é bem maior.

Mas lembre-se, estamos falando de uma estratégia a longo prazo. Por isso, não espere resultados imediatos, mas que com certeza virão com o tempo.

Portal de Franquias

Além disso, você também pode recorrer aos serviços da Central do Franqueado para divulgar sua franquia, assim como os métodos citados anteriormente. Por sermos referência no mercado de franquias, temos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Com ele, você pode anunciar sua marca e receber leads qualificadas! Assim, seu projeto de expansão será facilitado e com excelência garantida. Clique aqui para conhecer mais sobre o Portal!

2. Seleção

Agora que você já tem uma boa base de dados de interessados, é hora de selecionar aqueles que serão os franqueados certos para sua rede. Esse processo consiste num conjunto de ações que vão eliminando candidatos e afunilando cada vez mais o processo.

São várias as metodologias que podem ser utilizadas pelos franqueadores para escolher franqueados, como entrevistas e reuniões. O mais indicado é seguir um protocolo que consiste em alguns passos.

  • Já garanta o primeiro contato qualificado, anunciando no lugar certo para as pessoas certas.
  • Faça uma reunião entre franqueador e potencial franqueado para apresentação inicial do negócio e metodologias de trabalho e operacionais. Assim, ele já saberá como a rede funciona e pode reconsiderar o investimento caso não se encaixe.
  • Depois, realize uma entrevista pessoal para comprovação de determinadas informações, como ideais, métodos de trabalho e questões financeiras e logísticas. Também é possível a realização de alguns testes.
  • Entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) ao candidato;
  • “Test Drive” na franquia e a reunião final para aprovação do contrato.

No geral, todo esse processo demora em torno de três a cinco meses. Para que o candidato chegue ao final com sucesso, é preciso que desenvolva afinidade com a marca, também tendo preparo financeiro e vontade de empreender. 

Se você quiser saber mais sobre essa parte, acesse nosso conteúdo sobre o que fazer na hora de escolher franqueados para uma rede.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Além do nosso portal de franquias, a Central do Franqueado acredita na transformação digital como forma de otimizar a gestão de uma franquia. Por isso, te apresentamos nosso sistema para franquias.

Criado para facilitar a gestão da sua rede de franquias, ele torna possível aumentar o engajamento dos franqueados com a rede de forma centralizada, facilitar a expansão e padronização da rede, sempre com foco na qualidade, agilidade e expansão da rede. 

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Já pensou em se tornar um parceiro da Central? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Gostou do nosso conteúdo? Então fique por dentro de todas as informações sobre o universo do franchising acessando nosso blog!