Qualificação de Leads: como transformar interessados em franqueados para sua rede

A Qualificação de Leads é essencial para que uma empresa invista seu tempo e dinheiro naqueles potenciais clientes que realmente podem concretizar a compra. No franchising, ela é fundamental para garantir a tão sonhada expansão acelerada da sua rede de franquias. Descubra o que significa qualificar leads e como fazê-lo em sua franquia!

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O que é uma lead em redes de franquias?

Você provavelmente já ouviu o termo leads ou até mesmo está por dentro do assunto. Porém, muitas pessoas ainda não sabem o que são leads e, por isso, estão perdendo a grande chance de expandir suas redes de franquias.

Leads nada mais são do que oportunidades de negócio. Desde o primeiro contato desse potencial cliente com a marca, já é o suficiente para começar o processo de torná-lo um lead. Para atrair essas pessoas, a equipe de marketing pode usar as mais variadas formas de anúncios ou portais. Normalmente, esses canais servem para redirecionar o lead a uma página com um formulário de contato. 

Após isso, com telefonemas e listas de e-mail, por exemplo, você mantém contato com esses interessados pelos produtos e serviços que você oferece até o ponto onde eles possam se tornar clientes de fato. No mundo de concorrência que vivemos, se aproximar com o planejamento adequado dessas leads pode garantir o sucesso da negociação.

No franchising, estar em contato constantemente com potenciais franqueados adquire uma importância enorme no processo de expansão. É mantendo o interesse das leads que a empresa terá suas unidades visitadas e eventuais negociações possam dar o próximo passo.

Para você saber mais sobre o assunto, preparamos esse conteúdo onde vamos mostrar como funciona o processo de geração e qualificação de leads. Confira!

O que significa qualificar leads?

Mas o que significa qualificar leads? Vamos te explicar! Você, como franqueador, provavelmente gasta boa parte do seu tempo pensando em estratégias para gerar cada vez mais leads, certo? É uma estratégia extremamente válida e que, se bem pensada, vai trazer novos franqueados a sua rede.

Porém, existe um ponto onde a quantidade de leads é tão alto, que sua equipe não consegue lidar com todos. Por um lado, isso é bom, pois mostra a eficiência das estratégias da equipe de marketing. Por outro, pode atrapalhar na hora de se comunicar com aquelas pessoas que realmente representam oportunidades de expansão para sua rede.

Por isso, ao invés de sair investimento em novos vendedores para suprir a alta demanda, é mais válido e necessário a existência de um tipo de filtro, ou em outras palavras, a qualificação de leads. 

Então, realizar a qualificação de Leads significa filtrar, dentre os contatos reunidos através de estratégias de marketing, aqueles com maior probabilidades de dar retorno financeiro a sua empresa. Ou seja, finalizar uma negociação com sua franquia.

Com isso, você terá um processo de vendas eficiente e menos custoso, já que os vendedores só entrarão em contato com aqueles que realmente possam trazer algo a sua rede. E como sabemos, tempo é dinheiro. E no franchising, isso não é diferente.

No final, você terá três grupos em que separou as leads geradas:

  1. Leads próximas de finalizar a compra, ou seja, eles têm grande potencial de fechar negócio;
  2. Leads que ainda não estão no momento certo de começar uma negociação de fato. Precisam de mais nutrição pela equipe de marketing, buscando torná-las leads finais;
  3. Leads desqualificadas. Essas ainda não valem seu investimento para buscar o trânsito pelo funil de vendas. Por isso, devem ser desqualificadas.

Como fazer a qualificação de leads em sua rede?

Estabeleça seu lead ideal

Tanto se fala no mercado atual sobre clientes ideais e personas. Para qualificar um lead, isso também deve ser fundamentalmente avaliado. Em suma, é justamente isso que a qualificação visa: identificar a lead, mapear seu comportamento e descobrir a melhor forma para abordá-lo.

A melhor forma de identificar esse lead ideal é se basear em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes atuais. Assim, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações serão o alicerce dessas personas, que demarcarão o descarte ou não das leads que chegarem.

Conheça seu funil de vendas

Para empresas que lidam diretamente com clientes, um dos maiores objetivos é desenvolver uma forma de agilizar o trânsito de potenciais clientes pelo funil de vendas da empresa. Isto é, o caminho desde o primeiro contato com a marca até o fechamento do negócio.

Nesse processo, é necessário nutrir as leads de acordo com o processo do funil de vendas que elas se encontram. Os materiais que você provê precisam visar o andamento dessa pessoa no funil, cada vez mais em direção a conversão da lead em dinheiro para seu negócio. No caso de franquias, especificamente, a expansão de uma nova unidade. Ou seja, qualificando essa lead para torná-lo um cliente.

