Quais os principais tipos de auditoria?

Dentro do meio do Franchising, por ser um modelo de negócio dividido entre franqueador e franqueado, é necessário que existam visitas periódicas de controle, a chamada “auditoria”, para verificar se tudo está de acordo com o planejado. Neste conteúdo você vai aprender sobre cada uma delas!

 

O que é auditoria?

Pode-se entender auditorias como os processos de checagem para verificar se algo está sendo cumprido da forma correta. No caso de uma franquia, onde o modelo possui um padrão estruturado e deve seguir regras fixas, as auditorias funcionam para garantir ao dono da rede (o franqueador) que o franqueado (quem comprou uma loja da rede) está cumprindo com as regras impostas. Seja no sentido de qualidade, de publicidade, de sistemas etc. São diversos os tipos de auditorias e aqui vamos conhecer um pouco de cada uma delas.

Auditoria interna

Como o próprio nome sugere, a auditoria interna visa auditar – verificar, se o que está acontecendo dentro de um estabelecimento está de acordo com as normas impostas, os procedimentos internos e as políticas da empresa. Normalmente essa auditoria é feita por alguém que efetivamente trabalha na empresa e lida diretamente com a presidência ou a diretoria do negócio.

Auditoria operacional

Já nesse tipo de auditoria o foco é analisar o funcionamento da empresa em seu dia-a-dia, visando soluções para os problemas de economia, eficiência e utilização mais correta de recursos. 

Auditoria contábil 

Quando se quer fazer uma auditoria que tenha como prioridade o patrimônio da empresa, e também os princípios de contabilidade,  essa é a auditoria certa.

Auditoria de qualidade

Essa auditoria também fica bem clara ao ler seu nome, certo? Ela visa avaliar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ela inclui a parte de vigilância sanitária, normas de padronização e até o ISO 9001.

Auditoria externa

Assim como a auditoria interna, essa outra modalidade serve para avaliar questões internas da empresa. Por isso, mesmo sendo externo, é importante que o auditor externo trabalhe em parceria com o interno.

Auditorias no meio do franchising

Para se manterem com um nome de referencia no mercado, as franquias precisam garantir o controle de qualidade e a padronização. As decorações das lojas, o atendimento por parte dos funcionários e principalmente  a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Tudo precisa estar alinhado. Afinal de contas, o cliente que consumirá estas marcas espera consumir o mesmo produto em qualquer local em que esteja.

É a padronização que permite que as redes de franquias atinjam esse nível de estrutura no mercado.

Por isso, é essencial que o controle dessa padronização seja feito através da auditorias.

Para evitar problemas na produção e reduzir as perdas de insumos, diversos mecanismos podem ser utilizados. Um dos mais eficazes são as auditorias em franquias, que nada mais são do que vistorias periódicas realizadas em todas as unidades de uma rede. Essas auditorias tem o objetivo de verificar se existem falhas e apontar melhorias.

Lembre-se: essa  avaliação precisa envolver os aspectos generalistas das lojas: produção, atendimento aos clientes, relacionamento com os colaboradores, estrutura etc.

E aí, gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre auditoria em franquias? Então clique aqui e até a próxima!

 

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