Integre seus times de marketing e venda

Outro passo importante para o sucesso da qualificação de leads, é a integração entre as equipes de marketing e vendas. Se esse trabalho em equipe não estiver em perfeita sincronia, a metodologia não irá funcionar da maneira correta.

Quando tudo estiver funcionando bem, as leads, devidamente nutridas pela equipe de marketing, serão encaminhadas para a equipe de vendas por dentro e interessadas em seu serviço ou produto. Dessa forma, você só precisa fechar a venda!

Comece na geração de leads

Uma forma de facilitar a qualificação de leads em seu negócio, é começar gerando leads de alta qualidade. Se você, desde o primeiro contato, oferecer conteúdos que vão ao encontro das dores das personas da empresa, as leads geradas já terão alta qualificação e sua jornada no funil de vendas será agilizada.

Conheça o LeadScoring

Uma das melhores formas de avaliar por números essas leads, é através do LeadScoring. A métrica busca utilizar um sistema de pontos para medir a qualidade desses leads, desde encontrar os contatos mais preparados para a compra até aqueles que não valem a pena investir seu dinheiro para convertê-los. Assim, você vai conseguir determinar quem está pronto para a compra e buscar esse negócio.

Seu funcionamento é bem simples, com base no perfil do lead em comparação com a persona da empresa e ações durante a jornada de compra, você atribui uma pontuação que definirá onde ele se encontra num ranking de qualificação. Ou seja, quanto mais próximo o perfil do lead for da sua persona, mais pontos ele terá.

Como fazer? Existem diversas formas! Por exemplo, se uma pessoa encontrou seu site e se inscreveu em sua rede de e-mails periódicos. Ela se tornou uma lead inicial e pode começar a receber essa pontuação. Depois, ao acessar um e-mail recebido, ele ganha +1 ponto. Curte sua página do Instagram, +5 pontos. E assim por diante! Quando você ver, já tem uma base de dados para avaliar e ranquear.

Não descarte totalmente, nutra!

Para aqueles que ainda não atingiram a pontuação necessária para começar uma negociação, mas também não devem ser desqualificados, você deve continuar nutrindo em busca de uma evolução. 

Eles ainda são bons Leads, mas por não estarem no momento certo de compra, devem continuar a receber campanhas de e-mail marketing, e-books. Assim, aos poucos eles passearão para a parte final do funil de compra, efetuando sua fomentada intenção de compra.

Dica bônus: Invista em CRO

O Conversion Rate Optimization consiste em um conjunto de práticas para potencializar uma das principais métricas de um negócio, a taxa de conversão. A taxa de conversão é uma porcentagem que representa a quantidade de visitantes de um site que realizam qualquer ação desejada de um site ou aplicativo. 

No mundo do Franchising, muitas franquias acabam utilizando de sites próprios para facilitarem o contato com potenciais franqueados. Geralmente, essas páginas são compostas por dados da franquia, como capital necessário e faturamento médio da rede. Além disso, o mais importante acaba sendo o formulário de contato, usado por empreendedores interessados em investir na marca.

Ou seja, com práticas simples você consegue aumentar a taxa de conversão de seu site sem precisar investir nenhum centavo a mais! Confira nosso conteúdo sobre CRO e conheça as melhores técnicas para garantir esse aumento gratuito!

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

Além dessas dicas, você pode recorrer aos serviços da Central do Franqueado para facilitar sua vida. Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas. Lá, conectamos nossa audiência com nossos clientes franqueadores. 

Assim, ao contratar nosso Portal de Franquias, você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua marca. Agora que você já sabe da importância de ter bons leads, não vai querer ficar de fora dessa, certo? Clique aqui para conhecer mais sobre o Portal!

Se tiver qualquer dúvida, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Não esqueça de ler nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias para 2021. Esperamos você!

 

Resumo

O que é uma lead em redes de franquias?

Leads nada mais são do que oportunidades de negócio. Desde o primeiro contato desse potencial cliente com a marca, já é o suficiente para começar o processo de torná-lo um lead. Para atrair essas pessoas, a equipe de marketing pode usar as mais variadas formas de anúncios ou portais. Normalmente, esses canais servem para redirecionar o lead a uma página com um formulário de contato.

O que significa qualificar leads?

Existe um ponto onde a quantidade de leads é tão alta, que sua equipe não consegue lidar com todos. Por um lado, isso é bom, pois mostra a eficiência das estratégias da equipe de marketing. Por outro, pode atrapalhar na hora de se comunicar com aquelas pessoas que realmente representam oportunidades de expansão para sua rede. Assim, é necessário filtrar.

Como fazer a qualificação de leads em sua rede?

  • Estabeleça seu lead ideal
  • Conheça seu funil de vendas
  • Integre seus times de marketing e venda
  • Comece na geração de leads
  • Conheça o LeadScoring
  • Não descarte totalmente, nutra!
  • Dica bônus: Invista em CRO
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